Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5254 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 15 de Outubro de 2022, 13:11:14
https://www.youtube.com/watch?v=2dv0ANAqmdM

https://www.youtube.com/watch?v=MCEblG0NxyA

Dois videos de um fotografo profissional na Alemanha.

Queixas:

A camera com frequencia joga o foco no fundo, quando o fundo tem muita informacao.
Mesmo desabilitando reconhecimento facial, a camera continua imprevisivel.
Em pouca luz com dslr era mais facil.
Eu conseguia resultados melhores com dslr.
Fotos de grupos de pessoa o foco samba de uma pessoa para outra.

Minha conclusao assistindo videos e lendo as sugestoes deste e outros videos: mirrorless e outra tecnologia, os modos de foco sao muito mais especificos para determinadas situacoes, enquanto nas dslr eram mais abrangentes. Alguns problemas ja aconteciam nas cameras de cinema.
Mirrorless tem forte apelo para quem faz video e utiliza lentes de alta resolucao.
E preciso estudar muito os sistemas de foco e a ideia de que tudo e mais facil e uma ilusao.
Eu ja imaginava isso quando pensava em modos automaticos de foco, agora confirmou.
Vamos ver o que vira no futuro.
O que resta e se adaptar.





« Última modificação: 15 de Outubro de 2022, 13:21:47 por Leonardo Tonin »


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #91 Online: 17 de Outubro de 2022, 02:14:36
Bom meus amigos, há alguns anos eu criei um tópico com esse mesmo intuito de ajudar quem tinha a d610 e estava tendo dificuldade em encontrar o melhor ponto de foco da sua câmera.

Como fiz o upgrade para a mais recente Nikon Z6II, e estou enfrentando esse pequeno dilema sobre o melhor modo de foco que ela tem, dentre os vários oferecidos.

Creio que juntos, com a experiência que cada um tem com a sua, poderíamos trocar informações sobre isso e ajudar uns aos outros.

Tenho utilizado muito a minha para os casamentos, ensaios, etc. Num primeiro momento foi amor a primeira vista, velocidade de foco impressionante e o inicio do mundo mirrorless que eu recomendo todo mundo experimentar. Porém, conforme se passaram os eventos e eu pude ter mais tempo analisando as fotos, notei alguns detalhes que começaram e me deixar deveras intrigado. Um deles é o seu ponto de foco. Eu ainda não consegui me adaptar com os modos que ela me oferece. Na D750, o famoso modo 3D tracking me rendia resultados excelentes e perdia pouquíssimas fotos.

Pensei que na Z6II, com um projeto mais recente, esse problema de foco seria ainda menor. Porém, confesso que ainda não consegui domar a princesinha aqui.

Notei que em condições de luz favoráveis, ela se sai bem demais. Até com uma luz amena, ela faz o seu trabalho impecavelmente. Porém, em locais com uma iluminação mais diversificada como uma pista de dança, ou até mesmo de frente à alguma decoração (Comuns em casamentos e eventos), ela deixou bem a desejar. A minha pelo menos. Notei uma certa dificuldade dela em encontrar o ponto de foco, mesmo utilizando os mais diversos como o rastreamento de rosto e o modo de foco único. Ambos erraram muitas vezes, coisa que não ocorria jamais na D750.

Creio que seja aprendizado mesmo. Experiência de outros profissionais ajuda muito nesses momentos de dificuldade e aqui é o melhor lugar para fazermos isso.

Tenho uma outra dificuldade muito básica porém não consegui resolver também. Não consegui até hoje utilizar a luz auxiliar do flash que ajuda muito nesses momentos em que ela não consegue identificar o ponto de foco inicial. Alguém já utilizou e conseguiu fazê-lo funcionar? Se sim, agradeceria imensamente a dica.

O meu kit é composto pelos seguintes itens: Z6II, Lente 24mm 1.4 nikkor, Lente 85mm 1.4 sigma, Flash Nikon SB5000. A que mais errou é a 24mm, por mais que isso me surpreenda.

Enfim, que possamos utilizar este espaço para troca de informações a respeito do ponto de foco.

Agradeço o espaço cedido sempre!

Lisandro, luz de AF só da câmera mesmo em AF-s com single point. Eu tenho uma z5 e achei a d750 melhor de trabalhar na balada do que a z5, a questão do foco está me incomodando, comprei uma lente z e quando chegar vou fazer os testes.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #92 Online: 17 de Outubro de 2022, 19:08:00
Lisandro, luz de AF só da câmera mesmo em AF-s com single point. Eu tenho uma z5 e achei a d750 melhor de trabalhar na balada do que a z5, a questão do foco está me incomodando, comprei uma lente z e quando chegar vou fazer os testes.

Sim amigo, descobri isso agora com a ajuda do pessoal do grupo... MAs obrigado pela mensagem.

Quando sua lente chegar, dê seu feedback pra gente.

Até o momento, o melhor ponto que consegui e que errou menos foi o AFS com modo automático prioridade de pessoas. Mas em determinadas situações, você precisa mudar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 18 de Outubro de 2022, 04:52:08
A Nikon precisa implementar novos firmwares que puxem toda a linha de cameras. Eu vi pequenos detalhes nos videos do Omar Salazar que sao importantes, como cores que confirmem o foco em determinados modos, cores complementares. Detalhes que tragam mais seguranca.
Modos que tornem mais orgânica, mais fluida a troca de modos de foco. Coisas praticas.



Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #94 Online: 18 de Outubro de 2022, 19:00:54
Eu também tenho a esperança de que em proximos firmwares, a Nikon melhore essa questão do foco. Não se pode perder a esperança kkk
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 18 de Outubro de 2022, 23:03:26
Eu também tenho a esperança de que em proximos firmwares, a Nikon melhore essa questão do foco. Não se pode perder a esperança kkk

Lisandro, no seu caso, acho que vale a pena.

Eu vou ficar quieto porque não tem o que fazer mesmo.