Autor Tópico: Dúvida - Balanço de Branco Customizado  (Lida 641 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 05 de Agosto de 2022, 21:36:01
Tem duas coisas ainda que não sei ao certo e gostaria de perguntar aos nobres colegas.

1) Quando tiro uma foto de um cartão cinzento, qual área que este cartão deve cobrir? Hoje fiz vídeo num lugar que era uma salada de cores, fundo verde, luz de tungstênio, luz de led, chão de madeira... Nunca sei se usando o cartãozinho pequeno se a câmera vai ser inteligente de encontrar o cartão e balancear por ele (usando a opção balanço de brancos customizado).

2)Afinal a câmera considera somente o cartão cinzento ou faz uma média geral? (tipo aquele comando do PS: Desfoque/Média)

Equipo EOS RP.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2022, 21:36:57 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2022, 21:43:54
É mais fácil testar, tira uma foto preenchendo o frame e outra só 50% com algo de cor pra atrapalhar o wb.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2022, 23:22:55
Tem duas coisas ainda que não sei ao certo e gostaria de perguntar aos nobres colegas.

1) Quando tiro uma foto de um cartão cinzento, qual área que este cartão deve cobrir? Hoje fiz vídeo num lugar que era uma salada de cores, fundo verde, luz de tungstênio, luz de led, chão de madeira... Nunca sei se usando o cartãozinho pequeno se a câmera vai ser inteligente de encontrar o cartão e balancear por ele (usando a opção balanço de brancos customizado).

2)Afinal a câmera considera somente o cartão cinzento ou faz uma média geral? (tipo aquele comando do PS: Desfoque/Média)

Equipo EOS RP.

Geralmente pra medir o balanço de branco personalizado com cartão cinza 18% , deixo o fotômetro da câmera no zero e pra medir o Kelvin do Balanço de branco, uso a fotometria pontual. Posso até estar enganado, mas já li em alguns fóruns que a leitura do balanço de branco é feito pelo sistema de fotometria da Câmera. Assim , vc colocaria o cartão cinza com o fotômetro pontual pra pegar apenas um ponto da captura em cinza 18%. Nos meus testes que já fiz com as câmeras da Canon, da Nikon e da Sony esse sistema foi bem preciso.

Outro detalhe muito importante é que uso isso para as fotos em RAW. Nas fotos em RAW, é possível na pós-produção colocar balanços de branco diferentes para cada "quadro" ou "parte" da sua foto. Já  Pra vídeos , fica um pouco mais difícil, pois o vídeo é um JPG compactado que não tem esse perfil .

Se você tem diversas fontes de luz de cores diferentes, o balanço de branco por cartão de cinza pode não ser o ideal. Eu , particularmente, prefiro setar em Kelvin direto na câmera e usar um perfil do tipo "Flat" que tenha o contraste mais baixo possível, pois na pós-produção fica mais fácil de acertar. Acredito que um valor entre 5000 a 5.600 Kelvin seja um ponto de equilíbrio perfeito quando se tem muitas luzes de diferentes cores num mesmo cenário. Leve em consideração que se você tem luzes amarela e azul ou verde e magenta na mesma cena, em vídeo , dificilmente você conseguirá equilibrar todas as luzes para o Kelvin correto, uma das cores não vai sair 100%


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2022, 08:03:40
Geralmente pra medir o balanço de branco personalizado com cartão cinza 18% , deixo o fotômetro da câmera no zero e pra medir o Kelvin do Balanço de branco, uso a fotometria pontual. Posso até estar enganado, mas já li em alguns fóruns que a leitura do balanço de branco é feito pelo sistema de fotometria da Câmera. Assim , vc colocaria o cartão cinza com o fotômetro pontual pra pegar apenas um ponto da captura em cinza 18%. Nos meus testes que já fiz com as câmeras da Canon, da Nikon e da Sony esse sistema foi bem preciso.

Outro detalhe muito importante é que uso isso para as fotos em RAW. Nas fotos em RAW, é possível na pós-produção colocar balanços de branco diferentes para cada "quadro" ou "parte" da sua foto. Já  Pra vídeos , fica um pouco mais difícil, pois o vídeo é um JPG compactado que não tem esse perfil .

Se você tem diversas fontes de luz de cores diferentes, o balanço de branco por cartão de cinza pode não ser o ideal. Eu , particularmente, prefiro setar em Kelvin direto na câmera e usar um perfil do tipo "Flat" que tenha o contraste mais baixo possível, pois na pós-produção fica mais fácil de acertar. Acredito que um valor entre 5000 a 5.600 Kelvin seja um ponto de equilíbrio perfeito quando se tem muitas luzes de diferentes cores num mesmo cenário. Leve em consideração que se você tem luzes amarela e azul ou verde e magenta na mesma cena, em vídeo , dificilmente você conseguirá equilibrar todas as luzes para o Kelvin correto, uma das cores não vai sair 100%
Pois é, eu também costumo sempre usar o balanço em kelvin.
Se por acaso não ficar muito legal algumas se ajusta o raw na pós e bola pra frente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2022, 11:24:16
é questão é que em vídeo não tem raw.
Também não sei se o Tint (verde/vermelho) pega no balanço automático ou se é só o azul/amarelo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2022, 22:33:41
é questão é que em vídeo não tem raw.
Também não sei se o Tint (verde/vermelho) pega no balanço automático ou se é só o azul/amarelo.

Tem pouco tempo que as fabricantes começaram a ofertar o recurso de vídeo em RAW (sem compressão) como a Canon R5 por exemplo. Se você está falando da RP ela não tem vídeo em RAW (que basicamente é um recurso de câmeras mais novas).  Algumas câmeras antigas da Canon dava pra habilitar a gravação de vídeo em Raw com o Magic Lantern, mas não sei dizer se há essa função.

Falando em vídeos sobre balanço de branco automático, as câmeras no geral conseguem pegar o balanço de branco entre verde / vermelho / azul / amarelo, mas acredito que não compensa mexer nesse aspecto e sim setar o balanço de branco apenas em Kelvin direto na configuração da câmera. Se você tem muita variação nas fontes de luzes da sua cena, raramente vai encontrar um balanço de branco 100% mesmo que a câmera tenha o recurso de  Raw em vídeo da câmera. Então eu desencaria e buscaria por em Kelvin mesmo. Se você colocar algo entre 5300 - 5.700 de Kelvin , terá um bom meio termo em Balanço de Branco da sua cena.