Autor Tópico: A Tromba do Elefante  (Lida 3165 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 25 de Julho de 2022, 21:17:41
A Nebulosa da Tromba do Elefante é um aglomerado de gás ionizado e poeira estelar, contendo ainda várias estrelas jovens (de até cerca de 100 mil anos!), localizado a cerca de 2400 anos-luz da Terra.

Foram (até agora, pois vai ter mais) 33 quadros de 5 minutos cada (2,75 horas), usando um conjunto ótico equivalente a 600mm f/3 e filtro de dupla banda estreita H-alfa e O-iii. Empilhei com Deep Sky Stacker e editei com Affinity Photo, Starnet++ e Topaz Denoise. Ainda estou aprendendo a usar o Pixinsight, então em breve teremos novidades no processamento de imagem, neste mesmo tópico.

Como sempre, clicando na imagem é possível ver em tamanho maior.



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2022, 07:13:13
muito bom, como sempre  :clap: :clap: :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2022, 13:13:45
muito bom, como sempre  :clap: :clap: :clap:

Obrigado! Vai ter "atualização" em breve, porque há um círculo escuro no centro da foto, que foi causado por um erro que cometi nos quadros de calibração. Já tenho uma imagem empilhada sem esse erro, e com mais 2 horas. Já tem mais detalhe e menos ruído, mas a meta é conseguir mais umas 4 horas hoje. Aí eu passo pra outro assunto, que estou fotografando em paralelo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2022, 14:54:52
que legal Felipe, show  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2022, 16:07:37
Gostei, parabéns!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2022, 08:08:56
Bem legal Felipe, melhorando cada vez mais  :ok:


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2022, 08:14:35
 :clap: :clap: :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2022, 15:20:06
Avisei que este tópico teria algumas novidades...

Primeiro, adicionei duas horas de exposição, agora com total de 5,75 horas. É bem visível o aumento de detalhe na nebulosidade.
Segundo, corrigi a sombra escura no centro da imagem usando novos quadros de calibração da leitura de sensor (bias).
Terceiro, editei a nebulosidade e as estrelas em processos diferentes, depois juntei na edição final.

O próximo passo vai ser processar os elementos presentes (H-alfa e Oiii) de forma a salientar a diferença entre os dois elementos. Tô chegando lá!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2022, 15:55:45
Cara é simplesmente espetacular e belíssimo . Fico imaginando o dia que puderemos usar tecnologias já existentes como do Dr. Keepe e dr. Keshe para fazer viagens espaciais . Creio que seja questão de tempo, literalmente. Foto nota 10 meu amigo, dispensa mais comentários!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2022, 01:43:49
Ufa, finalmente, depois de alguma quebração de cabeça, fiz com uma paleta SHO (Enxofre II, Hidrogênio alfa, Oxigênio III) postiça, com base nas intensidades e leves variações de tom vermelho e azul presentes na foto original. Vale lembrar que o espectro do S-II já é entrando no IR a 672 nm, o H-a está em 656 nm, e o OIII em 501 nm. Essa cor postiça salienta com mais clareza as proporções de cada elemento na foto. O H-a ficou laranja, o S-II ficou amarelo, e o OIII, azul. Acho que agora posso encerrar este projeto.  ;)


« Última modificação: 20 de Outubro de 2022, 13:18:41 por felipemendes »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2022, 10:58:46
sensacional!!! :clap: :clap:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2022, 12:04:24
Ufa, finalmente, depois de alguma quebração de cabeça, fiz com uma paleta SHO (Enxofre II, Hidrogênio alfa, Oxigênio III) postiça, com base nas intensidades e leves variações de tom vermelho e azul presentes na foto original. Vale lembrar que o espectro do S-II já é entrando no IR a 672 nm, o H-a está em 656 nm, e o OIII em 501 nm. Essa cor postiça salienta com mais clareza as proporções de cada elemento na foto. O H-a ficou laranja, o S-II ficou amarelo, e o OIII, azul. Acho que agora posso encerrar este projeto.  ;)



é uma foto pra cada frequência e depois combina elas?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2022, 12:48:16
é uma foto pra cada frequência e depois combina elas?

Se eu tivesse fotografado em monocromo, teria sido exatamente assim. No caso, fotografei com uma câmera colorida e filtro dupla banda estreita:


Então tudo o que aparece na imagem é ou azul-esverdeado (pico em 501 nm) ou vermelho (pico em 656 nm). Note que, pelo espectro do filtro, até o S-II já é barrado. A edição simplesmente mostra mais azul onde tem azul, uma vez que o vermelho "ganha" do azul em toda a imagem original.
« Última modificação: 28 de Julho de 2022, 12:55:20 por felipemendes »


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2022, 17:57:27
Espetáculo  :clap:
Vejo uma imagem desta e me lembro de um livro de registros do Hubble, da Taschen, que tenho em casa. Em termos de belezura de imagem, não vejo mta diferença
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2022, 19:21:17
Espetáculo  :clap:
Vejo uma imagem desta e me lembro de um livro de registros do Hubble, da Taschen, que tenho em casa. Em termos de belezura de imagem, não vejo mta diferença

Obrigado! Tenho o "Hubble - Legacy Edition" na mesinha de centro aqui em casa. A paleta de cores SHO é usada pelo Hubble, então as imagens vão ter mais ou menos o mesmo aspecto. Mas no meu caso, como só capturei H e O, um artifício matemático usado é uma equação pra encontrar um S relativamente harmônico na cena.

Por falar nisso, os dados das fotos do James Webb ficam disponíveis pra qualquer um baixar e processar.

https://www.astroexploring.com/blog/how-to-download-raw-data-from-the-james-webb-space-telescope-in-windows