Autor Tópico: Tamron 17-70mm f/2.8 Di III-A VC RXD para Fujifilm anunciada  (Lida 1994 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2022, 23:02:28
Voltando ao assunto, encomendei a lente. Agora é esperar chegar.

Como eu comentei uns tempos atrás, a gente paga e depois espera chegar ao estoque...  >:(


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2022, 08:46:28
Voltando ao assunto, encomendei a lente. Agora é esperar chegar.
:clap: :clap:


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Junho de 2022, 14:49:51
Voltando ao assunto, encomendei a lente. Agora é esperar chegar.

Como eu comentei uns tempos atrás, a gente paga e depois espera chegar ao estoque...  >:(

Boa.  :) Quando chegar, faz um review pra gente.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #18 Online: 22 de Junho de 2022, 15:27:27
Voltando ao assunto, encomendei a lente. Agora é esperar chegar.

Como eu comentei uns tempos atrás, a gente paga e depois espera chegar ao estoque...  >:(
:clap: :clap: Gosto muito desse range, meio que me arrependo de ter vendido minha 17-70 Contemporary...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2022, 23:55:19
Ainda mal consegui usar a lente, primeiro por uma dor horrível nas costas, e depois pelo calor absurdo onde moro. Hoje finalmente saí um pouco com a lente. Alguns pontos interessantes (ainda não baixei as fotos):
- O foco é razoavelmente rápido. Um pouco mais lento que da Viltrox 56mm, mas mais rápido que as lentes Fuji de primeira geração que tenho.
- No começo, ela fazia uns barulhos do diafragma abrindo e fechando (todas as lentes pra Fuji fazem isso, lentes de terceiros têm som mais perceptível), agora ou passou ou eu acostumei.
- O zoom é estranho: ao dar zoom, a imagem sai totalmente de foco, mas depois recupera sem que eu pressione nenhum botão: deve ser algo no firmware da própria lente, que focaliza novamente na mesma distância que estava antes. Ainda não testei girar o zoom lentamente pra ver se o foco se mantém.
- Ainda sobre o zoom, de 17 a 24mm, nada se move na lente. De 24 a 70, o barril interno estende.
- Achei o OIS muito bom. Não sei se ele trabalha junto com o IBIS da câmera, mas fato é que consegui exposições de até 2 segundos em 17mm sem tremer. Consegui consistentemente exposições de 1 segundo.
- Usei um anel step-up de 67 pra 72mm e um polarizador. A borda da imagem ficou escura, mas só a beirada mesmo. Não chega a bloquear luz, mas escurece. Deve ter como tirar na pós, mas não testei ainda.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2022, 09:03:05

- O zoom é estranho: ao dar zoom, a imagem sai totalmente de foco, mas depois recupera sem que eu pressione nenhum botão: deve ser algo no firmware da própria lente, que focaliza novamente na mesma distância que estava antes. Ainda não testei girar o zoom lentamente pra ver se o foco se mantém.


A lente deve ser varifocal e não parfocal.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2022, 09:04:18
- Usei um anel step-up de 67 pra 72mm e um polarizador. A borda da imagem ficou escura, mas só a beirada mesmo. Não chega a bloquear luz, mas escurece. Deve ter como tirar na pós, mas não testei ainda.

O filtro polarizador é slim?

A muito tempo atrás mudei todo meu kit de filtros p/ modelos slim justamente p/ usar com anel adaptadores e evitar ao máximo esse problema.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2022, 09:05:55
Ainda mal consegui usar a lente, primeiro por uma dor horrível nas costas, e depois pelo calor absurdo onde moro.

Melhoras.

Heat wave tá pegando pesado ai?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2022, 09:10:26
A lente deve ser varifocal e não parfocal.

Com certeza é varifocal, bem poucos zooms são parfocais, pois encarece pacas.

Mas o que ele relatou é curioso mesmo, pois geralmente você mesmo precisa refocar após dar o zoom.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2022, 10:16:31
Melhoras.

Heat wave tá pegando pesado ai?

Previsão de 42 graus hoje. Só que é extremamente úmido, então fica bem difícil fazer alguma coisa fora de casa durante a tarde. Ontem eu tava cortando grama às 9 da noite.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2022, 11:50:26
Previsão de 42 graus hoje. Só que é extremamente úmido, então fica bem difícil fazer alguma coisa fora de casa durante a tarde. Ontem eu tava cortando grama às 9 da noite.
:shock:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2022, 12:13:49
Voltando ao assunto, encomendei a lente. Agora é esperar chegar.

Como eu comentei uns tempos atrás, a gente paga e depois espera chegar ao estoque...  >:(

Parabéns!

Nos USA é fácil...rs. Não é verdade. No Brasil é muito díficil.

Hoje vi Lojas Americanas(no Brasil, claro, desculpe me figura de linguagem) quase R$ 10.000,00!kkk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 22 de Julho de 2022, 13:15:57
Mais um comentário. Esta lente sofre de uma boa dose de distorção ótica, mas parece que a câmera corrige já o raw...  :ponder:

Uma foto do que mostra a câmera em 17mm:


O resultado da foto:


Olhei o arquivo raw em vários programas, e parece que a câmera já salva a imagem com distorção corrigida.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 22 de Julho de 2022, 18:10:34
Mais um comentário. Esta lente sofre de uma boa dose de distorção ótica, mas parece que a câmera corrige já o raw...  :ponder:

Uma foto do que mostra a câmera em 17mm:


O resultado da foto:


Olhei o arquivo raw em vários programas, e parece que a câmera já salva a imagem com distorção corrigida.

Felipe, mas a distorção de lente zoom grande angular já é algo meio esperado. Mas fica a dúvida: a lente é realmente muito boa já em 2.8 como falam? E lembrando que essa lente é algo praticamente único no mercado até agora. A Sigma a pouco tempo lançou pra Sony a 18-50 2.8 (sem Estabilizador)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 25 de Julho de 2022, 11:27:18
Felipe, mas a distorção de lente zoom grande angular já é algo meio esperado. Mas fica a dúvida: a lente é realmente muito boa já em 2.8 como falam? E lembrando que essa lente é algo praticamente único no mercado até agora. A Sigma a pouco tempo lançou pra Sony a 18-50 2.8 (sem Estabilizador)

Sobre qualidade de imagem em f/2.8, é difícil achar uma lente ruim hoje em dia. Tem a correção de distorção, que automaticamente reduz um tanto a qualidade, mas que é compensado pela resolução das câmeras modernas. Mesmo assim, é bem satisfatória. Olha uns jpegs que fiz, ambos em f/2.8, clique pra ver em tamanho maior:

Em 70mm, todo o quadro:


Em 25mm, cortei as bordas: