Autor Tópico: Ajuda - Desmontagem/montagem de lente 18-55 EFs  (Lida 502 vezes)

deoaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Online: 08 de Agosto de 2022, 15:21:02
Boa tarde! Pessoal, resolvi desmontar minha objetiva 18-55 efs pra limpeza e retirada de fungos, porem nao me atentei pra fazer uma marcação “milimétrica “ no ajuste dos parafusos que acertam o eixo do bloco de lentes… e ai me f*** . Nao tem quem faça a lente focar no auto foco pelo viewfinder. No foco pela tela ela foca normalmente. Alguem sabe como recalibrar esses parafusos?



"Suas primeiras 10 mil fotografias são as piores"
 Cartier-Bresson

-------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel t3i + 18-55mm Lens


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2022, 15:48:36
Olha eu já desmontei bastante lente quando comprava com problemas, arrumava e revendia. Sempre tem que estar atento com esses ajustes de posição. Quando for desmontar tens que marcar a posição dos parafusos, uma volta errada e muda o avanço do came.
Te digo que infelizmente não tem meio de calibrar isso em casa. Só assistência pra ter algum gabarito e tentar conseguir arrumar, mas pelo preço da lente, acho que só vai servir pra vender peças.

Outra lente que costuma dar esse problema são as EF 24-70, que rompem o flat e precisa desmontar quase inteira pra trocar, aí quando vai remontar precisa fazer esses ajustes aí.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2022, 15:59:54
Não sei como isso funciona em Canon, mas em Nikon só na bancada da oficina, com instrumentos de calibragem específicos, para acertar esse ponto agora.

Dê uma procurada no Google por Canon 18-55mm EFs Service Manual. Tudo que precisa saber estará lá, caso encontre.

Uma dica que lhe dou é jamais desmontar uma câmera ou lente sem ter em mãos o manual de serviço dela. Evita justamente esse tipo de problema.
E não se guie por esses tutoriais e vídeos no Youtube. A maioria das pessoas não tem a menor ideia do que está fazendo e vai descobrindo à medida em que rola a filmagem.

Abração e boa sorte.


« Última modificação: 08 de Agosto de 2022, 16:01:45 por Vinicius Lima »