Cara, sinceramente falando, será que compensa toda essa gambiarra pra no final usar a lente de sensor APSC num Fullframe , cheio de vinhetas? Pesquiado com calma, você consegue encontrar algumas lentes com range equivalente a 18-135 do Fullframe, como por exemplo, a 24-85 EF (que é uma lente ótima e até desconhecida por alguns) ou a 28-105 3.5 - 4.5 . Acho que essas gambiarras, de forma geral, não compensam.
Então, manda mensagem para ele e pergunta se ele por acaso não tem a baioneta para o seu modelo. Ele é bem atencioso e costumava ter várias opções.Quanto à questão de adaptar, acho difícil essa lente passar de 40mm sem dar vinheta.O cara que tá no vídeo (O Zeek) é film-maker... ele faz um monte de gambiarra para funcionar. Primeiro que ele usa uma EOS M (APSC), com Magic Lantern. Aí ele coloca um SpeedBooster (redutor focal) para abrir mais a lente (quase transforma em Full Frame). O Speedbooster abaixa o crop da APSC de 1,6x para 1,1x. Além disso, filmes usam outra proporção que é 16:9, que é mais "retangular", enquanto foto é 3:2 (mais quadrado), com essa proporção retangular a vinheta não fica no quadro.E mais outra coisa é que ele usa um modo que é desbloqueado pelo Magic Lantern, que faz a EOS M gravar em 4k ou 2,5k em RAW. Só que neste modo a câmera usa só o miolinho do sensor e usa uma proporção bem diferenciada (acho que 2,3:1) que é aquela de tela de cinema. Aí ele consegue sair mais ainda da vinheta, mas pra foto mesmo na proporção original do sensor irá ficar um circulo preto até quase os terços da imagem.Dá até pra usar, mas no LR tens que criar um Preset já recortando a parte vinhetada.Em resumo, para foto, o que vai ser efetivo mesmo é usar entre 40-135.
Se sua lente for essa do video, versão USM, é só puxar e ser feliz.Outras lentes talvez seja mais duro de sair.E efs com mount de plastico precisa serrar ou substituir o fundo.
Só enfiar o dedo ali e puxar, sai o cinzinha?Se não resolver, é só meter uma faca quente nessa protuberância aí, faz um acabamento caprichadinho e vrau.Gastar dinheiro não, rsrsrs.
Exato, no máximo um alicate com cuidado.
//www.youtube.com/watch?v=b4fQE_7HDoUEsse barulho do IS dela é normal.
Ela faz uma sequência de 3 sons quando aperta o botão do meio para focar.Um rangidinho inicial, depois uma espécie de roleta e outro rangidinho igual ao inicial.Fico cabreiro por que nunca tive essa lente e a minha 18-135 com IS não faz barulho...Se esse lente faz, então a minha tá quebrada o IS. KkkkObrigado, meu nobre por mostrar este vídeo. Me tranquilizou Deus abençoe
Agora que fui ver que você postou 3x kkkkk . Cara o barulho do IS da 24-105 F4L é normal. Relaxa . Eu gosto bastante dessa lente, acho que ela tem uma construção e ótica muito boas . É um bom custo benefício.
Ah, sobre o reparo: Foi a troca do cabo flex e o outro cabo do estabilizador de imagem.Me custou 900,00 aqui em Salvador.Se tivesse que trocar a placa do estabilizador, seria mais caro ainda, logicamente. O técnico diz que eu dei sorte.