Autor Tópico: Migrar de Equipamento  (Lida 5537 vezes)

José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 663
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:25:06
Boa tarde colega
Olhei umas fotos... Parabéns! :clap:

Veja o Tópico Mundo Fotografico: Migrando para mirrorless

Veja um artigo
https://iphotochannel.com.br/por-que-nao-vou-mudar-para-as-cameras-mirrorless/


Minha opinião de um ( muito) amador… ou Hobby. Meia boca rs
Fotografo Aves 80% tempo

Tenho Canon T5i e Canon 80D e 5 lentes

Comprei a Canon T5i (2017). Primeira DSLR.
 
1. A Canon T5i é ‘lenta’ capaz de tirar até quatro/cinco fotos por segundo no modo disparo.
2. ISO até 400 máximo para aves EM VOO!
3. 9 pontos de foco

Pensei, pensei, em 3 opções: (câmeras novas)

6DII, 80D, 90D
1. 6D II: lenta foco, trocar as lentes(não todas),
2. 80D foco rápido, 7/8 por segundo disparo contínuo, sensor novo, etc
3. 90D foco rápido, 10/11 por segundo disparo contínuo, sensor novo, video 4K, etc
(faltou R$ 2mil...)

Escolhi 80D! 24,2M, sensor ‘moderno’, ISO até 1.600/2500  10/11 disparo rápido, 45 pontos de foco, etc. Contente 100%!

Desculpe-me, colegas e usuários, não tenho interesse por Canon Rp e Canon R. 0% Nenhum interesse!

Canon R5, R6 e R3 claro, mas é caríssimas, para mim.

Hoje minha escolha: ‘se...vou trocar ou seguro paga’ ou ‘especulação’: Canon 90D ou Canon R7.
Fotografia de paisagens, pessoas ou macro, etc. Até dava Canon T5i, Rp, R ou Serie M.
Mas fotografia de aves e fotografia de aves em Voo prefiro T5i, 80D, 90D, R7, em sequência.

Abraço


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 27 de Dezembro de 2022, 18:35:30

Várias pessoas falaram em "por diversão" e este é prioritariamente meu caso. Não sou profissional.  As vezes penso seriamente em migrar para uma Nikon D700.

"Migrar" é uma brincadeira, claro, mas poder usar uma D700 com algumas Nikkor mecânicas que tenho é algo que estou pensando mesmo, por pura diversão.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #62 Online: 27 de Dezembro de 2022, 19:44:06
Várias pessoas falaram em "por diversão" e este é prioritariamente meu caso. Não sou profissional.  As vezes penso seriamente em migrar para uma Nikon D700.

"Migrar" é uma brincadeira, claro, mas poder usar uma D700 com algumas Nikkor mecânicas que tenho é algo que estou pensando mesmo, por pura diversão.





O bom que a D700 tem motor de foco no corpo. Algumas lentes da linha D são excelentes como a 35MM D 2.0


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #63 Online: 28 de Dezembro de 2022, 16:55:28
Sim, mas em alguns casos permite fazer umas coisas a mais em ambientes não controlados, nada que mude da agua pro vinho....
Por exemplo dá pra arriscar usar abertura maiores com mais frequência, dar um subidinha no iso, ter foco automático em lugares mais escuros ou se confiar no ibis pra baixar a velocidade do obturador.

Aí um ponto que iria dizer e vou além...
Antes eu ficava um pouco limitado no enquadramento com a minha 6D foco b*sta.... Agora com as Mirrorless, enfio a câmera em cada lugar e sei que ela vai focar e também uso e abuso do visor articulado. Com essa câmera meio que destravou umas composições que eu nem imaginava antes...
Sério, eu taco a câmera em todo quanto é gretinha.... Tenho feito foto de inauguração de supermercado, aí eu brinco (supermercado é sempre lugar que não pode fotografar né), mas neste caso eu fotografo e ainda recebo pra isso ehehe. Taco sem dó a câmera dentro da geladeira, das prateleiras, dentro das cestas, dos carrinhos hahaah. A câmera é até pequena, vai que vai.
Inventei agora até uma técnica que faço foto de drone Fake....Coloco a câmera no monopé, timer, cabo disparador, lente UGA e sai uns ângulos Plongês jamais imaginados haha.
Fora isso, com o monopé ainda dá pra fazer uns ângulos top-down (bird eye) que não dava pra fazer com a 6d... Até daria mas o "timing" do negócio seria 3x mais difícil.

Eu estou amando usar uma lente UGA, a RF16mm. Ela é clara, então não preciso torar no ISO, mas melhor que isso ela é compacta e consegue chegar bem próximo. Minha anterior não permitia fazer isso.. e se for pensar era uma lente até mais cara (RF16mm vs EF17-40).
Fotógrafo oficial Foco Radical


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #64 Online: 09 de Janeiro de 2023, 15:41:15
Antes eu ficava um pouco limitado no enquadramento com a minha 6D foco b*sta.... Agora com as Mirrorless, enfio a câmera em cada lugar e sei que ela vai focar e também uso e abuso do visor articulado.

Excelente isso cara, veja que para você compensou o custo câmera e lentes e ainda melhorou seu trampo...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 09 de Janeiro de 2023, 19:22:03
Há um custo "implícito" no upgrade, também.
Equipamento novo, as vezes produz arquivos maiores (principalmente se falarmos de vídeo).
Como consequência, a pessoa se vê obrigada a gastar em computador novo, mais espaço de backup etc. O próprio seguro do equipamento novo pode ficar bem mais caro também.
À medida que os gastos vão se somando, vai ficando mais difícil ter o retorno financeiro.

Isso aqui que é fod*.

Nosso dinheiro desvalorizou demais. Nunca gastei um monte no corpo das câmeras, sempre o mesmo padrão de valor, em dólar. Porém em real, foi um arregaço.

Lembro que as 60d, custaram na média de 940 dólares, a R$ 1,78
As 80d, custaram perto de 950 dólares tbm, mas aí estava perto de R$ 3,50.
E a RP, comprei no PY em 12/2021 por 1030,00, mas aí tava R$ 5,60.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #66 Online: 09 de Janeiro de 2023, 19:43:55
Isso aqui que é fod*.

Nosso dinheiro desvalorizou demais. Nunca gastei um monte no corpo das câmeras, sempre o mesmo padrão de valor, em dólar. Porém em real, foi um arregaço.

Lembro que as 60d, custaram na média de 940 dólares, a R$ 1,78
As 80d, custaram perto de 950 dólares tbm, mas aí estava perto de R$ 3,50.
E a RP, comprei no PY em 12/2021 por 1030,00, mas aí tava R$ 5,60.



Do lado das fabricantes, nota-se que Canon e Nikon fizeram uma diminuida no leque de câmeras e lentes. O "ticket médio" das câmeras recentes é mais elevado, justamente para focar no público mais profissional digamos e também por conta que o público amador está satisfeito com celular em muitas situações.

Do lado do consumidor brasileiro, eu acredito que os investimentos precisam se justificar porque de 2010 até 2019 o dólar meio que ficou estável , com valor abaixo de  4 reais. Mas depois da pandemia, com dólar a mais de 5 reais, acredito que o valor investido em câmeras, lentes , do sistema mirrorless precisa realmente se justificar , ou seja, o nível de serviço dos fotógrafos precisa pagar os custos e os equipamentos precisam dar lucro a curto ou médio prazo.

Isso mostra porque muita gente ainda usa DSLRs no Brasil. Simplesmente questão de custo x benefício. Acredito que por aqui as DSLRs ainda terão mercado de longo prazo. Seguiremos contra a tendência européia - americana simplesmente por um fator chamado 'custo Brasil'.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #67 Online: 10 de Janeiro de 2023, 02:54:04
Sério, eu taco a câmera em todo quanto é gretinha.... Tenho feito foto de inauguração de supermercado, aí eu brinco (supermercado é sempre lugar que não pode fotografar né), mas neste caso eu fotografo e ainda recebo pra isso ehehe. Taco sem dó a câmera dentro da geladeira, das prateleiras, dentro das cestas, dos carrinhos hahaah. A câmera é até pequena, vai que vai.

Ainda tem um recurso não necessariamente das ML, mas das câmeras modernas: a conexão com celular. Vc coloca a câmera em um canto e vê no celular o que a câmera vê. É um recurso sub-utilizado (subutilizado?), mas quando eu uso, destrava um monte de empecilhos.