Autor Tópico: 35mm no full frame  (Lida 1485 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Junho de 2022, 21:19:46
Ola participantes do forum.
Sempre quando eu uso uma 24mm com minha camera aps c, percebo o horizonte umas duas vezes mais distante do que na realidade se encontra. Eu agtradeceria muito, se alguem pudesse me dizer como e essa percepcao em relacao ao fundo com uma 35 usando full frame. Desde ja agradeco.  :snack: 
« Última modificação: 05 de Junho de 2022, 21:21:32 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2022, 22:24:28
Cara no Fullframe, por exemplo, ou melhor desde a época do filme 35MM (não confundir com a DF da lente kkk) , já se discutia amplamente qual a melhor lente fixa pra fotografia de rua se a 35 ou a 50MM .

O gosto varia muito de cada um, de verdade, é algo muito subjetivo. Da minha experiência, 35MM é um ângulo bem versátil em sensor Fullframe. Pra mim a grande diferença entre os 35 e 50MM é justamente a inclusão do cenário , dando uma linguagem visual e estética de inclusão ativa na sua fotografia. É como se você desse um passo e entrasse dentro da imagem, do cenário, diferente de uma 50 que tem esse efeito bem reduzido, e de lentes telefoto que não incluem o cenário na composição , gerando uma linguagem visual mais de observação  / contemplação.


APenas para registro, algumas fotos no Flickr feitas com a 35MM em Fullframe. Observe como dá pra incluir legal bastante coisa , mas sem ter aquela distorção do grande angular que as lentes abaixo de 28MM causam.
Kiev, Ukrain by Lone Geek, no Flickr

Christmas Dinner by Sara K Bishop, no Flickr


Willemsbrug Rotterdam by Chris Rijnbeek, no Flickr

<untitled> 50 by livio zappella, no Flickr

Getaway House by Nick Allen, no Flickr

50MM em Fullframe (apenas para referência de enquadramento, observe como "cabe" menos coisa , devido ao menor ângulo de captação de luz)
Venice - 2022 by davide colli, no Flickr
« Última modificação: 05 de Junho de 2022, 22:32:44 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2022, 02:13:01
Obrigado Cheferson.  As fotos estao ilustrando bem o que voce fala, realmente e uma distancia focal bem versatil. Mas quando voce usa 35mm com FF, voce percebe o fundo muito mais distante?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2022, 12:26:22
Bem, basta lembrar que nas compactas de filme, a imensa maioria das câmeras que eram equipadas com objetiva fixa usavam 35 a 40 mm. As que vinham com 30mm ou menos eram consideradas de uso mais específico e eram produzidas em quantidade muito menor.

Assim de cabeça, quase todas as Olympus (Trip,XA,Mju,RC,RD...) Konicas, Minoltas, Nikons, Canons, Yashicas, Chinons e por aí vai.

Isso tem uma explicação bem óbvia, o CF considerado o "normal verdadeiro" para um negativo de 24x36mm é de 43mm, que dá um registro perceptivo similar ao da visão humana.

Uma 50mm obriga o fotógrafo a ficar mais distante e pode inviabilizar fotos corriqueiras como interiores, grupos e cenas menos "fechadas".
Já uma 35-40mm permite um campo mais natural e o melhor aproveitamento de cenas em espaços menores sem distorcer muito a imagem, o que ocorre com uma 28 visivelmente quando a distância é menor.

Se eu tiver que escolher uma única objetiva para uma viagem, com certeza seria uma 40mm ou uma 35mm. No meu caso é mais útil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2022, 12:33:54
Ola participantes do forum.
Sempre quando eu uso uma 24mm com minha camera aps c, percebo o horizonte umas duas vezes mais distante do que na realidade se encontra. Eu agtradeceria muito, se alguem pudesse me dizer como e essa percepcao em relacao ao fundo com uma 35 usando full frame. Desde ja agradeco.  :snack:

Não entendi....

02 vezes distante a outro elemento na foto ou 02 vezes distante ao que você vê a olho nu?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2022, 15:56:37
Não entendi....

02 vezes distante a outro elemento na foto ou 02 vezes distante ao que você vê a olho nu?

Vangelismm, o horizonte duas vezes mais distante ao que eu vejo a olho nu.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2022, 16:20:30
Vangelismm, o horizonte duas vezes mais distante ao que eu vejo a olho nu.

Confesso que nunca prestei atenção nisso.
Observa apenas na 24mm? nas outras lentes que vc tem fica como?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2022, 16:50:58
Confesso que nunca prestei atenção nisso.
Observa apenas na 24mm? nas outras lentes que vc tem fica como?

Então... Eu sempre considerei 35mm  normal, ja a 24 sempre me pareceu jogar o fundo ao menos duas vezes mais para trás.  Mas com pessoas no primeiro plano essa percepção torna se supérflua. Em outras situações me parece oferecer algo diferente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2022, 17:05:02
Então, 35mm não é a normal como o AFShalders explicou, já é o inicio da ponta wide angle em FF.
Pelas minhas contas seria algo entre 28mm e 30mm, a normal do aps-c nikon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2022, 19:30:22
Obrigado Cheferson.  As fotos estao ilustrando bem o que voce fala, realmente e uma distancia focal bem versatil. Mas quando voce usa 35mm com FF, voce percebe o fundo muito mais distante?

Por nada, Leonardo. Então nada melhor que fotos práticas pra ilustrar . A 35MM é uma distância focal digamos - clássica - no sistema Fullframe e filmes 35MM .

Pro meu gosto particular, acho a DF de 28MM no Fullframe (equivalente a 18MM da sua lente de kit 18 - alguma coisa) uma DF bem melhor pra se trabalhar, dá pra tirar fotos de paisagem , com alguma distorção sim em relação aos 35MM . Como dito tudo é questão de gosto, muitos amam a 50MM pra fotografia de rua, pois ela também tem uma estética diferente.


Quanto a questão de perceber "o fundo mais distante" não entendi exatamente o que você quis dizer com isso. Se refere a profundidade de campo ou ao "esticamento" dos planos?

Em tempo: esse Artigo tem umas sacadas bem interessantes sobre usar a 35MM e a 50Mm pra fotografia de rua, acho que vale a leitura:

https://jamesmaherphotography.com/best-lens-street-photography/
« Última modificação: 06 de Junho de 2022, 19:36:22 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2022, 01:31:24
ObrigadoChefferson e Vangelissm. Mesmo no apsc eu percebo mais algo em torno de 40mm 50mm como normal, tanto um objeto em primeiro plano como o fundo. Talvez eu tenha me acostumado. Bom dia para voces!

« Última modificação: 07 de Junho de 2022, 01:32:33 por Leonardo Tonin »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2022, 10:23:31
Então... Eu sempre considerei 35mm  normal, ja a 24 sempre me pareceu jogar o fundo ao menos duas vezes mais para trás.  Mas com pessoas no primeiro plano essa percepção torna se supérflua. Em outras situações me parece oferecer algo diferente.

Nenhuma lente vai se parecer com nossa visão natural.
Elas, pela própria construção, vão introduzir a limitação da DF, que não acontece com nosso olho.
Nosso olho em conjunto com o cérebro "adequa" tudo, foca o que é preciso, desfoca o que não importa tanto...
Tem um conjunto "hardware/software" perfeito!  :D

Quando usamos uma certa lente na câmera, tudo muda e fica específico daquela DF.
O olho não trabalha só ele e o cérebro sozinhos. Entra um corpo estranho na história.
Isso vai "incomodar" mais ou menos, dependendo dela.
Isso acontece até com óculos!!!
Nunca precisei de óculos até os 40 anos. Antes, minha visão era perfeita para perto e longe.
Foi só precisar usar o primeiro, para ter essa sensação de que algo havia mudado com eles.
Nunca mais é igual à visão normal sem lentes.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2022, 11:15:29
Nenhuma lente vai se parecer com nossa visão natural.
Elas, pela própria construção, vão introduzir a limitação da DF, que não acontece com nosso olho.
Nosso olho em conjunto com o cérebro "adequa" tudo, foca o que é preciso, desfoca o que não importa tanto...
Tem um conjunto "hardware/software" perfeito!  :D

Quando usamos uma certa lente na câmera, tudo muda e fica específico daquela DF.
O olho não trabalha só ele e o cérebro sozinhos. Entra um corpo estranho na história.
Isso vai "incomodar" mais ou menos, dependendo dela.
Isso acontece até com óculos!!!
Nunca precisei de óculos até os 40 anos. Antes, minha visão era perfeita para perto e longe.
Foi só precisar usar o primeiro, para ter essa sensação de que algo havia mudado com eles.
Nunca mais é igual à visão normal sem lentes.

Olá Helvio eu uso óculos desde os seis anos .olha... Meu olho esquerdo é soft focus e o nariz causa vinheta nas bordas.  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2022, 12:03:52
Nenhuma lente vai se parecer com nossa visão natural.
Elas, pela própria construção, vão introduzir a limitação da DF, que não acontece com nosso olho.
Nosso olho em conjunto com o cérebro "adequa" tudo, foca o que é preciso, desfoca o que não importa tanto...
Tem um conjunto "hardware/software" perfeito!  :D

Quando usamos uma certa lente na câmera, tudo muda e fica específico daquela DF.
O olho não trabalha só ele e o cérebro sozinhos. Entra um corpo estranho na história.
Isso vai "incomodar" mais ou menos, dependendo dela.
Isso acontece até com óculos!!!
Nunca precisei de óculos até os 40 anos. Antes, minha visão era perfeita para perto e longe.
Foi só precisar usar o primeiro, para ter essa sensação de que algo havia mudado com eles.
Nunca mais é igual à visão normal sem lentes.

Interessante sua visão. Realmente nosso cérebro e visão são máquinas perfeitas . É interessante quando falam "ângulo normal" quando na verdade, a proporção que enxergamos é parecida sim com algo entre 40 a 50MM , mas o nosso campo de visão ou captação da luz é uma ultra grande angular. Estudos já comprovaram inclusive que as mulheres tem uma visão periférica mais apurada. Por isso elas conseguem notar coisas que os homens geralmente não notam. Por outro lado, o cérebro dos homens tem uma capacidade racional e de foco mais apurada. Isso é biologia do cérebro humano. Tem muitos estudos de neurociência comprovando essas coisas.

Mais pra não desfocar o assunto: 35MM na Cropada dá uma boa versatilidade. Eu já fiz uma festa de aniversário infantil uma vez com uma 35MM 2.0 (aquela antigona da Canon ) e achava uma lente e um ângulo bem legal na Cropada. Ela não me limitava tanto. O que deu um pouco de trabalho foi na hora da criança soprar o bolo rsrsrs. Mas fora isso, dava pra se virar de boa.

Como dito, o gosto é de cada um. rsrsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2022, 12:07:41
Essa história de normal é ignorando a nossa visão periférica, pegando aproximadamente o vemos em foco no centro.

E se não me engano, também é feito com apenas um olho aberto, para eliminar esse efeito binocular e a compensação que nosso cérebro faz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs