Autor Tópico: Comprei os Flashes mais Baratos da Godox... TT520 II e CF-18  (Lida 1570 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 07 de Junho de 2022, 23:55:27
Bom apesar de já ter bons speedlites da marca, tive a curiosidade de voltar um pouco na escada evolutiva para ver o quão "inferior" poderia ser um flash de entrada.

Achei no Enjoei o CF-18 que é um flash básico do básico do básico. Dispara em cima da câmera em carga máxima, não tem muita saída (acredito que o Número Guia GN dele seja 18) e também pode ser disparado fora da câmera nos modo S1, S2, S3 e S4. Acredito que esses modos acima do S2 sejam para câmeras que façam pré flash para não deixar os olhos vermelhos.

Bom, para usar como um flash de estourar o fundo acho que vale a pena. Ou talvez deixar na mochila para o caso de esquecer o rádio transmissor de uma câmera como a RP que não tem flash Pop-up embutido.
Ele só usa duas pilhas, que podem ser dessas mais vagabundas mesmo.
A construção é bem.. deixa pra lá. Simples/humilde resume. É super leve.

Agora vamos à algo mais competente. TT5520 II
Bom foi R$202,00 contos no Ali, frete grátis e chegou em 13 dias. Postei o link no tópico de garimpos para quem se interessar.
Comparando com um TT600 que é um dos mais simples da marca, ele naturalmente é mais frágil, mas não há nada que diminua o produto. Apenas usa menos material justamente para ser mais barato.
O Funcionamento é do jeito que gosto: Extremamente simples. Sempre pensei que as pessoas tem preconceito com flash por eles acabarem sendo meio complicados em ajustes. Este só tem o básico, mas implementado muito bem. Diria que é honesto com o preço e daqui pra frente será minha recomendação para quem está querendo inciar.
Ele tem uma coisa muito legal que é vir com o rádio transmissor e possuir um receptor acoplado. Não é como o TT600 que pode ser remotamente ajustado pelo sistema X (X1T, X2T ou X-Pro), mas o fato de poder ter como disparar o flash fora da câmera é um ótimo bônus. E afinal de contas, flash em cima da câmera geralmente não dá uma luz muito bacana... mesmo que rebatido ele fica meio chapado. Eu só uso assim quando não tem jeito de carregar junto com a câmera um tripé mais algum modificador.
Ele usa 4 pilhas AA, tem botão liga-desliga do tipo chave. Possui 2 botões para ajuste da carga que é de 1EV de intervalo (infelizmente não tem terços). Naturalmente ele é um flash manual de sapata universal (pino único), e deve funcionar em quase todas as câmeras, exceto as que não tem o pino central (t7, SL3, etc.).
Tem o botão de piloto de testes e o botão de modo que troca entre Manual para S1 e S2. Para quem não sabe, o modo S2 é o gatilho ótico (vulgarmente conhecido como foto-célula), neste modo ele ignora o primeiro disparo do flahs que está comandando, que neste caso está em TTL. Caso o flash que está comandando esteja em modo manual, usa-se o modo S1.

Na parte de cima temos os leds de indicação de carga, status e do modo. Mais acima ainda temos algumas chaves para escolha de canais.

O transmissor é bem pequeno e tem um botão de testes que fica de uma maneira rebaixada, bom que não deve disparar por engano (gastando a bateria) caso fique guardado na bolsa espremido.

A cabeça dele não tem zoom. fica fixo em algo que imagino que seja uns 35mm. Possui o difusor grande angular.

Se a parte eletrônica dele for boa (leia-se durável), acredito que seja um flash para durar bem.
Este será meu flash de backup, estou pensando em me desfazer de um TT600 e pegar mais um 520, pelo menos esse é o plano. Com o dinheiro de um TT dá pra pegar 2x  o 520.

O 520 também tem uma entrada para power pack externo (que eu tenho certa dificuldade de encontrar) e também uma porta de disparo, acredito que seja de 2,5mm.

Sei que existe o TT560, mas sinceramente não sei qual  a diferença.

Comparando ele com outro que tive e gostei bastante, que era o Triopo TR960, o Godox ganha por ter o sistema rádio embutido, mesmo que seja só um transmissor básico. Fora a isso, em construção e recursos, o Triopo ainda acho que seja melhor e mais barato. Este tem painel LDC, modo Multi, bipe de disparo e algumas funções customizáveis. Enfim é um bom páreo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2022, 11:30:18
...

O 520 também tem uma entrada para power pack externo (que eu tenho certa dificuldade de encontrar) e também uma porta de disparo, acredito que seja de 2,5mm.

...
É o Godox Propack PB960, mas meio carinho, até cheguei a olhar, mas pro meu fluxo de evento hoje ainda não compensa, consigo fazer de boas um 15 anos com um jogo de pilhas usando o TT685f fora da câmera em TTL.
« Última modificação: 08 de Junho de 2022, 11:32:40 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2022, 12:54:18
É o Godox Propack PB960, mas meio carinho...

isso mesmo, já achei mas são poucos anúncios. E também achei caro. Sei que tem um que é um power bank mesmo e sei que tem um que é só um case para colocar 8 pilhas AA. Esse que é um case eu já cheguei a achar, mas na época achei caro pagar quase R$200,00 só para ter uma caixinha de pilhas com um cabo. Quem sabe uma hora acho alguma alternativa barata aí eu posto nos garimpos.
Para esse de caixinha de pilhas, acho que um preço que eu pagaria seria até  uns R$70,00, mais do que isso não justifica.



Uma coisa que faltou falar...
Ele não vem com aquele "copinho" difusor em cima. Não ia custar nem 1 dolar pra Godox mandar um. Na Shopee e Ali tem esse acessório até barato, o que pega é o frete. Cheguei a comprar um numa promoção da Shopee que tinha frete grátis para qualguer valor, sei que demorou pra vir, veio da Indonésia e o material era bem ruim, um plástico barato e com bastante chupagem (fica todo distorcido pra dentro).
Esse acessório é  legal para usar em um modificador maior tipo um Strip Box já que ele consegue espalhar melhor a luz dentro, meio que fazendo o papel da cabeça "bulb" de uma tocha.

Ele também vem com a sapatinha de suporte com rosca interna e uma bolsinha que não é um estojo e sim um saco de camurça, mas isso não é muito importante (pelo menos pra mim).
« Última modificação: 08 de Junho de 2022, 13:00:44 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


OttoSporteman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2022, 02:46:27
Opa, obrigado pelo Review, estou considerando esse flash como meu primeiro Godox.

Você sabe se ele é compatível com o x2t?

Penso em migrar os meus yongnuo gradualmente para godox e ter outros modelos, então queria saber para já preparar o terreno

Se não for possível, talvez comece com outro modelo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2022, 11:28:12
Opa, obrigado pelo Review, estou considerando esse flash como meu primeiro Godox.

Você sabe se ele é compatível com o x2t?

Penso em migrar os meus yongnuo gradualmente para godox e ter outros modelos, então queria saber para já preparar o terreno

Se não for possível, talvez comece com outro modelo.

Não é compatível com rádio Godox mais novo.... esse Flash tt520 é o que a marca chama Legado. Dá pra usar ele com outros Godox linha Pro mas pelo escravo ótico (eu faço assim). Coloca no S1.

Pra misturar os flashes, sugiro começar pelo tt600 que é o mais barato, mas manual. Tem o tt685 que é TTL.
O X2t tem uma sapata em cima, então vc coloca em cima dele o seu rádio Yongnuo e manda ver.
Fotógrafo oficial Foco Radical


OttoSporteman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2022, 14:20:57
Baita dica essa de colocar o rádio YN em cima do X2T!
Obrigado!