Autor Tópico: Foco Inteligente (Canon R5, R6 e R7)  (Lida 8430 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #165 Online: 12 de Dezembro de 2022, 21:39:05
Vamos fazer uma vaquinha pra ele alugar no lens rentals.

$412.00 por 7 dias. Sem contar o TAX e shipping.

:ponder:
sem patrocinio não vai ter como. :no:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2022, 21:44:19 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #166 Online: 12 de Dezembro de 2022, 21:42:41
Pesquisei rapidamente sobre pulsing ou jumping com a sigma e a Z6/Z6II. Não achei nada. :ponder:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #167 Online: 12 de Dezembro de 2022, 21:51:10

Ele não reclama de nada, Z7.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #168 Online: 13 de Dezembro de 2022, 09:18:20
O fator mais importante que tem nas lentes RF e que não tem nas EF é o tal ( NANO USM ). pode ser esse o fator ( a falta dele ) causar o problema de pulsing.....  Se realmente for.....  MANUAL !!!! cade essa informação na p@rra do manual ?????  Isso me me deixa P da vida !   Se eu soubesse disso antes JAMAIS teria comprado. Agora sou obrigado a comprar lente RF.....
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #169 Online: 13 de Dezembro de 2022, 09:22:12
O fator mais importante que tem nas lentes RF e que não tem nas EF é o tal ( NANO USM ). pode ser esse o fator ( a falta dele ) causar o problema de pulsing.....  Se realmente for.....  MANUAL !!!! cade essa informação na p@rra do manual ?????  Isso me me deixa P da vida !   Se eu soubesse disso antes JAMAIS teria comprado. Agora sou obrigado a comprar lente RF.....

A primeira nano usm é uma EF....
A ultima 70-300.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #170 Online: 13 de Dezembro de 2022, 09:58:24
A primeira nano usm é uma EF....
A ultima 70-300.

Então essa lente deve funcionar muito bem e sem problemas..... mas a questão é o tal nano usm
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #171 Online: 13 de Dezembro de 2022, 10:15:16
A Canon andou atualizando lentes EF pra se darem bem com o dual pixel.
Lembro que as novas 70-200 f/4 e f/2.8, lançadas em 2018, não mudaram praticamente nada na ótica, mas a Canon disse que a atualização foi principalmente devido a uma atualização no sistema de foco pra elas se saírem melhor com o sistema dual pixel.

Então, acho que os projetos mais recentes EF, mesmo sem NANO USM, se saem bem nas ML Canon.

Dual Pixel apareceu em 2013, então eu diria que esse é o ano corte para projetos de lentes da Canon com potencial de se saírem bem com esse sistema.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2022, 10:25:06 por Di Torres »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #172 Online: 13 de Dezembro de 2022, 10:22:23
A Canon andou atualizando lentes EF pra se darem bem com o dual pixel.
Lembro que as novas 70-200 f/4 e f/2.8, lançadas em 2018, não mudaram praticamente nada na ótica, mas a Canon disse que a atualização foi principalmente devido a uma atualização no sistema de foco pra elas se saírem melhor com o sistema dual pixel.

Então, acho que os projetos mais recentes EF, mesmo sem NANO USM, se saem melhor nas ML Canon.

Dual Pixel apareceu em 2013, então eu diria que esse é o ano corte para projetos de lentes da Canon com potencial de se saírem bem com esse sistema.
Concordo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #173 Online: 13 de Dezembro de 2022, 10:42:06
As RF 600mm e 800mm STM não parecem ter esse problema também.
E o STM não é rápido como o USM das EF.

Acho que é 100% problema de software/protocolo.
Já que a mesma lente adaptada em Nikon ML parece funcionar sem problemas.

A engenharia reversa que a Sigma fez para o EF "engasga" com o AF das RF.
Pra quem curte mecânica de carro, é como se fosse um motor fora de tempo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #174 Online: 13 de Dezembro de 2022, 11:13:19
Estou quase com a grana para comprar a RF 100-500. Mas agora quero vender a minha R6 para pegar a R6 MK2
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #175 Online: 13 de Dezembro de 2022, 13:11:26
As RF 600mm e 800mm STM não parecem ter esse problema também.
E o STM não é rápido como o USM das EF.

Acho que é 100% problema de software/protocolo.
Já que a mesma lente adaptada em Nikon ML parece funcionar sem problemas.

A engenharia reversa que a Sigma fez para o EF "engasga" com o AF das RF.
Pra quem curte mecânica de carro, é como se fosse um motor fora de tempo.

Me parece muito plausível... Aí teria q saber se é algo intrínseco do projeto ou intencional para incentivar o upgrade.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #176 Online: 13 de Dezembro de 2022, 15:43:32
Eu usei por 1 ano a EF 500mm f4 L IS USM, que foi fabricada até 2009, e foi muito bem com a R6, sem pulsação e outras coisas.. Já usei também EF 600mm f4 serie II e EF 400mm f2.8 serie II com tc 1.4 e 2x, também simplesmente perfeito o funcionamento.

O que conclui para o meu uso... lentes L serie I, já vai bem, com a serie II vai pouco melhor, o autofoco como é mais rapido nas lentes EF serie II e III, ele fica cravado mais fácil.

Hoje uso uma RF 100-500, onde o autofoco é absurdamente rapido para uma lente zoom e preciso, e usando al servo e metralhando os 20 fps, muito raramente algum frame não está 100% cravado, e lembrando uso esta lente com tc 1.4.. virando uma 700mm f10.

Eu já tive uma EF 600mm f4 no IS, de 1994, lente muito boa e nitida demais, usei com 5d3, 6d, 1dx.... mas quando mudei para 5d mark IV, ela já acusou a idade do projeto do AF, pois mesmo na DSLR 5D mark IV que possui foco rapido... a lente não acompanhava a atualização, porém só pegar o jeito, que saia excelentes fotografias. Ou seja até nas dslrs mais atuais... lentes antigas, acusam o seu projeto "defasado", nas mirrorless então, demonstram ainda mais a lentidão do mesmo.

Mas só percebi estas "falhas", quando uso foco al servo e metralhando muito rapido.

E a tendencia é piorar ainda mais.. com novos modelos de camera saindo... pois o AF foi melhorado, e as lentes antigas vão piorar ainda mais o seu uso.. seja da Canon ou de terceiros..  e acredito que em pouco tempo nem as de terceiros irão funcionar nos modelos mais atuais, há não ser que  atualizem seus firmwares das lentes.

Como meu foco é observação e fotografias de aves, estudo mais o uso com teleobjetivas, que são as lentes que mais demonstram os melhores projetos e desenvolvimento, devido o efeito entre o focado e o desfocado é muito curto e próximo, então o AF da camera e o motor de AF da lente, tem que ser muito bons. E já foi desmonstrado por exemplo que o motor de foco de uma sigma 150-600 não se dá bem no modo al servo e rastreando olho em nenhuma mirrorless Canon e mais ou menos na Nikon. Mesmo a sigma 150-600 sendo uma boa lente pelo preço que custa. Mas até nas dslr´s.. ela nunca foi um louvor de AF, perante as lentes originais das marcas.

Resumindo, abraçar esta nova tecnologia, vai ser foda, é convidativo e viciante, mas se não tiver lentes boas, no minimo serie I... e de preferencia serie II ou III, ou até mesmo as RF, vai ter que se acostumar com certos "probleminhas"... mas só manter a calma rs.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #177 Online: 13 de Dezembro de 2022, 15:48:35
As RF 600mm e 800mm STM não parecem ter esse problema também.
E o STM não é rápido como o USM das EF.

Acho que é 100% problema de software/protocolo.
Já que a mesma lente adaptada em Nikon ML parece funcionar sem problemas.

A engenharia reversa que a Sigma fez para o EF "engasga" com o AF das RF.
Pra quem curte mecânica de carro, é como se fosse um motor fora de tempo.

Bem isso aí sobre a sigma.. como as dslr´s não tem um af tão rapido igual as mirrorless... o problema não se percebia tão fácil..
A sigma 35mm 1.4 art que é uma baita lente, tenho até saudades dela.. já não crava tão bem se usasse no al servo, motor era lento de comunicação... devido a esta engenharia reversa.
Fotógrafo e birdwatching