Autor Tópico: Canon R7 - Primeiras Impressões  (Lida 2753 vezes)

guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2022, 20:23:35
Baita câmera, parabéns pela aquisição!

gostei muito dos resultados, hein.  :ok:


Isso aqui é uma grande verdade.
Eu usava só crop até esses dias, com lentes de terceiros, e era uma beleza.

Sendo franco, se quando eu fui comprar a RP já tivesse a R7/R10, a briga ia  ser boa.

Quase peguei 90d, amigo, tava linda demais aquela câmera.

Influenciou na minha compra, os 100 dólares a menos da RP, e o fato de as empresas de formatura pedirem sensor fufreime. Fulano te liga, pede data, e já manda: "Você tem fufreime?"
Aí fiquei na RP mesmo, rsrs.

Se interessar, logo entra uma Sigma 50-150 2.8 nos classificados aqui do fórum  :D :D

Acho que pra mim, só testando mesmo pra poder ter certeza kkk

Sobre a sigma, vou ficar de olho. Pode me interessar sim


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2022, 20:25:50
Agorinha pouco o Chris Frost postou a resenha dele dessa câmera... segundo ele, segurou o impulso para gravar uma resenha mais profunda da câmera.


Coincidência, tava vendo agorinha. Achei meio forçado quando ele falou que não tá tão longe assim da R5. Mas blz, vou dar um desconto porque gosto do conteúdo dele.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2022, 16:43:24
Não me parece ser um problema de lente full frame em apsc porque na T5i ela não me da problemas.

Eu acho que é isso sim.
T5i tem 18mp.
R7 tem 32,5mp.

Só lente muito boa vai se sair bem na R7.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2022, 17:33:42
Fala, Di Torres. Tranquilo?

Então, na verdade foi erro meu mesmo. Tava tirando uns prints pra te mandar e vi que troquei os arquivos. Na verdade a R7 captou mais detalhes esperada pelos mp a mais. A 50mm baratinha manteve uma progressão de qualidade coerente com a nova densidade de sensor.




Mesma imagem, mais próxima.

Já o problema do PureRAW, esse permanece. No caso da R7, quando ele tem um perfil pro conjunto lente + camera que vc ta usando, funciona perfeito, ele tira o ruido e aplica uma nitidez pra compensar o que perdeu tirando o ruido.

Foram os casos dos arquivos das lentes rf 100-400, rf 35, rf 50 1.8 e 1.2, que encontrei pela internet. Todas funcionaram bem na R7 dentro do PureRAW.

Ja as lentes sem perfil, como a Yongnuo 50mm e a Laowa 90mm, ele só tira o ruido, mas não aplica a nitidez, deixando a imagem suave. Não é problema exclusiva da Yongnuo 50mm, é com qualquer lente sem perfil + R7.


Sem falar que ele ainda adiciona aberração cromática na imagem que não tem. Essa foto ai foi feita com a Laowa, que é APO. Na original da pra ver que não aberração e na de baixo tem. Estraga a imagem em vários sentidos.

Até ai blz né? Não tem o perfil, não vai funcionar... Só que não. E é ai que ta incoerência, porque a com a T5i + Yongnuo ele funciona. Mesmo sem perfil da Yongnuo ele tira o ruido e aplica nitidez. Isso que eu não entendo.



Esse problema me obriga a aplicar nitidez depois e o perfil de nitidez do PureRAW é bem melhor que a do Topaz, na minha opnião. Por isso que eu quero fazer funcionar.

Enfim, só esclarecendo esse ponto mesmo. Foi falta de atenção minha. Tudo certo com a lente full frame no sensor apsc até agora.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2022, 17:37:41 por guilhermecs4 »


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2022, 18:36:38
Atualizando o post, chegou ontem a Laowa 90mm. E que lente maravilhosa.







Fiz poucos testes ainda, mas tudo o que eu li e assisti ela realmente entrega. Aberração cromática quase zero, nitidez no quadro inteiro, praticamente nenhuma distorção, macro 2 pra 1, construção sólida, anéis suaves. Tenho pouco a reclamar até agora.

Sobre ela junto à R7, achei que combinou perfeitamente. A lente tem o mesmo peso da câmera e a distribuição dos vidros na lente fez com que o conjunto ficasse bem balanceado na minha mão. 1kg e 200g é bem pouco pro que esse conjunto consegue entregar.

Um ponto negativo que tenho até agora, que não é da lente, é a falta do focus assistant. Quando vc usa uma lente automática mas desliga o foco automático, ele funciona bem. Quando vc gira o anel de foco ela identifica o olho e fica verde quando ta focado, mesmo no manual. Com a 18-55 funciona e a nitidez é muito maior assim que com o foco automático dela.

Já em lentes 100% manuais, sem nenhum contato eletrônico, não aparece o quadradinho do foco em lugar nenhum, muito menos no olho. Pelo que pesquisei, a câmera precisa de algumas informações que a lente envia pra poder gerar o focus assistant. Eu imaginei que era diretamente na imagem que o algoritmo agia, mas parece que ele precisa de outros dados. Espero que isso mude em alguma atualização.

De qualquer forma, o focus peaking funciona bem e já da pra focar numa boa. Mas se alguém souber como usar uma lente 100% manual com aquele quadradinho de foco no olho e puder me explicar, agradeço muito.

Outro ponto, esse positivo, é que o IBIS da R7 funcionou muito bem. A lente não é estabilizada, mas depois de definir no menu que era uma 90mm eu consegui tirar umas fotos em 1/5 com bastante nitidez.

Sobre recuperação de sombras, pra mim foi suficiente até agora:


Comecei a brincar com o macro dela, mas não achei nenhum inseto legal. Teve que ser uma moeda mesmo.


No mais, eu to muito satisfeito com a qualidade que esse sensor conseguiu tirar dessa lente. Dentro do meu referencial, isso aqui é bastante resolução e eu não esperava isso no quadro inteiro como ela apresentou. E praticamente livre de aberrações.


Aproveitando o post, queria comentar sobre um video de um youtuber chamado James Reader. Ele postou uma comparação entre R7 e R6 pra retratos e falou que as novas RF não estavam se saindo bem na R7. Isso me preocupou no início mas analisando com calma os arquivos dele, a R6 + 50mm 1.2 e a R7 + 50mm 1.2, em iso 100, apresentaram virtualmente o mesmo resultado pra mim. A R6 só ganha na profundidade de campo e ganharia caso o iso precisasse subir.



Em outras palavras, se vc focar direito e tiver luz, a qualidade vai ser a mesma. Esse era um dos pontos pra mim e agora to mais tranquilo.

Agora preciso arrumar um tempo pra sair e continuar os estudos. De qualquer forma, espero que esses relatos ajudem alguém que tbm esteja com as mesmas dúvidas que eu tava.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.952
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2022, 19:20:57
É o que eu já constatei, mais MP sempre vai mostrar mais detalhes.

Não existe isso da lente não aguentar o sensor.

APO talvez seja um caso bem peculiar.
Como são lentes com uma correção a mais, acho que o pureraw está tentando corrigir o que já está corrigido e acaba criando a aberração.

Funciona na YN sem o perfil porque deve está usando uma correção padrão.
E esse padrão não serve para APO.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2022, 22:24:19
Sobre recuperação de sombras, pra mim foi suficiente até agora:


Caramba, ótima recuperação!!!! :clap: :clap:

Na minha RP se eu puxo mais do que 50 no slider Sombras do Lightroom já aparece uma chiadeira horrível.

Ontem mesmo eu fiz foto imobiliária, mesmo fazendo bracket de 3 fotos (2 stops entre cada) deu ruído brabo ao recuperar as sombras em baixo de mesa. Tive que abrir no PS, duplicar a camada, mandar para o Topaz Denoise e então mesclar somente as sombras com o "blend if".
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2022, 00:30:53
Densidade de pixels de uma FF de 52 mp.
Dependendo da lente, se vc imprimir sem diminuir o tamanho não irá ficar tão legal como se fosse feito com uma lente melhor.  De uma olhada no Optical limits.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.952
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2022, 02:33:12
Densidade de pixels de uma FF de 52 mp.
Dependendo da lente, se vc imprimir sem diminuir o tamanho não irá ficar tão legal como se fosse feito com uma lente melhor.  De uma olhada no Optical limits.

82mp na verdade.
32 x 1,6 x 1,6
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2022, 13:14:24
Caramba, ótima recuperação!!!! :clap: :clap:

Na minha RP se eu puxo mais do que 50 no slider Sombras do Lightroom já aparece uma chiadeira horrível.

Ontem mesmo eu fiz foto imobiliária, mesmo fazendo bracket de 3 fotos (2 stops entre cada) deu ruído brabo ao recuperar as sombras em baixo de mesa. Tive que abrir no PS, duplicar a camada, mandar para o Topaz Denoise e então mesclar somente as sombras com o "blend if".

Tem Topaz ai tbm, pra dar aquela limpada geral kkkk

Mas na original tinha menos ruido do que eu imaginei. Grão pequeno tbm, não chegava a estragar a imagem.

Sobre a RP, mesmo com 2 stops pra baixo ainda não conseguiu pegar a sombra? Que estranho, tava muito escuro?


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2022, 21:54:03
Hoje foi a prova de fogo da R7 pra mim. Fiz um "ensaio" com um besouro de grãos que apareceu por aqui e gostei bastante do resultado. Ficou bem claro o potencial do RAW que ela entrega e meu flash acabou de ficar obsoleto, tamanha a velocidade de disparos contínuos. Vou ter que procurar pilhas melhores ou um com boas baterias.

O modelo do dia é esse na borda do prato. E do lado são amêndoas.


Ele tem aproximadamente 3mm e nessa magnificação de 2x já tem muita difração, mesmo em f11. Mas deu pra tirar uns bons closes.













Já nessa distância aqui, tudo ficou bem nítido.





Só depois de concluir as fotos percebi que na verdade eu tava fotografando 2 diferentes. Esse aqui era ainda menor, cerca de 2mm:











Pra macrofotografia a R7 tá mais que aprovada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 10 de Outubro de 2022, 00:18:35
Impressionante. Gostei muito. Canon dando um baile.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.827
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #27 Online: 11 de Outubro de 2022, 00:30:18
Tá mais que aprovada!!!!
:clap: :clap:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


guilhermecs4

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #28 Online: 11 de Outubro de 2022, 10:02:36
Impressionante. Gostei muito. Canon dando um baile.

Tá mais que aprovada!!!!
:clap: :clap:

Feliz que curtiram, to gostando do resultado tbm. Sinto que vai ser uma boa jornada até me sentir limitado pelo equipamento de novo.

É bom voltar a sentir que o equipamento não tá me limitando e que agora a responsabilidade de não atingir o resultado é exclusivamente minha.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 690
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2022, 11:26:52
Feliz que curtiram, to gostando do resultado tbm. Sinto que vai ser uma boa jornada até me sentir limitado pelo equipamento de novo.

É bom voltar a sentir que o equipamento não tá me limitando e que agora a responsabilidade de não atingir o resultado é exclusivamente minha.


Parabéns! Incriveis fotos.