Autor Tópico: Primeiras impressões RF 50mm f1.8 STM  (Lida 860 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 27 de Junho de 2022, 21:25:23
Nos dias que o dólar estava mais manso, a GAS falou mais alto e acabei quebrando o porquinho e comprando a dita cuja.
Peguei no Ali (novidade rs), paguei R$ 853,73 mas tinha um saldo de R$130 de cashback no Cuponomia (sempre falo que essa dica do cashback ajuda bem), então a lente saiu praticamente R$700, digamos assim.
No BR estou vendo anunciado nova a partir de R$1500-1600, então foi uma boa economia.

Não pretendo ficar com ela muito tempo, peguei mais pela curiosidade. Minha ideia é a RF35mm F1.8, que que enquanto não chega eu vou remediando com a 50m.

O bom dela é que é compacta, fica bem menor do que a minha EF50 1.4 USM, isso me alegra, mesmo perdendo 2/3 de stop,  essa compactação me seduz mais.

Peguei a minha no Authentic Camera Store, o mesmo fornecedor que peguei a EOS RP. O pessoal lá é ponta firme! Uma pena que deu uma atrasada no frete, acabou dando praticamente 1 mês até chegar em casa. Passou sem problemas pela alfândega, aliás passou em 1 dia por lá. Declararam como TOY MODEL $10.00, zero de taxas.

O que não gostei é o fato de usar filtro de 43mm... por sorte já tenho o polarizador nesta medida que comprei pra RF16mm. Para fotografias ao ar livre esse CPL dá uma bela melhorada nas cores. O ruim que essa medida ainda não é tão comum, sendo mais fácil achar filtros de 52 ou 49mm. Acredito que não tenha problemas com empilhamento de filtros nela devido à distância focal, mas logo vou verificar isso.

Amanhã tenho um ensaio, devo levar ela e usar... Acredito que usarei ela em Full Frame e no modo Crop que ela deve se comportar como uma 80mm f2.8, duas em um rs.


A RF50mm e a RF16mm praticamente compartilham o mesmo invólucro. A diferença é que a 50mm vem numa embalagem um pouquinho melhor. A 50tinha vem  com dois apoios de plástico fino, um saco de papel e um plástico bolha, enquanto a 16mm que é mais cara vem somente no plástico bolha, aparado pelo próprio papelão da caixa, sinceramente não entendi o porque.

O anel dela não é de clique, roda livre e serve de modo função conforme a seleção do botão. Acho que somente a 85mm seja com os cliques, eu particularmente prefiro com cliques pra ter uma noção tátil de onde estou mexendo.
Uma coisa ruim também é que não tem o botão de AF/MF. Há algumas situações que eu uso filtro e a focagem acaba sendo mais difícil, nestes casos prefiro deixar pré focada em um ponto e depois fazer a foto. Acho ruim ter que entrar em vários menús para ter que fazer isso. Se pelo menos tivesse como customizar um botão na RP pra fazer isso ou fosse direto no menú rápido da câmera beleza. Eu sinceramente preferiria o AF/MF ao Focus/Control, mesmo sabendo que perderia esta função.

A qualidade ótica eu espero que seja bem similar a Ef50mm STM, que já tive e me atendia perfeitamente.

Mais pra frente vou analisar a questão do desfoque, acho que lentes nessa distância e abertura tenham que ter uma personalidade. Gosto de um pouco de blooming, flare, perda de nitidez nas bordas e falta de contraste... acho que dão uma personalidade para a lente... não sei se essa vai ter pois a tendência é de se lançarem lentes mais nítidas e "certinhas" o possível.

Ela não me pareceu tão lenta na focagem quanto a 85mm (que viaja bastante entre o macro e infinito) e com um barulhinho zunindo na focagem.
Amanhã veremos.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2022, 23:09:45
Bom hoje testei a bichinha. Acho engraçado que essas lentes RF causam uma soluçada na câmera quando você liga. Vc chaveia o botão on/off, demora uns 5 segundos pra câmera dar boot e dar imagem. Nisso lente avança e volta aí "pega no tranco" hahah.

Fiz 350 fotos hoje... estou baixando os CR3, daqui a pouco vejo como ficaram.

Gostei muito do tamanho pequeno, hoje só levei ela e 4 flashes... menos coisa para meu TDAH se preocupar.
Usei ela no modo Full Frame e algumas horas quando queria algo mais em close, usei no modo Crop 1,6x.... Esse modo deixa o arquivo com 10MPx, mas pra mim não faz diferença pois sempre converto para DNG c/ compactação com perdas de 6Mpx... parece pouco, mas 2000x3000 pixels já dá mais do que bom pra fotinho de IG.

Tenho feito fotos dos funcionários de um salão de cabeleireiros... lá tem uma sala da noiva que uso para clicar a rapaziada. O ruim que o espaço é meio pequeno, não dá muito pra fazer ensaio de corpo inteiro, somente plano americano ou meio corpo.
Anteriormente tinha levado a RF85, gostei muito do resultado, mas sofri um pouco pra enquadrar, porém nesta questão a 50mm acabou facilitando mais... não precisei ficar colado na parede.

Bom vou lá dar aquela penteada nos pixels e depois conto como ficou o resultado da obra.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2022, 08:29:37
Bom hoje testei a bichinha. Acho engraçado que essas lentes RF causam uma soluçada na câmera quando você liga. Vc chaveia o botão on/off, demora uns 5 segundos pra câmera dar boot e dar imagem. Nisso lente avança e volta aí "pega no tranco" hahah.

Fiz 350 fotos hoje... estou baixando os CR3, daqui a pouco vejo como ficaram.

Gostei muito do tamanho pequeno, hoje só levei ela e 4 flashes... menos coisa para meu TDAH se preocupar.
Usei ela no modo Full Frame e algumas horas quando queria algo mais em close, usei no modo Crop 1,6x.... Esse modo deixa o arquivo com 10MPx, mas pra mim não faz diferença pois sempre converto para DNG c/ compactação com perdas de 6Mpx... parece pouco, mas 2000x3000 pixels já dá mais do que bom pra fotinho de IG.

Tenho feito fotos dos funcionários de um salão de cabeleireiros... lá tem uma sala da noiva que uso para clicar a rapaziada. O ruim que o espaço é meio pequeno, não dá muito pra fazer ensaio de corpo inteiro, somente plano americano ou meio corpo.
Anteriormente tinha levado a RF85, gostei muito do resultado, mas sofri um pouco pra enquadrar, porém nesta questão a 50mm acabou facilitando mais... não precisei ficar colado na parede.

Bom vou lá dar aquela penteada nos pixels e depois conto como ficou o resultado da obra.
Aguardando as fotos  :snack:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2022, 15:46:06
Aguardando as fotos  :snack:

Segue algumas que o cliente escolheu. Estão em JPG do jeito que saíram da câmera, zero edição (a não ser o perfil Retrato original da RP).

O setup de luz foi o seguinte:
Luz principal 1 speedlite e uma mini sombrinha rabatedora de 60cm, acima do rosto, fazendo como se fosse um beauty dish, entregando f5.6
Luz de preenchimento por baixo (clamshell), sendo um soft 60x60 c/ grid, entregando f2.8, somente pra dar um uma clareada nas sombras.
Luz de recorte na esquerda do quadro, na diagonal contra-luz com um softbox 60x60cm entregando f4;
Luz de recorte na direita do quadro, na diagonal contra-luz também mas com o flash somente com a panela entregando f4 em algumas fotos.

As fotos todas eu fiz em f5.6 ISO 100 e ss1/180 pra matar toda luz ambiente. Balanço de brancos em ~5500K.

https://drive.google.com/drive/folders/1q429oC8hNBg6IJL3CamVFQF8Fc9mig7x?usp=sharing
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2022, 16:15:45
O recorte ficou muito bom então, se você não fala que era direto da câmera, iria achar que era fundo colocado na pós.

O fundo só tem a luz indireta das outras luzes?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2022, 17:16:06
O recorte ficou muito bom então, se você não fala que era direto da câmera, iria achar que era fundo colocado na pós.

O fundo estava a mais ou menos a 1,2m de distância do modelo.

Eu fotografei em CRaw+ JPG médio As fotos que entreguei eu eu dei uma retoque na pele, mas usei o Raw. Essas jpg que postei eu só usei pra ver miniatura pq esse pc não reconhece o CR3, enfim, totalmente cruas.

O fundo só tem a luz indireta das outras luzes?

Isso, só luz que vazava, acho que dá um destaque legal para o modelo, tanto pelo desfoque quanto pela luminosidade.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.