Autor Tópico: Descontente com a recuperação de sombras da EOS RP  (Lida 3484 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 11 de Outubro de 2022, 14:42:29
Tenho usado minha RP para fazer fotos de produto still para E-commerce e recentemente comecei a fazer fotografia para imobiliárias.
Esses tipos de fotografias demandam bastante agilidade no processamento da imagem. No caso de produto, já fotografo em JPEG mesmo e só aplico uma action básica para recorte salvamento. Nas fotos imobiliárias, capturo em RAW e faço Braketing de 3 exposições, com intervalo de 2 stops entre cada.

Muitas vezes em ambas situações, preciso recuperar as sombras e nesse caso, recorro ao slider de Sombras do Lightroom.

Pra mim os resultados acabam não sendo satisfatórios. Para mitigar o problema, algumas vezes recorro ao Topaz Denoise, ou duplico a camada no PS, abro no Camera Raw, faço a redução do ruído, e posteriormente no programa mascaro somente a parte conveniente, pincelando a parte desejada junto com o "Mesclar Se".

vou colocar aqui os resultados:

Foto convertida de RAW para JPG, apenas com correção correção ótica ativada e +70 no slider de sombras:


Repare a quantidade de ruído no lado direito, na parte da mesa (mesma imagem em recorte):


Aqui com uma redução de ruído severa no ACR conforme parâmetros:




Enfim, até consigo tirar o ruído, mas isso acaba deixando a imagem totalmente "encerada".

Sei que até é possível resolver isso com mais uma exposição (para as sombras) no Bracket e HDR, ou fazer o que mencionei de reduzir o ruído seletivamente, porém, de toda forma é trabalho a mais.

Posso estar sendo tendencioso, mas percebi que isso não acontecia tanto com a minha 6D Clássica, que recuperava bem melhor as sombras sem aparentar tanto ruído.

De toda forma fica aqui o relato.
Aquela máxima de exponha para proteger os Highlights e recupere as sombras, na EOS RP não é válido. Nela você precisará expor para as sombras e torcer para que a cena não tenha muita diferença de luz.

Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2022, 14:49:09
Faltou o Exif da imagem:

Mais Informações:
Dimensões: 4160x2768
Marca do dispositivo: Canon
Modelo do dispositivo: Canon EOS RP
Espaço de cores: RGB
Perfil de cores: sRGB IEC61966-2.1
Distância focal: 16 mm
Modo de medição: Parcial
Número F: f/7,1
Programa de exposição: Manual
Tempo de exposição: 1/15
ISO: 400
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2022, 16:25:42
O curioso é que rp, 6d e 6d mark ii tem o mesmo dinamyc range....
Entre 11.9 e 12.1
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2022, 16:38:05
Geralmente em Canon se faz o contrário mesmo.
Canon costuma recuperar melhor as altas luzes, então geralmente é melhor expor pras sombras e recuperar a alta luz na pós.
Com Canon eu costumo fotometrar 1 ponto pra cima quando tem algo importante na sombra.

No mais, nessa situação aí, ambiente interior com janela, com qualquer câmera tu precisa fazer bracket se quiser pegar os detalhes do interior e do exterior pela janela.
Nessa situação eu costumo fazer três fotos (-3, 0, +3) e mesclo no Lightroom. Dependendo da situação até faço outras duas (-6, +6).
Ou então iluminar o interior com flashes.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2022, 16:40:52 por Di Torres »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2022, 20:20:27
É fato... Canon temos que usar a técnica do ETTR (expor para direita do histograma).
Fotógrafo oficial Foco Radical


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2022, 21:01:37
É fato... Canon temos que usar a técnica do ETTR (expor para direita do histograma).

Oxi mas tu ja ta nos 1/15s... aí vai pra quanto ??
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2022, 03:48:24
Será que a correção de vinheta dessa lente não gera mais ruído? Não Leonardo, em 7.1 não deve ter vinheta. Será que a correção interna dessa lente gera mais ruído?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2022, 03:51:50 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2022, 13:22:22
Será que a correção de vinheta dessa lente não gera mais ruído? Não Leonardo, em 7.1 não deve ter vinheta. Será que a correção interna dessa lente gera mais ruído?

Você perguntou e se respondeu?  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2022, 13:52:24
Você perguntou e se respondeu?  :hysterical:

Sim Vangelismm,  :doh: e me respondi rápido antes que alguém visse.  :D
Hahahaha.

Desculpem me. Será que não é a correção por software, de algum modo?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2022, 13:59:32
O meu raciocínio estava errado, mas por um motivo. Me lembrei....A minha 35 DX dava uma vinheta pesada usada em FF. Alguém falou que essa lente 16 mal cobre o sensor. Estamos falando de foto  de interiores, que é exigente pra caramba.
Será?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2022, 14:00:16 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2022, 14:30:44
Você perguntou e se respondeu?  :hysterical:

Mano você deixou meu dia ainda mais alegre , feliz Dia das Crianças rsrsrs :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2022, 14:40:25
Fernando, os sensores da Sony geralmente são melhores pra recuperar sombras, e os sensores da Canon são melhores pra recuperar zonas mais claras (altas luzes) . No resumo: na Canon você pode fotografar em exposição +1 ou +2 que terá ruído próximo de zero, mesmo usando ISOS mais altos. Isso te permitirá recuperar tranquilamente tanto as altas luzes, quanto as sombras praticamente sem ruído.

Embora isso tenha validade também para os sensores da Sony (Nikon, Fuji, etc) , na Canon essa técnica é de mais valia. O fato de que a Sony tenha melhor desempenho nas áres de sombra nao significa que não aparecerá ruído, mas usando a técnica de expor pra direita o fotômetro da câmera (algo entre +1 até +2 no máximo), funciona e dá resultados muito bons. Nem precisará usar HDR ou Bracketing de exposição.

último detalhe: recomendo usar medição Matricial, é mais eficiente para captação das informações no sensor.



« Última modificação: 12 de Outubro de 2022, 14:41:46 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2022, 14:55:01
Mano você deixou meu dia ainda mais alegre , feliz Dia das Crianças rsrsrs :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pra ti tambem querido, feliz dia das criancas irmao!  :hysterical:
Energia boa que tem as criancas. adoro.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2022, 15:04:49
Fernando, os sensores da Sony geralmente são melhores pra recuperar sombras, e os sensores da Canon são melhores pra recuperar zonas mais claras (altas luzes) . No resumo: na Canon você pode fotografar em exposição +1 ou +2 que terá ruído próximo de zero, mesmo usando ISOS mais altos. Isso te permitirá recuperar tranquilamente tanto as altas luzes, quanto as sombras praticamente sem ruído.

Embora isso tenha validade também para os sensores da Sony (Nikon, Fuji, etc) , na Canon essa técnica é de mais valia. O fato de que a Sony tenha melhor desempenho nas áres de sombra nao significa que não aparecerá ruído, mas usando a técnica de expor pra direita o fotômetro da câmera (algo entre +1 até +2 no máximo), funciona e dá resultados muito bons. Nem precisará usar HDR ou Bracketing de exposição.

último detalhe: recomendo usar medição Matricial, é mais eficiente para captação das informações no sensor.



Parte do bracketing e uma exposicao para a direita.
Talvez os sensores de foco no sensor ocupem espaco de modo que o ruido seja mais vizivel na RP do que na 6D II. Nao sei...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2022, 10:09:42
Bizarro ter desempenho pior que a 6d/6dII.

Teria que testar a RP vs elas para tirar a prova real.