Autor Tópico: Topaz Photo AI : novo software  (Lida 8828 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 12 de Agosto de 2022, 08:14:57
Topaz vai finalmente colocar os softwares  DeNoise AI, Sharpen AI, e Gigapixel AI em um único aplicativo e será chamado Topaz Photo AI.

https://photorumors.com/2022/08/11/new-topaz-photo-ai-app-coming-soon-and-how-to-get-it-for-free/

Lançamento oficial será no dia 22/09.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2022, 11:51:32
Pra ser honesto, sempre achei que o Denoise e o Sharpen produzem resultados bem parecidos, pelo menos no meu uso. Parece um pequeno ajuste da mesma rede neural. Não posso dizer nada sobre o Gigapixel, pois mal o uso.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2022, 01:09:23
Nos gringos eu sempre falei isso... que deveria ser um pacotão só, afinal tudo está atrelado...
Pensa, se for reduzir ruído, a imagem fica sem nitidez, logo, após essa redução se faz necessário aplicar nitidez.
De igual maneira, ampliar uma imagem nada mais é do que usar um processo de interpolação e em seguida aplicar nitidez... nitidez aumenta ruído, logo, é preciso aplicar algum filtro Denoise.
Antes tinha que ficar um um processo longo, abre num, salva, abre noutro, aprimora, etc., agora imagino que dará pra fazer tudo de uma vez.

Mas acho que é uma maneira deles cobrarem do pessoal, afinal quem compra o programa tem recebido as atualizações gratuitamente e já faz um tempo isso, diferente por exemplo da Skylum, que desenvolve o Luminar, Luminar AI e Luminar Neo, que não deixam de ser uma atualização que é cobrada dos mesmos programas. Todos são bem parecidos, mas pra cobrar mais, mudaram os nomes dos programas e adicionaram alguma função simples pra diferenciar.
Até o ano passado a Topaz  atualizava quase toda semana os programas.... eu mesmo não vencia manter atualizado rs. Agora desse ano pra cá tem sido mais demorado.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2022, 01:13:58 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2022, 08:58:29
Pelo menos o Gigapixel que é o único desses que já usei, já faz a nitidez e a remoção de ruido.
Não precisaria levar para os outros programas.

Eu acho que na pratica o Gigapixel já tem os DeNoise AI e Sharpen AI dentro dele. E vice versa.
Eles que limitavam a funcionalidades pela interface separada pra tentar lucrar mais.

Acho que sentiram o perigo do pureraw.
Eu mesmo não uso mais o Gigapixel depois dele, e nem uso mais o modulo de ruido e nitidez do LR.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2022, 07:18:58
Pelo menos o Gigapixel que é o único desses que já usei, já faz a nitidez e a remoção de ruido.
Não precisaria levar para os outros programas.

Eu acho que na pratica o Gigapixel já tem os DeNoise AI e Sharpen AI dentro dele. E vice versa.
Eles que limitavam a funcionalidades pela interface separada pra tentar lucrar mais.

Acho que sentiram o perigo do pureraw.
Eu mesmo não uso mais o Gigapixel depois dele, e nem uso mais o modulo de ruido e nitidez do LR.

Estou usando o trial do PureRaw, mas o software tem me agradado muito. Acho que vou ter q morrer com os 130 bidens.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2022, 11:19:13
Estou usando o trial do PureRaw, mas o software tem me agradado muito. Acho que vou ter q morrer com os 130 bidens.

Eu realmente não devo ter entendido esse programa. A mim não ajudou muito, talvez porque não cabe no meu fluxo de trabalho normal.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2022, 11:23:48
Eu realmente não devo ter entendido esse programa. A mim não ajudou muito, talvez porque não cabe no meu fluxo de trabalho normal.

Programa mais simples que já fizeram  :D

Abre os raws nele, clica num botão, fim.

Segue seu fluxo de trabalho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2022, 13:52:10
Programa mais simples que já fizeram  :D

Abre os raws nele, clica num botão, fim.

Segue seu fluxo de trabalho.

Meu fluxo de trabalho é um pouquinho mais complicado... Meus raws (fits) passam por um bocado de processamento antes de chegar na fase do denoise/sharpen.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2022, 20:34:33
Para quem possui o Image Quality Bundle acesse sua conta da Topaz e verifique se tem direito ao Photo AI gratuitamente.

Acabei de receber um email deles dizendo isso. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2022, 20:36:26
Visão rápida do software:


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2022, 20:48:04
Topaz Photo AI , imagens em RAW e Lightroom Classic

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2022, 21:18:15
Topaz Photo AI , imagens em RAW e Lightroom Classic

Parece bem mais legal que as versões separadas. Gostei, mas não vou comprar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2022, 14:45:08
Parece bem mais legal que as versões separadas. Gostei, mas não vou comprar.

Ah, que alegria! Consegui um cupom, e fui ver quanto ficaria com o tal cupom. Ao logar na página da Topaz, eu soube que eu sou elegível a ter o Topaz Photo sem pagar nada! Instalando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2022, 14:49:32
Ah, que alegria! Consegui um cupom, e fui ver quanto ficaria com o tal cupom. Ao logar na página da Topaz, eu soube que eu sou elegível a ter o Topaz Photo sem pagar nada! Instalando.

Você tinha todos os outros?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2022, 15:15:43
Você tinha todos os outros?

Sim, comprei o conjunto uns meses atrás.

Já testei. Cada ferramenta perdeu um pouco de controle: agora cada uma delas só tem a força de cada ajuste. Se usar duas ferramentas de uma vez, dá um resultado bem forçado:



Mas gostei do Autopilot. economiza um bom tempo criando máscaras.