Autor Tópico: Taxado! Como evitar a Alfândega?  (Lida 2131 vezes)

guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #15 Online: 19 de Setembro de 2022, 11:30:19
Isso mesmo, recusar objeto.
Eles enviam de volta.

Quando aparecer no código de rastreamento que o pacote foi enviado de volta para o remetente, você pode abrir a disputa no Aliexpress para solicitar o reembolso.
Se o prazo de entrega do Aliexpress vencer antes que isso aconteça, abra a disputa do mesmo jeito devido o prazo de entrega.

Maravilha, Di!

Valeu demais pelas informações e pela força.

Forte abraço


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 19 de Setembro de 2022, 12:53:03
Zorra, pessoal lá está brigado com a vida  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2022, 15:24:57
Fórmula "mágica" não tem, mas tem boas práticas.
Tenho mais de 500 pedidos de importação e dá pra contar nos dedos os pedidos que foram taxados.
E todos os que foram taxados se encaixam nos mesmos padrões.
Segue algumas boas práticas:

1. Saiba pra onde o frete escolhido envia o pedido.
Importações podem chegar por Curitiba ou por São Paulo.
Se o frete envia para São Paulo, as chances de taxas são maiores, pois o volume lá é menor e por isso os fiscais olham mais tipos de pacotes.
Geralmente fretes expressos tipo DHL e Fedex enviam pra São Paulo. Evite esses fretes.

2. Preste atenção no peso/tamanho.
Principalmente o peso influencia bastante nisso.
O pacote passando de 2kg já quase sempre é selecionado pra análise.
Se for pedir vários produtos de uma vez, separe os produtos em pedidos diferentes, de lojas diferentes, para não aumentar o peso do pacote.

3. Smartphones, tablets e notebooks quase sempre são taxados.
Geralmente eles aplicam uma taxa padrão simbólica de R$200 a R$300, mas podem também abrir o pacote e taxar em cima do valor real do modelo.
Ao comprar esse tipo de produto, sempre espere a taxa.

4. Entenda como o fiscal trabalha.
Fiscais são comissionados, possuem metas e precisam otimizar seu tempo de trabalho.
Eles não conseguem olhar tudo, então dão prioridade para produtos de alto valor agregado (como citado no item 3) e pacotes grandes e pesados, que possuem mais chances do destinatário aceitar pagar uma taxa maior, aumentando a comissão e os prêmios do fiscal.

Seguindo essas boas práticas, taxas serão excessão e não a regra.

Acrescentando da minha experiência - não foram tantos pacotes assim, mas espalhados entre anos:

- O mito dos "50 dólares" - a lei é bem clara: o limite de 50 dólares é ESTRITAMENTE para envios de pessoa FÍSICA para pessoa FÍSICA; ou seja, envios de loja podem ser taxados até bem abaixo disso (minha irmã uma vez foi taxada em uma capa de Kindle de 7 dólares). Portanto, o valor declarado pela loja ser abaixo de 50 dólares não faz quase diferença (exceto em casos que vou falar mais adiante), e se for muito absurdo, certamente vai irritar o fiscal (que sim, sabem muito bem o valor do que fiscalizam).

- Se o limite de 50 dólares não vale para envios de loja, como são selecionados os produtos para taxação? Por amostragem e por diretrizes específicas da Receita que mudam constantemente; já vi essas regras serem afrouxadas ou apertadas em certas épocas. Já vi épocas que taxavam praticamente tudo (meu recorde de taxação foi em um produto de 30 dólares), assim como recentemente vi gente importando Fujifilm X-T4 sem taxa. Dentro de um mesmo governo, já vi essas regras mudarem. Então, o jeito é dar uma pesquisada no que as pessoas andam comprando e se andam sendo taxadas, para ter um "feeling" do humor da Receita no momento - mas sem garantia que uma canetada mude tudo de uma hora pra outra.

- Como já falaram, tablets, celulares e notebooks são grandes alvos de taxação. Já vi gente trazendo celular sem taxa, mas eu não arriscaria.

- Uma tática que já usei com sucesso é pedir para o vendedor colocar o valor de um produto parecido, mas que seja mais barato. Exemplo: uma vez comprei um gimbal compacto para câmeras de US$ 220, mas por ele ser compacto, pedi para o vendedor declarar como "smartphone gimbal" e colocar o valor de um gimbal de telefone (US$48,99, na época). Bingo: receita taxou, mas sobre o valor de US$48,99 - o raio-x mostra o produto, mas não as anotações da caixa, e o fiscal deve ter achado que era realmente um gimbal de smartphone; paguei a taxa e recebi o produto.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2022, 18:40:08
Já faz um tempo que o limite na prática passou a ser de US$ 100 pra coisas via correio (coisa meio nebulosa, mas na prática já recebi mais de 1 pacote acima de USD 50 e pasosu batido), outra coisa que faz tempo q eu não pago é a taxa de desembaraço de 15 golpes.


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2022, 20:14:21
Cenas do próximo capítulo:

O "Objeto encaminhado para apreensão"

Pelo que entendi, por conta da irregularidade da nota (diferenças de preços) da caixa, a tocha vai ser apreendida para ser colocada em  leilão ou destruída. Normalmente, ela não é devolvida e por isso não tenho reembolso.

Alguém já passou por isso? Sabe como proceder, se tem alguma alternativa e solução?

Bem, caso é que a taxação foi absurda. Também foi irregular, mesmo depois de eu apresentar a nota, taxaram um produto de R$1.400 em R$4.000.

Será que compensa importar  produtos tão pesados e grandes? Alguém tem experiência em trazer tochas, tripes e afins?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2022, 20:29:56
Cenas do próximo capítulo:

O "Objeto encaminhado para apreensão"

Pelo que entendi, por conta da irregularidade da nota (diferenças de preços) da caixa, a tocha vai ser apreendida para ser colocada em  leilão ou destruída. Normalmente, ela não é devolvida e por isso não tenho reembolso.

Alguém já passou por isso? Sabe como proceder, se tem alguma alternativa e solução?

Bem, caso é que a taxação foi absurda. Também foi irregular, mesmo depois de eu apresentar a nota, taxaram um produto de R$1.400 em R$4.000.

Será que compensa importar  produtos tão pesados e grandes? Alguém tem experiência em trazer tochas, tripes e afins?

Quando vencer o prazo de entrega, solicite o reembolso no Aliexpress.
O site garante o reembolso caso a entrega não ocorra.

Nunca passei por apreensão, quando recusei as entregas, elas foram enviadas de volta, mas imagino que o Aliexpress deva cobrir esse caso da mesma forma.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 22 de Setembro de 2022, 23:35:36 por Vinicius Lima »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2022, 23:00:41
Cenas do próximo capítulo:

O "Objeto encaminhado para apreensão"

Pelo que entendi, por conta da irregularidade da nota (diferenças de preços) da caixa, a tocha vai ser apreendida para ser colocada em  leilão ou destruída. Normalmente, ela não é devolvida e por isso não tenho reembolso.

É isso que vai acontecer mesmo, vai perder os R$ 1.400,00, pois item que sofre multa por subdeclaração não é devolvido ao remetente. Mas pense bem, podia ter sido uma câmera de 5mil!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2022, 23:00:58 por Checheel »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2022, 23:26:05
É fase... agora estão de olho em muita coisa.
Eu importo bastante, mas nunca tive esse problema assim de supertributarem.
Pelo que sei, não basta mandar um "print" da tela de compra pra pedir a revisão, parece que tem que solicitar para o vendedor uma Invoice que é um documento padrão (seria como uma NF internacional). Junto à isso também lembro de alguém comentando que é interessante colocar uma fatura de cartão com o valor, para mostrar que aquilo é real.

Dependendo do que é, compensa pedir para dividir em 2 pacotes o frete.
Vejo bastante gente trazendo um MINI PC i9 ou Ryzen 9 da China que o vendedor manda o pc numa caixa e a fonte (que é grandinha) em outra caixa... fretes separados. No Ali não sei se dá para fazer isso com outros produtos, afinal o vendedor precisaria ter mais gente no estoque desmontando e remontando pacotes, tudo é custo extra. Porém, se for algum produto enviado de Redirecionador Americano, sempre temos essa opção de "split" de frete.

Também vi algo que itens que tinham acima de 6 libras não iam para alfândega de Curitiba, mas para a do RJ.
Se fosse um flash a bateria, eu certamente ia ver pra trazer em 2 pacotes (um com a bateria e acessórios, outro com o corpo).
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2022, 08:12:24
É fase... agora estão de olho em muita coisa.
Eu importo bastante, mas nunca tive esse problema assim de supertributarem.
Pelo que sei, não basta mandar um "print" da tela de compra pra pedir a revisão, parece que tem que solicitar para o vendedor uma Invoice que é um documento padrão (seria como uma NF internacional). Junto à isso também lembro de alguém comentando que é interessante colocar uma fatura de cartão com o valor, para mostrar que aquilo é real.

Dependendo do que é, compensa pedir para dividir em 2 pacotes o frete.
Vejo bastante gente trazendo um MINI PC i9 ou Ryzen 9 da China que o vendedor manda o pc numa caixa e a fonte (que é grandinha) em outra caixa... fretes separados. No Ali não sei se dá para fazer isso com outros produtos, afinal o vendedor precisaria ter mais gente no estoque desmontando e remontando pacotes, tudo é custo extra. Porém, se for algum produto enviado de Redirecionador Americano, sempre temos essa opção de "split" de frete.

Também vi algo que itens que tinham acima de 6 libras não iam para alfândega de Curitiba, mas para a do RJ.
Se fosse um flash a bateria, eu certamente ia ver pra trazer em 2 pacotes (um com a bateria e acessórios, outro com o corpo).
Anos atrás quando importei um Godox Ad360, o vendedor dividiu em dois pacotes e deu bom.