Autor Tópico: Canon lentes RF-S  (Lida 1704 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2022, 14:53:23
A 18-45 parece (e não digo nada se não for) a  EF-M 15-45 reajeitada. Mesmo esqueminha. Achei meio cara hein, devia ser uns $150 a $200.

Agora vai voltar a ter a patifaria de lente que é Full Frame e lente que é APSC. É que agora já estou ligeiro, mas no começo eu não sabia quais lentes não eram Full Frame.

Uma coisa que eu não entendi ainda é pq as marcas como a Tokina, Tamron e Sigma ainda não estão fazendo lente com mount RF? Se a Yongnuo, a Viltrox, a Samyang e até 7 Artisans tem lentes RF.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2022, 14:56:30
Uma coisa que eu não entendi ainda é pq as marcas como a Tokina, Tamron e Sigma ainda não estão fazendo lente com mount RF? Se a Yongnuo, a Viltrox, a Samyang e até 7 Artisans tem lentes RF.
Engenharia reversa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2022, 15:04:40
A 18-45 parece (e não digo nada se não for) a  EF-M 15-45 reajeitada. Mesmo esqueminha. Achei meio cara hein, devia ser uns $150 a $200.

Porque comeram os 3mm da ponta wide é que não entendo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2022, 15:49:51
Uma coisa que eu não entendi ainda é pq as marcas como a Tokina, Tamron e Sigma ainda não estão fazendo lente com mount RF? Se a Yongnuo, a Viltrox, a Samyang e até 7 Artisans tem lentes RF.

Eu também queria saber. Imaginando aqui a Sigma lançar todo seu range da série ART em versões RF (DG "RF Art").
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2022, 15:51:25
Engenharia reversa.

Se bem me lembro, o protocolo da Canon é bem conhecido, pelo menos o EF. O RF também é conhecido, mas ainda não tão divulgado.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2022, 15:57:24
O cara da Sigma deu uma explicação.
Basicamente quando eles tinham folego, a base de RF e R era pequena pra justificar.
Quando a Canon jogou fora as DSLR, veio e pandemia e a crise da falta de componentes.
Acho que é apenas questão de tempo agora.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2022, 16:22:56
A minha hipótese é que esses que estão fazendo lente são Chineses que ligaram o Dane-se.
Estão fazendo a parte eletrônica baseada no sistema EF e convertido pra RF como se fosse um adaptador EF-RF.
Já as marcas maiores que citei, são todas Japonesas e poderiam levar processo da vizinha Canon.
Além disso tem esse lance que o Vange comentou dos componentes e mão de obra estarem escassos, e toda a base ainda ser pouca.
Parece que foi assim com a Sony, mas depois eles abriram o projeto e hoje segundo consta, lentes com E-Mount são a plataforma com mais opções e disponibilidade de lentes.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2022, 16:58:49
Não acredito nessa historia de processo por n fatores, o principal é que isso nunca aconteceu em toda a vida do sistema EF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2022, 17:02:36
Não acredito nessa historia de processo por n fatores, o principal é que isso nunca aconteceu em toda a vida do sistema EF.
Mas parece que a patente das EF caducou por tempo e o mesmo aconteceu com as lentes da Nikon, aí por isso que outras fabricantes começaram a fazer para os respectivos encaixes.
Mas não sei até que ponto isso é verdade ou boato.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2022, 17:32:21
Mas parece que a patente das EF caducou por tempo e o mesmo aconteceu com as lentes da Nikon, aí por isso que outras fabricantes começaram a fazer para os respectivos encaixes.
Mas não sei até que ponto isso é verdade ou boato.

tem Sigma EF desde a pré historia rsrsrsr

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2022, 17:54:36
Essa lente 18-45 é esquisita, que custava colocar um pouquinho a mais de zoom ali? Ou fazer nos 15mm, como da M?

Já as outras estão bem escuras.

Não entendo a Canon fazer lentes tão escuras. 6.3, 7.1, sei lá. Acho que podia ter ficado no 5.6 mesmo, tava de bom tamanho.



Mesmo esquema das lentes EF-s com adaptador nas R.
Acho que é automático, não sei se tem como desabilitar pra ver a vinheta.

Meio off: Lentes EF-S já entram na RP com o 1,6 acionado. Não dá pra colocar em full. Testei com 17-55 2.8, 18-55, 24 2.8, 55-250, 10-18, 18-135 primeirona.

A Sigma 17-50 2.8 também já ativou sozinha.

50-150 2.8 e Tamron 17-50 2.8 dá pra escolher, parece que não são reconhecidas como aps-c.



« Última modificação: 24 de Maio de 2022, 17:54:52 por Mike Castro »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 24 de Maio de 2022, 23:52:14
Porque comeram os 3mm da ponta wide é que não entendo.

Isso que achei mais bizarro, porque na linha M a 15-45 pra mim foi a melhor lente de kit APSC que a Canon já fez, muito leve, autofoco rápida e bem nítida. Achei bizarro cortarem a parte wide que é o grande atrativo dela. Compensa mais pela versatilidade a 18-150 mesmo ou usar as EF-EFs adaptadas.
« Última modificação: 24 de Maio de 2022, 23:59:38 por cheferson »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #27 Online: 26 de Maio de 2022, 14:24:28
Mesmo esquema das lentes EF-s com adaptador nas R.
Acho que é automático, não sei se tem como desabilitar pra ver a vinheta.


Putz isso é chato... eu antigamente tinha a EF-S 10-18.... acho que já comentei que fiz a adaptação da baioneta. Tem pra vender uma que é metálica ao invés de ser somente plástico. Essa aí não tem a protusão que bloqueia a montagem em corpo Full Frame, então ela pode ser convertida em full frame. Pega desde 13mm com uma vinheta que perde uns 5% da imagem, nada que um content aware fill não resolva. Em 14mm ela fica inteira. Só que nesse caso da full frame já recortando automático é péssimo pois não conseguiria usar todo o espaço.
Parece que a 18-55 STM também tem como fazer este esquema, mas só que ela só cobre FF à partir de 45mm. Além disso 55-250 também parece que tem como usar acho que de 160mm pra frente.
Essas lentes mesmo que não cubram todo sensor, dependendo da proporção usada se consegue até canpo de visão do que o do recorte APSC de 3:2.... Por exemplo se usar modo paisagem 16:9 por exemplo se consegue um panorama maior que os 3:2 costumeiros.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2022, 14:45:17
Tem que ver se o raw vem na resolução do sensor, se vier, tem como recuperar em alguma programa.
O pessoal de review faz isso pra ver os cantos das lentes quando tem correção automática aplicada.

update:

Areas outside the cropped area are not recorded in RAW shooting when [1.6x (crop)] is set, or with EF-S lenses.

« Última modificação: 26 de Maio de 2022, 15:00:26 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2022, 15:11:10

Putz isso é chato... eu antigamente tinha a EF-S 10-18.... acho que já comentei que fiz a adaptação da baioneta. Tem pra vender uma que é metálica ao invés de ser somente plástico. Essa aí não tem a protusão que bloqueia a montagem em corpo Full Frame, então ela pode ser convertida em full frame. Pega desde 13mm com uma vinheta que perde uns 5% da imagem, nada que um content aware fill não resolva. Em 14mm ela fica inteira. Só que nesse caso da full frame já recortando automático é péssimo pois não conseguiria usar todo o espaço.
Parece que a 18-55 STM também tem como fazer este esquema, mas só que ela só cobre FF à partir de 45mm. Além disso 55-250 também parece que tem como usar acho que de 160mm pra frente.
Essas lentes mesmo que não cubram todo sensor, dependendo da proporção usada se consegue até canpo de visão do que o do recorte APSC de 3:2.... Por exemplo se usar modo paisagem 16:9 por exemplo se consegue um panorama maior que os 3:2 costumeiros.

Acho que essas gambiarras simplesmente não compensam. A única lente que vi compensar foi a Sigma 10-20 que a partir de 14MM fica "fullframe" sem vinhetas e não precisa fazer nenhuma adaptação. O encaixe de baioneta da 10-18 e da 18-55 STM 3.5-5.6 tem um custo alto que, na minha opinião, não compensa a adaptação. Outro ponto é que nas mirrorless não temos mais esse problema, bastando ligar ou desligar o Modo Crop conforme a escolha de cada um.