Autor Tópico: Comprador quer devolver produto usado no ML depois de mais de um mês, pode isso?  (Lida 2238 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Nossa, fiquei surpreso da última vez que usei Olx Pay. Foi muito tranquilo. Se for vender o repasse do dinheiro é mais rápido que o ML (no ML são 7 ou 9 dias após a pessoa receber a encomenda. No Olx a pessoa recebe e no outro dia já liberam.
Eu ainda tive um problema na transferência do dinheiro para minha conta corrente: não conseguia transferir. Pedi ajuda e foi outra surpresa, atendimento excelente. Mandaram e-mails mais de uma vez por dia. Liguei e o atendimento pelo telefone também foi ótimo. A moça me explicou que foi porque era minha primeira venda e eles têm um sistema de proteção.
Tenho visto muita gente preferindo vender por lá.
:ok:
Bom saber.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Estou esperando um relato de quem tomou o golpe da devolução no olx pra saber como eles agem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Também tenho a mesma opinião do Adriano. Comissão justa que não esfola (10%), facilidade de entrega igual do ML (etiqueta pré paga), pagamento em 48h ou menos depois que o comprador recebe.

Ainda não tive problema nem conheci que teve com devolução. De toda forma eu sempre fotografo e filmo antes de enviar.

Única coisa chata deles é que a transferência não é pix, demora 1 ou 2 DU pra cair.

Outra coisa ruim é o sistema de busca que é meio limitado.

Por outro lado de vez em quando rola promoção com cupom de desconto.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Eu já cansei de pedir para pessoas que estavam anunciando no Olx, para ativar e vender pelo OlxPay e ninguém quis.
Uns aceitaram vender pelo ML daí...

O grande problema que a Olx é conhecida pelos reis dos golpes, então fica difícil. Ainda prefiro o ML.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem

O grande problema que a Olx é conhecida pelos reis dos golpes, então fica difícil. Ainda prefiro o ML.

Ontem mesmo pesquisei um produto na OLX e ao clicar no anúncio apareceu uma mensagem que o vendedor estava suspenso/bloqueado por suspeita de negociação fraudulenta ou algo assim.
pelo jeito a plataforma está atenta.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Se o prazo legal foi ultrapassado ninguém pode te obrigar a fazer nada. Artigo 5 da Constituição Federal.

Eu tentaria contato com o ML e ameaçaria de processo judicial.
Se não desse em nada, com certeza entraria com um processo pelo juizado especial cível e incluiria danos morais.

Claro que dependo do fator dor de cabeça, depende do valor do objeto, etc.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2022, 11:45:02 por AFShalders »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Eu não anuncio mais nada no ML por causa das políticas abusivas da plataforma.
Ano passado anunciei um notebook e vendi sem muitas dificuldades. Praticamente 18 dias após o recebimento, o comprador entrou em contato comigo alegando que o Macbook estava apresentando problemas no sistema operacional.
Ele mandou o produto de volta e estornei o valor, mas ao receber o notebook, voltou sujo, com marcas de gordura no teclado e ele havia mudado o sistema operacional da máquina. Entrei em contato com o ML e eles não fizeram nada para me ajudar, mesmo filmando o unboxing.
E para piorar eu tive que devolver o valor do frete que o comprador gastou (Sedex) de quase R$ 70.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Eu não anuncio mais nada no ML por causa das políticas abusivas da plataforma.
Ano passado anunciei um notebook e vendi sem muitas dificuldades. Praticamente 18 dias após o recebimento, o comprador entrou em contato comigo alegando que o Macbook estava apresentando problemas no sistema operacional.
Ele mandou o produto de volta e estornei o valor, mas ao receber o notebook, voltou sujo, com marcas de gordura no teclado e ele havia mudado o sistema operacional da máquina. Entrei em contato com o ML e eles não fizeram nada para me ajudar, mesmo filmando o unboxing.
E para piorar eu tive que devolver o valor do frete que o comprador gastou (Sedex) de quase R$ 70.

Putz, que foda. Já li relatos escabrosos também. Eu também trabalho com áudio e de vez em quando estou vendendo algo. Na parte de headphones eu fiquei surpreso quando os interessados vinham conversar sobre o fone e diziam "faz um desconto ai, eu não sou aqueles compradores que fazem a compra apenas para testar e devolvem, eu vou ficar". Depois soube que tem MUITA gente que faz isso.
Agora pior é devolver com marcas de uso, ou até danificado. Nesses casos infelizmente o ML realmente prioriza o comprador e não está nem ai para o vendedor.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Eu já cansei de pedir para pessoas que estavam anunciando no Olx, para ativar e vender pelo OlxPay e ninguém quis.
Uns aceitaram vender pelo ML daí...

O grande problema que a Olx é conhecida pelos reis dos golpes, então fica difícil. Ainda prefiro o ML.

Pois é, não sei o que acontece. Acho que existe um limite de valor para vender pelo Olx Pay. Por exemplo, quando anuncio coisas de 500, 600 reais, sempre tem a opção de Olx Pay. Agora quando anuncio lentes por exemplo, sequer aparece a opção de vender pelo Olx Pay. Dai eu combino com interessados de fazermos pelo ML mesmo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Pois é, não sei o que acontece. Acho que existe um limite de valor para vender pelo Olx Pay. Por exemplo, quando anuncio coisas de 500, 600 reais, sempre tem a opção de Olx Pay. Agora quando anuncio lentes por exemplo, sequer aparece a opção de vender pelo Olx Pay. Dai eu combino com interessados de fazermos pelo ML mesmo.

Já vendi lente de até 3 mil reais pelo. OLX Pay sem problemas... Minha 5d Mark 3 comprei via Olx Pay tbm... Ainda não usei para valores maiores que estes  :ponder:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Será esse o limite? Já anunciei câmera e lentes que custavam mais de 5, dai sequer apareceu a opção de Olx Pay.
Mas fico pensando, e as pessoas que vendem outras coisas mais caras que isso? Quer dizer, também nunca reparei valores mais altos vendidos pelo Olx Pay. Talvez envolva algum limite por conta de possíveis indenizações em caso de perda, roubo, extravio, golpe...será?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Me impressiona como o Olx funciona para vocês.

Sempre quando anunciei algo poucas pessoas entraram em contato, fora os golpistas querendo dar uma de espertinhos.
São golpistas ou querem de graça, um cara queria que eu levasse a câmera até ele sem pagar despesas de deslocamento (distância de 300km hahaha).



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
OLX pay com entrega tem exatamente os mesmo golpes do ML.......

Que eu lembre assim de mais exclusivo do OLX são os golpes envolvendo carro.
O que anuncia com preço baixo e pede uma entrada para segurar o carro e depois somem.
E o golpe que clonam um anuncio legitimo e colocam o comprador e o vendedor de verdade para se encontrarem, com uma desculpa que é um parente que vai mostrar o carro e não é pra falar de preço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Desfecho do caso:

Só apareceu para falar com a mediação do ML depois que eu postei alguma coisa no chat. O próprio atendente da plataforma que me explicou isso e funcionou certinho.

Aí enviei mensagem para o comprador dizendo que infelizmente já havia se passado o prazo e eu eu não poderia receber de volta.

Daí em seguida ativou para falar com um representante do ML (aqui aparece uma nova aba na janela de chat). Relatei o caso e no dia seguinte deram a devolutiva que essa reclamação não era contemplada pela política de compra garantida e encerraram a reclamação.

Para quem estava curioso qual era a lente, era uma EF-M Rockstar 10mm fisheye f8.
Gostava da lente, era bem pequena, o único porém era que tinha a abertura fixa e um pouco de vinheta. Tinha boa nitidez, e não era uma olho de peixe tão distorcida. Na M50, por ser manual, a câmera metralhava  acho que 11 fotos por segundo. Era boa pra usar em foto de corrida já que não precisava focar, não gastava energia da bateria e ativava a capacidade máxima de velocidade de disparos.

O cara que comprou parece que estava querendo uma lente pra filmar, provavelmente em local fechado. A câmera era uma M200. Daí eu deduzo que pela câmera e escolha de lente era amador. Possivelmente deve ter usado o modo automático e aí a câmera jogava o ISO lá pra 12800. Ambiente interno não tem jeito, tem que ligar bastante luz para compensar ISO.
Pior que se o cara for tentar arrumar uma UGA pra uma camerazinha asim vai morrer aí com no mínimo 2k.... sinceramente não me lembro nenhuma abaixo desse valor


OLX... bom lá, em 2019/20 eu lembro que anunciei algumas lentes e câmeras e não dava meia hora que tinha anunciado vinha golpista com conversinha. O papo era que queria dar para o sobrinho, ou que queria começar na fotografia e pedia pra anunciar no ML pq já tinha uma grana lá (como se não desse pra sacar o dinheiro do Mercado Pago né?), aí no começo eu até passava o link, aih eles em seguida diziam que não estavam conseguindo finalizar a compra pq precisava do email do vendedor (kkkk que nada ver), eu cheguei a passar, só que o email do ML é outro, aí logo chegava mensagem do mercadolivre@gmail (ou parecido com isso) dizendo: parabéns vc vendeu!

Chegava a ser irritante, tinha vez de 8 interessados no mesmo dia vir com essa conversinha.  Já cheguei até ser ríspido com interessado verdadeiro.

Faz tempo que não anuncio nada muito caro, embora a 50mm f1.4 eu anunciei por lá por R$1300.00 e nenhum golpista encheu o saco.

Pra saber se é golpe, basta abrir o perfil do interessado e ver se é conta nova, se vinculou com o Facebook, com email e celular. Se não tiver, é bem possível ser golpista.
Eu também não costumo deixar o meu telefone ativo lá, pq se deixar aparece uns figura chatão querendo zilhões de foto e pechinchando horrores. Depois se compra, dependendo do que é fica achando que vc tem que dar consultoria de como usar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Pra ele seria muito melhor a 10-18 pra filmar.
IS e f/4.5.
Até outro dia ainda achava por menos de 2k.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs