Autor Tópico: Medio formato..qual o melhor?  (Lida 8007 vezes)

Marcelo K Motozono

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Online: 04 de Março de 2007, 18:54:17
Oi Galera

venho pedir ajuda de vcs:

eu estou querendo comprar uma medio formato e onde moro tem tudo...usado ..novo..e tal...alguns com preço em conta..outros caro pra caramba! o maior receio e comprar uma medio formato que não tenha assistencia tecnica no brasil, peças de reposição e que a empresa não esteja falindo....não queria comprar algo que no brasil teria dificuldade em conseguir suporte tecnico..qual seria a melhor opção?

caso alguem da comunidade use medio formato por favor me de uma ajuda para nao fazer uma compra equivocada...e fico grato peça ajuda!

abraço! :thmbup:
« Última modificação: 04 de Março de 2007, 19:08:45 por Marcelo K Motozono »


joseazevedo

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Resposta #1 Online: 04 de Março de 2007, 21:41:20
Marcelo,

pra me aventurar por essas praias sem gastar muito, mas com uma máquina competente, a minha escolha foi a seguinte:

- Rolleiflex 3.5F com lente Carl Zeiss Planar 75mm 3.5

Como meu scanner de filme é para 35mm, teria problemas para escanear os cromos. Por isso, fui atrás de uma Rolleiflex que possuísse um acessório chamado Rolleikin, que permite o uso de filmes 35mm nela.

Encontrei uma, no Mercado Livre, de um cara de Vitória da Conquista no interior da Bahia. Ele devia ser o fotógrafo local por lá. A máquina parecia meio surradinha pelas fotos, mas ele me garantiu que estava tudo funcionando. Fechei o negócio por... R$ 300,00 incluindo o frete.

Chegando aqui, vi que a lente apresentava alguns fungos, dois de seus elementos pareciam estar descolando, as velocidades não batiam e ela estava bem sujinha. Desespero? Nenhum! O negócio foi bom mesmo. Por ser uma máquina mecânica, qualquer oficina de assistência a máquinas fotográficas de respeito faz a sua manutenção facilmente. É curioso, até, quando se chega com uma máquina dessas. As pessoas te olham com outros olhos.

A limpeza, lubrificação e calibragem da máquina ficou em R$ 140,00.

A máquina é sensacional, uma delícia de se usar, prática, não ocupa espaço (acabei usando-a mais que minhas 35mm!). Depois que você se acostuma com a sua ergonomia, tudo se torna natural, fácil de se encontrar sem mesmo tirar os olhos do visor, que é um show. O foco é preciso, macio. O flash sincroniza em qualquer velocidade.

E a Planar. Rapaz... QUE LENTE!!! A resolução dela é IMPRESSIONANTE!!! O desfoque, maravilhoso. Confira nesses exemplos feitos com ela (o tamanho reduzido não faz justiça aos detalhes que ela capta):

http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1232279
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1245591
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1068819
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1063013

A minha foi produzida em 1951 ou 1959, já nem lembro, mas foi por aí de acordo com seu número de série. Eu sou de 1964. Como disse, uso-a para 35mm. Fiquei IMPRESSIONADO com a qualidade da sua lente. Imagino que em 6x6 ela seja ainda mais fantástica.

Não sou profissional e acho que, especialmente pelo valor investido, dificilmente uma outra máquina de médio formato seria capaz de oferecer um benefício tão grande pelo seu custo.

No seu lugar, procuraria uma igual, pegaria uma emprestado com um amigo e veria o quanto gosto do formato. Se você achar que é o formato da sua vida, e quiser tirar a prova dos milhares de reais, só então partiria para uma Hasselblad ou Mamiya.

O melhor da Rolleiflex é que ela é uma câmera completa, que não troca lentes, não tem milhares de acessórios tentadores. É só você, sua visão e o filme. Isso exige mais do fotógrafo com relação a enquandramento mas, em compensação, corta aquele desejo de se ficar gastando com coisas que nem sempre melhoram a sua fotografia.

Outra opção interessante para quem está acostumado a 35mm é a Pentax 6x7. Ela parece uma 35mm mecânica turbinada. O Duran usa essa máquina muito. As lentes são muito boas.

Hasselblad é Hasselblad. Ótica e mecânicas perfeitas, precisas, mas caras... Muitos comparam a qualidade de suas lentes com as da Rolleiflex. A discussão é a mesma que Nikon x Canon... E a Zeiss faz lentes para as duas.

Todas essas são mecânicas, o que significa uma manutenção fácil (a menos que uma peça chave e rara quebre). Eu fugiria das eletrônicas pois um circuito eletrônico de dez anos atrás já não deve ser fácil de achar.

Ah, com qualquer uma delas você vai precisar de um fotômetro de mão. No meu caso, comprei um Minolta Autometer IV F.

Abraços e boa sorte,

José Azevedo


Francisco

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Resposta #2 Online: 04 de Março de 2007, 22:18:02
Legal... pelo que tenho visto no Mercado Livre, qualquer objetiva para médio formato da Pentax está em torno de R$1000,00 a 2000,00. Pelo jeito vc fez um ótimo negócio.

A única dúvida que tenho é: qual a vantagem em se usar filme 35mm numa médio formato? Uma câmera 35mm com uma boa ótica não daria os mesmos resultados?

Abraço
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


kuk

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Resposta #3 Online: 04 de Março de 2007, 23:07:14
Eu fui de Mamiya C330. Meio grandalhona, mas a qualidade é excepcional. Assemelha-se às Rolleiflex, porém possui Llentes intercambiáveis, além de um fole que permite um super-macro de dar inveja ... ainda mais considerando o tamanho do filme.


 
Pedro Kok
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joseazevedo

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Resposta #4 Online: 05 de Março de 2007, 01:25:34
Citar
"qual a vantagem em se usar filme 35mm numa médio formato? Uma câmera 35mm com uma boa ótica não daria os mesmos resultados?"
Oi Francisco,

em primeiro lugar, meu scanner de filme é 35mm. Pra mim essa é a razão principal, já que aí eu tenho controle total sobre a imagem. E o investimento que fiz no scanner continua valendo. Não faria sentido ter um scanner 35mm e ter que escanear imagens fora pelo formato diferente.

Depois, eu revelo em qualquer canto, quando estou usando negativos. Para cromos eu ainda vou a determinados laboratórios. Mas pra 6x6 não há quem revele negativos em 1 hora num shopping, por exemplo.

Economia de tempo e dinheiro. Iria revelar negativos, pedir um contato, examinar com lupa, pedir uma ampliação ou para digitalizar num tamanho X a 300 DPI. Pra cromos, o trabalho seria mais ou menos o mesmo. Tudo isso vai somando um pouco aqui, um pouco ali, mais o dinheiro do estacionamento...

Por fim, a qualidade da imagem é a mesma (35 x 6x6). A imagem formada pela lente não depende do formato, mas da lente. Só que, ao se usar filme 35mm, como no caso do fator de crop das digitais, você só está usando a parte central da lente, justamente aquela com melhor qualidade.

E tem o charme de se usar uma Rolleiflex, fazer as coisas mais devagar, entender a imagem invertida no visor. É um exercício, uma experiência diferente fotografar assim.

O Rolleikin é um acessório. Caso um dia invista num scanner de médio formato, basta retirar o acessório quando quiser usar filmes 120.

Meu equipamento 35mm é Nikon. Tenho seis lentes Nikkor, mas duas lentes são realmente diferenciadas em termos de qualidade - 180/2.8 ED AIS e 85/1.4D AF. Ambas são impressionantes, realmente num nível superior. As imagens da 85mm particularmente parecem, por sua resolução, contraste, cor e, especialmente, seu bokeh, terem sido feitas em médio formato, MESMO A 1.4! É a melhor lente que já usei até hoje. Confira nos links abaixo:

Abertura 1.4 - http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1257603
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1252493
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=1243235
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=857190
http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=758152

Infelizmente a redução de tamanho, tanto das imagens da Nikkor quanto da Zeiss prejudicam os detalhes.

A Carl Zeiss 75/3.5 Planar da Rolleiflex me impressionou MUITO pela sua definição de detalhes, sua resolução. E é uma lente com mais de 4 décadas!

Nunca estudei ótica, mas uma vez, quando estava me decidindo pela compra, fui parar num site que comparava (usando valores de MTF) as Planar da Rollei com as da Hasselblad e, para referência, mencionava os de algumas 35mm. Os valores das lentes de médio formato eram sempre superiores.

Na prática acho que é como você usar uma lente Nikkor, uma Sigma ou uma Tamron. Cada uma tem suas características próprias de desfoque, contraste, resolução, etc. No caso da Zeiss Planar da Rolleiflex, acho que ela dá um clima único nas fotos. Mas isso pode ser fruto dos meus olhos :-)

Abraço,

José Azevedo


Marcelo K Motozono

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Resposta #5 Online: 05 de Março de 2007, 08:35:13
oi galera..

nossa..quanta informação..estou aprendendo muito aqui..e ficando cada vez mais em duvida..o problema e que aqui no japão as câmeras mais antigas estao ficando mais caras...meio como raridade...mas vou pesquisar e ler mais as dicas...


nas minhas andanças na net reparei a semelhança entre esse modelo da FUJI com a Hassel..mas e agora que camera é essa?

http://fujifilm.jp/personal/filmcamera/med...45af/index.html

é bem parecida com a Hassel...não é?


pois e os modelos mais recentes da mamiya e pentax são os de melhores preços....a hessel é meio cara...rollei tem pouca oferta...

meu pai tem uma mamiya C330...igual do Kuk...mas esta deteriorada...tem conserto claro..mas aqui no japao o conserto dela ficaria meio caro...por ser antiga..os modelos de AF são os mais comuns....mas eu ouvi falar que a mamiya faliu?? é verdade?

abraço!


Marcelo K Motozono

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Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 09:11:11
oi galera

alguem aqui ja usou back digital?? sera que justifica o investimento?

abraço!


Thiago Sigrist

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Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 13:38:05
Oi Marcelo!

A Hasselblad série H (645) é essa Fuji GX645AF, que é vendida como Hasselblad fora do Japão... mas é uma câmera feita pela Fuji, inclusive as lentes da Hasselblad H são todas Fuji, motivo que fez muita gente torcer o nariz e continuar na Hassel 6x6 (série V), por causa das lentes Carl Zeiss. Mas as lentes Fuji são muito boas mesmo, até onde sei. É boa compra, o sistema é ótimo e está com boa adoção por profissionais, mas é CARO...

E, pelo que sei da Mamiya, ela anda bem mal das pernas, não sei se faliu mesmo, mas tá bem mal. Então eu não compraria uma Mamiya MF, apesar de parecer um sistema bem legal, com boas câmeras e lentes.

Pentax MF já é diferente, as câmeras não aceitam back digital (nem a 645, nem a 67), então tem que ser no filme mesmo. Pelo que vejo, tanto em 645 como 6x7, a Pentax é quem tem os menores preços e a qualidade é ótima, principalmente das lentes. Mas fica restrito ao filme, a menos que se espere pelo lançamento da 645D, que aparentemente será no fim do ano.

No geral, pensando em um sistema de câmeras pra mim, eu não compraria MF, porque é muito caro (em filme já é caro, digital então é ABSURDAMENTE caro) e não se encaixa no meu perfil de fotografia, que é usar as câmeras na mão, pra fotografar gente, cenas etc. Já não é muito fácil conseguir uma foto nítida a 10MP com uma DSLR, nessas condições, então imagina com uma MF, por exemplo com o back de 39MP! Sem chance! É pra usar com tripé, em estúdio etc, porque não tem ISO 1600 no back digital (eles vão até 400 no modelo de 39MP, 800 nos de 31) e as lentes de MF são mais escuras do que as equivalentes 35mm.

Então, eu não compraria... Mas se você está a fim de fazer trabalhos em estúdio, ou então paisagens e afins, acho que pode ir fundo sim que é o máximo de qualidade que se tem no momento com a captura digital, duro mesmo são os precinhos da ordem de 30 mil dólares em um back... Dá pra comprar um carrão ou pagar uma parte substancial de uma casa ou apartamento razoáveis... então é coisa pra se pensar! :D

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


joseazevedo

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Resposta #8 Online: 06 de Março de 2007, 18:07:37
Marcelo,

como você pode ver, as cifras chegam nas estrelas rapidinho.

Eu acho que você deve ponderar tudo antes, fazer um investimento inicial baixo na medida do possível. Pra isso, é importante considerar que tipo de foto você faz também. Por exemplo, se é moda com ação, uma Pentax 67 com uma 165/2.8 faz muito mais sentido que uma Hasselblad. Se é moda em estúdio, a Hassel já leva a melhor.

Já que você está no Japão, eu procuraria uma Hassel ou uma Pentax USADA e BARATA. O importante é que ela esteja funcionando bem, esqueça a cosmética. O importante é a mecânica da máquina. Eu investiria num scanner Nikon 8000 ou 9000. Ele vai te dar uma qualidade melhor do que qualquer digital no mercado (desde que você saiba escanear, claro). Dê uma olhada neste artigo: http://www.kenrockwell.com/tech/filmdig.htm#examples

Comprou a usada baratinha? Fotografe, fotografe, fotografe e depois fotografe mais ainda.

Depois disso, caso você ache que foi feito pra médio formato, já vai ter o mínimo de experiência para saber do que REALMENTE precisa. Compre o que precisa e guarde o resto pra gastar na vida ;-)

Caso você decida ser profissional, sempre vai poder alugar o que precisar para um job, principalmente aí fora - no Brasil dá, mas nem sempre você vai encontrar o back digital de milhares de dólares.

Não adianta comprar uma Ferrari e tomar pau de Golf. Primeiro é preciso aprender a dirigir. Não pule etapas, Marcelo, vai com calma, pense com o bolso :-)

Abraços,

José Azevedo


latreitel

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Resposta #9 Online: 07 de Março de 2007, 10:56:23
Marcelo, a ideia do Jose Azevedo é boa, mas vale lembrar que é importante e muitas vezes necessário mudar de lente.
Usei Mamyia 645 muito tempo mas vendí pois agora só uso digital.
Aliás tenho ainda um insert 120 e a obj 55 mm - f.2,8
De qualquer forma aconselho com lente cambiável. Mamyia, Pentax etc.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida adicional é só perguntar.
Luiz


Leo Terra

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Resposta #10 Online: 07 de Março de 2007, 15:50:31
Sou fã das Sinar e das Pentax, se tivesse que escolher ficaria entre uma delas, mas tem muita coisa boa no mundo das médio formato, acaba sendo uma coisa mais pessoal do que qualquer outra coisa.
Leo Terra

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