Autor Tópico: EOS RP + EF 24-105 F4L não formam um par legal.  (Lida 3567 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2022, 15:04:58
Desse mesmo.
Falou Grip pensei logo no original da rp.

Nossa, o original é caro hein! Lindo de viver, mas não dá, quase 600 contos.
Esse genérico custou menos de 100 reais.


binhofs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #16 Online: 23 de Novembro de 2022, 19:43:47
Aqui eu usei a RP com EF 24-70 2.8L II por algum tempo... Sem problemas nos contatos ou erros ERR. A lente é pesada mesmo, mas a desvantagem é só essa.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2022, 00:32:39
De última hora pintou um job aqui... me chamaram para fazer a cobertura fotográfica da inauguração de uma loja do Pão de Açúcar.
Então pensei... bom vou tentar se sucinto no setup, levando uma lente mais versátil que é relativamente clara e com um ótimo alcance. Escolhi a  EF 24-105 F4L juntamente com a minha EOS RP que é bem leve.
Já usei bastante essa lente com minha 6D (que hoje é minha cam de backup). Esse último conjunto funciona bem e embora seja bem mais pesado, a lente pesada equilibra bem com o corpo da 6D.

O problema é quando se vai usar na RP que é muito levinha e por isso o centro de massa acaba ficando todo para a ponta da lente. A filosofia acaba sendo uma  câmera presa por um corpo. Caso o usuário queria segurar somente com a mão direita fica extremamente desconfortável. Além de desconfortável, esse desequilíbrio acaba também causando mau contato com as conexões da lente.
Hoje aconteceu "ERR." várias vezes. Também várias vezes a câmera não focava, ficava com o "Quadradinho" de foco vermelho. A solução era soltar o botão de liberação de lente, depois e reconectar.
Lembro que andei tendo esse mesmo problema na M50 com adaptador. Nela coitada, parece que é uma garrafa de Coca 1l de vidro, atarraxada a um maço de cigarros. Imagina segurar isso.

No fim fiquei hesitando de levar minha RF 24-105 f4-7.1, justamente por pensar que era muito escura na ponta tele, porém na maioria das fotos eu estava com F5.6 ou mais, então não teria sido um problema.


Fica aqui o relato: Embora a câmera e a lente sejam muito boas, essa combinação não favorece.
Não sei como é com corpos maiores tipo a R ou R5. Alguém já teve esse problema?

Logo que comprei a RP eu segurava sempre pela lente, com medo do corpo não aguentar o peso :doh: (inclusive era exatamente uma EF 24-105m). Depois, conversando em um grupo com o Bruno Massao que trabalhou na Canon, eu comentei isso e ele me explicou que não havia esse perigo porque o mount de encaixe de todas as câmeras da série R são reforçados, não apenas pensando nas lentes EF (que ainda têm a extensão do adaptador) como nas próprias lentes RF mais pesadas, como a RF 28-70 que pesa incríveis 1.430 g

Como já falaram, provavelmente é o adaptador. Olha, eu até relatei aqui em um tópico: tive problemas com um Viltrox. Chegou novo e não fazia o foco direito. Estava falhando demais. Mandei vídeo pro vendedor (era loja oficial) e ele mandou outro. Porém, depois eu fui pro original da Canon mesmo.
Também já vi relatos de que os parafusos desse Viltrox se afrouxam com o tempo e tem de apertar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2022, 14:15:51
Sim certamente é problema no adaptador. Mas de toda forma achei que não equilibrou  bem o corpo com a lente. Com outras lentes menores era mais tranquilo ergonomicamente falando.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2023, 15:50:30
Hoje testei com a EOS R com o adaptador original Canon e a EF 24-105 F4L.... nela fica bom, não fica perfeito, mas fica muito melhor do que a RP com o adaptador e a lente EF.
O corpo equilibra bem melhor... estou seriamente pensando se vou vender minha ef pra pegar a versão RF. No caso ganharia somente algumas gramas a menos, centro de gravidade mais próximo, uns 2-3 cm de espaço e anel de controle.... tudo isso iria custar uns 2000 reais a mais. Há que se pensar!

A mesma sensação que tinha da RP com lente adaptada mais pesada (tipo tele) sinto com a R10, até mais pois ela é uma câmera menor e mais leve.

A pegada muda brutalmente conforme a massa do corpo.
Enfim, se alguém quer estiver cogitando reduzir o peso do kit, leve em consideração a questão de que lentes mais pesadas não equilibram nada bem com corpos mais leves, aí o que era para ajudar (corpo ser mais leve) acaba atrapalhando, deixando o braço cansado e dependendo do uso  (se ficar o dia todo com ela na mão) pode até sentir dor.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2023, 15:54:46 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2023, 15:59:35
Seu caso é bem especifico....
Acho que pouca gente fotografa usando uma zoom dessa com apenas uma mão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2023, 16:47:21
Seu caso é bem especifico....
Acho que pouca gente fotografa usando uma zoom dessa com apenas uma mão.
Pois é, ainda mais câmeras que não possuem ibis.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2023, 18:25:27
Hoje testei com a EOS R com o adaptador original Canon e a EF 24-105 F4L.... nela fica bom, não fica perfeito, mas fica muito melhor do que a RP com o adaptador e a lente EF.
O corpo equilibra bem melhor... estou seriamente pensando se vou vender minha ef pra pegar a versão RF. No caso ganharia somente algumas gramas a menos, centro de gravidade mais próximo, uns 2-3 cm de espaço e anel de controle.... tudo isso iria custar uns 2000 reais a mais. Há que se pensar!

A mesma sensação que tinha da RP com lente adaptada mais pesada (tipo tele) sinto com a R10, até mais pois ela é uma câmera menor e mais leve.

A pegada muda brutalmente conforme a massa do corpo.
Enfim, se alguém quer estiver cogitando reduzir o peso do kit, leve em consideração a questão de que lentes mais pesadas não equilibram nada bem com corpos mais leves, aí o que era para ajudar (corpo ser mais leve) acaba atrapalhando, deixando o braço cansado e dependendo do uso  (se ficar o dia todo com ela na mão) pode até sentir dor.

Cara não vende a 24-105 F4L não. Usa essa grana pra outra coisa (investir em ações, viajar, enfim) . Investir 2.000 pra ter as mesmas fotos não vale a pena.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2023, 18:48:06
Cara não vende a 24-105 F4L não. Usa essa grana pra outra coisa (investir em ações, viajar, enfim) . Investir 2.000 pra ter as mesmas fotos não vale a pena.

Melhor conselho rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2023, 18:20:18
Cara não vende a 24-105 F4L não. Usa essa grana pra outra coisa (investir em ações, viajar, enfim) . Investir 2.000 pra ter as mesmas fotos não vale a pena.

Rapaz, o que eu já fiz de conta e pesei na balança pensando em fazer essa troca. O problema pra mim nem é o peso. O negócio é que: como estava precisando de uma zoom para alguns eventos de dezembro, e como tinha vendido a minha EF 24-105mm f/4 (primeira versão) para comprar a versão RF mas não tinha juntado toda a grana ainda, acabei comprando de novo outra EF (primeira versão) para fazer os eventos. Mas o negócio é que consegui essa EF nova (ao menos sem marcas de uso, na caixa, nunca havia visto uma dessas assim, nova) pela bagatela de 2.600 (juntando a promo + cupons do Ali).
Dai, por mais que uma RF agora esteja com um valor bom, eu teria de investir essa média, ao menos uns 2 mil a mais para trocar pela versão RF.
E pelas longas pesquisas que fiz a RF é sim melhor que a EF (primeira versão) maaas, não é melhor a ponto de valer todo esse valor.
Já venho usando as EF 24-105mm há 10 anos. Ela, usada no sensor power da EOS R, já demonstra sua idade. Mas isso é aquele caso, se ficarmos caçando os detalhes. Como eu paguei 2.600 e ela está nova, além de eu precisar basicamente para eventos onde não vou precisar imprimir as fotos, eu não sei se vou trocar.
Talvez até faça essa troca, mas lá pro segundo semestre, quando juntar uma grana específica pra isso.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2023, 13:56:10
Rapaz, o que eu já fiz de conta e pesei na balança pensando em fazer essa troca. O problema pra mim nem é o peso. O negócio é que: como estava precisando de uma zoom para alguns eventos de dezembro, e como tinha vendido a minha EF 24-105mm f/4 (primeira versão) para comprar a versão RF mas não tinha juntado toda a grana ainda, acabei comprando de novo outra EF (primeira versão) para fazer os eventos. Mas o negócio é que consegui essa EF nova (ao menos sem marcas de uso, na caixa, nunca havia visto uma dessas assim, nova) pela bagatela de 2.600 (juntando a promo + cupons do Ali).
Dai, por mais que uma RF agora esteja com um valor bom, eu teria de investir essa média, ao menos uns 2 mil a mais para trocar pela versão RF.
E pelas longas pesquisas que fiz a RF é sim melhor que a EF (primeira versão) maaas, não é melhor a ponto de valer todo esse valor.
Já venho usando as EF 24-105mm há 10 anos. Ela, usada no sensor power da EOS R, já demonstra sua idade. Mas isso é aquele caso, se ficarmos caçando os detalhes. Como eu paguei 2.600 e ela está nova, além de eu precisar basicamente para eventos onde não vou precisar imprimir as fotos, eu não sei se vou trocar.
Talvez até faça essa troca, mas lá pro segundo semestre, quando juntar uma grana específica pra isso.

O que complica é que a RF é mais pesada do que a EF. Só que muito capaz que a RF fique mais leve nas Rs do que a EF por não precisar ter que usar o adaptador de lentes.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2023, 14:01:32
O que complica é que a RF é mais pesada do que a EF. Só que muito capaz que a RF fique mais leve nas Rs do que a EF por não precisar ter que usar o adaptador de lentes.
EF 24-105  670g
Adaptador EF-RF 110g

RF 24-105 700g


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2023, 15:49:01
EF 24-105  670g
Adaptador EF-RF 110g

RF 24-105 700g

Portanto, a RF fica 10% mais leve no corpo R do que a EF no mesmo corpo. Fora o centro de massa que se acomoda bem atrás.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2023, 16:21:25
Portanto, a RF fica 10% mais leve no corpo R do que a EF no mesmo corpo. Fora o centro de massa que se acomoda bem atrás.
Tenho que concordar.

As lentes pesadas com o adaptador fica um pouco ruim, pesa muito a frente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Março de 2023, 10:47:21
Hein, meu adaptador da Viltrox não tá se dando muito bem com a 70-200 rsrsrs

O bichinho tem uma folguinha, tipo, girando ela lente em relação ao corpo, dá coisa de um milímetro, mas suficiente pra afetar o funcionamento do eye detect.
Tipo, tô fotografando na horizontal: aí ao virar pra fazer na vertical, esse joguinho afeta. Aí o eye detect some, fica aquele monte de quadradinho caçando o foco.
Testei com outro adaptador Canon, e ficou perfeito; coloquei minha lente com o Viltrox na R de um colega, deu o mesmo problema.

Com a 17-40, ou mesmo a 50-150, não ocorria. Suponho que seja pelo peso, ao virar a câmera, sei lá.

Aí vou comprar um adaptador original Canon, pra resolver.