Autor Tópico: Fotógrafo não entrega fotos de casamento  (Lida 4572 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2022, 13:34:22
Usando o app da Canon que faz backup da câmera pelo wifi ou é outra câmera?
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2022, 13:43:34
Usando o app da Canon que faz backup da câmera pelo wifi ou é outra câmera?
Até funciona para jpg.
Porém toda vez que você desligar a câmera perde-se a conexão, e ao ligar novamente vai ter que ir conectar manualmente.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2022, 08:02:17
Voltando ao tópico, alguém mais passou por uma situação dessas? Fico pensando se o camarada não separa os cartões da câmera na saída do evento e acontece uma assalto  :o Como explicar para os clientes algo que, para os clientes, é inexplicável.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2022, 08:29:56
Voltando ao tópico, alguém mais passou por uma situação dessas? Fico pensando se o camarada não separa os cartões da câmera na saída do evento e acontece uma assalto  :o Como explicar para os clientes algo que, para os clientes, é inexplicável.
Assalto é o pior que pode acontecer.
Digamos que seria bom fazer backup em nuvem antes de sair do evento, ao menos dos jpg. Mas mesmo assim vai dar um tamanho muito grande e os locais de recepção não costumam ter internet decente.

Teve alguns casos assim que vi em notícias os noivos implorando aos ladrões para devolverem os cartões.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2022, 20:02:14
Achei interessante compartilhar aqui e perguntar para quem trabalha e já trabalhou com fotos, já passaram por uma situação de não conseguir entregar um trabalho? O que aconteceu depois?

https://noticias.r7.com/brasilia/fotografo-nao-entrega-fotos-de-casamento-e-e-condenado-a-indenizar-noivos-23072022

Eu já tive problema com noiva, uma vez. Não perdi, mas atrasei.
Foi mais ou menos na época do divórcio, cabeça não tava boa, (situação toda zoada, não sei se alguém já passou por isso.)
Uma noivinha me mandou um email, com a lista de fotos para diagramar o álbum.
E eu acabei pulando o email, e deixei o álbum da muié pra trás.
Ela me enviou o pedido comecinho de outubro, e pelo contrato, eu teria 20 dias para diagramar, e mais 40 dias para encadernação.
Então, pra ser certinho, eu deveria ter feito logo o álbum dela, para ela poder ficar com ele antes do natal/fim de ano, etc.
E como eu pulei o trem, ela me mandou msg em novembro, "Mike, cadê a diagramação do meu álbum?"
Aí depois de conversar com ela, fui ver o email. Fiquei pasmado.
Chamei eles pra conversar, expliquei minha situação, pedi desculpa e tal, expliquei que o álbum só poderia ficar pronto após as festas, pois as encadernadoras fecham.
"Ahhh, Mike, relaxa, fica tranquilo. Nós entendemos, não esquenta a cabeça."
Fiz a diagramação rapidão, mandei rodar o álbum, beleza.
Finzinho do ano, chegou a cartinha do JEC, pedindo 20 mil, por danos morais, e mais aquele monte de coisa.
Audiência marcada pra fevereiro, eu fui com o álbum debaixo do braço.
Segundo o advogado deles, sofreram grande constrangimento porque a avó veio de longe, pra ver o álbum, no feriado, e não conseguiu, devido ao atraso.
Paguei acordo, de 2000,00, na primeira audiência.
Foi o único perrengue que eu passei, estando errado.
Todas outras vezes que fui ao Procon, eu tava no meu direito.


Alguém que cobra 500 reais antecipadamente para fotografar um casamento claramente não tem o menor cuidado com os arquivos, isso é de se esperar. Me admiro ter aparecido no dia...

Olha, eu conheço gente desses barateiros, que é certinho com as coisas. E tem muita gente aqui em Mga, que cobra bem e é irresponsável.

Tem um maluco aqui, que usa o mesmo cartão de 64gb pra fotografar na sexta, no sábado, e no domingo, se tiver. (Tudo em JPG)
Aí na segunda ele vai baixar os arquivos todos, rsrsrs.
É de arrepiar. E sim, ele já se lascou. Gastou o preço de um Celta pra recuperar um cartão uma vez. Mas se livrou, os clientes nem ficaram sabendo.
Pilha e bateria, ele vai trocando conforme vai acabando. Sim, ele começa casamento com pilha do flash fraca, bateria menos de 50%, etc.

Aqui a única coisa que passei foi não poder ir no dia e ter que colocar outro fotógrafo, por questões médicas... mas não era casamento.

Eu sou MUITO estragado, em termos estomacais/alimentares, kkkkkk
Só de pensar o piriri já vem. Véspera de casamento, eu não como em lugar estranho, não como gororobas diferentes, nada disso, kkkkkkk.


Perder fotos hoje em dia com todos os recursos que temos, tem que se esforçar.

A gente que é organizado, pensa assim, Ferrari. Mas tem fulano aí que não tá nem aí, é brabo.
Sobre a multa nesse caso acho que ficou condizente com o tamanho do evento, agora imagina casamentos maiores com investimentos de 150-300 mil. O cara perde as fotos é um abraço pra nunca mais.
Concordo, ficou até "barato", se for ver.

*******

Eu comecei a fotografar ainda com filme, fazíamos casamentos, com 10~12 filmes, e era o que tinha. Cansei de ver colegas perderem filmes, ou esquecerem fitas de video na mesa, por exemplo, ao guardar o equipamento.
Sobre isso:
Voltando ao tópico, alguém mais passou por uma situação dessas? Fico pensando se o camarada não separa os cartões da câmera na saída do evento e acontece uma assalto  :o Como explicar para os clientes algo que, para os clientes, é inexplicável.
Vou relatar aqui, minha rotina:
Em casamentos na cidade, eu não levo notebook. Já levei, porém o trabalho de fazer o backup no evento, às vezes fazia, as vezes ia embora, e carregava o note à toa.
Carregar num notebook, HD, aparelhinho, etc, nada disso resolve, se os itens estiverem juntos, ou até mesmo indo no mesmo carro.
Se for dois carros, aí beleza.
Porém, colocar equipamento, note, hd e cartão na mesma mochila, é igual a zero, em caso de assalto. E pasmem, isso acontece MUITO. Manolo compra aquela mochilona topzera, enorme, e coloca tudo lá. Resolve nada.

Meu estojo de cartão é assim:

Plástico rígido, com borda emborrachada e estanque.
Apesar de não fazer backup no evento, só saio do salão com o estojinho contendo os cartões usados dentro da cueca. Pode parecer nojento, anti higiênico e tal, mas é o lugar mais seguro que vc pode querer carregar algo kkkkkkkkk Não vai láaaa na genitália, fica acima, um pouquinho abaixo do botão da calça/cinto, na horizontal, na "testa" kkkkkkkk.

Assim, meus amigos, se o ladrão te render, entrega celular, carteira, chave do carro, mochila, tudo, dá dois passos pra trás e fica em paz, rsrsrs.
Muitíssimas chances de o ladrão não te revistar e apertar suas partes.

Sobre o trajeto de volta pra casa, aí, rapaziada, é Fast and Furious, até rota com menos semáforo eu calculo.
Não paro no caminho nem se minha mãe pedir carona. Do evento pra casa e só.

Já em casamentos fora, mesmo que seja cidadezinha perto, eu levo, note, hd, e faço backup. Como geralmente vamos em dois carros, vai note/cartão num carro, hd no outro. Aí fico mais tranquilo.
Pego o HD na semana seguinte na casa do amigo/colega, e boa.
Se for em um carro só, deixo o HD num estojinho, com a assessora. É tranquilo, elas não se negam, especialmente se a gente explicar pra ela.
“Fulana, esse HD contém um backup das fotos, eu fiz ali agora a pouco, pra ter mais segurança, pois como vou pegar estrada, é perigoso. Posso deixar contigo? Não precisa se preocupar, pego semana que vem.”
Resolvido. Duas cópias em dois locais diferentes.
*******
Ao chegar em casa, eu não faço NADA antes de ligar o PC, e descarregar os cartões. Nem banho, xixi, nem namorada com saudade, nada kkkkkkkk
Meu ritual é chegar e descarregar arquivo.
Aí já temos pelo menos duas mídias, cartões e HD do PC.
Só fazer isso, já reduz drasticamente a chance de dar zica. Assim, já pode esperar até segunda, pra começar a mexer.

Risco grande mesmo, é o cartão dar zica. Aì ferrou.
Isso é um risco que quem usa câmera de um slot só, não tem como se defender.
Dá pra minimizar, comprando bons cartões, não usar eles a vida inteira, etc.
Mas não é 100%. Eu não uso cartão maior que 32gb, até mesmo por causa disso. Se pudesse, usava menor ainda, porque se der zica, é menos foto perdida, e fica mais barato a recuperação, kkkkkk.

Meu maior medo é esse.
« Última modificação: 31 de Julho de 2022, 20:09:31 por Mike Castro »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2022, 21:55:10

O Mike acaba de provar que, com ele, o seguro morre de velho!!!   :D


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2022, 21:41:30
O Mike acaba de provar que, com ele, o seguro morre de velho!!!   :D

Ahhh Maneco... A gente vê cada cagada por aí, que vai aprendendo, né  :D :D :D



erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2022, 08:41:37
Eu já tive problema com noiva, uma vez. Não perdi, mas atrasei.
Foi mais ou menos na época do divórcio, cabeça não tava boa, (situação toda zoada, não sei se alguém já passou por isso.)
Uma noivinha me mandou um email, com a lista de fotos para diagramar o álbum.
E eu acabei pulando o email, e deixei o álbum da muié pra trás.
Ela me enviou o pedido comecinho de outubro, e pelo contrato, eu teria 20 dias para diagramar, e mais 40 dias para encadernação.
Então, pra ser certinho, eu deveria ter feito logo o álbum dela, para ela poder ficar com ele antes do natal/fim de ano, etc.
E como eu pulei o trem, ela me mandou msg em novembro, "Mike, cadê a diagramação do meu álbum?"
Aí depois de conversar com ela, fui ver o email. Fiquei pasmado.
Chamei eles pra conversar, expliquei minha situação, pedi desculpa e tal, expliquei que o álbum só poderia ficar pronto após as festas, pois as encadernadoras fecham.
"Ahhh, Mike, relaxa, fica tranquilo. Nós entendemos, não esquenta a cabeça."
Fiz a diagramação rapidão, mandei rodar o álbum, beleza.
Finzinho do ano, chegou a cartinha do JEC, pedindo 20 mil, por danos morais, e mais aquele monte de coisa.
Audiência marcada pra fevereiro, eu fui com o álbum debaixo do braço.
Segundo o advogado deles, sofreram grande constrangimento porque a avó veio de longe, pra ver o álbum, no feriado, e não conseguiu, devido ao atraso.
Paguei acordo, de 2000,00, na primeira audiência.
Foi o único perrengue que eu passei, estando errado.
Todas outras vezes que fui ao Procon, eu tava no meu direito.

Que coisa hein?
Aqui esses dias o atraso foi por causa dos clientes, me mandaram mensagem perguntado se poderiam escolher as fotos no site com calma. Eu falei tudo bem, eles demoraram bastante para escolher, depois de escolhido eu meio que dei uma atrasada também por causa de outro trabalho. Entreguei as fotos, mas não reclamaram de nada...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2022, 09:40:32
Pessoal, ouvi falar que tem um dispositivo que parece com um case de HD, que nele vc coloca o cartão SD e ele faz o backup automaticamente, alguém sabe o nome deste produto?
Ouvi o Henrique Ribas falando dele num podcast, mas não vou saber achar.
Sim. Namoro esse dispositivo há tempos.. Mas são bem caros.
Já vi vários modelos que entram e saem de linha ano após ano.
Eram chamados de hyperdrive há alguns anos.
Esse é um exemplo:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1481553-REG/nexto_di_nps_10_cf_portable_all_in_1.html


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2022, 09:54:16
Eu trabalho com espetáculos.. Normalmente são valores menores. E até hoje nunca tive problema de não ter foto pra entregar... Só uma vez que chamei uma substituta pra encerrar um evento pra mim, já que tinha outro agendado anteriormente, e a colega fez merda.. As fotos ficaram praticamente imprestáveis. Como nesse caso específico era um Festival de Dança (onde o contratante paga somente a cobertura - sem entrega de nenhuma foto) isso me gerou um desconforto leve com alguns poucos bailarinos que dançaram no horário que a colega estava... Nada que um pedido de desculpa e um desconto não resolvessem.

Eu prevejo multa por atraso e por perda de material no meu contrato. Isso não me protege de um processo, segundo meu advogado, mas demonstra uma boa fé pro juiz no caso de um.

De qualquer forma, como disse anteriormente, tenho muito medo de perder material.
Não por eu mesmo perder.. mas por ter algum problema técnico ou ser assaltado, por exemplo.
Uso case pros cartões e deixo eles no meu bolso da calça ou interno do casaco quando vou sair.. Não deixo junto aos equipamentos.
Chego em casa e - seja que hora for - a primeira coisa é fazer backup.
Mas eu tenho dois problemas.. Um é que uma das minhas câmeras é a 6DMKII - que tem só um slot. E outro é que trabalho com cartões enormes - 256gb e 128gb, e morro de medo de um dia algum apresentar defeito.

Enfim.. Ninguém tá livre. Mas a realidade é que quem leva a profissão a sério se preocupa com essas coisas. Dá atenção a isso também. Embora o cliente não veja, é parte importante do trabalho..

Sei que não é o caso do tópico, mas eu mantenho as fotos que vendo permanentemente num drive virtual.. Seguido alguém me pede as fotos de anos atrás por que perdeu e eu consigo mandar pra pessoa quase imediatamente.. Isso é um marketing interessante. Barato de manter e que gera essa sensação de profissionalismo pro cliente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2022, 10:12:39
Isso é um risco que quem usa câmera de um slot só, não tem como se defender.
Dá pra minimizar, comprando bons cartões, não usar eles a vida inteira, etc.
Mas não é 100%. Eu não uso cartão maior que 32gb, até mesmo por causa disso. Se pudesse, usava menor ainda, porque se der zica, é menos foto perdida, e fica mais barato a recuperação, kkkkkk.
Meu maior medo é esse.
Pois é Mike... Penso nisso muito.
Mas eu pensei tb que é mais fácil eu mesmo perder um cartão, molhar, deixar cair, sei lá... do que o cartão ter defeito na gravação... E quando isso ocorrer, acho que vou ver enquanto fotografo...
Tenho só Extreme Pro da Sandisk. São cartões com garantia vitalícia.
Eu tive um problema uma vez só. Não é que o cartão tinha defeito na gravação.. Mas era lento. Lento demais. Isso fazia o buffer virar uma lesma.. E pra mim não dá. Preciso clicar no timing certinho, senão já era.
Entrei em contato com eles, e depois de alguns testes eles me mandaram outro cartão novo.
Isso não me exime de ter problema.. Mas como eu falei antes. Ainda acho que a probabilidade de um erro humano é maior que de um erro no cartão.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Agosto de 2022, 11:19:08
Então ensaio ao ar livre, ou em casa, com casal, gestante, família, criança, etc dá menos dor de cabeça?

No caso de problemas com perda dos arquivos, por exemplo, o ensaio pode ser repetido.


Mas ainda assim o cliente se ficar insatisfeito pode querer processar o fotógrafo.
Assunto não é sujeito.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 08 de Agosto de 2022, 15:28:38
Então ensaio ao ar livre, ou em casa, com casal, gestante, família, criança, etc dá menos dor de cabeça?
Depende.. Se perde o ensaio de gestante e ela tem o neném, ferrou... :D


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #28 Online: 19 de Agosto de 2022, 11:25:59
Eu já tive problema com noiva, uma vez. Não perdi, mas atrasei.
Foi mais ou menos na época do divórcio, cabeça não tava boa, (situação toda zoada, não sei se alguém já passou por isso.)
Uma noivinha me mandou um email, com a lista de fotos para diagramar o álbum.
E eu acabei pulando o email, e deixei o álbum da muié pra trás.
Ela me enviou o pedido comecinho de outubro, e pelo contrato, eu teria 20 dias para diagramar, e mais 40 dias para encadernação.
Então, pra ser certinho, eu deveria ter feito logo o álbum dela, para ela poder ficar com ele antes do natal/fim de ano, etc.
E como eu pulei o trem, ela me mandou msg em novembro, "Mike, cadê a diagramação do meu álbum?"
Aí depois de conversar com ela, fui ver o email. Fiquei pasmado.
Chamei eles pra conversar, expliquei minha situação, pedi desculpa e tal, expliquei que o álbum só poderia ficar pronto após as festas, pois as encadernadoras fecham.
"Ahhh, Mike, relaxa, fica tranquilo. Nós entendemos, não esquenta a cabeça."
Fiz a diagramação rapidão, mandei rodar o álbum, beleza.
Finzinho do ano, chegou a cartinha do JEC, pedindo 20 mil, por danos morais, e mais aquele monte de coisa.
Audiência marcada pra fevereiro, eu fui com o álbum debaixo do braço.
Segundo o advogado deles, sofreram grande constrangimento porque a avó veio de longe, pra ver o álbum, no feriado, e não conseguiu, devido ao atraso.
Paguei acordo, de 2000,00, na primeira audiência.
Foi o único perrengue que eu passei, estando errado.
Todas outras vezes que fui ao Procon, eu tava no meu direito.


Olha, eu conheço gente desses barateiros, que é certinho com as coisas. E tem muita gente aqui em Mga, que cobra bem e é irresponsável.

Tem um maluco aqui, que usa o mesmo cartão de 64gb pra fotografar na sexta, no sábado, e no domingo, se tiver. (Tudo em JPG)
Aí na segunda ele vai baixar os arquivos todos, rsrsrs.
É de arrepiar. E sim, ele já se lascou. Gastou o preço de um Celta pra recuperar um cartão uma vez. Mas se livrou, os clientes nem ficaram sabendo.
Pilha e bateria, ele vai trocando conforme vai acabando. Sim, ele começa casamento com pilha do flash fraca, bateria menos de 50%, etc.

Eu sou MUITO estragado, em termos estomacais/alimentares, kkkkkk
Só de pensar o piriri já vem. Véspera de casamento, eu não como em lugar estranho, não como gororobas diferentes, nada disso, kkkkkkk.

A gente que é organizado, pensa assim, Ferrari. Mas tem fulano aí que não tá nem aí, é brabo.Concordo, ficou até "barato", se for ver.

*******

Eu comecei a fotografar ainda com filme, fazíamos casamentos, com 10~12 filmes, e era o que tinha. Cansei de ver colegas perderem filmes, ou esquecerem fitas de video na mesa, por exemplo, ao guardar o equipamento.
Sobre isso:Vou relatar aqui, minha rotina:
Em casamentos na cidade, eu não levo notebook. Já levei, porém o trabalho de fazer o backup no evento, às vezes fazia, as vezes ia embora, e carregava o note à toa.
Carregar num notebook, HD, aparelhinho, etc, nada disso resolve, se os itens estiverem juntos, ou até mesmo indo no mesmo carro.
Se for dois carros, aí beleza.
Porém, colocar equipamento, note, hd e cartão na mesma mochila, é igual a zero, em caso de assalto. E pasmem, isso acontece MUITO. Manolo compra aquela mochilona topzera, enorme, e coloca tudo lá. Resolve nada.

Meu estojo de cartão é assim:

Plástico rígido, com borda emborrachada e estanque.
Apesar de não fazer backup no evento, só saio do salão com o estojinho contendo os cartões usados dentro da cueca. Pode parecer nojento, anti higiênico e tal, mas é o lugar mais seguro que vc pode querer carregar algo kkkkkkkkk Não vai láaaa na genitália, fica acima, um pouquinho abaixo do botão da calça/cinto, na horizontal, na "testa" kkkkkkkk.

Assim, meus amigos, se o ladrão te render, entrega celular, carteira, chave do carro, mochila, tudo, dá dois passos pra trás e fica em paz, rsrsrs.
Muitíssimas chances de o ladrão não te revistar e apertar suas partes.

Sobre o trajeto de volta pra casa, aí, rapaziada, é Fast and Furious, até rota com menos semáforo eu calculo.
Não paro no caminho nem se minha mãe pedir carona. Do evento pra casa e só.

Já em casamentos fora, mesmo que seja cidadezinha perto, eu levo, note, hd, e faço backup. Como geralmente vamos em dois carros, vai note/cartão num carro, hd no outro. Aí fico mais tranquilo.
Pego o HD na semana seguinte na casa do amigo/colega, e boa.
Se for em um carro só, deixo o HD num estojinho, com a assessora. É tranquilo, elas não se negam, especialmente se a gente explicar pra ela.
“Fulana, esse HD contém um backup das fotos, eu fiz ali agora a pouco, pra ter mais segurança, pois como vou pegar estrada, é perigoso. Posso deixar contigo? Não precisa se preocupar, pego semana que vem.”
Resolvido. Duas cópias em dois locais diferentes.
*******
Ao chegar em casa, eu não faço NADA antes de ligar o PC, e descarregar os cartões. Nem banho, xixi, nem namorada com saudade, nada kkkkkkkk
Meu ritual é chegar e descarregar arquivo.
Aí já temos pelo menos duas mídias, cartões e HD do PC.
Só fazer isso, já reduz drasticamente a chance de dar zica. Assim, já pode esperar até segunda, pra começar a mexer.

Risco grande mesmo, é o cartão dar zica. Aì ferrou.
Isso é um risco que quem usa câmera de um slot só, não tem como se defender.
Dá pra minimizar, comprando bons cartões, não usar eles a vida inteira, etc.
Mas não é 100%. Eu não uso cartão maior que 32gb, até mesmo por causa disso. Se pudesse, usava menor ainda, porque se der zica, é menos foto perdida, e fica mais barato a recuperação, kkkkkk.

Meu maior medo é esse.

Mike, relato muito bacana. Obrigado por compartilhar :ok:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


marcelogarrafa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Foto Garrafa
Resposta #29 Online: 21 de Agosto de 2022, 16:58:25
Cara, infelizmente nesses anos e anos de fotografia já vi um pouco de tudo...

Na pandemia por exemplo o que vi de fotógrafos que "sumiram" deixando o cliente na mão não está escrito. A questão é que é um mercado que a cada ano entram e saem pessoas sem a menor idéia do que se espera. Investem em um bom equipamento, fazem um "curso de internet" e anunciam na OLX, etc.

A questão claro, como muitos falaram, vai muito além da fotografia - é questão de HONESTIDADE e COMPROMISSO com o próximo

Concordo com o colega ai que disse acima sobre valores. Se vc está cobrando R$ 1 que seja, tem a mesma obrigação que alguém que cobrou R$ 10.000 no casamento.

Assim penso eu ...
"A fotografia é uma maneira de sentir, de tocar, de amar. O que você capturou no filme é capturado para sempre ... Lembra-se de pequenas coisas, muito depois que você já esqueceu tudo."

Fotógrafo Marcelo Garrafa | Tutoriais Photoshop