Autor Tópico: RED processa Nikon por infringir suas patentes de compressão de vídeo.  (Lida 7131 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Resposta #30 Online: 29 de Abril de 2023, 17:19:11
Tem que ver exatamente o que estão alegando. Eu não acompanhei nada nem tenho interesse nos detalhes específicos desse caso, mas patente é uma coisa muito complicada e nebulosa as vezes.

Pode patentear uma idéia, mas aí dá uma ampla margem que dependendo da intenção e do jeito que foi descrita ser até interpretada como trolagem de patente. Tipo assim: "ícones retangulares na proporção de 4:3 com cantos arredondados" ou "compressão de vídeo sem perdas a partir de processo matemático com resolução de x bits". Isso é muito genérico e nesses exemplos é bem na cara a má intenção.

Já se o tal método tiver a descrição do algoritmo usado, aí sim.
Um fato interessante é que não se pode patentear código atualmente em alguns países. O algoritmo sim, o código não.

Depois tem que provar irrefutavelmente que houve violação. Um caso conhecido no meio foi o processo da SCO x IBM sobre UNIX. A SCO queria uma compensação bilionária da IBM mas nunca conseguiu provar que a IBM copiou alguma coisa nem muito menos conseguiu mostrar o que a IBM alegadamente copiou. O processo se arrastou por mais de 20 anos.

https://www.zdnet.com/article/after-almost-20-years-the-sco-vs-ibm-lawsuit-may-finally-be-ending/

Patentes são registradas regionalmente e devem ser renovadas periodicamente até um tempo no qual elas passam a ser de domínio público.
Ou seja, tem que registrar a mesma coisa em diversas regiões, senão não adianta nada. E vale lembrar que patentear alguma coisa na China é complicado...


Um bom indicativo será com o lançamento da Nikon Z8.
Se ela tiver a compactação N-RAW é um indicativo que a Nikon teve êxito em seus argumentos. Lembrando qua a Nikon entro convicta de suas alegações e, que a RED não tinha direito sobre a patente. Logo, a Nikon não aceitava pagar royalties a RED.

"Em maio passado, RED processou Nikon por copiar ilegalmente sua tecnologia de compressão de dados na empresa de câmeras japonesa atualização maciça do firmware 2.0 para a câmera Z9. O processo alegou que a Nikon havia infringido sete de suas patentes que tratavam especificamente de "uma câmera de vídeo que pode ser configurada para compactar dados de vídeo de maneira visualmente sem perdas".

Em setembro seguinte, a Nikon reagiu e contestou a veracidade das patentes da RED, chegando ao ponto de argumentar que eles nunca deveriam ter sido concedidos em primeiro lugar. A Nikon admitiu que estava ciente de vários processos judiciais que a RED havia apresentado no passado contra outras empresas por infrações semelhantes, mas acrescentou que as reivindicações que a RED apresentou nesses casos eram "inválidas", pois não "satisfaziam as condições de patenteabilidade".
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2023, 13:45:37

Um bom indicativo será com o lançamento da Nikon Z8.
Se ela tiver a compactação N-RAW é um indicativo que a Nikon teve êxito em seus argumentos. Lembrando qua a Nikon entro convicta de suas alegações e, que a RED não tinha direito sobre a patente. Logo, a Nikon não aceitava pagar royalties a RED.

Não acompanhei a história desde o início mas, parece que havendo um processo, houve uma alegada infração da Nikon. Ninguém é processado por algo que não fez. De qualquer forma, já teríamos tido câmeras com este tipo de compressão. Imagino que este recurso esteja a um firmware de distância nas câmeras mais novas.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2023, 13:57:09
Ninguém é processado por algo que não fez.
Ih mas tem sim.
Se não teria menos advogados  :hysterical:
« Última modificação: 02 de Maio de 2023, 13:57:32 por YP »


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 02 de Maio de 2023, 18:53:03
Ih mas tem sim.
Se não teria menos advogados  :hysterical:
2x
Eu trabalhei, anos atrás, na Justiça Federal.
Empresa X processou Empresa Y, patente de remédio.
Eu saí ou aposentei mas acho comparando do caso IBM 20 anos….


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2023, 11:05:00
Ninguém é processado por algo que não fez.


Pior é que existem casos assim. Você acompanhou o caso SCO vs IBM ?
Em 20 anos a SCO nunca conseguiu provar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2023, 18:47:17
Ih mas tem sim.
Se não teria menos advogados  :hysterical:

Claro. Parafraseando uma frase popular, quem é processado pode não saber porque está sendo processado, mas quem processa sabe porque está processando... Mas o que eu quis dizer é que ninguém acorda um dia e diz que vai processar alguém sem motivo. O motivo pode ser ridículo, mas é um motivo, pelo menos pra quem está processando.

Vontando ao caso da RED, ela não processaria a Nikon se não achasse que há culpa da Nikon. Tal culpa seria materializada pela compactação de vídeo 4k em algum produto.

« Última modificação: 03 de Maio de 2023, 18:47:47 por felipemendes »