Mano, sério mesmo, eu já tentei de diversas maneiras enxergar "vantagens " em ter 30 stops de range dinâmico , já que os Nikonzeiros que usam sensores da Sony amam falar que esse é o ponto forte de suas câmeras. Nunca vi muito sentido nessa discussão e nunca vi esses limites todos que falam dos equipamentos da Canon. Pra mim qualquer coisa que precise de mais de 2 Stops de recuperação em sombras ou luzes, mostra que há algo errado na técnica do fotógrafo e não no equipamento. Acho que o povo leva demais a sério esse assunto kkkkkk
Sim, é erro de técnica, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra!
Mesmo a Mirroless que dá a exposição na hora, já aconteceu de eu estar com pressa e na emoção acabar errando exposição... Acredite se quiser, mas eu mesmo fotografei meu noivado hahahaha
. Eu enquadrava, dirigia e colocava no tripé com timer e corria para o meio da foto. Outras vezes eu mesmo configurava a exposição e explicava como seria a foto e pedia para alguém apertar o botão. Nessa eu andei comendo umas bolas.... fotos que no visor pareciam boas, na verdade estavam estouradas (a velha história da roupa branca), outras que o flash não sincronizava, aí meu chapa, tem que "criar" luz com o slider "Sombras" no talo, pincel de gradiente circular, etc.
O visor as vezes te trai.... conforme a luz ambiente, dependendo vc ajusta o brilho do visor e isso acaba te enganando na exposição.
Roupa branca também é bem chatinho de expor corretamente. Você olha no RAW e tudo está aparentando ter detalhes, aí quando se puxa um pouco as sombras e diminui as altas luzes aí que parece que dá ruim! Fica um negócio esquisito pois a roupa branca fica certo mas a pele fica escura, ou vice-versa. No fim dá um trabalho danado mascarando manualmente (por sorte hoje até tem o selecionar assunto no ACR/LR, mas na época era "na unha"), Lição aprendida, nunca coloque uma pessoa de branco próximo do flash rs.