Autor Tópico: Primeira venda no ML  (Lida 1725 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 09 de Junho de 2022, 09:40:08
Ola colegas!
Quem ja me conhece sabe que eu me considero um velho, de métodos antigos, smepre o ultimo aderir as tecnologias  8-) e depois do post " primeira compra no ALI", no qual tive muitas dicas e fiz a compra sem problemas, venho com mais um post de iniciante  :assobi:

Ontem fiz minha primeira venda no ML e o dinheiro esta "a liberar" e ainda não enviei o produto. Ouço muito sobre golpes e tal... eu pagarei pelo frete, logo tem um desconto no valor total e tal...O comprador não perguntou nada, nem fez contato...apenas comprou.

Que cuidados devo tomar?
Imprimo a etiqueta e envio?

Obrigado sempre!
Abs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.289
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2022, 09:45:33
Geralmente eu pego o endereço do comprador e vejo no Maps se não é um local suspeito.
Seria bom também conversar com ele, se tem alguma dúvida e tals para depois não devolver o produto por causa de algum detalhe.

Muito importante, filme você embalando o produto. Faça fotos e tudo mais.
Caso aconteça dele devolver, não abra o pacote sem estar filmando. Faça o vídeo lacrado e abrindo.

Antes o valor era liberado para mim em 2 dias após o comprador receber, mas o ML mudou para 5 dias faz alguns mêses.
Meu colega disse que para ele demora 10 dias para liberar. Acho que é conforme o tempo de cadastro e número de vendas.

« Última modificação: 09 de Junho de 2022, 09:47:53 por YP »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2022, 09:48:26
Sim, imprime a etiqueta e envia.
É normal não ter muito papo em algumas vendas.

O dinheiro é liberado 7 dias úteis depois que o comprador receber o produto e não tiver nenhuma reclamação.
Esse dinheiro fica com o Mercado Livre até lá, para garantir a transação sem problemas.

Cuidados a serem tomados é imprimir a etiqueta direto do arquivo do próprio site.
Tem muitos golpistas que enviam etiquetas falsas por email.
E não faça nenhum tipo de transação fora da plataforma.
Lembrando que o Mercado Pago também está fora da plataforma, qualquer transação por lá o ML não oferece garantia.
Muitos golpistas também pedem pra enviar transferências por lá alegando que é seguro fazer isso pra compras pelo ML.

Fora isso, a dica de filmar embalando e abrindo o pacote caso tenha uma devolução também é boa.

Nunca tive problemas lá, tenho mais de 200 vendas, incluindo câmeras e lentes na faixa dos R$10.000, mas é sempre bom tomar cuidado.
« Última modificação: 09 de Junho de 2022, 09:51:27 por Di Torres »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2022, 09:55:23
dicas valiosas dos colegas acima. Eu vendo ha anos no ML

da uma olhada no MAPs o endereço do cara, da uma olhada tbm no perfil dele.

normalmente é tranquilo, mas se for algo de muito valor tem um risco sim. É coisa cara??? Se não for fica tranquilo.

Muitas vezes nesse brasilzão enorme, tem muita gente boa, os caras compram e fazem tudo direitinho, sem problemas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2022, 10:47:51
YP, Di Torres e Lindsay  :worship:  :clap:

Obriagdo pelas dicas. Identifiquei o comprador, é um fotografo de outro estado, o endereço é a loja dele com fachada, fone e etc. Achei o Insta e falei com ele pelo whats.

Valeu pela ajuda ao velhinho desatualizado rsrs

Abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2022, 11:07:35
Engenharia social rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2022, 13:01:45
Excelente dicas dos colegas!

Apenas uma informação quanto ao prazo para liberar o pagamento, minhas ultimas vendas aumentaram o prazo para 30 dias... sacanagem demais.

Por outro lado, tive problema com o envio de uma lente, o Correios simplesmente extraviou o pacote, e em 2 semanas o ML liberou o valor sem questionamentos.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2022, 16:34:10
Mercado livre é a plataforma mais segura para vender na net, mas é o mais chato para o vendedor....
Eu vendo bastante coisa lá, hoje em dia nem pode mais enviar mensagem para sondar o comprador. Antigamente tinha como ver o perfil do comprador, ver quantos anos de plataforma, hoje em dia tiraram isso. O vendedor não pode enviar mais do que 1 mensagem de 250 caracteres e não pode passar telefone ou dados pessoais. Eles fizeram isso para deixar a plataforma mais profissional.

O golpe que tá rolando agora é do vendedor... mas quem fica com o prejuízo é a plataforma. O golpista anuncia qualquer produto caro tipo um Iphone de 8mil, consegue fotos, vende por um preço menor do que o praticado, envia uma caixa vazia, e assim que o comprador recebe ele solicita o adiantamento de parte do valor. O comprador percebe o golpe e pede devoluçào da mercadoria, mas o vendedor já tá com o dinheiro no bolso.... Perde a conta mas arruma outro cpf para ir fazendo isso indefinidamente. Enfim só dá prejuízo para o pessoal do ML (pelo menos). Percebo isso também na Shopee, câmeras, lentes eletronicos anunciados com 1/3 do valor de mercado.

De vendas eu trabalho com  3 plataformas. A OLX a Enjoei e o ML. O ML é o melhor por já ter um workflow bem consolidado. A OLX é o melhor por questão de a comissão ser mais em conta (10%) de todas as plataformas. O Enjoei é a mais cara de todas, cobram taxas, seguros e comissões, fora a tarifa que ainda cobram do comprador, mas pra roupa e coisas de blogueira é a mais fácil de sair as vendas.

O ML é ruim quando o comprador não presta atenção de quer devolver... dependendo cobra o frete de ida e volta do vendedor. Eu fotografo e testo tudo antes de enviar para caso haja algum problema eu estar amparado. Já tive muito problema assim... coisa usada invariavelmente vai dar problema... seja por ter ficado guardada, seja pelo uso que vai reduzindo a vida útil, seja pelo transporte. Já tive caso de usar um flash 2 anos, vender, quando passou 15 dias o comprador reclamou que tinha queimado. Falei... sinto muito usado não tem garantia, usei 2 anos, testei, mostrei todo e qualquer detalhe pra quem comprasse não ter surpresas. Por sorte minha já tinha passado o tempo de devolução e não deu nada.
Já tive  a vez que vendi o meu fotômetro e o comprador reclamou que não estava funcionando. Eu testei, antes de enviar e estava tudo ok, recebi de volta e estava funcionando normalmente, aí coloquei uma apelação mostrando que o comprador não sabia usar e que estava funcionando perfeitamente antes e depois de enviar. O ML me reembolsou ou valor que tinha sido cobrado do frete de devolução.

Outra coisa chata do ML são os robôs, se você coloca certas palavras ele bloqueia o anúncio. Por exemplo se colocar que é usado na opção do  anúncio e no título disser que é novo eles bloqueiam. Se colocar uma palavra que seja de categoria proibida eles também bloqueiam. Se o produto é um kit costuma dar problema com a categoria pois por exemplo é um kit bateria + carregador, aí ele fala que está na categoria errada. As vezes tira o mercado envios do nada por conta da categoria... tipo tripé que tem uns de 1,5m que passam da medida que o correio envia e tem alguns de poucos cm. Nisso enche o saco. Tem vezes que isso acontece e eles ameaçam punir a conta.
Teve uma vez que anunciei um tênis Nike que ganhei numa competição e eles ficavam dizendo toda vida que era uma falsificação, bloqueavam o anúncio e daí tinha que abrir o chat para reativar, maior chatice.

Outra coisa que acho ruim do  ML é o fato deles cobrarem tarifa de R$5,00 para produtos abaixo de 79 reais.  Se for dar frete grátis, parcelamento sem juros, a mordida é grande.
« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 16:45:20 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2022, 17:51:06
Entendi Fernando...E sobre a Shopee? Nao vendeu la ainda?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2022, 19:58:52
Segurança e ML não combinam na mesma frase.

O golpe da devolução ainda dá muita dor de cabeça.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2022, 07:50:46
o tempo para receber o dinheiro aumentou, recebi um email essa semana sobre isso.

pra mim o ML esta bem fraco para venda, não transmite segurança.
outra coisa que me chateia muito é as avaliações, antigamente a pessoa avaliava e comentava como foi a experiência, hoje não tem mais nada disso, além de que as avaliações antigas sumiram, então é como se eu acabasse de ter entrado na plataforma mesmo tendo ha mais de dez anos conta la.
anuncio gratuito é escondido no porão do ml, visualizações são baixíssimas.
vendi uma câmera esses dias la, avisei o comprador quando ele estava tirando duvidas que iria enviar 2 dias depois pois não estava na cidade, o ML baixou minha avaliação por atraso, a experiência do usuário basicamente nem é considerada e você tem que se encaixar no padrão de um profissional de vendas.
do meu ponto de vista esta cada vez pior para vendas.

isso tudo considerando que não trabalho com vendas, venda de itens usados que não estou usando ou quero upgrade.

com esse proposito acho que o olx esta muito melhor
« Última modificação: 16 de Junho de 2022, 07:51:03 por Rafael.l »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.289
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2022, 08:09:02
Atualizações de políticas e custos em junho e julho de 2022
   
No Mercado Livre, buscamos oferecer aos vendedores o melhor serviço para que possam crescer e vender cada vez mais, chegando a compradores de todo o país com envios rápidos, milhões de visitas diárias e tráfego permanente a seus anúncios.

Frente ao contexto macroeconômico no Brasil, para seguirmos investindo e avançando em nossos serviços, faremos algumas mudanças:
A partir de 30 de junho:
•   
Vamos atualizar em 3% os custos para oferecer frete grátis pelo Mercado Envios Você continuará tendo até 50% OFF nos seus custos de acordo com a sua reputação para oferecer a melhor experiência aos seus compradores, com mais fretes grátis.
•   
Vamos atualizar a quantidade de parcelas sem juros oferecidas nos seus anúncios Premium As vendas a partir de R$ 500 vão oferecer parcelamento de até 10x sem juros com qualquer meio de pagamento, mas com o Cartão Mercado Pago você pode continuar oferecendo uma maior quantidade de parcelas sem juros.
A partir de 20 de julho:
•   
Vamos aumentar o prazo de recebimento de dinheiro das suas vendas com Mercado Envios. Se você já tem reputação calculada e vende produtos novos, o dinheiro das suas vendas ficará disponível 8 dias após a entrega. Para produtos usados e/ou vendedores sem reputação, o prazo será de 12 dias após a entrega.

Comunicamos com antecedência para que você tenha tempo de organizar seu negócio e realizar os ajustes necessários em seus anúncios e em sua operação.

Seguimos juntos vencendo e crescendo nossos negócios!


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2022, 20:11:36
Entendi Fernando...E sobre a Shopee? Nao vendeu la ainda?

Já vendi sim, mas lá é chato pra sair as coisas que vendo (usados).
Shopee é pra quinquilharia. As vezes vc anuncia uma lente na Shopee, passa um mês e teve 3 visitas, enquanto no ML tá com 70. Antes era melhor pois não cobravam comissão nem o frete, agora cobram e se você aderir ao programa frete grátis extra (em que o produto fica com frete grátis acima de R$29) eles cobrar mais uma taxa em cima. Outra coisa ruim é que demoram pra liberar o dinheiro.

Enfim, de todas, minha preferida é a OLX por ser mais simples e barata, só tem a aporrinhação de toda hora alguém pechinchando, mas se conseguir vender particular tú recebe na hora e não paga comissão. Depois em sequência eu gosto do ML pela logística, aí a Shopee e por último numa relação de amor e ódio o Enjoei.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2022, 09:35:29
E agora também saiu a noticia que a Shopee teve prejuízo em alguns países, esta encerrando atividade em alguns países...é provável que isso traga mudanças nos negócios deles aqui no BR.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2022, 16:18:19
Alguém sabe qual a magia do Mercado Livre?

Sistema de busca deles é f*** kkkkkkkk

Vc digita Canon "70-200 2.8", aparece um milhão de anuncio de 24 2.8 pancake, monte de 135, 85, Rebel, e uma ou duas 70-200 kkkkkkk
Desanima.