Autor Tópico: Tópico oficial para rumores para o sistema RF  (Lida 22218 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #315 Online: 08 de Março de 2024, 15:54:16
Agora isso está mais perto de acontecer.

Acho que mesmo que liberem agora, só irá chegar na mão do Afegão médio daqui a um ano.
Parece que tinha um xabu com a Sigma, já que a marca também é fabricante de câmeras, logo, abrir o protocolo seria passar tecnologia pra uma concorrente.
Também tinha uma questão que estavam cobrando um licenciamento bem caro pra quem fosse fabricar. Se for assim fica complicado.
Acho que preciso reformular minha frase: Queria mesmo lentes Sigma, Tamron, Yongnuo, Viltrox, 7Artisans AF para Canon RF, com o mesmo preço das Sony.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #316 Online: 08 de Março de 2024, 15:57:05
Acho que mesmo que liberem agora, só irá chegar na mão do Afegão médio daqui a um ano.
Parece que tinha um xabu com a Sigma, já que a marca também é fabricante de câmeras, logo, abrir o protocolo seria passar tecnologia pra uma concorrente.
Também tinha uma questão que estavam cobrando um licenciamento bem caro pra quem fosse fabricar. Se for assim fica complicado.
Acho que preciso reformular minha frase: Queria mesmo lentes Sigma, Tamron, Yongnuo, Viltrox, 7Artisans AF para Canon RF, com o mesmo preço das Sony.
Melhor partir pra Sony, se deseja tudo isso rs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #317 Online: 04 de Abril de 2024, 13:00:05
Melhor partir pra Sony, se deseja tudo isso rs

Acabei fazendo isso.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #318 Online: 04 de Abril de 2024, 13:39:07
Acabei fazendo isso.
Conta pra "nóis"  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #319 Online: 04 de Abril de 2024, 15:34:39
daqui 06 meses: "Sony, não era tudo o que pensei. Como está o Nikon Z?"

 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #320 Online: 04 de Abril de 2024, 21:23:26
daqui 06 meses: "Sony, não era tudo o que pensei. Como está o Nikon Z?"

 :hysterical:

ISSO !!!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #321 Online: 05 de Abril de 2024, 08:17:34
daqui 06 meses: "Sony, não era tudo o que pensei. Como está o Nikon Z?"

 :hysterical:
Isso parece título de Youtuber


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #322 Online: 05 de Abril de 2024, 08:36:37
Ele está se perdendo sem um canal kkkkkkkkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #323 Online: 05 de Abril de 2024, 22:01:58
Ele está se perdendo sem um canal kkkkkkkkkkk


Seria um canal beeeeeeeeeemmm aleatorio... Fora que acabaria sendo investigado por causa dos seguidores acabarem viciados em Rivotril.

Acho maneiro testar e conhecer vários sistemas e tal, mas todas essas reclamações e demandas que nunca são atendidas é um exagero total.
« Última modificação: 05 de Abril de 2024, 22:04:42 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #324 Online: 05 de Abril de 2024, 22:58:55

Seria um canal beeeeeeeeeemmm aleatorio... Fora que acabaria sendo investigado por causa dos seguidores acabarem viciados em Rivotril.

Acho maneiro testar e conhecer vários sistemas e tal, mas todas essas reclamações e demandas que nunca são atendidas é um exagero total.


Obviamente que isso é uma brincadeira !


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #325 Online: 09 de Abril de 2024, 18:07:47
Conta pra "nóis"  :ok:
Então peguei uma A74.
Veio com lente 50mm f1.8 da Sony.
FDS eu fui testar. Gostei que ela não dispara se não tiver focado, então não perco muito tempo separando as dezenas de fotos  completamente fora de foco.

A gota dágua com a Canon foi um dia desses que fui fazer fotos numa rampa....
Eu trabalho vendendo fotos pela Foco Radical. Ganho por foto vendida.
Tirei 20 fotos de um rapaz que tava descendo de bicicleta, e a p***a da câmera nao acertou nenhuma em foco....  ficou tudo em backfocus.


Não tenho mais as fotos fora de foco, mas era nesse pedaço aí e todas as fotos ficaram com as árvores focadas e o ciclista desfocado.

Sei que nesse dia eu joguei 50% das fotos que fiz fora. Tudo bem algumas eram erro meu, coisa que não enquadrei direito, ou então aqueles cliques que vc pega a pessoa com o olho virado, olhando pra baixo, etc. No entanto boa parte era foto com problema de foco.
Eu agora tenho usado o Narrative Select para checar o foco (ele já amplia no rosto).
Sei que nesse dia, eu olhei na câmera e todas as fotos estavam com o ponto de foco em cima do corpo ou da cabeça, mas todas as fotos completamente fora de foco.
Eu tenho pra mim que a cena tem muito pouco contraste para o sistema de fase da câmera e por isso ela se perde.

Eu fiz um teste com a imagem sem as cores pra observar, acredito que o sistema de foco não leve em consideração as cores e sim somente a luminosidade (é um palpite meu). Tirando as cores realmente a cena tem baixo contraste:



Isso porque essa imagem já tem contraste adicionado pois já foi editada, então imagine ela crua.


Bom o equipamento que tenho da Canon não dá pra falar que é ruim, fiz com a R8 e com uma RF24-105 F4L. A câmera tem o sistema de foco mais avançado da Canon, a lente também tem um sistema de motores mais avançados que a marca fornece, que é o Nano USM, se bobear tem 2 deles, pra ter uma resposta rápida. Porém ficou aquela tirriça.

Nos dias que tá luz plena, tipo sol de meio dia rachando, eu percebo que a câmera foca direitinho, mas nas manhãs, quando só tem luz indireta, ISO tá lá pelos 2500 a câmera sofre pra focar.

Nesse mesmo dia estava  com um colega usando uma AC7 com uma Tamron 70-180 e ele fazendo tudo beleza, depois desse dia não tive dúvidas e resolvi partir pra Sony. Mesmo já tendo uma boa bagagem de Canon (RP, R10, R, R7, R6, R8, além das DSLR que tive).

Bom eu gostei demaaaaais da A74. O pessoal fala que as cores da Sony são zoadas, mas eu particularmente adorei.
Acho que as cores da Canon acabam ficando "azedas", com um baita contraste e sem informação de altas luzes e sombra. A pele da Canon eu acho que fica chapada, não consigo ver as transições. Daí na Sony, eu olho e vejo tudo bem equilibrado. Achei muito melhor.




Canon R8 com 24-240 Perfil Standard, fotometria pra 2/3 acima do zero (ETTR).
Note a ausência de detalhes na estrada e áreas de transição. Cores meh...





Sony A74 com 50mm f1.8 e mesma fotometria, mesmo lugar. Adorei essa, depois foi só dar um pinguinho de dehaze e calor no LR e já postei, mas poderia facilmente ter postado direto do cartão assim.

Tudo bem podem falar que a lente é diferente e talz, mas no primeiro clique eu eu dou na Sony e já saiu assim, sendo que eu trabalho com Canon faz 5 anos e nunca fiquei satisfeito.

Fora o caso dos erros de foco, eu sinto que se tivesse uma lente tele mais clara eu conseguiria aquilo que eu desejo. Eu já tenho uma EF 70-200 F2.8L só que é da primeira geração, o motor de foco não acompanha o corpo da câmera, tanto que não ativa o modo de velocidade máxima de burst da câmera (H+ verde). Eu já nem levo mais essa lente para trilha pq sei que vou passar raiva, ela só acerta quando o assunto tá bem longe, mas na hiperfocal é fácil acerta não é verdade?
Uma 70-200 mais nova (II ou a III) custa uma bordoada, é grande e pesada.
Além disso tem outra questão: eu uso 2 câmeras. Uma com a 24-105 e outra com a 70-200. Quando o atleta está longe, eu busco ele com a tele e depois vou com o conjunto GA e faço uma foto de perfil conforme ele passa ao lado. O problema é que muitas vezes não dá tempo de fazer isso, soltar uma câmera e pegar a outra. Mirrorless demora um tempo para acordar e nesse meio de tempo o atleta já passou.

Daí na Sony eu descobri uma lente que ao que tudo indica pode ser a bala de prata dos problemas. A Tamron 35-150 f2.0-2.8. Pesa menos que minha 70-200, é menor que ela e não preciso tirar o olho da câmera pra fazer o que pretendo. O sistema de foco é absurdamente rápido, tem uma qualidade ótica ótima.
Eu estou muito descontente da minha EF 70-200 f2.8, quando ela não  acompanha o rastreamento (e é muito comum) a aberração cromática axial dela é absurda. Tem que jogar 20 no LR pra corrigir. Com isso aparece uma listra cinza no contorno da pessoa que na verade é essa correção de aberração. Corrigir CA lateral é razoavelmente fácil, mas corrigir CA Axial é trabalho de corno. A solução paliativa acaba sendo tirar a saturação dos púrpuras no HSL, mas se a pessoa tiver usando alguma roupa assim (e nos esportes é bem comum ter essa cor de roupa) aí lasca.
Fotógrafo oficial Foco Radical


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #326 Online: 10 de Abril de 2024, 09:50:40
Ótimo relato Fernando, tenho muita curiosidade com Sony(nunca tive nem experimentei).

Acho que estou tão acostumado com Canon, que olhando as duas fotos de comparação(tuas duas ultimas), eu acho a Canon melhor.

Fiquei com a impressão se na da Sony não passou uma nuvem na hora, porque a ciclista esta mais esmaecida em relação ao ciclista na foto da Canon, assim como quase toda a cena.

Sera que os detalhes na estrada não se perderam  por conta dos highlights?
« Última modificação: 10 de Abril de 2024, 09:51:14 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #327 Online: 10 de Abril de 2024, 11:54:33

Fiquei com a impressão se na da Sony não passou uma nuvem na hora, porque a ciclista esta mais esmaecida em relação ao ciclista na foto da Canon, assim como quase toda a cena.

Sera que os detalhes na estrada não se perderam  por conta dos highlights?

É pode ser, as imagens que mandei tem algumas variáveis entre elas. O que digo é que eu peguei a câmera do jeito que veio de fábrica, usei e gostei do resultado. E que na Canon, mesmo eu já tendo configurado para obter o máximo para o que faço ainda não estou contente com os resultados.

Domingo passado aconteceu um acidente feliz... Estava fotografando com a R6, usei um flash TT350 em cima da câmera.
Na Canon eu sempre exponho pra direita pra conseguir ter algum detalhe de sombra. Foto de esporte em trilha é comum rolar um contraste tonal forte, principalmente quando faz foto em contra mergulho (céu muito claro e atleta escuro). Enfim, por isso uso expor pra direita, entre 2/3 e dependendo até 2 stops (nos contra plongé que põe a câmera no pé do atleta e enquadra o corpo todo).
Eu noto que a câmera acaba deixando as cores muito lavadas. Galera fica parecendo fantasmagórica.



Voltando ao causo...
Nesse momento o acredito que o flash que estava em cima da câmera possa ter falhado (ou deu mal contato nas conexões), e a próxima foto da sequência ficou exatamente nas cores que eu gostaria:







Eu sinceramente queria fazer as fotos ficassem todas assim.
Não sei o que aconteceu. Suspeito que tenha sido o lance do mal contado do flash mesmo, pq nas câmeras, quando elas detectam um flash TTL em cima, acabam mudando algum parâmetro no fotômetro e no balanço de brancos. Esse fenômeno o Nathan Cool já falava:


A foto que eu gostei (das cores) ficou sub-exposta. Tentei reproduzir abaixando a exposição no LR mas ficou medonho.
Eu sinceramente queria saber o que aconteceu pra mudar tanto assim a imagem, ficando parecido com uma Fuji. Alguém poderia dizer que flash estava estourando tudo nas fotos anteriores, mas não é o caso pq não tem a menor condição de um flash de número guia 35, em cima da câmera estando em 1/32 de carga ter conseguindo iluminar o a vegetação no fundo que estava a uns 20 metros na luz do dia. Esse flash só estava pra abrir as sombras quando o atleta estava a muito próximo (tipo iluminar aqueles que vem de boné e fica uma sombra enorme no rosto). Aqui é mais ou menos igual aquela história do fotógrafo que tá rebatendo o flash no céu.... não é que o cara ta rebatendo o flash no céu, ele só apontou pra cima pq é mais conveniente ele fazer isso do que desligar e religar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #328 Online: 10 de Abril de 2024, 13:33:01
Na Sony você vai expor para baixo.
Preserve as altas luzes pois nas baixas é onde encontra o potencial da recuperação de sombras dos sensores Sony.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #329 Online: 21 de Abril de 2024, 11:36:22
Amanhã saem as specs da R1 e R5 II
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs