Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5391 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #60 Online: 09 de Setembro de 2022, 18:18:12
os caras fazem milhares de testes, mas sempre na hora do "vamo vê" de ralar que as coisas acontecem... Será possível corrigir isso futuramente com firmware? Nos dois casos, Nikon e Canon...

No caso da Canon, isso costuma acontecer mais com lentes adaptadas, principalmente de terceiros e/ou lentes mais antigas, que não foram feitas focadas no dual pixel AF da Canon.
O problema tende a acontecer principalmente em lentes mais longas, 200mm pra cima. Nesse tipo de lente é extremamente recomendável usar as lentes nativas do sistema.

Eu tive duas RPs e agora tenho duas M50.
Nas RP usava as 24-70LII e a 100mmL, não tive esses problemas.
Nas M50 estou usando o trio f/1.4 da Sigma com mount nativo EF-M. Sem problemas também.
Mas me lembro que quando testei umas 17-55 f/2.8, da Canon e da Tamron, que são mais antigas, nas M50, elas tiveram uns comportamentos estranhos parecidos aos relatados.

Vale testar com outras lentes pra ver se o problema persiste. Principalmente as nativas do sistema se tiver oportunidade.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2022, 18:20:57 por Di Torres »


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #61 Online: 09 de Setembro de 2022, 18:45:01
os caras fazem milhares de testes, mas sempre na hora do "vamo vê" de ralar que as coisas acontecem... Será possível corrigir isso futuramente com firmware? Nos dois casos, Nikon e Canon...

Pelo que já escreveram, acontece em várias marcas (todas ?).

Acho que se fosse firmware, algum fabricante já teria resolvido.

Acho que a crítica vem de quem tinha Canon e Nikon porque eles usavam outro sistema.

Penso que quem "nasceu" (ou cresceu) com Fuji e Sony não se incomoda porque nem sabe que existiu algo diferente e por isso, já aprenderam a lidar com as características.

Penso que o fotografo vindo de outros sistemas vai ter que se adaptar e buscar cenas de mais contraste ou desligar o tracking (sugestão do Mike/Ernesto)

Eu mesmo sempre usei Fuji e se o tracking "não vai", eu desligo. Para mim isso sempre foi assim, não imaginei que um outro sistema (DSLR ?) poderia antender melhor.

Se trocar de lente resolvesse, não veríamos essas coisas em Sonys/Fujis.

Se firmware resolvesse, esses sistemas Sony/Fuji já teriam resolvido.

O que há é o compra-compra.

Vendem um "sonho". Te fazem comprar a camera. Aí depois falam que é a lente... aí depois falam que tem que esperar outra lente versão "sports", aí depois falam que tem que ser o firmware... aí depois falam para comprar a versão mkIi da camera...  enfim.. a solução não virá. O fotografo tem que se adaptar ou vai morrer louco.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2022, 18:56:30 por GFX100 »
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 09 de Setembro de 2022, 18:55:59
No caso da Canon, isso costuma acontecer mais com lentes adaptadas, principalmente de terceiros e/ou lentes mais antigas, que não foram feitas focadas no dual pixel AF da Canon.
O problema tende a acontecer principalmente em lentes mais longas, 200mm pra cima. Nesse tipo de lente é extremamente recomendável usar as lentes nativas do sistema.

Eu tive duas RPs e agora tenho duas M50.
Nas RP usava as 24-70LII e a 100mmL, não tive esses problemas.
Nas M50 estou usando o trio f/1.4 da Sigma com mount nativo EF-M. Sem problemas também.
Mas me lembro que quando testei umas 17-55 f/2.8, da Canon e da Tamron, que são mais antigas, nas M50, elas tiveram uns comportamentos estranhos parecidos aos relatados.

Vale testar com outras lentes pra ver se o problema persiste. Principalmente as nativas do sistema se tiver oportunidade.

M50 e M6 mark ii aqui, tirando a 15-45, todas minhas lentes são adaptadas.
Também nunca tive nenhum problema parecido com isso.

O máximo que acontece é a M50 não reconhecer o rosto em fotos de corpo inteiro e eu ter que colocar o ponto de foco no rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #63 Online: 09 de Setembro de 2022, 18:58:37
M50 e M6 mark ii aqui, tirando a 15-45, todas minhas lentes são adaptadas.
Também nunca tive nenhum problema parecido com isso.

O máximo que acontece é a M50 não reconhecer o rosto em fotos de corpo inteiro e eu ter que colocar o ponto de foco no rosto.

Pois é... minha esposa aqui tem objetiva 300mm Canon de 1991 na camera dela e o tracking nos olhos de animais funciona.

Ela me mostrou obtem quando falei a respeito.
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 09 de Setembro de 2022, 20:20:38
Pelo que já escreveram, acontece em várias marcas (todas ?).

Acho que se fosse firmware, algum fabricante já teria resolvido.

Acho que a crítica vem de quem tinha Canon e Nikon porque eles usavam outro sistema.

Penso que quem "nasceu" (ou cresceu) com Fuji e Sony não se incomoda porque nem sabe que existiu algo diferente e por isso, já aprenderam a lidar com as características.

Penso que o fotografo vindo de outros sistemas vai ter que se adaptar e buscar cenas de mais contraste ou desligar o tracking (sugestão do Mike/Ernesto)

Eu mesmo sempre usei Fuji e se o tracking "não vai", eu desligo. Para mim isso sempre foi assim, não imaginei que um outro sistema (DSLR ?) poderia antender melhor.

Se trocar de lente resolvesse, não veríamos essas coisas em Sonys/Fujis.

Se firmware resolvesse, esses sistemas Sony/Fuji já teriam resolvido.

O que há é o compra-compra.

Vendem um "sonho". Te fazem comprar a camera. Aí depois falam que é a lente... aí depois falam que tem que esperar outra lente versão "sports", aí depois falam que tem que ser o firmware... aí depois falam para comprar a versão mkIi da camera...  enfim.. a solução não virá. O fotografo tem que se adaptar ou vai morrer louco.

Tem a funcao de vender tambem...rsrsrs...  :hysterical:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #65 Online: 09 de Setembro de 2022, 21:03:16
Pelo que já escreveram, acontece em várias marcas (todas ?).

Acho que se fosse firmware, algum fabricante já teria resolvido.

Acho que a crítica vem de quem tinha Canon e Nikon porque eles usavam outro sistema.

Penso que quem "nasceu" (ou cresceu) com Fuji e Sony não se incomoda porque nem sabe que existiu algo diferente e por isso, já aprenderam a lidar com as características.

Penso que o fotografo vindo de outros sistemas vai ter que se adaptar e buscar cenas de mais contraste ou desligar o tracking (sugestão do Mike/Ernesto)

Eu mesmo sempre usei Fuji e se o tracking "não vai", eu desligo. Para mim isso sempre foi assim, não imaginei que um outro sistema (DSLR ?) poderia antender melhor.

Se trocar de lente resolvesse, não veríamos essas coisas em Sonys/Fujis.

Se firmware resolvesse, esses sistemas Sony/Fuji já teriam resolvido.

O que há é o compra-compra.

Vendem um "sonho". Te fazem comprar a camera. Aí depois falam que é a lente... aí depois falam que tem que esperar outra lente versão "sports", aí depois falam que tem que ser o firmware... aí depois falam para comprar a versão mkIi da camera...  enfim.. a solução não virá. O fotografo tem que se adaptar ou vai morrer louco.

então, amigo, mas penso o seguinte: Será que os fabricantes recebem esse feedback? Será que eles sabem que existe essa falha? Será que as reclamações chegam até o setor? Creio que seja difícil eles saberem sobre esses detalhes, imagino que eles tendem a corrigir os problemas "maiores" e fazem com que eles dêem mais atenção.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #66 Online: 09 de Setembro de 2022, 22:09:31
então, amigo, mas penso o seguinte: Será que os fabricantes recebem esse feedback? Será que eles sabem que existe essa falha? Será que as reclamações chegam até o setor? Creio que seja difícil eles saberem sobre esses detalhes, imagino que eles tendem a corrigir os problemas "maiores" e fazem com que eles dêem mais atenção.

Não sei...

Quando vi seu tópico eu entrei de curioso...

Aí falaram do tópico do Rascher na sala da Canon.

AÍ veio o tópico do Mike...

Aí o Mike tb falou do colega dele...

AÍ parece que o tema é antigo mas muito pouco divulgado.


Talvez a indústria não tenha acesso aos feedbacks.

Talvez a indústria saiba mas não tenha interesse em divulgá-lo pela internet....

A indústria vende sonhos.

Criticas a produtos "novos" que custaram milhões em pesquisa, anos para sair e que prometem revolucionar o mercado,
não custumam ser bem recebidas pelos departamentos comerciais das mesmas.
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #67 Online: 09 de Setembro de 2022, 22:56:11
Lente pode fazer diferença sim.
Segue vídeo de um teste com a Sigma 150-600mm tendo esses problemas de ficar pulsando o foco que alguns relataram aqui.
Já com a lente RF 100-500mm o problema desapareceu, na mesma situação, na mesma câmera.

https://youtu.be/dbnwmFKF8ow?t=955
Minuto 15:55

Nem toda lente casa bem adaptada com mirrorless. É bom prestar atenção nisso.
Já tive lente adaptada que funcionava perfeitamente, assim como já testei lente adaptada que dava uns tilt parecidos com os relatados aqui.
Antes de trocar de câmera ou achar que precisa se acostumar com alguma coisa, teste outras opções onde o problema pode estar.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2022, 23:01:02 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.621
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #68 Online: 10 de Setembro de 2022, 00:37:53
os caras fazem milhares de testes, mas sempre na hora do "vamo vê" de ralar que as coisas acontecem... Será possível corrigir isso futuramente com firmware? Nos dois casos, Nikon e Canon...

Rapaz, isso já deu tanta briga discussão aqui... Espero que agora possamos conversar de maneira sadia.

Pra ir direto ao ponto de interesse de uma história que é bem mais longa, os sensores de foco por fase nos sensores de imagem atuais têm um divisor vertical. A imagem de um ponto no mundo real chega a estes sensores pela direita e pela esquerda. Exemplo da Sony:



Com isso, o sistema consegue detectar fase de objetos verticias, mas tem dificuldade nos horizontais, pois, olhando à direita e à esquerda o sensor de foco enxerga a mesma coisa:



Fonte: https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-70d/3

Então, pra este problema específico, não há solução de firmware que dê jeito. Mas espere, porque pode haver solução maior: os sensores de foco em linhas diferentes do sensor de imagem podem trabalhar juntos, aumentando a eficiência de detecção de linhas horizontais. Mas aí depende de algoritmo, e pode ser resolvido melhorado por firmware.

A Canon já tem uma patende de sensores de foco quad-pixel, que funcionariam como pontos cruzados nas DSLR. Mas até agora não há câmera que use tal sistema.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #69 Online: 10 de Setembro de 2022, 01:26:38
Lente pode fazer diferença sim.
Segue vídeo de um teste com a Sigma 150-600mm tendo esses problemas de ficar pulsando o foco que alguns relataram aqui.
Já com a lente RF 100-500mm o problema desapareceu, na mesma situação, na mesma câmera.

https://youtu.be/dbnwmFKF8ow?t=955
Minuto 15:55

Nem toda lente casa bem adaptada com mirrorless. É bom prestar atenção nisso.
Já tive lente adaptada que funcionava perfeitamente, assim como já testei lente adaptada que dava uns tilt parecidos com os relatados aqui.
Antes de trocar de câmera ou achar que precisa se acostumar com alguma coisa, teste outras opções onde o problema pode estar.

E a própria Sigma confirmou esse caso.

"Sigma have responded that the Sigma 150-600C is not compatible with the Eye Tracking Servo mode of the Canon mirrorless bodies. You will need to use single shot AF to get accurate autofocus. The AF will still work in tracking mode but you will get inconsistent focus as I have demonstrated."

Então, testem mais.
Se tem gente que não tem o mesmo problema usando a mesma câmera, o problema pode não estar na câmera em si, mas talvez na combinação câmera/lente, câmera/adaptador, etc. Testem antes de achar que os colegas não fotografam nas mesmas, ou em até piores, condições do que se encontra em desafiadores trabalhos de casamento e formatura.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 10 de Setembro de 2022, 03:28:32
Eu comprei umas lentes DSLR zoom meio cara, quando vi oportunidades, pensando em ml no futuro. Ou seja, eu não testei em ML. Acabei vendendo pela sensação de insegurança, falta de informação.
Não aconselho ninguém a fazer isso
Vou ficar com minha 35 e minha d7100.
Quero vender minha 24 2.8d soft focus.  :hysterical:
« Última modificação: 10 de Setembro de 2022, 03:31:05 por Leonardo Tonin »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #71 Online: 10 de Setembro de 2022, 09:35:31
Rapaz, isso já deu tanta briga discussão aqui... Espero que agora possamos conversar de maneira sadia.

Pra ir direto ao ponto de interesse de uma história que é bem mais longa, os sensores de foco por fase nos sensores de imagem atuais têm um divisor vertical. A imagem de um ponto no mundo real chega a estes sensores pela direita e pela esquerda. Exemplo da Sony:



Com isso, o sistema consegue detectar fase de objetos verticias, mas tem dificuldade nos horizontais, pois, olhando à direita e à esquerda o sensor de foco enxerga a mesma coisa:



Fonte: https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-70d/3

Então, pra este problema específico, não há solução de firmware que dê jeito. Mas espere, porque pode haver solução maior: os sensores de foco em linhas diferentes do sensor de imagem podem trabalhar juntos, aumentando a eficiência de detecção de linhas horizontais. Mas aí depende de algoritmo, e pode ser resolvido melhorado por firmware.

A Canon já tem uma patende de sensores de foco quad-pixel, que funcionariam como pontos cruzados nas DSLR. Mas até agora não há câmera que use tal sistema.

Com certeza será algo vendido como melhoramento para uma futura câmera que fará com que nós desejemos trocar de equipamento, como acontece sempre kk
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 10 de Setembro de 2022, 09:37:18
Com certeza será algo vendido como melhoramento para uma futura câmera que fará com que nós desejemos trocar de equipamento, como acontece sempre kk
Essa é a indústria.
Somos reféns deles rs


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #73 Online: 10 de Setembro de 2022, 14:49:18
Com certeza será algo vendido como melhoramento para uma futura câmera que fará com que nós desejemos trocar de equipamento, como acontece sempre kk

Pode ser.

O tracking parece usar os pixels phase só para aproximar o foco rapidamente. Depois o resto parece ser feito por contraste. (E o foco de contraste se atrapalha no contra-luz e quando há baixo contraste)

Desligando o tracking, o foco parece fluir melhor em baixo contraste e no contra-luz.

(Baseando-me aqui, no que li de você, do Rascher, do Mike e do Ernesto)

« Última modificação: 10 de Setembro de 2022, 14:51:30 por GFX100 »
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #74 Online: 10 de Setembro de 2022, 18:41:22
e todo esse efeito (acima) causa um resultado similar ao front/back focus das DSLR.
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com