Autor Tópico: Descontente com a recuperação de sombras da EOS RP  (Lida 3485 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Outubro de 2022, 14:26:00
z5


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 25 de Outubro de 2022, 16:14:41
z5
Pra fazer esse tipo de trabalho até uma D600/D610 vai super bem.
Elas compartilham o mesmo sensor com a D750 e Z5.

Tem o Dynamic range excelente, hoje, mesmo após mais de 10 anos de lançado.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 25 de Outubro de 2022, 16:23:54
Pra fazer esse tipo de trabalho até uma D600/D610 vai super bem.
Elas compartilham o mesmo sensor com a D750 e Z5.

Tem o Dynamic range excelente, hoje, mesmo após mais de 10 anos de lançado.

Vamos ser sinceros, qualquer câmera serve pra esse trabalho.
Não é normal fazer essas fotos abrindo sombras quando se pode fazer bracketing no tripé......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 26 de Outubro de 2022, 00:28:50
O problema que eu vejo é o quanto pagam por tempo. Isso começa a ficar insustentável. Então é azar pegar justamente uma área que esse sensor da RP não dá conta, o tipo de trabalho que uma DSLR usada faria bem. não sei o quanto uma Canon 5d lll custa. Não sei nem a latitude de exposição, apenas da Nikon que é a marca da minha camera.. Uma Pentax por exemplo motivo de piada , tem Ibis no sensor e possui também ótima latitude de exposição Inclusive eles tem um sistema inteligente de foco manual Tem coisas que Pentax da conta e faz com as duas mãos nas costas rindo ... Eu fico feliz em gastar pouco,  porque eu não tenho cliente, Hobby e pequenos trabalhos. .Apenas tento não colaborar com o que soa exagerado .


« Última modificação: 26 de Outubro de 2022, 00:46:39 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 26 de Outubro de 2022, 02:17:28
Pra fazer esse tipo de trabalho até uma D600/D610 vai super bem.
Elas compartilham o mesmo sensor com a D750 e Z5.

Tem o Dynamic range excelente, hoje, mesmo após mais de 10 anos de lançado.

Sim, eu so não quero criar atrito por causa de marca. Se eu tivesse um problema, eu gostaria que me ajudassem. Apenas isso.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #50 Online: 26 de Outubro de 2022, 19:28:09
Vamos ser sinceros, qualquer câmera serve pra esse trabalho.
Não é normal fazer essas fotos abrindo sombras quando se pode fazer bracketing no tripé......

Cara, eu acho exagero ficar criticando a Canon RP e a 6D Mark 2 , pois é um ponto fraco no meio de 10 pontos fortes.  E mesmo assim já deram a solução por aqui . Se você expor pra direita e diminuir a exposição no editor de imagens, as sombras terão todas as informações sem ruído. Então, eu não vejo a recuperação de sombras e alcance dinâmico como um impecilho para fazer fotos de alto nível.

Pra ser bem sincero, esse blábláblá não vem de mestres da fotografia; vem de blogueiros e de Youtubers que recebem grana pra elogiar ou criticar determinado fabricante. Eventual limitação pode ser solucionada com técnica, na maioria das situações. E a RP me parece uma câmera excelente pra fotografia. Uma prova viva disso são as altas luzes e o desempenho excelente em ISO alto. Basta notar nos poucos exemplos que dei aqui que as fotos em ISO 12.800 são perfeitamente utilizáveis .


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #51 Online: 27 de Outubro de 2022, 13:51:04
Meu ponto nem é tanto esse Chefe, minha crítica é que as vezes o equipamento pode te limitar, por exemplo quando você confia no equipamento para fazer a exposição correta, e na adrenalina da correria do momento (vc ou a câmera)  acaba errando a fotometria e perde a foto....

Tudo bem que fotografia imobiliária tb não é essa pressão total, mas fico imaginando num casamento quando o cara está clicando por algum motivo entra um flash contra e a câmera tenta ajustar a comp. de exposição deixando a foto escura.... Nessa vc perdeu a foto do beijo que era pra ser a mais bonita da série.
Ou se por exemplo o flash falhou na hora H. Se a câmera permitr, vc consegue recuperar uma foto totalmente subexposta assim.

Enfim, o caso da RP não ter uma boa recuperação de sombras (e de certa forma exposição) pra mim entra mais no mérito da confiabilidade. Uma câmera que recupera melhor, trás mais confiança por saber que se der algum xabú ainda sei que saio com a foto de alguma maneira.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 27 de Outubro de 2022, 13:56:28
Meu ponto nem é tanto esse Chefe, minha crítica é que as vezes o equipamento pode te limitar, por exemplo quando você confia no equipamento para fazer a exposição correta, e na adrenalina da correria do momento (vc ou a câmera)  acaba errando a fotometria e perde a foto....

Tudo bem que fotografia imobiliária tb não é essa pressão total, mas fico imaginando num casamento quando o cara está clicando por algum motivo entra um flash contra e a câmera tenta ajustar a comp. de exposição deixando a foto escura.... Nessa vc perdeu a foto do beijo que era pra ser a mais bonita da série.
Ou se por exemplo o flash falhou na hora H. Se a câmera permitr, vc consegue recuperar uma foto totalmente subexposta assim.

Enfim, o caso da RP não ter uma boa recuperação de sombras (e de certa forma exposição) pra mim entra mais no mérito da confiabilidade. Uma câmera que recupera melhor, trás mais confiança por saber que se der algum xabú ainda sei que saio com a foto de alguma maneira.
Toca pra frente e pega a R.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #53 Online: 27 de Outubro de 2022, 14:03:46
Toca pra frente e pega a R.

To pensando em fazer isso agora na BF... Na Amazon US costuma ter item open box com uns 100-150 dólares de desconto. A R se não me engano estava 1600. Não sei se rola desconto de BF em item "renewed", mas é o plano.
Tem também as promoções do Aliexpress, aí vou pensar o que vai ser mais vantajoso.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #54 Online: 28 de Outubro de 2022, 21:28:09
Toca pra frente e pega a R.

É uma boa idéia pegar a R.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #55 Online: 31 de Outubro de 2022, 01:38:18
Achei uma na KeH por $1339. O problema que me falta ainda uns 200 dólares 😬
Fotógrafo oficial Foco Radical