O comprador tem até 9 dias para devolver sem nenhuma explicação e até 30 dias para fazer uma reclamação e tentar devolver. É previsto no código consumidor esses 30 dias. Agora 32 dias nunca vi. Estranho ainda que não haja nenhuma opção ou algum tipo de disputa onde tenha um mediador.
Há alguns meses vendi uma lente por lá para um cara que entrou em contato por um anúncio do Facebook Marketing. Antes de enviar qualquer coisa (principalmente equipamentos usados) eu gravo vídeo com testes pra mostrar que está tudo funcionando. Gravo ainda o processo de embalagem, sem cortes, mostrando o número de série, etc.
Pois bem, depois de 13 dias o cara me chamou. E nem me chamou diretamente, primeiro jogou meio que uma indireta em um comentário sobre erro de câmera que eu fiz. Depois chamou e disse que a lente deu erro logo no segundo dia que chegou, porém ele só chamou 13 dias depois, fez ainda 2 trabalhos com ela.
Expliquei que a lente estava em perfeitas condições e que isso acontece. Me ofereci para pagar uma parte do serviço mesmo o prazo de 9 dias do ML tendo terminado. Minha esposa diz que esse foi o meu erro, porque (teoria dela) com isso ele achou que eu teria alguma culpa, que tinha enviado a lente já com defeito.
Já tinha combinado de pagar 500,00 como parte do serviço (veja, mesmo a lente tendo dado defeito na mão dele. Ele até tinha outra lente com o mesmo defeito lá. Sabe lá como ele usava).
Passou alguns dias chega o aviso do ML dizendo que o comprador queria devolver. Daí eu mandei para o ML todas as provas que tinha de que a lente estava OK antes de eu enviá-la (vídeos e fotos feitos com a lente antes de enviar, os testes gravados, o vídeo do processo de embalagem, tudo). E ainda disse que eu havia me colocado a disposição de pagar parte do serviço, mesmo não tendo culpa.
Um dia depois o ML retirou a queixa e disse que estava tudo bem, que era apenas pra prestar atenção e sempre conversar com os compradores ,etc.
Lógico que daí em diante eu nem paguei mais a parte do serviço e nem o cara teve coragem de falar comigo de novo.
Se eu fosse vc Fernando tentaria mesmo ligar pra lá.
Também já fui atendido por telefone. Funciona. Basta achar o número que eles resolvem até mais rápido do que no site. Agora fica a lição: ao vender sempre registre que está tudo ok com o equipamento, o número de série, o processo de embalagem, etc. É um saco, mas é garantia contra má fé.