Autor Tópico: o fim das câmeras fotográficas será em 2024 segundo um gerente da Sony  (Lida 2083 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
 :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:


Surprise statement from Sony manager: The image quality of smartphones will exceed that of mirrorless cameras in 2024
https://www.sonyalpharumors.com/surprise-statement-from-sony-manager-the-image-quality-of-smartphones-will-exceed-that-of-mirrorless-cameras-in-2024/

Samsung Isocell 200 megapixel
https://semiconductor.samsung.com/image-sensor/experience/undertaking-a-tremendous-printing-challenge-with-the-200mp-isocell-image-sensor/

Conclusão lógica lendo apenas os títulos da noticias e passando os olhos parcialmente no texto: o fim das câmeras fotográficas chegará em 2024.




Citar
If that’s true, there is no reason for Sony to continue to make cameras after 2024. Like the Sony logo says: “make.believe”…
https://photorumors.com/2022/05/28/sony-semiconductor-solutions-ceo-the-image-quality-of-smartphones-will-exceed-that-of-single-lens-reflex-cameras-in-2024

Conclusão lógica lendo apenas os títulos da noticias e passando os olhos parcialmente no texto: Sony irá para de fabricar câmeras fotográficas em 2024.


 :assobi:


#pararefletir

:ok:
« Última modificação: 02 de Junho de 2022, 20:39:10 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2022, 21:38:58
Confio mais no que alguém da indústria diz, do que em influencers, jornalistas, pitaqueiros e etc.

Mas entendo que ele se refere à fotografia computacional. E, IMHO, os celulares já venceram as cameras anos atrás, quando criaram as lentes persiscópio.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2022, 22:08:27
Com essas idéias de metaverso é bem possível que até mesmo os celulares atuais nem existam mais em torno de 2035-2040.

As câmeras fotográficas continuarão existindo enquanto houver demanda por elas e lucro aos fabricantes. Simples assim. Um dia , possivelmente, deixarão de ser fabricadas. Mas não acredito que seja 2024. Ainda temos gargalos na computação de imagens a serem solucionados pelos fabricantes de celulares. Mas não sou besta de negar que o avanço das câmeras de celulares foi algo gigantesco.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2022, 10:36:55
Confio mais no que alguém da indústria diz, do que em influencers, jornalistas, pitaqueiros e etc.

Mas entendo que ele se refere à fotografia computacional. E, IMHO, os celulares já venceram as cameras anos atrás, quando criaram as lentes persiscópio.

Lentes periscópio foram inventadas pela Minolta nos anos 1990.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2022, 10:40:04
A minha interpretação dessa entrevista é outra.

- Para a imensa maioria da população um celular atende e a qualidade entregue, seja por qual método for, é suficiente para um público pouco exigente.

- É uma questão meramente econômica. Por que gastar bilhões em projetos e linhas de montagens de câmeras e objetivas se o povo se contenta com porcaria ? Vamos maximizar o lucro.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2022, 10:51:41
Ou seja, a Sony pode fechar o setor de desenvolvimento de câmeras e lentes hoje, e focar no grande celular de 2024.
 :doh:

Os celulares mataram as compactas, as bridges e estão matando as  DSLR/ML de entrada.
E acho que para por aí.

Sempre vão existir pessoas ou cenários que vão exigir equipamento mais especializados, com ergonomia melhor, compatibilidade de acessórios e etc.
Vai virar um nicho? Com certeza, não é atoa que as fabricantes estão se voltando para produtos de maior valor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2022, 11:03:35
As massas já substituíram as cameras pelos celulares ja faz uma década e o nicho de profissionais e entusiastas da fotografia estao ai ate hoje empolgados com os ultimos lançamos do ramo das dslr/mirrorless. É um publico persistente na história e suficiente pra provocar a demanda na industria pra sempre, acredito. Os canais do youtube sao provas de que nao é um publico pequeno.

O executivo esta falando do ponto de vista economico, como todo CEO. Pra ele pode fazer mais sentido vender sensores pra celulares do que pra mirrorless, onde é posssivel que o custo seja maior e o lucro menor. Mas ele nao fala pela industria de cameras. O que pode acontecer nos próximos anos é o encarecemento desse tipo de equipamento. Mas deixarem de ser produzidos dúvido
 


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2022, 11:07:05
A minha interpretação dessa entrevista é outra.

- Para a imensa maioria da população um celular atende e a qualidade entregue, seja por qual método for, é suficiente para um público pouco exigente.

- É uma questão meramente econômica. Por que gastar bilhões em projetos e linhas de montagens de câmeras e objetivas se o povo se contenta com porcaria ? Vamos maximizar o lucro.

Exatamente. E o executivo meteu essa de "superação de qualdiade" quando a unica coisa que ele ta preocupado é com o balanço da empresa. E tem gente que confia em CEO. Vai entender.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2022, 11:09:00
Exatamente. E o executivo meteu essa de "superação de qualdiade" quando a unica coisa que ele ta preocupado é com o balanço da empresa. E tem gente que confia em CEO. Vai entender.

A única coisa que interessa ao CEO são os bonus sobre lucratividade. Nessas horas um cara como o Morita faz falta.
E a Sony ficou muito para trás nos celulares, principalmente depois que os Chineses Xiaomi e Huawei entraram pesado.
« Última modificação: 03 de Junho de 2022, 11:11:12 por AFShalders »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2022, 14:11:22
Ou seja, a Sony pode fechar o setor de desenvolvimento de câmeras e lentes hoje, e focar no grande celular de 2024.
 :doh:

Os celulares mataram as compactas, as bridges e estão matando as  DSLR/ML de entrada.
E acho que para por aí.
Sim, esse é o ponto.
Pois esse público não precisa da qualidade que uma câmera dedicada pode produzir e obviamente não sabe usar como o profissional da fotografia.

Câmera fotográfica dedicada nunca vai deixar de existir.
Ainda mais nos dias de hoje que ela filma com qualidade de "cinema", então são dois profissionais que necessitam desse equipamento.

Para ter uma qualidade decente precisamos de sensor grande, e isso dificilmente vai existir em um smartphone.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2022, 20:00:59
Só acho que chegou a hora de vender minha camera. Meu celular já meio que matou ela (a camera só ganha do celular pra fotos do céu noturno - por enquanto).

Acho normal vcs terem dificuldade de entender que o equipamento que vcs admiram (ou possuem) em breve não vai valer nada... capetalismo é isso, paciência.

Cameras dSLR ou mirrorless vão acabar sendo coisas de nicho, ao menos por um tempo (astronomia, cinema, esportes), até não surgir outra tecnologia que as torne inviáveis de se produzir (sem demanda que justifique R&D e produção).

O ponto é: quando...

O executivo acredita que em 2024 (iPhone 15, Samsung S24... fora os celulares da Sony) já farão imagens iguais ou melhores do que as das cameras deles... eu chuto que uma Huawei da vida já chega nesse patamar antes, talvez ano que vem.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2022, 20:57:02
Só acho que chegou a hora de vender minha camera. Meu celular já meio que matou ela (a camera só ganha do celular pra fotos do céu noturno - por enquanto).


Beleza, anuncie baratinho aqui então...  :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2022, 21:01:08

Parece o cara que fica em depressão porque o carro que ele comprou saiu de linha.

Acho que você está decepcionado com a fotografia e comprou demais a ideia desse gerente da Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2022, 23:35:58
As massas já substituíram as cameras pelos celulares ja faz uma década e o nicho de profissionais e entusiastas da fotografia estao ai ate hoje empolgados com os ultimos lançamos do ramo das dslr/mirrorless. É um publico persistente na história e suficiente pra provocar a demanda na industria pra sempre, acredito. Os canais do youtube sao provas de que nao é um publico pequeno.

O executivo esta falando do ponto de vista economico, como todo CEO. Pra ele pode fazer mais sentido vender sensores pra celulares do que pra mirrorless, onde é posssivel que o custo seja maior e o lucro menor. Mas ele nao fala pela industria de cameras. O que pode acontecer nos próximos anos é o encarecemento desse tipo de equipamento. Mas deixarem de ser produzidos dúvido
 

Exato e incluo também nessa lista os produtores de vídeo já que a indústria tem feito muito mais o marketing em cima do vídeo do que da fotografia. Acredito que isso se deve por apenas 3 fatores:
1) O usuário comum aceita fotografia de celular, mesmo que seja cheio de gambiarras de IA;

2) O vídeo produzido pelas câmeras ainda é superior com possibilidades de qualidade superiores em relação aos celulares.

3) Qualquer DSLR digital ou mirrorless produz fotos de excelente qualidade, superiores aos celulares.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2022, 02:12:14
Só acho que chegou a hora de vender minha camera. Meu celular já meio que matou ela (a camera só ganha do celular pra fotos do céu noturno - por enquanto).

Acho normal vcs terem dificuldade de entender que o equipamento que vcs admiram (ou possuem) em breve não vai valer nada... capetalismo é isso, paciência.

Cameras dSLR ou mirrorless vão acabar sendo coisas de nicho, ao menos por um tempo (astronomia, cinema, esportes), até não surgir outra tecnologia que as torne inviáveis de se produzir (sem demanda que justifique R&D e produção).

O ponto é: quando...

O executivo acredita que em 2024 (iPhone 15, Samsung S24... fora os celulares da Sony) já farão imagens iguais ou melhores do que as das cameras deles... eu chuto que uma Huawei da vida já chega nesse patamar antes, talvez ano que vem.

Não... O que eles querem é ter lucro vendendo porcaria.

É preciso estimular os ambientes para que exista atração pela fotografia.  Mas vendedor só quer vender.