Autor Tópico: Usar gelatina colorida diretamente na 17-40mm: uma lenda urbana?  (Lida 1253 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Sempre que vi reviews da clássica Ef 17-40mm a pessoa fala a mesma coisa: que essa parte de trás da baioneta é para encaixar gels ou filtros coloridos para usar com a lente. Acontece que "em todos esses anos nessa indústria vital" eu NUNCA VI ninguém usando.

Sério, não encontrei sequer fotos ou arquivos de texto (imagina vídeos) que descrevam que essa parte é para encaixar gels coloridos ou que mostrem como funciona.

Será uma lenda urbana? Você já viram alguém usar? É pra isso mesmo? Se não me engano essa é a única lente da Canon atualmente que vem com esse espaço nessa parte.



16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2022, 22:57:15
Que eu saiba isso é pra filtros, tipo filtro ND.
Já vi umas empresas que fazem filtros pra esses slots.
Nunca ouvi falar de usarem geléias nisso.

Algumas lentes tem esse slot mesmo, principalmente Ultra Grande Angulares, pois não é possível rosquear um filtro na frente da lente devido a curvatura do elemento e/ou o angulo de visão não permite filtros na frente sem vinhetar.
« Última modificação: 29 de Junho de 2022, 23:00:07 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2022, 23:10:03
Achei um set de filtros pra esse slot:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1520381-REG/haida_hd4568_rear_lens_kit_for.html

Como esperava, só tem fisheye e UGA com esse slot.
"Compatible with Canon EF 8-15mm f/4L Fisheye USM, EF 11-24mm f/4L USM, EF 14mm f/2.8L USM, EF 15mm f/2.8 Fisheye, EF 16-35mm f/2.8L USM, EF 17-35mm f/2.8L USM, and EF 17-40mm f/4L USM Lenses"


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2022, 00:21:47
Me perguntando qual o sentido dessas gelatinas coloridas hoje em dia? Na minha avaliação inicial seria um acessório interessante apenas para deixar um balanço de branco mais personalizado no arquivo RAW da câmera. Antigamente se usava muito filtros na frente da lente de cores laranja, azul, verde, amarelo, para o registro e alterações dramáticas nas tonalidades de cinza para filmes Preto e branco (35MM). Hoje em dia, usar essas gelatinas, pra mim só serviria pra corrigir eventual problemas no balança de branco. Alguém tem outro exemplo prático de aplicação dessas gelatinas de cor?


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2022, 02:25:56
Filtros de gelatina  tem esse nome pq são moles, provalvelmente são algum tipo de película plástica e existem os rígidos que são de vidro, e eram usados na frente da lente.

Esses tipos de filtros tem diversas funções dentro da fotografia, tem filtro pra lentes, para flash e para ampliadores(uso em laboratório PB em papel de constrate variável)

A grande vantagem desses filtros é alguns tipos de adaptadores são bastantes maleaveis vc poder usar em diferentes tipos de lentes, podem ir de cameras de grande formato para médio formator e 35mm,  e como o filtro de gelatina é bem fininho vc pode usar vários filtros ao mesmo tempo caso aja necessidade.

Geralmente se usa com a camera no tripé, alguns tipos de adptadors não tem trava então se vc virar a camera os filtros caem no chão.

Em laboratório PB se usa em nível avançado alterando o contraste de uma foto ou uma area da foto, partes diferentes com contrastes diferentes.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2022, 03:05:35
Nunca vi filtro mole que vai diretamente em cima do sensor. Sensor de vidro, eu tenho e uso bastante, mas não nessa lente. Eu tenho molduras que encaixam na frente do sensor, prensados pela lente, e que abrigam o vidro.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2022, 08:06:46
Existem as folhas de gel nd, corta no tamanho e usa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2022, 09:06:25
Existem as folhas de gel nd, corta no tamanho e usa.

Existem. Ficar bom, é outro departamento! Mas vi que tem gente que coloca na frente da lente.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2022, 09:21:26
Me perguntando qual o sentido dessas gelatinas coloridas hoje em dia? Na minha avaliação inicial seria um acessório interessante apenas para deixar um balanço de branco mais personalizado no arquivo RAW da câmera. Antigamente se usava muito filtros na frente da lente de cores laranja, azul, verde, amarelo, para o registro e alterações dramáticas nas tonalidades de cinza para filmes Preto e branco (35MM). Hoje em dia, usar essas gelatinas, pra mim só serviria pra corrigir eventual problemas no balança de branco. Alguém tem outro exemplo prático de aplicação dessas gelatinas de cor?

Uso bastante gelatinas no flash.
Tem as de correção, que podem ser usadas pro flash ficar na mesma temperatura da luz ambiente.

Também uso essas de correção pra mudar a luz ambiente
Deixando o flash muito quente eu posso colocar o balanço de branco da luz ambiente mais fria e vice versa.

Nessa foto abaixo eu deixei o flash super quente, em 2600K se não me engano.
Coloquei o balanço da câmera pra combinar com o flash e com isso deixei a luz ambiente (as luzes da rua) bem mais fria.



Também tem as geléias coloridas de flash pra usos mais criativos:



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2022, 10:52:58
Nunca vi filtro mole que vai diretamente em cima do sensor. Sensor de vidro, eu tenho e uso bastante, mas não nessa lente. Eu tenho molduras que encaixam na frente do sensor, prensados pela lente, e que abrigam o vidro.

Eita, errei uma palavra inteira. Corrigindo:

Nunca vi filtro mole que vai diretamente em cima do sensor. Filtro de vidro, eu tenho e uso bastante, mas não nessa lente. Eu tenho molduras que encaixam na frente do sensor, prensados pela lente, e que abrigam o vidro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2022, 12:01:00
Filtro de gelatina é para iluminação. Eles não tem qualidade ótica para serem usados como filtros convencionais de resina ou de vidro.

Existem filtros finos tipo slot feitos para essas UGAs mas geralmente são de resina CR39 ou de vidro e hoje em dia eles perderam totalmente a função na fotografia digital, fora o ND.

Não dá para usar filtros tipo gradiente nem polarizadores desse jeito, e os filtros de balanço de contraste (para filme PB) e de cor podem ser facilmente substituídos por tratamento digital com resultados perto da perfeição.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2022, 13:37:57
Também já rodei essa internet toda e nunca vi muita coisa.

Pelo menos o Di Torres achou, mas querendo ou não é uma bordoada! $150 dól é só pra quem precisa muito.... Pra quem usa aquelas lentes DSLR abaixo de 15mm que não tem nenhum jeito de colocar filtro roscado.

Achei um set de filtros pra esse slot:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1520381-REG/haida_hd4568_rear_lens_kit_for.html

Como esperava, só tem fisheye e UGA com esse slot.
"Compatible with Canon EF 8-15mm f/4L Fisheye USM, EF 11-24mm f/4L USM, EF 14mm f/2.8L USM, EF 15mm f/2.8 Fisheye, EF 16-35mm f/2.8L USM, EF 17-35mm f/2.8L USM, and EF 17-40mm f/4L USM Lenses"

Agora tem uns filtros da Kase que você coloca no bocal do sensor. O Ronaldo do YT 35mm milimetros chegou a fazer um vídeo, mas não estou achando.
O ruim destes filtros é fazer a focagem... Pensa: lente f4 mais um ND1000. Acaba tendo que fazer o foco, desencaixar a lente, colocar o filtro (seja na traseira da lente ou no sensor) e montar de novo. Filtro ND o pessoal usa mais em lugar aberto, a chance de sujar o sensor ou ficar com meleca do dedo no filtro aumenta exponencialmente.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2022, 13:53:30
Achei um set de filtros pra esse slot:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1520381-REG/haida_hd4568_rear_lens_kit_for.html

Como esperava, só tem fisheye e UGA com esse slot.
"Compatible with Canon EF 8-15mm f/4L Fisheye USM, EF 11-24mm f/4L USM, EF 14mm f/2.8L USM, EF 15mm f/2.8 Fisheye, EF 16-35mm f/2.8L USM, EF 17-35mm f/2.8L USM, and EF 17-40mm f/4L USM Lenses"

Eu esperaria ver esse slot também em lentes super-tele que não têm slot traseiro pra filtro redondo, apesar de que a grande maioria hoje em dia tem.
« Última modificação: 30 de Junho de 2022, 13:55:29 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2022, 14:01:31
O ruim destes filtros é fazer a focagem... Pensa: lente f4 mais um ND1000. Acaba tendo que fazer o foco, desencaixar a lente, colocar o filtro (seja na traseira da lente ou no sensor) e montar de novo.

Pior que o filtro adiciona 1/3 da espessura do vidro ao backfocus, ou a distância do bloco ótico ao sensor pra dar foco. Significa que fazer o foco sem o filtro e adicionar depois vai alterar o foco. Mas como provavelmente estamos falando de paisagens, mais fácil fazer longa exposição pra verificar o foco.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2022, 16:56:57
Pior que o filtro adiciona 1/3 da espessura do vidro ao backfocus, ou a distância do bloco ótico ao sensor pra dar foco. Significa que fazer o foco sem o filtro e adicionar depois vai alterar o foco. Mas como provavelmente estamos falando de paisagens, mais fácil fazer longa exposição pra verificar o foco.

Putz tem essa ainda... talvez por isso seja mais raro de serem encontrados.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.