Autor Tópico: A Tromba do Elefante  (Lida 3165 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 25 de Julho de 2022, 21:17:41
A Nebulosa da Tromba do Elefante é um aglomerado de gás ionizado e poeira estelar, contendo ainda várias estrelas jovens (de até cerca de 100 mil anos!), localizado a cerca de 2400 anos-luz da Terra.

Foram (até agora, pois vai ter mais) 33 quadros de 5 minutos cada (2,75 horas), usando um conjunto ótico equivalente a 600mm f/3 e filtro de dupla banda estreita H-alfa e O-iii. Empilhei com Deep Sky Stacker e editei com Affinity Photo, Starnet++ e Topaz Denoise. Ainda estou aprendendo a usar o Pixinsight, então em breve teremos novidades no processamento de imagem, neste mesmo tópico.

Como sempre, clicando na imagem é possível ver em tamanho maior.



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2022, 07:13:13
muito bom, como sempre  :clap: :clap: :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2022, 13:13:45
muito bom, como sempre  :clap: :clap: :clap:

Obrigado! Vai ter "atualização" em breve, porque há um círculo escuro no centro da foto, que foi causado por um erro que cometi nos quadros de calibração. Já tenho uma imagem empilhada sem esse erro, e com mais 2 horas. Já tem mais detalhe e menos ruído, mas a meta é conseguir mais umas 4 horas hoje. Aí eu passo pra outro assunto, que estou fotografando em paralelo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2022, 14:54:52
que legal Felipe, show  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297