Autor Tópico: Reduflação: Produtos seguem diminuindo tamanho, e qualidade também cai  (Lida 1648 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Tenho notado isso aqui. Na despensa se eu olhar mais da metade das coisas estão com aqueles dizeres: Nova fórmula, Redução de X para Y do peso.
Geralmente a nova fórmula é adição de água ou algum incipiente pra dar volume.


https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/30/reduflacao-saiba-como-esse-conceito-afeta-diretamente-o-seu-bolso.htm

Minha mãe e minha noiva vivem dizendo que o leite condensado não é mais o mesmo, que está aguado e não dá o ponto pra fazer cocada ou brigadeiro. Percebem isso também?
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2022, 16:59:26
Percebi nos chocolates de caixa, estão horríveis.

O leite em pó Ninho todo mês diminui 50g daqui a pouco vai virar pacote de 500g.

Diminuem a quantidade mas mantem o tamanho da embalagem.

A Pringles nacional é outra que ficou intragável.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2022, 17:31:41
Tenho notado isso aqui. Na despensa se eu olhar mais da metade das coisas estão com aqueles dizeres: Nova fórmula, Redução de X para Y do peso.
Geralmente a nova fórmula é adição de água ou algum incipiente pra dar volume.


https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/30/reduflacao-saiba-como-esse-conceito-afeta-diretamente-o-seu-bolso.htm


Minha mãe e minha noiva vivem dizendo que o leite condensado não é mais o mesmo, que está aguado e não dá o ponto pra fazer cocada ou brigadeiro. Percebem isso também?
As marcas tem lançado "misturas lácteas" como opções menos caras ao creme de leite e leite condensado normais.

Será que foi isso que elas compraram sem querer? Pois os rótulos são muito parecidos.

Dia desses fui comprar creme de leite e vi que tinha o Nestle caro e vários outros por menos da metade do preço... fui ver o rotulo de um desses mais baratos, e tinha vários ingredientes nada a ver, daí vi o nome do produto e era "mistura láctea sabor creme de leite"...

E vi que tinha isso com leite condensado também.

Dá uma olhada: https://www.segs.com.br/demais/346380-entenda-a-diferenca-entre-leite-condensado-ou-mistura-lactea-condensada

Quanto à qualidade de coisas como Pringles, é mais uma faceta da nossa "russificação"  misturada a "venezuelização" dos produtos, coisa de mercado periférico, é um "fenômeno" distinto da reduflação.
« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 17:34:12 por lsd »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2022, 17:45:35

O importante é o show do Gustavo Lima na praça da sua cidade!

Param de reclamar e vão se divertir !!! Vcs nao vem o que fazem de bom por vcs... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 17:46:57 por Marcelo Rezende »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2022, 20:00:51


Quanto à qualidade de coisas como Pringles, é mais uma faceta da nossa "russificação"  misturada a "venezuelização" dos produtos, coisa de mercado periférico, é um "fenômeno" distinto da reduflação.

Explica melhor isso aí.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2022, 22:58:28
Realmente está assim.
Cada vez menos produto pelo mesmo valor, ou pior, mais caro.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2022, 06:06:44
Tenho acompanhado essa redução há tempos. As empresas viram nessa estratégia uma forma de reduzir o custo sem "aumentar" tanto o preço do produto. Os salgadinhos Elma Chips são um bom exemplo, mas se analisarem, tudo mudou. A caixa de chocolates Garoto, Lacta, etc reduziram muito a quantidade. Vez ou outra sempre olho no peso, tem aquela mensagem: Redução de 25g ou 15% do produto.

E continua o mesmo preço. Resumindo, somos sempre lesados de uma forma ou de outra.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2022, 07:40:09
A última vez que aconteceu isso de forma generalizada foi no final do governo FHC, se não me falha a memória.

Depois disso que surgiram as leis obrigando a informar a redução na embalagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2022, 08:23:56

Ninguém falou aqui ainda de um velho e bom truque: aquele no estilo do aumentar-o-furo-da-pasta-de-dente.

Mais uso = maior consumo = maior lucro.

---
Não tem relação direta com reduflação mas também é um truque de esperteza.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2022, 11:12:42
Pra mim o cúmulo da calhordice são as salsichas "Extra finas" e "Viena" da Ceratti.

São embalagens de papelão com uns 25 cm de comprimento e uma janela.



Dá a entender que são 6 salsichas longas. Na verdade são 4 e um tiquinho maiores que a janela. Tem uma aba de plastico na embalagem interna com mais de 2cm para os lados.

Nitidamente é para induzir o erro. Coisa premeditada. Só que eles se safam porque tem o peso escrito.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2022, 11:17:28
Ninguém falou aqui ainda de um velho e bom truque: aquele no estilo do aumentar-o-furo-da-pasta-de-dente.

Mais uso = maior consumo = maior lucro.

---
Não tem relação direta com reduflação mas também é um truque de esperteza.

Tem um monte de truques assim. Embalagem que não fecha, produto que mofa rápido depois de aberto, que "trava se usar cartucho de terceiros". Um multifuncional meu parou de funcionar como scanner depois que a cabeça de impressão começou a ser rejeitada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2022, 11:25:25
Lembrei dessa


"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2022, 14:17:22
Explica melhor isso aí.
É parecido com o que acontece com os carros: fabricam-se carros localmente para mercados periféricos (emergentes+Africa/SudesteAsiático) que parecem com os carros dos mercados avançados, mas, esss dos mercados periféricos são "capados" e não seriam aceitos pelos consumidores dos mercados avançados.

Tivemos alguns exemplos, Punto, Tempra, Corsa, Polo, etc.

No caso de alimentação, "eu acho" que acontece de o fabricante vender uma versão local (p/ex da Pringles) por ser mais viável do que importar a "original", usando ingredientes diferentes pra viabilizar a produção.

Isso acontece com outros produtos (roupas, calçados, whisky...), e em outros países também - com maior ou menor grau de diferenciação dos "originais".

Falei "russificação" por conta das marcas saírem de lá, e os produtos serem substituidos por similares, e, venezuelização que é quase a mesma coisa, talvez pior um pouco  :D

E meu, essa da embalagem de paçoca é sacanagem...

E a Ceratti começou a fazer dessas depois que foi vendida... pode ver que a quantidade de produtos mudou totalmente de uns anos pra cá, bem como a apresentação deles.
« Última modificação: 16 de Junho de 2022, 14:21:04 por lsd »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2022, 14:29:44
No caso específico dos alimentos, sempre falo que "na minha época, as comidas eram melhores".  :D
Lembro que na década de 1990 meus pais compravam barras de chocolate de 200 gramas, os pacotes de salgadinhos eram enormes e as balas Halls eram retangulares (e não quadradas).

Sem falar que as nossas cervejas e café em pó tem muitas  coisas misturadas.  :doh:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2022, 15:37:17
No caso específico dos alimentos, sempre falo que "na minha época, as comidas eram melhores".  :D
Lembro que na década de 1990 meus pais compravam barras de chocolate de 200 gramas, os pacotes de salgadinhos eram enormes e as balas Halls eram retangulares (e não quadradas).

Sem falar que as nossas cervejas e café em pó tem muitas  coisas misturadas.  :doh:

Verdade, hoje em dia a barra tem 90 gramas e criaram uma versão família que tem 160g...

O salgadinho tbm, lembro que custava R$1 o pacote de 100gramas... hoje em dia acho que é 60g e custa 4x mais