Autor Tópico: Foco Inteligente (Canon R5, R6 e R7)  (Lida 9407 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #75 Online: 27 de Agosto de 2022, 23:22:09
Vc vai encontrar discussões como essa em foruns internacionais, desde os anos de 2018 isso foi discutido.
Me parece que qd o adaptador EF esta espetado na câmera ela passa a operar um protocolo no padrão EF com suas limitações.
Mas quando uma objetiva RF se conecta com a câmera o protocolo é diferente, o Bus de 12 pinos proporciona varias outras informações que não estavam presentes no protocolo EF, e que caminham em paralelo, como da dupla estabilização, do DLO, do anel extra configurável e quem sabe até mesmo outras coisas que não me lembro agora.
Essas informações presentes no novo protocolo são encriptadas.

veja por ex:
The (DLO) is one feature that has benefitted from the new RF mount, in at least two ways:

    DLO lens correction data can now be stored in-lens. This data can be instantly transferred to the camera when the RF lens is attached, removing the need to manually download and register lens correction data when using a newly-released lens.
    The faster lens-camera communication maximizes DLO performance. For example, DLO can be used during continuous shooting without affecting continuous shooting speed or the number of shots.

https://ehabphotography.com/canon-rf-vs-ef-lenses/

Interessante isso que você escreveu. No resumo da história, as lentes RF tem uma maior comunicação eletrônica com o sistema da câmera. São lentes feitas para câmeras da mesma geração. Evidente que algo poderia "não ser 100%" usando lentes de um sistema anterior Ef no sistema novo RF.

O que me deixou intrigado é porque funciona no modo vídeo e não funciona no modo de foto. Por isso perguntei se a questão era o obturador mecânico ou eletrônico. Mas acho que a questão é realmente uma certa falta de compatibilidade. Eu creio que apenas uma atualização de firmware da câmera poderia resolver isso.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 28 de Agosto de 2022, 01:22:42
Interessante isso que você escreveu. No resumo da história, as lentes RF tem uma maior comunicação eletrônica com o sistema da câmera. São lentes feitas para câmeras da mesma geração. Evidente que algo poderia "não ser 100%" usando lentes de um sistema anterior Ef no sistema novo RF.

O que me deixou intrigado é porque funciona no modo vídeo e não funciona no modo de foto. Por isso perguntei se a questão era o obturador mecânico ou eletrônico. Mas acho que a questão é realmente uma certa falta de compatibilidade. Eu creio que apenas uma atualização de firmware da câmera poderia resolver isso.
Pois é. Mas estou imaginando aqui que o modo vídeo o sensor trabalha de modo diferente, as vezes tem um crop, tem a resolução do vídeo que pode facilitar as coisas para o sensor, bem como as possibilidades do shutter / velocidade de exposição é mais resumida, e etc etc...
No momento da foto em resolução total as coisas podem ser diferentes, uma precisão maior, e ai a comunicação e o raciocínio da câmera e lente pode realmente ser mais complicado para fazer o tracking no olho do pássaro que o colega comentou.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #77 Online: 28 de Agosto de 2022, 12:17:23

O que me deixou intrigado é porque funciona no modo vídeo e não funciona no modo de foto. Por isso perguntei se a questão era o obturador mecânico ou eletrônico. Mas acho que a questão é realmente uma certa falta de compatibilidade. Eu creio que apenas uma atualização de firmware da câmera poderia resolver isso.

Eu vou atrás da documentação (manual) se é que existe ( rsrs ) do adaptador EF-EOS-R. No manual da R6 além de afirmar que (TODAS) as lentes EF funcionam na R6 usando o adaptador, não existem nenhuma informação de alerta, observação ou menção sobre incompatibilidades/perca de desempenho usando lentes EF no modo foco inteligente.

A questão é essa !!!!   Não tem NADA informando, NADA !!!

OBS: Acabei de ver o manual do adaptador da Canon EF-EOS-R. Também não informa nada !!!

« Última modificação: 28 de Agosto de 2022, 12:29:08 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #78 Online: 01 de Setembro de 2022, 13:14:53
Acho que dá pra ti entrar com uma ação contra a Canon e ainda pedir danos morais. Entra no juizado especial que não precisa advogado e pede o valor da diferença entre a lente que vc possui e a que é original Canon + danos morais... alegando que deixou de fazer fotos por problemas técnicos do equipamento. Coloque que teve gastos com viagem, hospedagem e tudo mais e que quer ser ressarcido.

Vi um caso parecido no canal do yt de um xará meu: Not a valid youtube URL
Pede que seja enquadrado no artigo 35 do CDC. Pede também correção dos valores pagos.

Vai demorar, mas numa dessas tu tira uns 20 paus da Canon.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2022, 13:15:40 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.598
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #79 Online: 01 de Setembro de 2022, 18:55:03
Acho que dá pra ti entrar com uma ação contra a Canon e ainda pedir danos morais.

É o que penso. Porque não vejo solução técnica pro problema.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.425
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 01 de Setembro de 2022, 19:10:53
Eu venderia as objetivas e pegava uma RF.

Eles devem ter os melhores advogados e se perder tem que bancar os deles.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.953
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #81 Online: 01 de Setembro de 2022, 19:41:07
Eu venderia as objetivas e pegava uma RF.


Ou muda pra Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.425
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 02 de Setembro de 2022, 08:39:37
Ou muda pra Sony.
É uma opção.

Será que consegue mudar sem gastar $$$ extra vendendo o que possui?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.953
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #83 Online: 02 de Setembro de 2022, 08:58:13
É uma opção.

Será que consegue mudar sem gastar $$$ extra vendendo o que possui?

Como a R6 é mais cara, acho que dá para A7 3 + a versão dessa sigma pra sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #84 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:22:31
Para quem assistiu o vídeo mostrando o problema que ocorre usando o foco inteligente por detecção....

Veja bem o que o suporte técnico da Canon escreveu:

"Estive conversando com o nosso técnico sobre o seu caso. A lente EF70-200mm F2.8L USM por ser um modelo mais antigo a velocidade do motor de foco não é rápida o suficiente para acompanhar a focagem inteligente.

É possível ver no video enviado que o "tracking" se mantém nos olhos do pássaro, não é um problema na Câmera, mais sim que a lente não acompanha o movimento rápido do pássaro, por isso precisa de alguns segundos para procurar novamente o olho "


Eles pediram que eu enviasse imagens para que analisassem.....   segue link abaixo das imagens que tirei. Optei por uma CIGARRA, animal completamente estático no galho. Veja acima que a Canon alegou que o pássaro por ter movimentos muito rápidos minha lente não consegue acompanhar o foco pelo motor de foco ser lento. Nessas imagens não é um pássaro e sim uma Cigarra completamente parada e o problema continua.

Olhando as imagens vocês verão que existe também algum problema com a profundidade de campo. em f10 usado, JAMAIS a cigarra ficaria fora de foco. Nas poucas imagens em que o os olhos ficaram em foco, o corpo da cigarra ficou desfocado em f10. A profundidade de campo está em outro espaço, deveria abranger toda a Cigarra o que não ocorreu.

Por última mensagem eles escreveram, conforme abaixo, e que não consta nada disso no manual.

"Oi Rodrigo, boa tarde!

Sobre o seu caso, encaminhei as informações passadas e as fotos aos nossos técnicos
que analisaram e realmente para solucionar esta questão seria necessário uma lente mais recente para utilizar na configuração desejada.
A lente EF70-200mm F2.8L USM é um modelo de 1995 que não vai conseguir acompanhar uma câmera de tecnologia atual.
Não se trata de um problema na câmera ou incompatibilidade pois a lente funciona corretamente, ela somente não possui a mesma velocidade de foco.

Caso prefira pode direciona-la para nossa assistência para realizar uma analise técnica para constatar que não há problemas."


link das imagens da Cigarra:

https://drive.google.com/file/d/1AwSO2syLmwhQFDDeAyytjAEUU8aVh4Fd/view?usp=sharing
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.425
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:49:39
Por isso seria muito interessante testar uma RF na mesma situação e ver se isso ocorre, para tirar dúvida de provável defeito na tua R6.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #86 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:56:07
Por isso seria muito interessante testar uma RF na mesma situação e ver se isso ocorre, para tirar dúvida de provável defeito na tua R6.

Você fez uma pesquisa sobre esse problema específico no google ?

No próprio vídeo que postei como referência, trocentas pessoas que responderam ao vídeo, estão com o mesmo problema.

Não é um caso isolado comigo, muita gente está tendo o mesmíssimo problema !!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 09:56:38 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.425
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:04:44
Você fez uma pesquisa sobre esse problema específico no google ?

No próprio vídeo que postei como referência, trocentas pessoas que responderam ao vídeo, estão com o mesmo problema.

Não é um caso isolado comigo, muita gente está tendo o mesmíssimo problema !!
Sim, eu vi.
Mas eu nunca ficaria tranquilo sem testar uma RF na mesma situação.

Temos aqui o André e o Douglas usando R5/R6 com a RF100-500 fotografando aves e não relataram esse tipo de problema.
Se não acontece nas RF então a conclusão é essa, e a Canon está certa.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #88 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:22:12
Sim, eu vi.
Mas eu nunca ficaria tranquilo sem testar uma RF na mesma situação.

Temos aqui o André e o Douglas usando R5/R6 com a RF100-500 fotografando aves e não relataram esse tipo de problema.
Se não acontece nas RF então a conclusão é essa, e a Canon está certa.

Está certa ??

Me mostre no manual onde demonstra que ela está certa
« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 10:24:54 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.683
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:27:36
Bom de qq maneira sempre é bom fazer uma revisão na sua objetiva. Leva na Namba e pede para os caras avaliarem, as vezes uma lubrificação limpeza pode ajudar a minimizar o problema.
Se vc não deseja comprar uma RF e ainda se prefere ficar com o equipamento, acho que deveria considerar uma revisão na objetiva. Ela é realmente bem antiga, um projeto de 26 anos de idade.

Vários caminhos para a solução do seu problema já foram comentados por aqui, segue firme, vai atrás deles.

Eu pessoalmente, a respeito do fato de não ter nada escrito no manual, isso que vc reclama muito, penso que não é obrigação da Cannon escrever. Pra mim é claro que os esquipamentos mais antigos tem limitações devido a tecnologia que evoluiu, e que tbm o desgaste pela idade e pelo uso atrapalham o funcionamento.

Diante de tudo apresentado,  se vc deseja resolver sugiro experimentar outra marca antes de vender tudo e usar.

Saiba tbm que conf os firmwares vai atualizando o sistema vai melhorando, aconteceu isso com várias câmeras como a EOS R por ex. Sim a primeira R, que mudou da água para o vinho desde o lançamento no quesito tracking do foco.
Conhecimento importa mais que equipamento.