Autor Tópico: Defeito nos elementos da objetiva X Qualidade/nitidez da foto  (Lida 1382 vezes)

ovictor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Estou procurando uma lente específica e encontrei um exemplar a venda, porem com um pequeno defeito no elemento traseiro, o vendedor descreve como "marca física porem não afeta a qualidade da imagem", como sempre desconfio de papo de vendedor, fui pesquisar sobre defeitos nos elementos e como eles podem (ou não) afetar a qualidade das fotos, e não achei nada sobre... sei que arranhões, dependo da quantidade e profundidade, no elemento frontal realmente não afetam a imagem, mas e nos outros elementos? Queria a opinião de vocês sobre isso, se já usaram lentes com defeitos em algum elemento e como afetou a imagem. Se existe um "nível aceitável" que não afeta, e também quais os defeitos de matam a lente por completo.
Abaixo uma foto da lente que citei, com o defeito destacado pelo circulo vermelho, se também puderem opinar, se já viram algo semelhante e se realmente pode não prejudicar a foto.




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2022, 10:10:37
Se eu não me engano, em tele, marcas no elemento traseiro não aparecem. Mas aguarde.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.532
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2022, 11:42:48
Tem dois fatores: de distância ao sensor e tamanho do elemento. Quanto mais atrás, mais aparente. Quanto menor, mais aparente. Por isso os elementos traseiros costumam ser mais especializados que os dianteiros.

Em teles, os elementos traseiros são razoavelmente afastados do sensor, logo defeitos tendem a não aparecer (também porque estes elementos ficam melhor guardados, e menos sujeitos a arranhões). 


ovictor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2022, 16:29:30
Se eu não me engano, em tele, marcas no elemento traseiro não aparecem. Mas aguarde.
Tem dois fatores: de distância ao sensor e tamanho do elemento. Quanto mais atrás, mais aparente. Quanto menor, mais aparente. Por isso os elementos traseiros costumam ser mais especializados que os dianteiros.

Em teles, os elementos traseiros são razoavelmente afastados do sensor, logo defeitos tendem a não aparecer (também porque estes elementos ficam melhor guardados, e menos sujeitos a arranhões). 

Muito obrigado pelas respostas, muito útil essa informação sobre a distancia para o sensor.
Encontrei outro exemplar da lente, o vendedor descreve: "apresenta pequenos pontos de poeira dentro da lente, riscos de limpeza no elemento frontal e ligeira nebulosidade nos elementos frontais" este exemplar esta quase metade do preço da outra com a marca no elemento traseiro. Essa nebulosidade pode aumentar será, teria alguma ligação com fungos?
Minha questão agora é qual a melhor escolha?
Lente com riscos de limpeza e ligeira nebulosidade nos elementos frontais por R$x
ou
Lente com marca física no elemento traseiro por R$2x?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2022, 17:11:06
Muito obrigado pelas respostas, muito útil essa informação sobre a distancia para o sensor.
Encontrei outro exemplar da lente, o vendedor descreve: "apresenta pequenos pontos de poeira dentro da lente, riscos de limpeza no elemento frontal e ligeira nebulosidade nos elementos frontais" este exemplar esta quase metade do preço da outra com a marca no elemento traseiro. Essa nebulosidade pode aumentar será, teria alguma ligação com fungos?
Minha questão agora é qual a melhor escolha?
Lente com riscos de limpeza e ligeira nebulosidade nos elementos frontais por R$x
ou
Lente com marca física no elemento traseiro por R$2x?

Esse risco desse elemento é o que? Poeira? Fungo? Risco? Se for poeira não sai na imagem. Se for fungo, é besteira comprar lente com fungo, pois ela pode já ter contaminado os outros elementos óticos (vidros) e só demorar a ficar visível em alguns meses. Se for risco, geralmente só sai nas fotos se tirar fotos em aberturas bem fechadas. Por exemplo, uma lente F2.8 e você tira as fotos em F8 e , dependendo da intensidade de luz que passa pela área do risco.

No geral: se a lente passou por "ligeira nebulosidade nos elementos frontais" pode ser porque a limpeza de fungos foi mau feita ou porque há Haze nos vidros que é uma espécie de "envelhecimento" dos vidros e dos elementos químicos aplicados ns vidros, algo que pode até ser comum em lentes antigas; o que baixa o contraste das fotos e até pode dar um efeito interessante.

Enfim, há várias questões a serem verificadas. Mas dizer que um risco ou fungo não afeta a qualidade de imagem é uma piada de mau gosto, pois não há como não perder na ótica com algum risco muito forte, haze ou fungos na lente.


ovictor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2022, 18:03:05
Esse risco desse elemento é o que? Poeira? Fungo? Risco? Se for poeira não sai na imagem. Se for fungo, é besteira comprar lente com fungo, pois ela pode já ter contaminado os outros elementos óticos (vidros) e só demorar a ficar visível em alguns meses. Se for risco, geralmente só sai nas fotos se tirar fotos em aberturas bem fechadas. Por exemplo, uma lente F2.8 e você tira as fotos em F8 e , dependendo da intensidade de luz que passa pela área do risco.

No geral: se a lente passou por "ligeira nebulosidade nos elementos frontais" pode ser porque a limpeza de fungos foi mau feita ou porque há Haze nos vidros que é uma espécie de "envelhecimento" dos vidros e dos elementos químicos aplicados ns vidros, algo que pode até ser comum em lentes antigas; o que baixa o contraste das fotos e até pode dar um efeito interessante.

Enfim, há várias questões a serem verificadas. Mas dizer que um risco ou fungo não afeta a qualidade de imagem é uma piada de mau gosto, pois não há como não perder na ótica com algum risco muito forte, haze ou fungos na lente.

Vi a lente pessoalmente agora pouco, os riscos são arranhões, limparam com algum pano inadequado e ficou algumas marcas. A "nebulosidade" que ele fala é haze mesmo, achei que poderia ser outro problema, acredito que ele só não quis usar o termo haze.
Vou acabar ficando com a lente que tem a leve marca, é bem pequena, acho que realmente não aparece nas fotos, os outros elementos não tem nada de arranhão, todos muito bem conservados, acho que vale mais a pena essa, apesar do problema no elemento traseiro, o estado geral é melhor.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.532
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2022, 18:57:37
Vi a lente pessoalmente agora pouco, os riscos são arranhões, limparam com algum pano inadequado e ficou algumas marcas. A "nebulosidade" que ele fala é haze mesmo, achei que poderia ser outro problema, acredito que ele só não quis usar o termo haze.
Vou acabar ficando com a lente que tem a leve marca, é bem pequena, acho que realmente não aparece nas fotos, os outros elementos não tem nada de arranhão, todos muito bem conservados, acho que vale mais a pena essa, apesar do problema no elemento traseiro, o estado geral é melhor.

Me parece melhor escolha. Arranhão, basta cuidar direito, que ele vai ficar sempre do mesmo tamanho. Mas haze sempre aumenta.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2022, 19:42:07
Vi a lente pessoalmente agora pouco, os riscos são arranhões, limparam com algum pano inadequado e ficou algumas marcas. A "nebulosidade" que ele fala é haze mesmo, achei que poderia ser outro problema, acredito que ele só não quis usar o termo haze.
Vou acabar ficando com a lente que tem a leve marca, é bem pequena, acho que realmente não aparece nas fotos, os outros elementos não tem nada de arranhão, todos muito bem conservados, acho que vale mais a pena essa, apesar do problema no elemento traseiro, o estado geral é melhor.

Só faltou dizer qual é a lente kkkkk . Mas se o custo tá baixo, uma lente com haze pode proporcionar algumas fotos artísticas bem interessantes. Acho que o pior caso de todos mesmo é lentes com fungos. Tenho uma Nikon 50MM 1.8 AIS que é uma lente ultra nítida em 1.8 , ela veio quase de graça pra mim, mas cheia de fungos. Enviei pra um técnico de confiança e a lente voltou como nova. Uma boa limpeza de fungos com bom profissional garante a ótica por décadas.