Autor Tópico: Duvidas entre sigma 17-50 vs 17-70 2022  (Lida 1796 vezes)

edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Junho de 2022, 15:41:00
Boa tarde galera, estou na duvida entre esses dois modelos de lente para minha camera, qual vocês recomendam ? Vale a pena não ter esses 2.8 em todo range por mais distancia focal e uma lente de modelo mais "novo"  ? Ou não vou sentir tanta falta desses 20mm pela camera ser apsc? Andei lendo que esses modelos de lente dão problema muito fácil no cabo flat dela, isso é verdade? Se sim tem algum modelo que é mais fácil que o outro? Outro problema que li é sobre o foco, na SL3 vou ter esse tipo de problema com essas lentes? Obrigado


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2022, 16:37:56
Boa tarde galera, estou na duvida entre esses dois modelos de lente para minha camera, qual vocês recomendam ? Vale a pena não ter esses 2.8 em todo range por mais distancia focal e uma lente de modelo mais "novo"  ? Ou não vou sentir tanta falta desses 20mm pela camera ser apsc? Andei lendo que esses modelos de lente dão problema muito fácil no cabo flat dela, isso é verdade? Se sim tem algum modelo que é mais fácil que o outro? Outro problema que li é sobre o foco, na SL3 vou ter esse tipo de problema com essas lentes? Obrigado

Cara a 17-70 2.8-4 da Sigma Contemporany , a versão mais nova, é uma lente excelente. Mas considere que ela é praticamente uma lente 17-70 F4. Os 2.8 só funcionam nos 17MM , não lembro agora qual a distância focal de zoom que já começava a fechar, mas era algo realmente muito pouco.

Pra mim, os 2.8 constantes são mais importantes, não porque uso sempre 2.8, geralmente fecho 1 Stop pra usar qualquer objetiva e ter um ganho de qualidade. Mas gosto de uma lente com abertura constante, pois o 2.8 está lá se for preciso usar.

A decisão é sua. Eu tive a Tamron 17-50 2.8 sem o VC e achava uma lente ótima . O foco dela era meio lento, mas preciso. Os 20MM a mais não me faziam tanta diferença.  A Sigma 17-70 2.8-4 é uma ótima lente se o foco automático estiver ok (sendo preciso). Recomendo testar a lente com sua câmera para ver se o foco está cravando corretamente.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2022, 17:53:03
Boa tarde galera, estou na duvida entre esses dois modelos de lente para minha camera, qual vocês recomendam ? Vale a pena não ter esses 2.8 em todo range por mais distancia focal e uma lente de modelo mais "novo"  ? Ou não vou sentir tanta falta desses 20mm pela camera ser apsc? Andei lendo que esses modelos de lente dão problema muito fácil no cabo flat dela, isso é verdade? Se sim tem algum modelo que é mais fácil que o outro? Outro problema que li é sobre o foco, na SL3 vou ter esse tipo de problema com essas lentes? Obrigado
Qual a finalidade? Hobby? Até hoje não tinha ouvido falar desse problema em cabo flat, já tive a 17-70mm Contemporary, muito boa, vale a pena, a Sigma 17-50mm muitos falam bem dela, até para eventos. Vai depender do seu uso.  Você não tem nenhuma outra lente?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2022, 21:46:48
Tenho as duas.

A 17-70 definitivamente tem pior nitidez nos cantos nos dois extremos (17 e 70). O foco é muito mais rápido e dependendo para o uso os 20mm a mais fazem falta. Se for para levar uma lente só eu escolheria a 17-70. A minha é para SA-Mount (Sigma)

A 17-50 me parece um pouco mais nítida na maioria das situações, mas em 17mm F2.8 realmente não é nenhuma maravilha. (a minha é K-mount)

Tenho ambas já a algum tempo e nunca deram problema. A 17-50 precisou de um pequeno microajuste de foco na Pentax K3-II

Na média, ambas são ótimas e bem equivalentes às concorrentes.

Elas tem algumas características diferentes, uma personalidade própria.
« Última modificação: 24 de Junho de 2022, 21:47:40 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2022, 00:46:49
Tenho as duas.

A 17-70 definitivamente tem pior nitidez nos cantos nos dois extremos (17 e 70). O foco é muito mais rápido e dependendo para o uso os 20mm a mais fazem falta. Se for para levar uma lente só eu escolheria a 17-70. A minha é para SA-Mount (Sigma)

A 17-50 me parece um pouco mais nítida na maioria das situações, mas em 17mm F2.8 realmente não é nenhuma maravilha. (a minha é K-mount)

Tenho ambas já a algum tempo e nunca deram problema. A 17-50 precisou de um pequeno microajuste de foco na Pentax K3-II

Na média, ambas são ótimas e bem equivalentes às concorrentes.

Elas tem algumas características diferentes, uma personalidade própria.

Sei que nitidez não é tudo numa lente. Dos meus testes:

Sigma 17-50 : ótima nitidez geral. Em abertura máxima, o desempenho é melhor entre 3550MM em 2.8. Entre 17-35 é muito boa no centro; os cantos perdem muita nitidez , propenso a Aberração cromática (AC). Fechando pra F4.5-5.6 até F8, a lente ganha nitidez excelente em todo quadro , em todas as distância focais. Foco bom pra fotografia; precisão depende do modelo (infelizmente muitos modelos tem problema de precisão de foco). O problema diminui muito se vc usar os pontos cruzados da sua DSLR. Em Mirrorless ou com Dual Pixel, o foco é perfeito. Bokeh da lente é horrível, bem ruim.

Sigma 17-70 2.8-4: versão Contemporany. Gosto bastante dela. Muito nítida entre F5.6 - F8. Em abertura máxima, realmente tem problemas de nitidez nas duas pontas, mas na parte intermediária (28-50MM) é bem nítida. Geralmente foco rápido e cravado, estabilizador bem melhor que da 17-50 2.8 . Nitidez geral muito boa. Aberrações cromáticas mais discretas.

Tamron 17-50 VC: não compre. O VC atrapalha o momento da foto. Foco lento. Não compensa

Tamron 17-50 Sem VC: simplesmente um ótimo custo-benefício. Atenção para a compra de lentes usadas. NO geral: foco mais lento, porém bem preciso. Qualidade ótica entre 17-35 é superior as Sigmas 17-50 e 17-70 . Em 2.8 , centro muito nítido nessa faixa focal ; Fecha pra F4 e já tem nitidez praticamente de ponta a ponta da foto. Entre 35-50, em abertura máxima , a lente não desempenha tão bem. Dá pra usar, mas pra ter um ganho precisa ir pra F4 ou 5.6. Bokeh bom, bem melhor que das Sigmas, mas não é aquela coisa mega bonita.

No resumo
Sigma 17-50 2.8: um bom equilíbrio entre nitidez em abertura maxima, desfoque, agilidade porém  imprecisão de foco conforme a lente (pode variar de uma mesma lente pra outra);

Sigma 17-50 2.8-4: mais 20MM de DF; autofoco rápido e preciso ; bem nítida nas DF intermediárias; pouco AC. POrém não tem 2.8 em toda faixa de Distância entre 17-70, sendo que podemos dizer que é uma lente F4 mesmo.

Tamron 17-50 2.8 sem VC: a mais nítida das 3 lentes. Autofoco um pouco lento, mas preciso. Muito nítido entre 17-35MM mesmo em abertura máxima ; sendo usável em 50MM , fechando pra F4 a nitidez aumenta bastante.

Tamron 17-50 2.8 VC: nem considere a compra dessa lente.
« Última modificação: 25 de Junho de 2022, 00:47:24 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2022, 04:23:31
Tem uma Tamron que tem pouca aberração cromática.  Não sei se é a com ou sem vc.  A Sigma 17 70 é muito elogiada. A Sigma me parece melhor se você comprar o USB doc. Aí você pode calibrar a lente na sua câmera.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2022, 14:01:45
A Sigma 17-70 é uma boa lente se considerar o conjunto. Tem nitidez mais do que suficiente a partir de f5.6 no range todo e é mais longa que a 17-50.

Como disse, a minha é para SA-Mount e uso nas Sigmas SD-Quatrro e SD1 e o comportamento nessas câmeras é bem diferente do que acontece nas Nikon/Canon/Pentax de 24MP. Não tenho nenhuma queixa dela que seja séria e que não seja compatível com  a faixa de preço do modelo.

Usei a mesma lente na 7D e vi o problema nos cantos em 17mm. Mas não espere que nenhuma lente barata dê resultados fantásticos em 17mm toda aberta.

Uma coisa que me ajudou demais com essas zooms mais baratas foi o DxO Photolab, pois ele aplica uma nitidez que varia de acordo com a distância do centro, e é específica para cada modelo de lente. Dependendo do caso a diferença as vezes é absurda.


Acrescentando,

Na Sigma SD-Quattro essa lente é a que sempre levo e não decepciona.
« Última modificação: 25 de Junho de 2022, 14:04:20 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2022, 19:09:10
Tem uma Tamron que tem pouca aberração cromática.  Não sei se é a com ou sem vc.  A Sigma 17 70 é muito elogiada. A Sigma me parece melhor se você comprar o USB doc. Aí você pode calibrar a lente na sua câmera.

É a aberração cromática geralmente tende a aparecer mais nos cantos. A Sigma 17-50 tem bastante em 2.8, fechando pra F4 some.

A Tamron sem VC raramente peguei aberração cromática com ela. Falo isso na prática. Acho que não adianta testar algo só com dados e gráficos. O verdadeiro teste é o de rua.

Me parece que se vc quer 70MM , vai na 17-70 de uma vez rsrsrs


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2022, 16:05:11
Boa tarde pessoa, me desculpem a demora pra responder mas eu estava lendo todas as suas postagens, no fim acabei optando pela 17-50 pela abertura fixa e chegou hoje já a lente, em todos os testes que fiz a lente parece estar em boas condições, só o foco que errou alguma vezes mas isso dá pra contornar, o problema maior e que me deixou na dúvida é sobre esse pontinho ( talvez na foto não dê pra ver bem ), não está no elemento frontal e nem no traseiro, quando coloco em 17mm não dá pra ver, mas quando vou puxando pro 50 ai o pontinho aparece, acham que pode ser ponto de fungo ou poeira nos elementos? Obrigado!



@cheferson
@AFShalders


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2022, 17:11:49
Procurei o botão pra editar meu ultimo post mas não encontrei, um adendo sobre o pontinho é que a olho nu ele é bem preto e quando encosta o olho ali na baioneta pra ver mais de perto ele parece que meio que tem como se fosse uma pequenas "perninhas" nos lados, o que me faz pensar mais ainda se pode ser fungo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2022, 06:26:44
Se vc tiver lenspen ou alguma microfibra especial para lentes. Acho difícil que seja fungo, procure ver imagens de fungos nas objetivas.  É diferente.

Use a lente,  coloque ela em contato indireto com luz . Luz de janela. E se vc não quer ficar tendo que cuidar tanto. Tenha poucas lentes. Eu pretendo vender pelo menos duas.



edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2022, 16:25:09
Se vc tiver lenspen ou alguma microfibra especial para lentes. Acho difícil que seja fungo, procure ver imagens de fungos nas objetivas.  É diferente.

Use a lente,  coloque ela em contato indireto com luz . Luz de janela. E se vc não quer ficar tendo que cuidar tanto. Tenha poucas lentes. Eu pretendo vender pelo menos duas.

Eu levei em um profissional hoje aqui da cidade para tirar a duvida total, ele falou que provavelmente é um inseto muito pequeno que está la dentro morto, quando cheguei la eu mostrei pra ele e sem comentar nada ele falou das perninhas que eu citei no comentário acima, eu perguntei pra ele mas não tive uma resposta muito concreta, que é tipo por ser um inseto e ser orgânico isso não pode vir a ser um fungo no futuro ? Ele disse que o inseto é seco e não tem problema, mas ficou meio uma duvida no ar do jeito que ele disse isso, agora não sei se devolvo a lente ou arrisco ficar, o ponto não aparece nas fotos e nem nos bokeh, o que aconselharia ?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2022, 16:50:25
Voce esta disposto talvez a pagar mais pela mesma lente? O valor foi bom? Aquele ponto esta tao pequeno. Eu desencanaria.


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2022, 19:58:48
Voce esta disposto talvez a pagar mais pela mesma lente? O valor foi bom? Aquele ponto esta tão pequeno. Eu desencanaria.

Então cara, eu estou colocando na mesa essa parte dela estar bem conservada e tudo mais, eu paguei nela usada 1700, existe algumas mais "acabadinhas" em questão estética por 1500, dá uma olhada nesse video o safado do "inseto" ( no video dá pra ver as perninhas ) la dentro. É como eu disse o medo é isso ai virar outra coisa no futuro por ser algo orgânico

Se abrir o video no YT dá pra ver maior


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2022, 00:29:08
Esse ponto preto é uma sujeira mesmo. Mas você não precisa se preocupar com isso. Podemos dizer que a chance disso sair na imagem é 0.00000001%  . Acredito que se  o foco da sua lente cravar, você fez uma boa aquisição pela 17-50 2.8 . Eu utilizaria apenas os pontos de foco cruzados que nas Rebels como T6i, T5i, etc, é apenas o ponto central de foco. Geralmente os problemas de precisão de foco com essa lente ocorrem mais com os pontos mais laterais e "não cruzados".