Autor Tópico: Primeiras impressões EOS R10 - Spoiler: Frustrado com o Buffer  (Lida 3808 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #30 Online: 28 de Novembro de 2022, 17:17:39
Postei no vídeo o comportamento:



Pelas contas demorou 1:10 pra esvaziar o buffer.


Estranho o seguinte:
Façamos a conta, os arquivos ficam com 530kb aproximadamente. O Buffer comporta 55 arquivos:
530kb * 55 = 30mb (arredondando para cima).

Demora 70 segundos para gravar:
30mb/70= 400kb/s Definitivamente tem algo errado aqui.


Em vídeo ela grava normal em 4k... que vai bem mais que isso de banda... 1gb/min = 16mb/s.

Ta com o Firmware 1.2.0
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, 17:27:36 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 28 de Novembro de 2022, 17:35:05
As 155 fotos foram todas feitas nesse vídeo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 28 de Novembro de 2022, 18:05:02
Testei aqui na minha m6 mark ii com cartão xing ling que comprei errado no alixpress :

O buffer em jpg é sempre 28.
Não importa se eu escolher L, M, S ou S2, sempre 28.
Raw cai pra 18.

Fiz um teste em jpg L, até zerar o buffer.
A câmera fez 36 fotos ao invés de apenas 28.
Foi o que falei desse número não ser preciso pois a câmera vai escrevendo simultaneamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #33 Online: 28 de Novembro de 2022, 18:38:38
Realmente não podemos descartar tal possibilidade, mas se fosse pra dar um chute / palpite creio que o cartão de memória é que esteja relacionado mesmo. Porque normal não é, nem as Rebels antigas faziam isso. E eu aqui ainda feliz da vida com minha 7D Mark 1 que é um tanque eficiente pra focar e disparar .

Eu tbm sigo com minha 7d guerreira já deve tá em 500 mil clicks e segue...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #34 Online: 28 de Novembro de 2022, 18:46:04
Tem algum processamento sendo feito pela câmera? Por exemplo, digital lens optimizer (DLO) ajustado para High? Se estiver ajustado para High, altere para Standard e faça o teste novamente.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #35 Online: 28 de Novembro de 2022, 18:50:05
Postei no vídeo o comportamento:



Pelas contas demorou 1:10 pra esvaziar o buffer.


Estranho o seguinte:
Façamos a conta, os arquivos ficam com 530kb aproximadamente. O Buffer comporta 55 arquivos:
530kb * 55 = 30mb (arredondando para cima).

Demora 70 segundos para gravar:
30mb/70= 400kb/s Definitivamente tem algo errado aqui.


Em vídeo ela grava normal em 4k... que vai bem mais que isso de banda... 1gb/min = 16mb/s.

Ta com o Firmware 1.2.0

Firmware tá atualizado.
Cartão é bom e comprado em loja grande.
Testou com arquivo pequeno e coisa e tal.

Única variável que falta agora é testar com cartão UHS-II.

Canon anda dando umas prezepadas com slots de cartões ultimamente.
Na R5 colocar um cartão na máquina diminui o tempo de gravação antes de dar overheat em mais de 2x, mesmo se estiver gravando externamente sem utilizar o cartão.
Talvez tem alguma limitação/bug com cartões UHS-I que está causando esse comportamento na R10.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, 18:53:48 por Di Torres »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #36 Online: 28 de Novembro de 2022, 20:18:37
As 155 fotos foram todas feitas nesse vídeo?

Sim formatei antes de gravar.

Tem algum processamento sendo feito pela câmera? Por exemplo, digital lens optimizer (DLO) ajustado para High? Se estiver ajustado para High, altere para Standard e faça o teste novamente.




Bem lembrado vou conferir isso, estou achando que possa ser algum processamento assim que esteja empacando mesmo.



Única variável que falta agora é testar com cartão UHS-II.


Peguei um na cyber monday da Amazon US, deve chegar no armazém dia 06... aí pra vir para o BR mais 2 a 4 semanas.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, 20:21:02 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 28 de Novembro de 2022, 20:51:12

Quando comprei minha primeira digital, D40 ou D60 Nikon não lembro, a escrita no cartão demorava bastante.  Era justamente o que o André lembrou: processamento na camera da opção D-Lighting pela camera no .jpg

---
ps.  não li o tópico todo e nao tenho detalhes do que já foi discutido, só lembrei deste fato quando o André mencionou acima.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 28 de Novembro de 2022, 21:59:02
Quando comprei minha primeira digital, D40 ou D60 Nikon não lembro, a escrita no cartão demorava bastante.  Era justamente o que o André lembrou: processamento na camera da opção D-Lighting pela camera no .jpg

---
ps.  não li o tópico todo e nao tenho detalhes do que já foi discutido, só lembrei deste fato quando o André mencionou acima.


É fato, mas a R10 é uma câmera de 2022, ainda acredito que há algum problema no leitor de cartão dessa R10 específica. Nenhuma Rebel ou Nikon que já usei tinha esse comportamento, é muito estranho; mas só fazendo o teste com o cartão mais novo. Minha 7D aguenta muito mais que isso de Buffer ; é algo no mínimo estranho


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 28 de Novembro de 2022, 22:12:40
Eu fotografo corrida tb e uso uma R, faço em jpeg S1 e o buffer eu acho pouco tb, uso cartão lexar de 160mbs, depois vou fazer um vídeo como o seu e vê quantas fotos dá.

Eu sei que passo sufoco com o buffer da R
Se eu me empolgar nos disparos ele demora muito até esvaziar e me deixar clicar novamente, as vezes perco vários atletas por isso
---edit---
Lembrei agora que você tb tem uma R, então será fácil você comparar ou quem sabe me da alguma dica de como melhorar o buffer na R
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, 22:17:06 por Raul Alexandre »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 29 de Novembro de 2022, 00:42:07
Eu fotografo corrida tb e uso uma R, faço em jpeg S1 e o buffer eu acho pouco tb, uso cartão lexar de 160mbs, depois vou fazer um vídeo como o seu e vê quantas fotos dá.

Eu sei que passo sufoco com o buffer da R
Se eu me empolgar nos disparos ele demora muito até esvaziar e me deixar clicar novamente, as vezes perco vários atletas por isso
---edit---
Lembrei agora que você tb tem uma R, então será fácil você comparar ou quem sabe me da alguma dica de como melhorar o buffer na R

Compra um lexar v60, vi relatos de buffer ilimitado em raw com v90 nela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 29 de Novembro de 2022, 09:18:24
Importante... sempre desligar otimização de lentes... isso causa um atraso gigante.. em todos modelos de camera mirrorless.
Fotógrafo e birdwatching


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 29 de Novembro de 2022, 10:07:24
Compra um lexar v60, vi relatos de buffer ilimitado em raw com v90 nela.
nao é raw/craw e sim jpeg de tamanhos bem menores(S1,S2) dos quais nao deviam gerar esse gargalo
Importante... sempre desligar otimização de lentes... isso causa um atraso gigante.. em todos modelos de camera mirrorless.
isso eu nao sabia, irei testar e vê se melhora


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 29 de Novembro de 2022, 10:23:01
nao é raw/craw e sim jpeg de tamanhos bem menores(S1,S2) dos quais nao deviam gerar esse gargaloisso eu nao sabia, irei testar e vê se melhora

Então, se o pessoal consegue ilimitado com RAW, jpg não vai ser problema......

Mas vale a pena desligar essas correções de lentes que citaram aí, principalmente o DLO.

Esperar Fernando responder mas tudo indica que é um gargalo de "CPU".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 29 de Novembro de 2022, 10:38:39
Tá estranho isso ein?

Caparam tanto assim a câmera por causa da R7?