Autor Tópico: Foco Inteligente (Canon R5, R6 e R7)  (Lida 9300 vezes)

rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2022, 13:34:31
Rodrigo, você pode deixar registrado aqui a versão de firmware da R6 e da lente Sigma 150-600 C?

Só para melhorar a quantidade de informação sobre o assunto. :ok:

A versão da lente Sigma não vou poder ver agora pois não estou em casa, mas é a última versão, pois atualizei a pouco tempo.

Quanto ao Firmware da R6 estou usando a versão 1.5.2. Saiu a versão 1.6.0 mas nada informa sobre melhorias nessa categoria.... porém irei atualizar nos próximos dias
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2022, 13:38:05
Aproveitando, Rodrigo, pode me falar em qual pagina do Manual da R6 está a nota que você cita no primeiro post desse tópico? Gostaria de ler.

E qual o idioma do manual que está usando?

:ok:

Manual em português direto do site da Canon - página 279.

Eles mencionaram essa nota como informativo sobre o problema, mas que nada tem haver uma coisa com a outra.....
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2022, 13:39:54
Vc já reclamou com a Canon??? Já pensou em processar a empresa e obter alguma compensação com seus argumentos???

Se vc esta "indignado" o melhor caminho é esse. Pelas suas palavras acho que vc esta mesmo super "indignado" com a situação. Consulte um advogado e veja as possibilidades.

Estou pensando nisso mas estou aqui no maior canal sobre fotografia a fim de encontrar pessoas com o mesmo problema que eu e discutir o assunto
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.803
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
"
Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2022, 15:10:19
Manual em português direto do site da Canon - página 279.

Eles mencionaram essa nota como informativo sobre o problema, mas que nada tem haver uma coisa com a outra.....

Eu entrei em contato com a Canon, e eles me informaram uma nota do manual e alegaram que as minhas lentes são antigas e que o motor de foco delas é lento e por isso o sistema de foco inteligente não funcionaria. A nota do manual que foi usada para justificar o problema que estou relatando foi essa:

Com objetivas EF, a predefinição da focagem durante o disparo só está disponível quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com esta função, lançadas durante e após o segundo semestre de 2011.

Vamos analisar o que está escrito:

-- Em primeiro lugar a nota menciona lentes EF. Não especifica marca de lentes EF.

-- Em segundo lugar, a nota informa que se as predefinições de focagem SÓ ESTÁ DISPONÍVEL quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com essa função. Todas as predefinições de focagem funcionam e estão disponíveis com todas as lentes que possuo e que foram testadas. A afirmação é que se você não tiver SUPER teleobjetivas, isso está em ênfase entre parênteses no manual, você não terá pré-definição de focagem durante o disparo o que não procede !!!!!

:ponder:

O que essa nota diz é sobre o uso do recurso disponível pela chave "focus preset" (predefinição da focagem) que está disponível apenas em lentes super tele. O que não tem nada a ver com os métodos de AF e sua relação ao fenômeno de "pulsing".

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.803
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2022, 15:20:35
Vcs lembram que a comunicação no mount RF é diferente??? Tem mais pontos de contato, tem uma velocidade de comunicação diferente, e ainda tem um tamanho de palavra diferente.
:ponder:
:ponder:
:ponder:

Vcs lembram que a comunicação no mount RF é diferente?
SIM

Tem mais pontos de contato
Sim, mudou de 8 pinos para 12 pinos

tem uma velocidade de comunicação diferente,
Sim, a própria Canon afirmou isso. E em termos de engenharia é facil perceber porque aumentou o número de vias de comunicação.

e ainda tem um tamanho de palavra diferente.
Não vi essa informação em nenhum documento que a Canon disponibilizou. Onde você viu isso?

Se a banda de comunicação aumenta não necessariamente tem de aumentar o tamanho da palavra para ter uma comunicação mais rápida.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 25 de Agosto de 2022, 15:21:06
    Nao sei se legalmente empresas devem informar na internet, ou na propria caixa do produto,  ou  se o lojista deve informar o consumidor. Tambem nao sei se foi mencionado esse problema, mas se sua camera esta na garantia, talvez seja possivel conversar com o lojista e com a Canon. Sugiro usar a palavra equivoco, lembre se que  provavelmente o lojista nao sabia dessa informacao, assim evitando hostilidade e ofensas.  Uma conversa de cabeca fria. Se voce usou pouco sua camera, e foi mal informado e se sente lesado, quem sabe voce consegue negociar com eles, de modo que nao precise ir para meios juridicos, ou mesmo para evitar um mau realacionamento.   Nao e bom entende? Seria importante buscar renegociar, sem clima de hostilidade. Boa sorte na empreitada!     


 
« Última modificação: 25 de Agosto de 2022, 15:23:22 por Leonardo Tonin »


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #36 Online: 25 de Agosto de 2022, 15:30:53
:ponder:

O que essa nota diz é sobre o uso do recurso disponível pela chave "focus preset" (predefinição da focagem) que está disponível apenas em lentes super tele. O que não tem nada a ver com os métodos de AF e sua relação ao fenômeno de "pulsing".



Exatamente meu meu amigo !!!

E olha que foi a área técnica da Canon que me respondeu afirmando que esta nota responderia meu questionamento sobre o problema de pulsing na focagem apresentada....

Conforme for eu vou entrar com uma ação contra Canon. Nenhuma proposta, opção ou qualquer coisa foi colocada em questão, apenas esta justificativa na nota totalmente descabida..... 

Se fosse algo barato eu não estaria tão indignado !
« Última modificação: 25 de Agosto de 2022, 15:34:39 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.802
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 25 de Agosto de 2022, 16:59:25
A Canon não tem obrigação nenhuma de oferecer compatibilidade com lentes de terceiros.

Com lentes Canon EF isso deveria ser informado, se já não for, pois eles mesmo vendem o adaptador.
Sabemos que as EF tem restrição de fps informada pela Canon, por exemplo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #38 Online: 25 de Agosto de 2022, 17:12:04
A Canon não tem obrigação nenhuma de oferecer compatibilidade com lentes de terceiros.

Com lentes Canon EF isso deveria ser informado, se já não for, pois eles mesmo vendem o adaptador.
Sabemos que as EF tem restrição de fps informada pela Canon, por exemplo.

Com certeza se tratando de lentes de terceiros eles não se responsabilizam por incompatibilidades....

Mas se existe incompatibilidades de lentes CANON (várias) para uso com sistema inteligente de foco por detecção, TEM QUE CONSTAR NO MANUAL !!!!  Não há o que discutir sobre isso....

Existem lentes da Canon que apresentavam problemas bem mais sérios que este como a lente 100-400mm  a R6 chegava de desligar ao usar essa lente e depois de uma atualização de firmware o problema foi resolvido !!  Então eu acredito que eles estão forçando os usuários a comprarem as lentes RF !  Eu acredito que seja questão de firmware esse "problema" de pulsing

E a nota que eles me passaram do manual que justificaria o problema não tem absolutamente nada haver com o problema que estou mencionando !

« Última modificação: 25 de Agosto de 2022, 17:27:02 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 25 de Agosto de 2022, 17:52:09
Pode ser firmware sim.

Se tiver um número de reclamações consideráveis com uso de lentes Canon, eles podem pensar em corrigir rs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 25 de Agosto de 2022, 18:29:18
:ponder:
:ponder:
:ponder:

Vcs lembram que a comunicação no mount RF é diferente?
SIM

Tem mais pontos de contato
Sim, mudou de 8 pinos para 12 pinos

tem uma velocidade de comunicação diferente,
Sim, a própria Canon afirmou isso. E em termos de engenharia é facil perceber porque aumentou o número de vias de comunicação.

e ainda tem um tamanho de palavra diferente.
Não vi essa informação em nenhum documento que a Canon disponibilizou. Onde você viu isso?

Se a banda de comunicação aumenta não necessariamente tem de aumentar o tamanho da palavra para ter uma comunicação mais rápida.
Sim isso foi dito na época, o pacote de comunicação é diferente, não sei onde achar isso agora. Mas tinha até o lance de interagir com o processador da lente, com o motor de foco, com o estabilizador, tudo em conjunto ao mesmo tempo agora.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #41 Online: 25 de Agosto de 2022, 18:30:32
Pode ser firmware sim.

Se tiver um número de reclamações consideráveis com uso de lentes Canon, eles podem pensar em corrigir rs

Se apenas tivesse a confirmação de que se trata de firmware eu já ficaria totalmente tranquilo... mas por hora é algo indefinido !
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 25 de Agosto de 2022, 18:31:28
André tem achei alguma coisa aqui: Não exatamente mas da pra ter uma ideia da complexidade do sistema.

https://www.canon.com.cy/pro/infobank/rf-mount/
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 25 de Agosto de 2022, 18:32:22
Não adianta achar que uma lente antiga com motor de foco antigo, com processador antigo, com algoritmo antigo vai funcionar perfeitamente igual a uma lente RF moderna.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 25 de Agosto de 2022, 18:37:52
https://fotoprofy.com/canon-ef-vs-rf-lenses/

"Future-proofness

Another important advantage of RF lenses is that they are future-proof. Canon will release firmware upgrades for the lenses that take advantage of the new features in their most up-to-date cameras as technology improves.

This is in contrast to EF lenses, which will never be able to take advantage of any new features released in future camera models.

So, if you invest in an RF lens now, you can be sure that it will still be usable with whatever new camera body Canon releases down the line.

On the other hand, if you buy an EF lens today, it will become obsolete as soon as a newer camera model comes out that has features that the EF lens can’t take advantage of, plus Canon stopped producing them all together in favor of the new RF technology.

In other words, by investing in an RF lens, you’re future-proofing your lens purchase. [8]

With all of these benefits, it’s no wonder that Canon is making the switch to RF lenses for their future camera releases. If you’re in the market for a new lens, be sure to check out Canon’s RF lineup!"

Conhecimento importa mais que equipamento.