Autor Tópico: Lente para surf, dúvidas.  (Lida 2186 vezes)

OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 14 de Junho de 2022, 16:42:24
Boa tarde.
Estou precisando investir em uma lente melhor para fotografar SURF. Hoje uso uma câmera 70D e uma lente 70-300 daquelas escuras.
Tenho exatos 14.000,00 para comprar a lente, pois acredito que a câmera segura as ondas.
Estive olhando e pensando nesse modelo:
Lente Canon Ef 100-400mm F/4.5-5.6l Is Ii Usm
Peço a opinião de quem entende, se ela realmente vale o investimento, é veloz etc.
Aproveitando, gostaria de indicação de um tripé ou mono pé de qualidade.
Lembrando que estarei fotografando da areia.
Desde já agradeço a atenção de todos.


OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2022, 09:11:21
Bom dia pessoal.
Li vários tópicos sobre o assunto, porém ainda estou em dúvida em qual lente investir.
Fotografia de surf da areia.
Qual lente me entregaria melhor resultado e por que?
Tamron 150-600 ou Ef 100-400mm F/4.5-5.6l Is Ii Usm
Gostaria de indicação de tripé ou monopé tb.
Ogbrigado.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2022, 09:40:14
OSD, seja bem vindo ao fórum. :ok:

Juntei os dois tópicos pois eles são similares e não há necessidade de ficar em salas distintas.

Não deixe de ler as regras de uso do fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17842.0.html

E o nosso FAQ:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17862.0.html
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2022, 09:50:47
Fotografia apenas ou deve fazer algo em vídeo?

Uma coisa que facilita muito o uso do monopé é ter um cabeça acoplada. Mas se for usar uma cabeça tipo bola, não adianta, porque não é ideal para isso. Pequenas cabeças de vídeo ou algumas específicas para monopé são bem legais.

Como vai fotografar na praia não sei se esses pés de galinha, que a galera de vídeo usa muito no monopé, vai ter alguma vantagem ou desvantagem na areia.

Dependendo do quanto de mobilidade você precisar um monopé será mais interessante que um tripé. Se você não pretende fazer vídeo, um monopé, a principio, também é mais interessante.

A Tamron 150-600 tem duas versões. A versão G2 é bem melhor que a versão original. :ok:

Já a lente Canon EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS II USM não tem erro. É um lente muito boa em termos de ótica, velocidade de motor de foco e construção.

Outro ponto a ser considerado é 400mm ou 600mm? Qual distância focal você acha que seria mais interessante para seu trabalho?
« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 09:54:15 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2022, 09:52:12
OSD, seja bem vindo ao fórum. :ok:

Juntei os dois tópicos pois eles são similares e não há necessidade de ficar em salas distintas. "


Obrigado.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2022, 15:18:21
Também existem uma EF-400mm f5.6L que não tem estabilizador, mas dizem que tem uma qualidade ótica excelente. Como é para surfe em que o assunto está em movimento, talvez não seja tão necessário já que a velocidade utilizada já precisa ser alta.

Fora a 150-600 que o André citou, acha também algumas Sigma, Tokina e Tamron começando de 100-200mm até 400mm a 500mm.

Segue uma listinha:
https://cameradecision.com/lenses/faq/what-is-the-Filter-Thread-Size-of-Canon-EF-100-400mm-f4.5-5.6L-IS-USM


Outra coisa que o pessoal faz é utilizar a EF70-200mm f2.8 com teleconverter 2x, que dizem que fica próxima da 100-400 quando nos 400mm em questão de nitidez.

Quanto ao tripé, me corrijam se estiver errado, mas imagino que o melhor seja algum de fibra de carbono com cabeça do tipo Gimball.
« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 15:24:52 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2022, 21:04:08
Fotografia apenas ou deve fazer algo em vídeo?

Uma coisa que facilita muito o uso do monopé é ter um cabeça acoplada. Mas se for usar uma cabeça tipo bola, não adianta, porque não é ideal para isso. Pequenas cabeças de vídeo ou algumas específicas para monopé são bem legais.

Como vai fotografar na praia não sei se esses pés de galinha, que a galera de vídeo usa muito no monopé, vai ter alguma vantagem ou desvantagem na areia.

Dependendo do quanto de mobilidade você precisar um monopé será mais interessante que um tripé. Se você não pretende fazer vídeo, um monopé, a principio, também é mais interessante.

A Tamron 150-600 tem duas versões. A versão G2 é bem melhor que a versão original. :ok:

Já a lente Canon EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS II USM não tem erro. É um lente muito boa em termos de ótica, velocidade de motor de foco e construção.

Outro ponto a ser considerado é 400mm ou 600mm? Qual distância focal você acha que seria mais interessante para seu trabalho?

André, boa noite.
Apenas fotografar. Já faço uns vídeos mas nada profissional, então o foco é foto.
Vou optar pelo monopé mesmo, é mais pratico para a finalidade.

"A Tamron 150-600 tem duas versões. A versão G2 é bem melhor que a versão original. :ok:"
Qual a distância dessa lente para o modelo Canon EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS II USM, pois vejo muita gente usando essa última, já que ela funciona também quando a luz não está muito boa.

Aqui a 400mm funciona de boa, tem um pico ou outro que é mais longe.

Obrigado.


OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2022, 21:47:09
Também existem uma EF-400mm f5.6L que não tem estabilizador, mas dizem que tem uma qualidade ótica excelente. Como é para surfe em que o assunto está em movimento, talvez não seja tão necessário já que a velocidade utilizada já precisa ser alta.

Fora a 150-600 que o André citou, acha também algumas Sigma, Tokina e Tamron começando de 100-200mm até 400mm a 500mm.

Segue uma listinha:
https://cameradecision.com/lenses/faq/what-is-the-Filter-Thread-Size-of-Canon-EF-100-400mm-f4.5-5.6L-IS-USM


Outra coisa que o pessoal faz é utilizar a EF70-200mm f2.8 com teleconverter 2x, que dizem que fica próxima da 100-400 quando nos 400mm em questão de nitidez.

Quanto ao tripé, me corrijam se estiver errado, mas imagino que o melhor seja algum de fibra de carbono com cabeça do tipo Gimball.

Fala Fernando, boa noite.
Então, tenho a dúvida em relação a essas outras lentes em dias escuros.
O rum de usar essa lente EF-400mm f5.6L é que tenho alguns picos que ficam mais perto da areia, ai fica ruim fotografar sem reduzir o zoom.
EF70-200mm f2.8 com teleconverter 2x, essa lente iria servir também para eu usar na caixa estanque, mas fico na dúvida em usar essa com teleconverter 2x e a 100-400 USM.
Se souber de alguma marca boa e não tão caro de monopé, vai ser muito útil.
Obrigado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2022, 13:42:07
Boa tarde.

Cara embora ache a 100-400 excelente na ótica e na construção, recomendo a Tamron G2 150-600. Ela tem uma ótica melhor que a G1, e o VC dela realmente funciona pra estabilizar no viewfinder. É uma lente muito boa, muito boa mesmo. Pesada, grande, mas entrega muita qualidade.

Já a Sigma 150-600 note que ela tem duas versões. Eu brinquei um pouco apenas com a versão mais barata Contemporany, ela tem uma boa ótica sim, mas o estabilizador dela não estabiliza no viewfinder da sua câmera, o OS (equivalente ao VC da Tamron) só funciona quando você vai bater a foto , o que eu achei péssimo. Dizem que a versão Sports é bem melhor na ótica, na estabilização e no autofoco em relação a essa Contemporany, mas não cheguei a usar ou testar essa versão Sports pra dar uma opinião sincera.

Acho que no custo benefício a Tamron G2 150-600 é imbatível.


OSD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2022, 08:08:54
Boa tarde.

Cara embora ache a 100-400 excelente na ótica e na construção, recomendo a Tamron G2 150-600. Ela tem uma ótica melhor que a G1, e o VC dela realmente funciona pra estabilizar no viewfinder. É uma lente muito boa, muito boa mesmo. Pesada, grande, mas entrega muita qualidade.

Já a Sigma 150-600 note que ela tem duas versões. Eu brinquei um pouco apenas com a versão mais barata Contemporany, ela tem uma boa ótica sim, mas o estabilizador dela não estabiliza no viewfinder da sua câmera, o OS (equivalente ao VC da Tamron) só funciona quando você vai bater a foto , o que eu achei péssimo. Dizem que a versão Sports é bem melhor na ótica, na estabilização e no autofoco em relação a essa Contemporany, mas não cheguei a usar ou testar essa versão Sports pra dar uma opinião sincera.

Acho que no custo benefício a Tamron G2 150-600 é imbatível.

Bom dia, Cheferson.
Obrigado por ajudar.
Então, depois de ler sua postagem, fui atrás de revisão dessa camêra e encontrei isso.
This is not an ideal lens for stopping action in low light. When the sun goes down, action sports photographers using this lens (or similar models) will be reaching for very high ISO settings to keep images bright enough while using the short shutter speeds needed to freeze their subjects' motion. This lens is not a good choice for indoor sports.
Como no surf fotografamos também logo cedo e em dias nublados, essa lente perderia muito para a 100-400 nessas condições?
Obrigado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2022, 09:53:09
Amigo,
Acho que você está confundindo low light com dia nublado.
O low light aí seria, por exemplo, depois do por do sol com o sol abaixo do horizonte.
A menos que seja uma tempestade de fazer o dia virar noite, acho que não vai fazer diferença essas aberturas de lente.

Outra coisa que achei um pouco exagerada é a preocupação como se as outras lentes fossem muito escuras.....
De 5.6 para 6.3 é apenas 1/3 de stop.
Ou seja, se o iso estiver em 800 vai precisar ir para 1000 e não 1.600.

A única coisa para se preocupar aí entre essas lentes é o AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2022, 10:48:23
Amigo,
Acho que você está confundindo low light com dia nublado.
O low light aí seria, por exemplo, depois do por do sol com o sol abaixo do horizonte.
A menos que seja uma tempestade de fazer o dia virar noite, acho que não vai fazer diferença essas aberturas de lente.

Outra coisa que achei um pouco exagerada é a preocupação como se as outras lentes fossem muito escuras.....
De 5.6 para 6.3 é apenas 1/3 de stop.
Ou seja, se o iso estiver em 800 vai precisar ir para 1000 e não 1.600.

A única coisa para se preocupar aí entre essas lentes é o AF.

Pensei o mesmo, a diferença é muito pequena entre as lentes citadas, apenas 1/3 de stop... nao faz mta diferença na prática... se estivesse falando de uma abertura f4 aí sim traria diferença...

Para Surf eu optaria pelo alcance maior, iria na 150-600mm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2022, 19:41:10
Já a Sigma 150-600 note que ela tem duas versões. Eu brinquei um pouco apenas com a versão mais barata Contemporany, ela tem uma boa ótica sim, mas o estabilizador dela não estabiliza no viewfinder da sua câmera, o OS (equivalente ao VC da Tamron) só funciona quando você vai bater a foto , o que eu achei péssimo. Dizem que a versão Sports é bem melhor na ótica, na estabilização e no autofoco em relação a essa Contemporany, mas não cheguei a usar ou testar essa versão Sports pra dar uma opinião sincera.

Eu cheguei a usar a Sport adaptada na minha Fuji. Ficou um pouco lenta, mas por ser adaptada.nas Canon, a Sport é bem rápida, tem vedação e qualidade ótica fantástica. Mas é uma lente bem pesada. Usar na mão por muito tempo é inviável. Com tripé, vai muito bem.

A vantagem sobre a Contemporary é justamente quando usada toda aberta e próxima a 600mm.

A Tamron, nunca usei, então não posso falar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2022, 22:03:04
Eu cheguei a usar a Sport adaptada na minha Fuji. Ficou um pouco lenta, mas por ser adaptada.nas Canon, a Sport é bem rápida, tem vedação e qualidade ótica fantástica. Mas é uma lente bem pesada. Usar na mão por muito tempo é inviável. Com tripé, vai muito bem.

A vantagem sobre a Contemporary é justamente quando usada toda aberta e próxima a 600mm.

A Tamron, nunca usei, então não posso falar.

Felipe todas as 150-600 , as versões da Sigma e da Tamron , são pesadas. Eu fotografei com a Tamron G1 e G2 em monopé e foram poucas vezes. A Sigma 150-600 Contemporany já era bem pesada também, dizem que a Sports é maior e mais pesada e melhor na ótica e autofoco. Essa eu não posso dar alguma opinião , pois não usei. Mas é fato que a 150-600 é pra ser usada com tripé ou monopé. Segurar esses bichos na mão é uma tarefa bem complicada depois de algumas horas, o braço pede arrego rsrsrs

Sobre a Tamron a G1 tem uma boa ótica, principalmente entre 200-400MM , de 400 a 600 em abertura máxima ela fica bem soft. Na verdade, a maioria das lentes tele tem esse comportamento. Já a G2 melhorou bastante o contraste lá perto dos 600MM . Como toda lente, fechando pra F8 há um ganho significativo de qualidade de imagem, mas convenhamos, nitidez nunca foi e nunca será tudo numa fotografia.

« Última modificação: 17 de Junho de 2022, 22:04:18 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2022, 22:14:12
Bom dia, Cheferson.
Obrigado por ajudar.
Então, depois de ler sua postagem, fui atrás de revisão dessa camêra e encontrei isso.
This is not an ideal lens for stopping action in low light. When the sun goes down, action sports photographers using this lens (or similar models) will be reaching for very high ISO settings to keep images bright enough while using the short shutter speeds needed to freeze their subjects' motion. This lens is not a good choice for indoor sports.
Como no surf fotografamos também logo cedo e em dias nublados, essa lente perderia muito para a 100-400 nessas condições?
Obrigado.


Cara , mas qualquer câmera mais moderna pode usar ISO 3200 ou 6400 sem medo. Não acho que o tempo nublado seja um problema para tal situação. Comparando As 150-600 são F5-6.3, já a Canon 100-400L é 4.5-5.6 ; é uma diferença de 1/3 de stop de luz apenas, para as duas pontas (maior e menor) . Ainda acho que os 200MM a mais das 150-600 mais valem o investimento nelas.

Veja esse vídeo comTamron G2 150-600 com fotografias de surft

« Última modificação: 17 de Junho de 2022, 22:16:20 por cheferson »