Autor Tópico: Hackintosh  (Lida 6678 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 22 de Junho de 2023, 13:48:10
Então, sim, essa questão de mudança na arquitetura dos processadores apple tbm ajudou a me desanimar, justamente pelas atualizações e resolver problemas no futuro.

O Ventura tem suporte para Intel e o proximo provavelmente também..
Ainda dá para brincar por bastante tempo.


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #46 Online: 22 de Junho de 2023, 13:59:48
Li alguns comentários sobre vga mais moderna que não vai existir driver nunca.
Então a tendência é sumir mesmo...

Segundo a thread  tem MacPro 2019 e mac mini 2018 com Intel, não vai sumir completamente, mas vai ficando mais dificil.

Mas isso é BEEEEM mais problematico para Mac Intel do que Hackintosh. No pior dos cenarios tu pode transformar em um PC regular instalando windows.
Num cenário menos apocaliptíco, seria só manter em uma versão antiga do MacOS.

@Lindsay, acho que não é ao ponto de desanimar, tem anos ainda de suporte e é sempre um lab divertido e util para alguns casos de uso que MacOS é melhor.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 22 de Junho de 2023, 14:06:36
Num cenário menos apocaliptíco, seria só manter em uma versão antiga do MacOS.
O maior lado negativo disso seria a vulnerabilidade à segurança do sistema?


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #48 Online: 22 de Junho de 2023, 14:19:28
O maior lado negativo disso seria a vulnerabilidade à segurança do sistema?

Isso. A apple tem uma politica de manter patches de segurança por bastante tempo, então mesmo isso vai demorar a virar um problema.
Ainda  assim, a própria apple ja admitiu 100% que somente a versão corrente do OS. Os mais antigos é "na medida do possivel".

Outro ponto a considerar são as apps, que podem deixar de funcionar. Mas essas é na sorte, seja pela arquitetura nova, por novas APIs que só funcionam em processadores novos, pode ocorrer de pararem. E isso é um problema mesmo em Mac Intels oficiais e vai se intensificando com o tempo.

Mas voltando, eu só consideraria isso pra alguem que fosse montar um Hackintosh como computador principal, ainda vai ter alguns anos de suporte e esses problemas com segurança e apps ainda demoram pra começar.
Apple deixou intel de lado em 2019/20, ainda tem bastante suporte pra chips modernos, é algo para ir tendo cuidando ao longo do tempo.   
« Última modificação: 22 de Junho de 2023, 14:23:13 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 22 de Junho de 2023, 15:03:02
O maior lado negativo disso seria a vulnerabilidade à segurança do sistema?


Cara, com bom senso e um bom firewall 99,9% das vulnerabilidades não te afetam
No maximo uma do Safari. Mas eí tem Vivaldi, Firefox, etc.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 25 de Junho de 2023, 13:27:40
O maior lado negativo disso seria a vulnerabilidade à segurança do sistema?
Não... o problema de versão antiga é as coisas não rodarem.

Eu tenho um hackintosh aqui com o Lion... só roda apps antigos da Adobe, o Safari não funciona direito e não tem atualizações... alguns navegadores funcionam OK e outros não...

A pior coisa de ter produtos da Apple é isso: se vc não troca por equipamentos mais novos, vc meio que entra numa cápsula do tempo...

Claro que, dependendo do perfil do usuário tudo bem. Mas pra quem precisa ter (alguns) softwares atuais, é inviável ter Mac antigo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 26 de Junho de 2023, 17:22:13
Não... o problema de versão antiga é as coisas não rodarem.

Eu tenho um hackintosh aqui com o Lion... só roda apps antigos da Adobe, o Safari não funciona direito e não tem atualizações... alguns navegadores funcionam OK e outros não...

A pior coisa de ter produtos da Apple é isso: se vc não troca por equipamentos mais novos, vc meio que entra numa cápsula do tempo...

Claro que, dependendo do perfil do usuário tudo bem. Mas pra quem precisa ter (alguns) softwares atuais, é inviável ter Mac antigo.

É bem por aí mas nunca deixei isso me afetar muito.

Por exemplo, tenho aqui uns macs bem antigos que estão razoavelmente atualizados embora sem suporte oficial, como um MacMini White Core2 Duo que só tem suporte oficial até o El Capitan, mas está rodando feliz e contente com o Mojave e um MacPro 5,1 rodando o Monterey.

Esse MacMini White uso somente para controlar um scanner de filme e um copy stand com uma Nikon D5200. Tem o Vivaldi, o Chrome e o Firefox rodando sem problema, então para o meu caso não é nenhum problema.

Agora se o cara quer edição não linear a coisa já muda de figura por causa de algumas instruções de CPU que facilitam uma barbaridade na hora de usar codecs como o H.265.

Enquanto eu puder empurrar com a barriga, não dou mais nenhum centavo para a Apple.
Acho isso da Apple segregar os modelos antigos baseado na última versão oficialmente suportada do SO uma sacanagem.
Ainda bem que tem a turma do OpenCore resolvendo esse problema.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 27 de Junho de 2023, 08:55:33
Grato aos colegas pelas informações.

Até já citei que lá por 2014 ou 2015 não lembro exatamente eu fiz um teste de um pc com Hackintosh.
Funcionou mas faltava algum driver e deixei para lá e desde então nunca mais pensei nisso.

Agora com esse tópico posso tentar fazer novamente esse teste, o problema é ter tempo para fazer isso...



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 27 de Junho de 2023, 17:10:43
Grato aos colegas pelas informações.

Até já citei que lá por 2014 ou 2015 não lembro exatamente eu fiz um teste de um pc com Hackintosh.
Funcionou mas faltava algum driver e deixei para lá e desde então nunca mais pensei nisso.

Agora com esse tópico posso tentar fazer novamente esse teste, o problema é ter tempo para fazer isso...


Muita coisa mudou de 2014 para cá. A dica é sempre usar o hardware indicado, aí não tem muito problema.
Se comprar o que der na telha aí é dor de cabeça na certa.
« Última modificação: 27 de Junho de 2023, 17:11:08 por AFShalders »