Autor Tópico: Fotógrafo não entrega fotos de casamento  (Lida 4604 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Setembro de 2022, 10:34:39
Que coisa hein?
Aqui esses dias o atraso foi por causa dos clientes, me mandaram mensagem perguntado se poderiam escolher as fotos no site com calma. Eu falei tudo bem, eles demoraram bastante para escolher, depois de escolhido eu meio que dei uma atrasada também por causa de outro trabalho. Entreguei as fotos, mas não reclamaram de nada...

Pois é, Erick.
Passei um perrenguezinho, mas foi suave, rsrs.
Ainda bem que no seu caso, não deu problema!  :ok:


De qualquer forma, como disse anteriormente, tenho muito medo de perder material.
Não por eu mesmo perder.. mas por ter algum problema técnico ou ser assaltado, por exemplo.
Uso case pros cartões e deixo eles no meu bolso da calça ou interno do casaco quando vou sair.. Não deixo junto aos equipamentos.
Chego em casa e - seja que hora for - a primeira coisa é fazer backup.
Mas eu tenho dois problemas.. Um é que uma das minhas câmeras é a 6DMKII - que tem só um slot. E outro é que trabalho com cartões enormes - 256gb e 128gb, e morro de medo de um dia algum apresentar defeito.


Morro de medo de usar um cartãozão desses, rsrsrs.
Meus cartões são de 32 gb e já acho muito.

Sei que não é o caso do tópico, mas eu mantenho as fotos que vendo permanentemente num drive virtual.. Seguido alguém me pede as fotos de anos atrás por que perdeu e eu consigo mandar pra pessoa quase imediatamente.. Isso é um marketing interessante. Barato de manter e que gera essa sensação de profissionalismo pro cliente.

Tá certíssimo. Eu tenho tudo salvo também.
Geralmente não cobro para reenviar.
É a diferença de "Poxa, o Mike foi gentil, furtaram meu note, mas pelo menos ele me mandou as fotos sem cobrar nada" e um "Que FDP, além de eu ter tido o prejuízo com assalto, ainda tive que pagar as fotos novamente!"

Exceção quando é formatura. Molecada dos infernos que não baixa a porcaria dos links kkkkkkk

No contrato já escrevo, "Taxa de reenvio de link R$ 400,00"

Pois é Mike... Penso nisso muito.
Mas eu pensei tb que é mais fácil eu mesmo perder um cartão, molhar, deixar cair, sei lá... do que o cartão ter defeito na gravação... E quando isso ocorrer, acho que vou ver enquanto fotografo...
Tenho só Extreme Pro da Sandisk. São cartões com garantia vitalícia.
Eu tive um problema uma vez só. Não é que o cartão tinha defeito na gravação.. Mas era lento. Lento demais. Isso fazia o buffer virar uma lesma.. E pra mim não dá. Preciso clicar no timing certinho, senão já era.
Entrei em contato com eles, e depois de alguns testes eles me mandaram outro cartão novo.
Isso não me exime de ter problema.. Mas como eu falei antes. Ainda acho que a probabilidade de um erro humano é maior que de um erro no cartão.

Eu meio que acostumei, por conta dos filmes de 36 quadros, a trocar o material sempre. Tinha um ritual todo específico naquela época.
Hoje, troco o cartão, faço making of + entradas/início cerimônia com um, restante cerimônia + início festa, e depois troco novamente.
Não que eu vá tirar tudo isso de foto. Mas penso que se algum cartão der zica, menos foto perdida, menos gasto pra recuperar, etc.
Esses malucos de recuperação, quando ouvem: "São as fotos de um casamento inteiro nesse cartão", já querem arrancar o couro.

Então ensaio ao ar livre, ou em casa, com casal, gestante, família, criança, etc dá menos dor de cabeça?

No caso de problemas com perda dos arquivos, por exemplo, o ensaio pode ser repetido.


Mas ainda assim o cliente se ficar insatisfeito pode querer processar o fotógrafo.

Olha, dificilmente o cliente vai processar por conta de ensaio. 99% dos casos há uma forma de compensar.
O mais difícil, gestante, você pode tentar compensar oferecendo um new born, um acompanhamento, até mesmo dar a cobertura do niver de um aninho, em caso extremo.
Importante é demonstrar boa fé e responsabilidde. Um cartão corrompido, por exemplo, é diferente de "formatei sem querer".

Se for ensaio aleatório, aí é só pagar outra make, e boa. Caso extremo, paga uma locação mais bonita, dá um albinho, e vrau.
Raiva passa na hora, rsrsrs.

Mike, relato muito bacana. Obrigado por compartilhar :ok:

Sempre a disposição!  :ok:

Cara, infelizmente nesses anos e anos de fotografia já vi um pouco de tudo...

Na pandemia por exemplo o que vi de fotógrafos que "sumiram" deixando o cliente na mão não está escrito. A questão é que é um mercado que a cada ano entram e saem pessoas sem a menor idéia do que se espera. Investem em um bom equipamento, fazem um "curso de internet" e anunciam na OLX, etc.


Vou te dizer, acho até que os photographers diminuíram um pouco com a pandemia.
Aquele moleque que só fazia ensaio de Rebel e cinquentinha, teve que se virar, e muitos acabaram vendendo equipamento, pra fazer outra coisa.
Aquela mocinha que só fazia parto/acompanhamento/1 aninho, ficou sem serviço, aí teve que se virar também.

Muita gente acabou vendendo as tralhas pra poder comer. Foda.

Teve muita gente quebrando de um jeito inimaginável na pandemia. Galera que não tinha algum lastro financeiro, se lascou. Amigos meus foram fazer diária de chapa, servente, pra poder entrar algum em casa.

Eu, graças ao bom Deus, me mantive sem quebrar, sem ter que vender nada...

Um fator importantíssimo, que quase ninguém deu importância: as noivas, em casa à toa, desandaram a escolher foto, rsrsrs.
Gastei em abril, maio e junho de 2020, quase igual a 2021 inteiro com encadernação. Sabe aquele monte de álbum atrasado, que a noiva não escolhe nunca, e a gente fica brigando? Os meus acabaram  :D :D

E muitos colegas não tinham essa grana. Como trabalhavam girando o dinheiro, quando parou de entrar, ferrou tudo.

Até já fica a dica para os novatos: abra uma conta, num desses banquinhos digitais mesmo, pra guardar o dinheiro das despesas.
Por exemplo: Vai fazer um casamento de 3000,00, e vai ter 1200,00 de despesa, quando cair o PIX, já joga a despesa nessa conta.

"Ainn Mike, mas o cliente vai pagar parcelado! O que eu faço?"

Calcule o percentual que a despesa tem sobre o valor total, e jogue nessa conta. No meu exemplo, 1200 dá 40% dos 3000,00.
Se o cara te der 1000 reais por mês, guarde 400. Se ele pagar em 10 vezes, guarde os 40% a cada parcela.
Aí no dia do evento, você tem grana pra abastecer o carro, tem pra pagar o freela/assistente, etc.

No meu caso, quando veio a pandemia, tinha dinheiro pra pegar monte de álbum de uma vez na encadernadora, sem ter que me descabelar, nem tirar dinheiro do meu bolso... 😅😅



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #31 Online: 14 de Novembro de 2022, 14:17:36

"Ahhh, Mike, relaxa, fica tranquilo. Nós entendemos, não esquenta a cabeça."
Fiz a diagramação rapidão, mandei rodar o álbum, beleza.
Finzinho do ano, chegou a cartinha do JEC, pedindo 20 mil, por danos morais, e mais aquele monte de coisa.
Audiência marcada pra fevereiro, eu fui com o álbum debaixo do braço.
Segundo o advogado deles, sofreram grande constrangimento porque a avó veio de longe, pra ver o álbum, no feriado, e não conseguiu, devido ao atraso.
Paguei acordo, de 2000,00, na primeira audiência.
Foi o único perrengue que eu passei, estando errado.
Todas outras vezes que fui ao Procon, eu tava no meu direito.


que espirito de porco esse cliente huahauahu graças a Deus nunca tive incomodação assim, na justiça.

Minha rotina é parecida, sempre equipamentos duplicados, esses dias a minha 24-70 deu pau e segui o jogo, tinha 15, 50, 85, 80-200... num outro evento menor minha D4 deu um erro bizarro e não clicava mais, logo no inicio, tinha a D610 e a D750... sempre tem que finalizar! Hoje eventos como casamento clico em RAW só a festa mesmo e momento de luz mais difícil... clico em dois cartões duplicados, casamento direto pra casa, mac mini ligado num hd de 1tb e num de 8tb, duplicado tudo. Depois de selecionado e entregue, mantenho o bruto mais uns seis meses depois lixo, o backup final dos arquivos tratados ficam nos dois hds duplicados e no meu iCloud drive também
@jacobfotografiacriativa


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 17 de Novembro de 2022, 20:02:59
Cara eu nunca tive problemas com clientes; pra não dizer apenas uma vez uma guria que eu fiz o ensaio ficava me pentelhando dia e noite no Zap pra enviar as fotos pra ela. E por contrato tinha 7 dias pra entregar o digital e 15 dias o álbum. No final ela adorou as fotos, mas fui curto e ao ponto com ela: estou no meu tempo, conforme o contrato kkkk

Agora eu trabalho com fotografia esportiva pra duas empresas daqui de SPO e preciso entregar as fotos no mesmo dia. Então as fotos são em JPG mesmo, com um leve tapa no notebook que já subo online quase que de imediato. Felizmente uso sempre backup de tudo (duas cãmeras, duas lentes, 4 cartões) e nunca tive problemas felizmente.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2022, 12:38:51
Pois é, Erick.
Passei um perrenguezinho, mas foi suave, rsrs.
Ainda bem que no seu caso, não deu problema!  :ok:

Morro de medo de usar um cartãozão desses, rsrsrs.
Meus cartões são de 32 gb e já acho muito.

Tá certíssimo. Eu tenho tudo salvo também.
Geralmente não cobro para reenviar.
É a diferença de "Poxa, o Mike foi gentil, furtaram meu note, mas pelo menos ele me mandou as fotos sem cobrar nada" e um "Que FDP, além de eu ter tido o prejuízo com assalto, ainda tive que pagar as fotos novamente!"

Exceção quando é formatura. Molecada dos infernos que não baixa a porcaria dos links kkkkkkk

No contrato já escrevo, "Taxa de reenvio de link R$ 400,00"

Eu meio que acostumei, por conta dos filmes de 36 quadros, a trocar o material sempre. Tinha um ritual todo específico naquela época.
Hoje, troco o cartão, faço making of + entradas/início cerimônia com um, restante cerimônia + início festa, e depois troco novamente.
Não que eu vá tirar tudo isso de foto. Mas penso que se algum cartão der zica, menos foto perdida, menos gasto pra recuperar, etc.
Esses malucos de recuperação, quando ouvem: "São as fotos de um casamento inteiro nesse cartão", já querem arrancar o couro.

Olha, dificilmente o cliente vai processar por conta de ensaio. 99% dos casos há uma forma de compensar.
O mais difícil, gestante, você pode tentar compensar oferecendo um new born, um acompanhamento, até mesmo dar a cobertura do niver de um aninho, em caso extremo.
Importante é demonstrar boa fé e responsabilidde. Um cartão corrompido, por exemplo, é diferente de "formatei sem querer".

Se for ensaio aleatório, aí é só pagar outra make, e boa. Caso extremo, paga uma locação mais bonita, dá um albinho, e vrau.
Raiva passa na hora, rsrsrs.

Sempre a disposição!  :ok:

Vou te dizer, acho até que os photographers diminuíram um pouco com a pandemia.
Aquele moleque que só fazia ensaio de Rebel e cinquentinha, teve que se virar, e muitos acabaram vendendo equipamento, pra fazer outra coisa.
Aquela mocinha que só fazia parto/acompanhamento/1 aninho, ficou sem serviço, aí teve que se virar também.

Muita gente acabou vendendo as tralhas pra poder comer. Foda.

Teve muita gente quebrando de um jeito inimaginável na pandemia. Galera que não tinha algum lastro financeiro, se lascou. Amigos meus foram fazer diária de chapa, servente, pra poder entrar algum em casa.

Eu, graças ao bom Deus, me mantive sem quebrar, sem ter que vender nada...

Um fator importantíssimo, que quase ninguém deu importância: as noivas, em casa à toa, desandaram a escolher foto, rsrsrs.
Gastei em abril, maio e junho de 2020, quase igual a 2021 inteiro com encadernação. Sabe aquele monte de álbum atrasado, que a noiva não escolhe nunca, e a gente fica brigando? Os meus acabaram  :D :D

E muitos colegas não tinham essa grana. Como trabalhavam girando o dinheiro, quando parou de entrar, ferrou tudo.

Até já fica a dica para os novatos: abra uma conta, num desses banquinhos digitais mesmo, pra guardar o dinheiro das despesas.
Por exemplo: Vai fazer um casamento de 3000,00, e vai ter 1200,00 de despesa, quando cair o PIX, já joga a despesa nessa conta.

"Ainn Mike, mas o cliente vai pagar parcelado! O que eu faço?"

Calcule o percentual que a despesa tem sobre o valor total, e jogue nessa conta. No meu exemplo, 1200 dá 40% dos 3000,00.
Se o cara te der 1000 reais por mês, guarde 400. Se ele pagar em 10 vezes, guarde os 40% a cada parcela.
Aí no dia do evento, você tem grana pra abastecer o carro, tem pra pagar o freela/assistente, etc.

No meu caso, quando veio a pandemia, tinha dinheiro pra pegar monte de álbum de uma vez na encadernadora, sem ter que me descabelar, nem tirar dinheiro do meu bolso... 😅😅

Quando a pandemia começou eu tinha uma grana guardada que iria usar para trocar a minha BMW por uma zero quilômetro.
O volume de impressão disparou de uma maneira tão grande que gastei essa grana ao longo de 2020 e 2021 praticamente só com a gráfica em São Paulo.
Por sorte tinha uma reserva grande para passar por aqueles tempos difíceis.
Honrei todos os compromissos, inclusive algumas rescisões e o carro que eu queria que naquela época custava 179k hoje custa 330k :shock:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2022, 13:47:23
que espirito de porco esse cliente huahauahu graças a Deus nunca tive incomodação assim, na justiça.

Minha rotina é parecida, sempre equipamentos duplicados, esses dias a minha 24-70 deu pau e segui o jogo, tinha 15, 50, 85, 80-200... num outro evento menor minha D4 deu um erro bizarro e não clicava mais, logo no inicio, tinha a D610 e a D750... sempre tem que finalizar! Hoje eventos como casamento clico em RAW só a festa mesmo e momento de luz mais difícil... clico em dois cartões duplicados, casamento direto pra casa, mac mini ligado num hd de 1tb e num de 8tb, duplicado tudo. Depois de selecionado e entregue, mantenho o bruto mais uns seis meses depois lixo, o backup final dos arquivos tratados ficam nos dois hds duplicados e no meu iCloud drive também

Tem gente que é assim, gasta demais no casamento, e depois sai tentando a sorte, processando todo mundo pra ver se consegue algum.

Mas fazer o que, né. Infelizmente eu dei brecha.

Cara eu nunca tive problemas com clientes; pra não dizer apenas uma vez uma guria que eu fiz o ensaio ficava me pentelhando dia e noite no Zap pra enviar as fotos pra ela. E por contrato tinha 7 dias pra entregar o digital e 15 dias o álbum. No final ela adorou as fotos, mas fui curto e ao ponto com ela: estou no meu tempo, conforme o contrato kkkk

Agora eu trabalho com fotografia esportiva pra duas empresas daqui de SPO e preciso entregar as fotos no mesmo dia. Então as fotos são em JPG mesmo, com um leve tapa no notebook que já subo online quase que de imediato. Felizmente uso sempre backup de tudo (duas cãmeras, duas lentes, 4 cartões) e nunca tive problemas felizmente.

Cliente chato eu já nem contabilizo mais kkkkkkk

As noivinhas, em vez de passar o domingo transando, ficam me perturbando pedindo prévia  :hysterical: :hysterical:

Quando a pandemia começou eu tinha uma grana guardada que iria usar para trocar a minha BMW por uma zero quilômetro.

BMW


Brincadeiras à parte, tenho certeza que é merecedor, amigo. Foi só pra zuar, rs.


O volume de impressão disparou de uma maneira tão grande que gastei essa grana ao longo de 2020 e 2021 praticamente só com a gráfica em São Paulo.
Por sorte tinha uma reserva grande para passar por aqueles tempos difíceis.

As noivas ficando à toa em casa, sobrou para nós, rsrsrs.
Eu gastei bastante também. Como você, felizmente eu tinha um dinheirinho guardado pra poder viver.
Alguns amigos sucumbiram à crise. Deu dó. Fulano vendendo equipamento bom, por preço de banana, vendendo carro, foi triste.


Honrei todos os compromissos, inclusive algumas rescisões e o carro que eu queria que naquela época custava 179k hoje custa 330k :shock:

Preço dos carros deu uma enlouquecida, né?
Eu tava pensando em trocar o meu velhinho, mas vou deixar quietinho mais um tempo. Ainda mais com o governo que vem por aí.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 18 de Novembro de 2022, 14:36:13
Quando a pandemia começou eu tinha uma grana guardada que iria usar para trocar a minha BMW por uma zero quilômetro.
O volume de impressão disparou de uma maneira tão grande que gastei essa grana ao longo de 2020 e 2021 praticamente só com a gráfica em São Paulo.
Por sorte tinha uma reserva grande para passar por aqueles tempos difíceis.
Honrei todos os compromissos, inclusive algumas rescisões e o carro que eu queria que naquela época custava 179k hoje custa 330k :shock:
Deve ser a 320i Sport GP 2023  :assobi:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #36 Online: 18 de Novembro de 2022, 16:06:20
Deve ser a 320i Sport GP 2023  :assobi:


Essa mesmo. :ok:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia