Autor Tópico: DarkTable - Ferramenta Raw Gratuita  (Lida 2591 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2023, 16:53:19
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.788
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 19:23:34
https://www.canonrumors.com/darktable-developers-to-end-support-for-macos/


O que eles falam é uma triste realidade, mas também é culpa da equipe de desenvolvimento que optou por usar ferramentas de programação proprietárias da Apple, nesse caso o XCode. Vários aspectos da própria programação variam de acordo com as versões do XCode e o OSX, é um saco.

O problema é que a versão do XCode é muito dependente da versão do sistema operacional, e agora com essa estória dos Macs Silicon a forçada de barra para tornar o OSX similar ao IOS sacaneou muitos desenvolvedores.

Na minha opinião, nunca é bom usar ferramentas proprietárias. Um dia a conta sempre será cobrada.



lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2023, 01:21:24
Para a galera que tem usado DT e/ou RT.

Como ficou o workflow? Usam ambos para tudo?(importar, tratar raw, navegar, etc.)
Canon R6 + 35 + 50 + 135


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2023, 12:15:00
Para a galera que tem usado DT e/ou RT.

Como ficou o workflow? Usam ambos para tudo?(importar, tratar raw, navegar, etc.)

O fluxo varia muito de pessoa para pessoa e da ordem que ela costuma fazer as coisas...

Pessoalmente não uso um programa só, nunca funciona do jeito que preciso.
Uso um para converter, um para editar, se necessário e um para organizar.

Geralmente assim:

1) Selecionar imagens para conversão do raw
2) Processar as imagens
3) Exportar o resultado para uma pasta específica

4) Importar para o organizador, no caso uso o PhotoSupreme, que é pago e é o melhor que existe, desde que o Media Pro foi descontinuado.
5) "Taguear" as imagens importadas

6) Se precisar EDITAR (refiro-me a alterar a realidade da foto, tal como remover objetos, etc.) chamo o Affinity Photo de dentro do PhotoSupreme e aí exporto a imagem final, e volto ao item 4

De qualquer maneira, eu trabalho com um organizador e uso tags hierárquicos daí a necessidade do PhotoSupreme.
Quem não precisa disso pode pular esta etapa.





lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2023, 15:54:47
O fluxo varia muito de pessoa para pessoa e da ordem que ela costuma fazer as coisas...

Pessoalmente não uso um programa só, nunca funciona do jeito que preciso.
Uso um para converter, um para editar, se necessário e um para organizar.

Geralmente assim:

1) Selecionar imagens para conversão do raw
2) Processar as imagens
3) Exportar o resultado para uma pasta específica

4) Importar para o organizador, no caso uso o PhotoSupreme, que é pago e é o melhor que existe, desde que o Media Pro foi descontinuado.
5) "Taguear" as imagens importadas

6) Se precisar EDITAR (refiro-me a alterar a realidade da foto, tal como remover objetos, etc.) chamo o Affinity Photo de dentro do PhotoSupreme e aí exporto a imagem final, e volto ao item 4

De qualquer maneira, eu trabalho com um organizador e uso tags hierárquicos daí a necessidade do PhotoSupreme.
Quem não precisa disso pode pular esta etapa.

Obrigado por compartilhar teu workflow, traz insights legais.

To contigo que é bastante pessoal, pois os objetivos variam.

No meu caso, por não ser profissional. Não tenho qualquer pressão de prazo, que não minha própria vontade de "revelar" as fotos.
Até por isso, eu uso um workflow bastante simplório baseado no lightroom, que pra mim funciona como DAM, Raw processor, editor e tudo mais. Tenho a assinatura do PS junto e acho que só abri uma vez.

Partindo dai, eu acho meu uso pequeno para o custo (mensal, que eu odeio), por isso estou olhando com cuidado Darktable e RawTherapy e perguntando sobre workflows de quem ja usa.

O teu fluxo em boa parte é parecido com o que faço(mas usando LR), mas eu uso o LR também como navegador, então eu não faço export sempre(item 3 do teu fluxo), somente exporto quando quero compartilhar em rede social ou mandar para alguém. Mas o que eu mais exporto mesmo é para o iCloud, com faço muitas fotos pessoais/familia, iCloud é para mim o mais facil de manter o album de familia atualizado, ja que acabo misturando varias fotos que faço direto no celular com as feitas com maquina.

E estou nessa a uns bons anos, sempre insatisfeito com meu workflow.

Novamente, obrigado por compartilhar o seu em detalhe, me deu alguns insights.

Um duvida que fiquei lendo esse tópico e alguns outros:
É comum pra ti(e outros) exportar as imagens(item 3)?
Sempre tive uma leitura(talvez incorreta) de manter o raw processado junto do sidecar e só exportar conforme necessidade. Por isso uso bastante o próprio LR pra navegar.
Mas parece existir uma forte vertente que trata o raw como um backup, e sempre processa/revela o raw e move para um lugar "definitivo" (no teu caso, seria o passo 4 e 5 se entendi corretamente)

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2023, 15:56:09 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2023, 19:39:36
Deixa eu tentar explicar melhor...

- No meu caso, acho que 90% das vezes fotografo em raw.
- Sempre rolam ajustes óticos, de cor, etc.
- Raramente eu removo objetos nas fotos, então quase nunca edito no sentido de modificar a realidade.
- Eu preciso e gosto de usar um gerenciador que suporte tags hierárquicos. Esses tags são assim:

Exemplo:

Tag Raiz: País
Tags nivel 2: Regiões
Tags nivel 3: Cidade
Tags nivel 4: Objeto

Algo como: Brasil-Sudeste,MG-Ouro Preto-Pico do Itacolomy
Ou outro:  Brasil-Sudeste-RJ-Petropolis-Museu Imperial
E ainda: Brasil-Sudeste-RJ-Petropolis-Quitandinha

Se eu tiver que taguear uma foto em Ouro Preto de, digamos, uma Igreja X, basta eu tagear a foto com Ouro Preto que automaticamente os níveis anteriores serão aplicados em vez de ter que aplicar tudo de novo, bastando adicionar o tag Igreja X.

Fora isso muitas vezes preciso pesquisar por outros tags paralelos, por alguma informação do EXIF ou do IPTC, coisas do tipo cachoeiras em MG fotografadas com uma Canon 5D e a EF-24-70.

Dá para fazer isso facilmente e bem com o PhotoSupreme.

- Por conveniência, primeiro importo do cartão da câmera para uma pasta que chamo de entrada
- Abro o conteudo dessa pasta em um conversor raw, que geralmente é o DxO PhotoLab
- Apago de cara tudo que estiver ruim
- Aplico os ajustes
- Exporto para uma pasta chamada saida

- Importo o conteudo da pasta saida para o PSU (PhotoSupreme)
- Movo esse conteudo via PSU para uma determinada pasta no meu HD de acervo
- Renomeio os arquivos via PSU para uma nomenclatura padrão que uso

Geralmente para por ai. Ou seja tem duas importações e uma exportação.

-Verifico o que foi importado pelo PSU e se precisar modificar uma imagem, aí chamo o Affinity Photo
-Se a imagem ficou satisfatoria, decido se mantenho o original ou as duas versões
-Atualizo os thumbnails do PSU

Mas esse é o meu fluxo e o que me dá mais flexibilidade.
Mesmo porque não uso somente um conversor raw, as vezes tenho que usar outro por alguma propriedade especifica.

Nunca me satisfiz em usar um único programa, fui usuário da Adobe por anos e chega um ponto que você começa a conhecer outras coisas que são melhores, mais rápidas e mais baratas no final.












Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 03:59:29
Para a galera que tem usado DT e/ou RT.

Como ficou o workflow? Usam ambos para tudo?(importar, tratar raw, navegar, etc.)

O RT não tem editor de livros ou Slideshow, mas é um conversor raw muito poderoso. Sério, é de se perder lá dentro de tanta coisa que tem.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 04:10:30
Obrigado por compartilhar teu workflow, traz insights legais.

To contigo que é bastante pessoal, pois os objetivos variam.

No meu caso, por não ser profissional. Não tenho qualquer pressão de prazo, que não minha própria vontade de "revelar" as fotos.
Até por isso, eu uso um workflow bastante simplório baseado no lightroom, que pra mim funciona como DAM, Raw processor, editor e tudo mais. Tenho a assinatura do PS junto e acho que só abri uma vez.

Partindo dai, eu acho meu uso pequeno para o custo (mensal, que eu odeio), por isso estou olhando com cuidado Darktable e RawTherapy e perguntando sobre workflows de quem ja usa.

O teu fluxo em boa parte é parecido com o que faço(mas usando LR), mas eu uso o LR também como navegador, então eu não faço export sempre(item 3 do teu fluxo), somente exporto quando quero compartilhar em rede social ou mandar para alguém. Mas o que eu mais exporto mesmo é para o iCloud, com faço muitas fotos pessoais/familia, iCloud é para mim o mais facil de manter o album de familia atualizado, ja que acabo misturando varias fotos que faço direto no celular com as feitas com maquina.

E estou nessa a uns bons anos, sempre insatisfeito com meu workflow.

Novamente, obrigado por compartilhar o seu em detalhe, me deu alguns insights.

Um duvida que fiquei lendo esse tópico e alguns outros:
É comum pra ti(e outros) exportar as imagens(item 3)?
Sempre tive uma leitura(talvez incorreta) de manter o raw processado junto do sidecar e só exportar conforme necessidade. Por isso uso bastante o próprio LR pra navegar.
Mas parece existir uma forte vertente que trata o raw como um backup, e sempre processa/revela o raw e move para um lugar "definitivo" (no teu caso, seria o passo 4 e 5 se entendi corretamente)

Pega o DXO ou o RT.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #25 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 13:37:27

...acho meu uso pequeno para o custo (mensal, que eu odeio)....

Man, parei de assinar a Creative Cloud no começo desse mês e incrivelmente continua funcionando certinho aqui.
Como esse mês não entrou job estou eu cancelei minha assinatura que era aquela do LR e PS.
Achei que iria bloquear o modo "Desenvolver" do LR mas não, só dá uma mensagem cancelável antes.
O PS tb continua funcionando dessa maneira. Só estou abrindo de vez em quando o PS para juntar etiquetas de envio numa folha só.

Tem também o macete de usar o Cashback da Meliuz/Cuponomia, pelo que sei eles devolvem R$20,00 da assinatura.
Fotógrafo oficial Foco Radical


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #26 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 18:46:02
Man, parei de assinar a Creative Cloud no começo desse mês e incrivelmente continua funcionando certinho aqui.
Como esse mês não entrou job estou eu cancelei minha assinatura que era aquela do LR e PS.
Achei que iria bloquear o modo "Desenvolver" do LR mas não, só dá uma mensagem cancelável antes.
O PS tb continua funcionando dessa maneira. Só estou abrindo de vez em quando o PS para juntar etiquetas de envio numa folha só.

Tem também o macete de usar o Cashback da Meliuz/Cuponomia, pelo que sei eles devolvem R$20,00 da assinatura.

Interessante, mas nem é só grana sabe.  É por principio, inclusive eu tava usando de formas Paulo Coelho antes, mas por principio tbm paguei mensal.
Mas estou desde então tentando chegar num workflow free, ou no minimo que seja one-time pay.

Pega o DXO ou o RT.

DXO é bem elogiado em termos de processamento RAW, o RT(e/ou DT) tem o mesmo nível(mesmo que mais dificil de mexer?)
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 19:06:18
O DXO é conhecido por oferecer a melhor correção de aberrações cromaticas distorção e ruído, também tem ferramentas de ajustes seletivos.umas mascaras e tal.


O RT é muito mais complicado.

Quem conhece muito é o AF Schalders.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 20:11:26
Interessante, mas nem é só grana sabe.  É por principio, inclusive eu tava usando de formas Paulo Coelho antes, mas por principio tbm paguei mensal.
Mas estou desde então tentando chegar num workflow free, ou no minimo que seja one-time pay.

DXO é bem elogiado em termos de processamento RAW, o RT(e/ou DT) tem o mesmo nível(mesmo que mais dificil de mexer?)


O DxO tem como ponto forte (fortíssimo eu diria), os módulos de correção óticos e a redução de ruído e é bem fácil de usar. Só que é pago.

O RT é gratuito, nada é mágico ou automático, portanto conhecimento sobre o que é o problema e como resolver são fundamentais. Sabendo usar, ele cobre qualquer coisa que você puder imaginar, mas não é nem um pouco simples.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.782
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 16 de Fevereiro de 2023, 21:23:43
Man, parei de assinar a Creative Cloud no começo desse mês e incrivelmente continua funcionando certinho aqui.

Você provavelmente cancelou a assinatura depois que a cobrança do mês já tinha sido feita.

Tudo depende do dia do mês que começou a assinatura, depois da cobrança mensal, o acesso é garantido por 30 dias.

Na sua conta da Adobe você pode verificar a data final.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.