Autor Tópico: Fotografias vencem concursos feitas em expedições fotográficas  (Lida 4962 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2022, 10:58:22
Eu penso um pouco diferente, e para mim não me importa se é encena ou não “foto é foto” e na história da fotografia tem várias fotos famosas que foram encenadas.

O importante é o olhar fotográfico.

Se uma pessoa trouxe alguém para posar para o um grupo de fotógrafos, vc terá fotos parecidas mas não iguais, a diferença e isso para mim é o mais importante é o olhar que cada um vai ter naquele momento, qual a composição, se vc vai estar mais perto ou mais baixo, que elementos no fundo vc vai incluir, se vai fotografar com grande angular ou normal ou tele, em qual momento vc vai apertar o botão, se vc vai esperar algum gesto da modelo, que tratamento vc vai dar na pós, etc.

Tudo isso é uma escolha nossa, e eu sei por experiencia própria que as vezes um passo para o lado faz uma diferença enorme na composição, as vezes é uma linha ou um objeto que está no segundo plano, e é por causa desse passo ele entra em harmonia com os outros elementos dentro do seu visor.

Sobre originalidade acho um pouco difícil no mundo de hoje, de uma certa maneira tudo o que fazemos encontra referência em algo do passado.

E só lembrando de um caso polemico, o caso do Tamanduá-bandeira, esse sim foi desonestidade, já que feria as regras do concurso.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2022, 19:56:02
Ao fim e ao cabo o que importa é o que está contido entre as paredes do frame.
Se foi em expedição, se foi ensaiada, se foi posada, se foi ao acaso, se foi única, etc... o importante é a mensagem, o discurso, a mensagem que a foto passa sem necessidade de ser explicada, textificada.
EMHO.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2022, 19:36:48
Ao fim e ao cabo o que importa é o que está contido entre as paredes do frame.
Se foi em expedição, se foi ensaiada, se foi posada, se foi ao acaso, se foi única, etc... o importante é a mensagem, o discurso, a mensagem que a foto passa sem necessidade de ser explicada, textificada.
EMHO.

Particularmente sou mais adepto à fotos ensaiadas/posadas/construídas do que simplesmente renderizadas/manipuladas digitalmente. Eu tendo a valorizar o esforço do fotógrafo...

Mas da mesma forma, isso tem limites: se o intuito da foto é apenas existir por si só, tudo bem. agora se for manipular uma narrativa/distorcer completamente a opinião do expectador de forma que ele interprete a foto de forma contrária à realidade em que a mesma foi extraída, então entra na mesma categoria de foto manipulada digitalmente: posso até achar bonita, só não dou o mesmo valor.  :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2022, 01:16:03
Talvez o fotógrafo do primeiro caso seja jornalista ou documentarista, ou de outro modo se dedique ao assunto e talvez eu esteja errado. Mas o que me incomoda no primeiro caso, além de parecer não ter esforço algum na abordagem, é que a foto tem traços sociais , uma certa emoção de tristeza, vista em fotojornalismo. Tudo bem se é para dar visibilidade, se o fotógrafo é envolvido com o tema, não tem traços capitais de uso da pobreza. Mesmo assim me parece foto fácil demais para o prêmio, pelo modo como foi realizada.  O pior é que no começo me parece muito fácil alguem não pensar nessas questões, por empolgação no uso da camera. iNo meu entender é isso.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2022, 01:33:29 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2022, 15:01:08
agora se for manipular uma narrativa/distorcer completamente a opinião do expectador de forma que ele interprete a foto de forma contrária à realidade em que a mesma foi extraída, então entra na mesma categoria de foto manipulada digitalmente: posso até achar bonita, só não dou o mesmo valor.  :hysterical:

Então... Se a foto da mãe com a criança do primeiro post só tiver acontecido porque a mãe se arrumou com trajes típicos, arrumou a criança, etc, como não faria em um dia comum, é foto manipulada? Ou modelo manipulada? E se o guia de expedição achar que todas as pessoas daquele lugar são feias, e trouxer alguém de fora, mas com aqueles trajes típicos?

Sobre originalidade, uma anedota. Eu estudei o segundo grau em escola técnica. Tinha aulas de desenho, e eu era bom nisso. Teve um trabalho muito difícil, que, modéstia à parte, eu fiz muito bem. Um monte de gente não conseguiu, e acabou pedindo o meu, pra copiar. Alguns mais disfarçados, um deles escancarado.

O professor começou a olhar, deu sete pra um, oito pra outro... Até que chegou ao escancarado. Ele falou "Peraí, isso é tudo cópia!". Encontrou meu desenho e reconheceu "ah, esse é o original" e tascou um oito num trabalho que merecia dez. Os outros também tiveram nota rebaixada.

Resumo: dá pra um monte de gente entrar no mesmo concurso com foto parecida. Mas todo mundo vai perder ponto por apresentar algo parecido com o resto.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2022, 16:22:59
Felipe, me desculpe mas eu discordo de voce nesse caso.
Espero que o fotografo seja realmente envolvido com o tema.
Se nao for, me desculpem mas soa oportunismo, perdoável aos iniciantes.
E como a fotografia lida com pessoas, existem muitas armadilhas.




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2022, 17:10:59
Ja coloco aqui que eu não quero ofender ninguém por pensar do meu modo.
Pode ser que seja assim mesmo.
Cada um tem sua propria consciência.
Bom final de semana para voices.
Eu estou com fome.
Boa noite!





felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2022, 18:01:50
Felipe, me desculpe mas eu discordo de voce nesse caso.
Espero que o fotografo seja realmente envolvido com o tema.
Se nao for, me desculpem mas soa oportunismo, perdoável aos iniciantes.
E como a fotografia lida com pessoas, existem muitas armadilhas.

Não discorda, não, Leo. Isso que você escreveu é minha opinião enquanto fotógrafo artístico. Eu acho que em um concurso este fator (envolvimento com a cena) deveria ser levado em consideração, mas é difícil (talvez impossível) se ser medido ou até mesmo detectado. Então a única coisa que separa a arte da fraude no concurso é a ética do próprio fotógrafo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2022, 01:13:52
Não discorda, não, Leo. Isso que você escreveu é minha opinião enquanto fotógrafo artístico. Eu acho que em um concurso este fator (envolvimento com a cena) deveria ser levado em consideração, mas é difícil (talvez impossível) se ser medido ou até mesmo detectado. Então a única coisa que separa a arte da fraude no concurso é a ética do próprio fotógrafo.

Certo Felipe, eu vou  considerar que o fotografo e envolvido porque eu ignoro o fato, e tambem  e um modo mais empolgante de pensar.   Pega a susa area que e a astrofotografia. E quase impossivel alguem ganhar um concurso sem se envolver com o tema.
Boa noite!



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2023, 15:51:36
Revivendo esse tópico devido a notícia abaixo. A fotografia vencedora do concurso foi feita durante um evento para divulgação da então nova Fuji X-t5... e aí o que acham?

https://petapixel.com/2023/10/25/picture-that-won-worlds-largest-photo-competition-was-staged/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2023, 17:52:41
O título do típico tá muito ruim só percebi isso agora  :doh:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #26 Online: 25 de Outubro de 2023, 18:06:59
vou só repetir o que eu falei.

Eu penso um pouco diferente, e para mim não me importa se é encena ou não “foto é foto” e na história da fotografia tem várias fotos famosas que foram encenadas.

O importante é o olhar fotográfico.

Se uma pessoa trouxe alguém para posar para o um grupo de fotógrafos, vc terá fotos parecidas mas não iguais, a diferença e isso para mim é o mais importante é o olhar que cada um vai ter naquele momento, qual a composição, se vc vai estar mais perto ou mais baixo, que elementos no fundo vc vai incluir, se vai fotografar com grande angular ou normal ou tele, em qual momento vc vai apertar o botão, se vc vai esperar algum gesto da modelo, que tratamento vc vai dar na pós, etc.

Tudo isso é uma escolha nossa, e eu sei por experiencia própria que as vezes um passo para o lado faz uma diferença enorme na composição, as vezes é uma linha ou um objeto que está no segundo plano, e é por causa desse passo ele entra em harmonia com os outros elementos dentro do seu visor.

Sobre originalidade acho um pouco difícil no mundo de hoje, de uma certa maneira tudo o que fazemos encontra referência em algo do passado.

E só lembrando de um caso polemico, o caso do Tamanduá-bandeira, esse sim foi desonestidade, já que feria as regras do concurso.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #27 Online: 25 de Outubro de 2023, 18:15:35
só complementando

essa foto do Doisneau, uma das mais famosas dele é uma encenação.



aqui a matéria sobre o assunto

https://petapixel.com/2019/07/24/one-of-the-most-iconic-kissing-photos-was-staged/

https://www.bbc.com/culture/article/20170213-the-iconic-photo-that-symbolises-love

outra foto famoso é essa aqui do Alfred Eisenstaedt, essa é totalmente espontânea



aqui a matéria sobre a foto

https://www.life.com/history/v-j-day-kiss-times-square/

e aqui algumas matérias sobre o conceito de documentário e Docuficção

https://cinema10.com.br/materias/documentario-docuficcao-ou-pseudodocumentario

https://pt.wikipedia.org/wiki/Docufic%C3%A7%C3%A3o

https://www.aicinema.com.br/qual-a-diferenca-entre-filme-de-ficcao-e-documentario/


Docuficção é um conceito que esta muito em voga no cinema, muitas obras se apresentam dessa forma, acho que dentro da fotografia não seria diferente.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2023, 18:17:31 por pkawazoe »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia


Murdock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Carvalho
Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2023, 14:26:47
Acho que vai depender muito do tema. "Documental" me remete a documentário, pensando no cinema, muitas das cenas usadas são encenadas, há depoimentos, pessoas agindo enquanto sabem que há um câmera em cima deles. Não é jornalismo, mesmo que utilizem imagens retiradas de reportagens antigas.

Para fotojornalismo eu acho que nada deve ser encenado.