Autor Tópico: Como faturar em plataformas de fotos de eventos esportivos (Fotop, Foco Radical)  (Lida 4818 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2022, 17:36:07
Ta muito legal este tópico!!

Vou colocar algumas informações não relacionadas a fotografia em si mas que podem ajudar bastante, acessórios:

- Banquinho:
Item super importante pois evita que você tenha que permanecer em pé ou sentado no chão. Logo no início eu comprei uma banqueta da decathlon, de três pernas, bem pequena e portátil, custa apenas R$50...
Prós: leve, pequena, prendo ela na parte de fora da mochila facilmente (qdo a prova é proxima eu vou de moto então é importante pra mim).
Contra: pouco confortável, após 1 hora nela as costas estão pedindo socorro. Ficar sentado no banco limita a composição e o dinamismo de fotografar.

Atualmente tenho pensado em comprar uma cadeira dobrável de camping da decathlon que apesar de um pouco menos portátil ainda dá pra levar na mochila, e possui encosto para as costas o que dá muito mais conforto. Ainda não comprei pq em eventos mais curtos tenho optado por ficar de pé ou sentado no chão mesmo, e em eventos longos (IronMan por exp) eu consigo levar uma cadeira "de área" que tenho aqui em casa e é bem mais confortável.


- Guarda-chuva:
Utilizei um comum que não durou nada e pouco protegia da chuva com vento. Fui na decathlon e estava quase levando um guarda-chuva de golf que tem maior diâmetro, porém acabei pegando um guarda-sol/chuva para ser utilizado em barcos de pesca, ele tem diametro de 2 metros e o "cabo" é uma haste bem mais comprida, cerca de 1,7m quando esticada, e eu consigo enfiar a ponta dele no chão quando estou fotografando no mato. Quando uso a cadeira "de área" levo um elástico com gancho de moto e prendo ele na cadeira. Esse guarda-chuva me salvou bonito de um pau dágua que caiu no início de um IronMan, muita chuva e vento, e ele segurou a onda legal. A parte ruim é que é grande, porém veio com um case com alça, então mesmo na moto passo ele no ombro igual uma bolsa e levo comigo, qdo vou de carro é mais tranquilo ainda.

- Capa de chuva pra lente:
Esta um amigo fez pra mim, ele cortou uma capa de chuva em vários pedaços quadrados, passou um velcro em uma extremidade e a outra parte do velcro adesivo vai ao redor do para-sol da lente, aí só prender os velcros e a capa cobre a lente e a câmera, não protege vc mas protege o equipo bem legalzinho, uso com a 70-200 que tem o parassol grande.

- Chapéu de pescador:
comprado na decatlhon também, abas moles pra não atrapalhar quando enquadro na vertical e aquela extensão que protege a nuca.

- Fita crepe: uso para fixar o flash remoto no meio das trilhas.

- Repelente e protetor solar: sempre na mochila.

- Camiseta UV manga longa: no trilhasBR adquiri apenas o colete que identifica o fotógrafo, uso por cima de outra roupa. Eventos Fotop que faço esporadicamente não uso nada que identifique.

Acho que isso é o principal, se lembrar algo a mais acrescento aqui.

Aqui meu "setup" completo rsrsrs em dia de chuva e com a cadeira de área.




fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2022, 17:48:07

- Banquinho:
Item super importante pois evita que você tenha que permanecer em pé ou sentado no chão.


O mais interessante do banquinho é que ele deixa o fotógrafo numa posição boa para fazer um enquadramento "Contra Plongée".
Esse enquadramento tem uma semiótica que passa a mensagem de Poder e também meio que alonga a silhueta. E Convenhamos, quase todo mundo gosta de parecer mais magro na foto.

Ex. Contra Plongée:



Aqui eu tenho usado um tapetinho de ioga (de EVA fino), aí me deito literalmente no chão.

Tipo assim (só que no tapete):


« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 17:54:05 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2022, 17:51:14
E aqui algumas fotos de alguns eventos, maioria ciclismo. Aqui em Floripa todo domingo eles fecham a beira-mar para o pessoal andar de bike, é bem legal de ir, já fui algumas vezes, nem sempre vende mas não tem identificação (por ser treino fotop permite reconhecimento facial) e isso, somado ao fato de eles passarem varias vezes no mesmo lugar, possibilita arriscar umas composições mais ousadas.

Acho que pelo menos uma foto abaixo eu usei flash remoto (dentro da trilha). Gosto bastante de deitar no chão e pegar um este ângulo também.

Fiz uns eventos de futebol também em Floripa (o trilhasBR é forte nas provas de ciclismo mas também faz outros esportes, futebol, downhill, skate, corrida de UTV, beach tenis, tenis e o que aparecer).
Depois vou ver se coloca umas fotos de maratona, que é mais o assunto do tópico, estão no HD que nao esta comigo agora.





















LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2022, 17:55:51
O mais interessante do banquinho é que ele deixa o fotógrafo numa posição boa para fazer um enquadramento "Contra Plongée".
Esse enquadramento tem uma semiótica que passa a mensagem de Poder e também meio que alonga a silhueta. E Convenhamos, quase todo mundo gosta de parecer mais magro na foto.

Ex. Contra Plongée:



Aqui eu tenho usado um tapetinho de ioga (de EVA fino), aí me deito literalmente no chão.

Tipo assim (só que no tapete):


Verdade. Eu me deito no chão mesmo, to nem aí kkkkk ... Não uso muita edição nas fotos, sempre JPG médio qualidade baixa, subo no LR, preset padrão e deu...

Um detalhe, no fotop quando se sobe foto numerada ele não sabe contar direito, aí a ordem fica meio aleatória, nos números 11, 111, etc.. ai sempre numero partindo do 10000... pra qm numera no braço faz mta diferença.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2022, 18:16:15
Com a Tele, como o atleta não percebe que está sendo fotografado acaba ficando natural (não sei se essa é a melhor palavra aqui) e com uma meia tele o atleta já dá aquele sorrisinho ou faz jóinha.

Agora eu sinceramente não sei qual vende mais, se é a foto "Voyeur" ou se a foto mais ciente que está sendo fotografado. Tenho palpite que seja mais a segunda, vocês concordam? O que os dados ($) dizem?
Ai é loteria, bem complicado , cada atleta diz uma coisa, vi uns comentando que gostam da foto de corpo inteiro já outros meio corpo com desfoque kkk

Toda Canon com Dual Pixel é uma ML usando o LCD.
Da pra usar o OVF no ângulos comuns e o LCD para angulos diferentes.

Isso é verdade porem na pratica nao é tao simples assim, algumas dslr no liveview ficam lentas,não fica a mesma coisa de uma mirror dedicada, ja tentei isso com uma 80D e não gostei mas ai é gosto de cada um, tambem não sou fã de lcd fixo.

Um detalhe, no fotop quando se sobe foto numerada ele não sabe contar direito, aí a ordem fica meio aleatória, nos números 11, 111, etc.. ai sempre numero partindo do 10000... pra qm numera no braço faz mta diferença.

Aqui aconteceu a mesma coisa no inicio quando fazia a indentificação no braço, questionei o desenvolver da plataforma e ele me orientou a renomear em _0001 , 0002 , 0003 , no lightroom nas opções avançadas de renomear os arquivos ja faz isso direitinho, nunca mais tive problema de ficar embaralhado na hora de numerar


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2022, 18:17:16
Show de fotos hein LeandroR.
Eu ainda estou comendo grama, até destravar a criatividade para compor melhor as fotos. As minhas ainda são meio padrão.



Quanto as plataformas, usei a Fotop e o Olho no Atleta. Achei a Fotop bem melhor organizada. O Olho é meio que um site amador, bugadinho. Até hoje não sei como faço pra tirar os dinheiros que tem lá.

Na cidade vizinha tem um fotógrafo que clica quase todas as provas da região. Outro dia estava falando com ele que me disse que costumava fazer 400 paus em média por corrida. Ele usa a Foco Radical, eu tenho cadastro lá mas não tenho o colete deles, muito menos os panfletos. Nem sei como está funcionando.

Aqui na cidade rola bastante corrida de rua, mas são sempre os mesmos percursos. Costuma ter provas gratuitas, será que essas vendem bem foto? Porque tem muita gente que vai nessas corridas gratuitas que nem é corredor mesmo, vai pra acompanhar o namorado/amigos, fazer caminhada e ganhar os brindes.

Outra vez estava falando com o Tito Brito, pelo que entendi ele ficou cansado de ter que pagar comissão para as plataformas e resolveu fazer a dele mesmo, chama Sport Click. Ele me contou que pagava a hospedagem na Amazon, e que até tinha um jeito dele saber se alguém tinha batido print de foto, pq cada vez que acessavam o arquivo, dizia ele que vinha uma cobrança.
Ele falou também que preferia fazer provas menores e fechar com organizador, aí quem se interessasse pegava com ele mesmo o pacote, tipo R$50,00 todas as fotos que ele tivesse (isso foi em 2018).
Disse também que conseguia melhores resultados em provas regionais menores do que em corridas grandes tipo São Silvestre, Maratona de São Paulo, etc. Segundo ele a concorrência é menor, pq você chega na SS e vão ter lá uns 200-400 fotógrafos fazendo a mesma foto, enquanto numa corrida local, vão ser menos participantes (o que fica mais fácil de pegar boa parte deles) e também só um fotógrafo vendendo.



Outra conversa com o Tiago Barros, do Olho, ele contou que vinha muito para minha cidade (Mogi das Cruzes) e para o Vale do Paraíba pq rola o circuito de corrida da loja Oscar Calçados (inclusive eu fui atleta patrocinado pela marca uma época, cheguei a pegar 1o lugar na categoria😎). Eu disse pra ele: Mas Tiago, pq vc tira foto na corrida da OSCAR se eles já tem fotógrafo contratado que fornece as fotos para os inscritos gratuitamente? Ele me respondeu: Primeiro pq o que é de graça ninguém dá valor, segundo pois  se o atleta não for canela seca (pelotão de elite) só vai ter foto em grupo, e terceiro porque a foto só é em baixa resolução (tipo 800x600 pixels), quarto pq eles só publicam as fotos 5 dias depois do evento, enquanto nos sites pagos vai no mesmo dia ou no dia seguinte, que é quando as fotos vendem.


Outro amigo meu que é mais amador (na verdade ele também é corredor e perdeu o emprego e foi tirar uns trocos) usava uma T7 e a lente do kit. Ele me disse que estava tirando uns 200 contos no Fotop. Que vendia mesmo mais é na hora que publicavam as fotos, dias depois o negócio esfriava. Ele me disse que por ele já ter feito uma certa quantidade de corridas, direto acabava tendo uma rendinha passiva de fotos eventos anteriores, principalmente aos finais de semana que são dias comuns de terem provas. Então quando está tendo por exemplo a Meia de Sampa, o atleta vê os amiguinhos correndo e lembra que no ano anterior ele correu, daí vai lá pra ver se tem alguma foto dele daquela corrida.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 18:27:35 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2022, 18:30:12
Show de fotos hein LeandroR.
Eu ainda estou comendo grama, até destravar a criatividade para compor melhor as fotos. As minhas ainda são meio padrão.



Quanto as plataformas, usei a Fotop e o Olho no Atleta. Achei a Fotop bem melhor organizada. O Olho é meio que um site amador, bugadinho. Até hoje não sei como faço pra tirar os dinheiros que tem lá.

Na cidade vizinha tem um fotógrafo que clica quase todas as provas da região. Outro dia estava falando com ele que me disse que costumava fazer 400 paus em média por corrida. Ele usa a Foco Radical, eu tenho cadastro lá mas não tenho o colete deles, muito menos os panfletos. Nem sei como está funcionando.

Aqui na cidade rola bastante corrida de rua, mas são sempre os mesmos percursos. Costuma ter provas gratuitas, será que essas vendem bem foto? Porque tem muita gente que vai nessas corridas gratuitas que nem é corredor mesmo, vai pra acompanhar o namorado/amigos, fazer caminhada e ganhar os brindes.

Outra vez estava falando com o Tito Brito, pelo que entendi ele ficou cansado de ter que pagar comissão para as plataformas e resolveu fazer a dele mesmo, chama Sport Click. Ele me contou que pagava a hospedagem na Amazon, e que até tinha um jeito dele saber se alguém tinha batido print de foto, pq cada vez que acessavam o arquivo, dizia ele que vinha uma cobrança.
Ele falou também que preferia fazer provas menores e fechar com organizador, aí quem se interessasse pegava com ele mesmo o pacote, tipo R$50,00 todas as fotos que ele tivesse (isso foi em 2018).
Disse também que conseguia melhores resultados em provas regionais menores do que em corridas grandes tipo São Silvestre, Maratona de São Paulo, etc. Segundo ele a concorrência é menor, pq você chega na SS e vão ter lá uns 200-400 fotógrafos fazendo a mesma foto, enquanto numa corrida local, vão ser menos participantes (o que fica mais fácil de pegar boa parte deles) e também só um fotógrafo vendendo.



Outra conversa com o Tiago Barros, do Olho, ele contou que vinha muito para minha cidade (Mogi das Cruzes) e para o Vale do Paraíba pq rola o circuito de corrida da loja Oscar Calçados (inclusive eu fui atleta patrocinado pela marca uma época, cheguei a pegar 1o lugar na categoria😎). Eu disse pra ele: Mas Tiago, pq vc tira foto na corrida da OSCAR se eles já tem fotógrafo contratado que fornece as fotos para os inscritos gratuitamente? Ele me respondeu: Primeiro pq o que é de graça ninguém dá valor, segundo pois  se o atleta não for canela seca (pelotão de elite) só vai ter foto em grupo, e terceiro porque a foto só é em baixa resolução (tipo 800x600 pixels), quarto pq eles só publicam as fotos 5 dias depois do evento, enquanto nos sites pagos vai no mesmo dia ou no dia seguinte, que é quando as fotos vendem.

Valeu Fernando... muitas provas é dificil tentar ser criativo, pois uma composição mais bonita e arriscada significa poucas fotos por atleta e chance de perder algumas fotos, acabo indo no padrão também e garantir pegar vários atletas...

Aqui em Florianópolis eu quase nunca faço corrida de rua, pq o Foco Radical tem muita tradição neste tipo de prova aí pelas outras plataformas vende pouco (já tive experiências). A excessão é maratona grande que vem gente de fora aí da pra abocanhar vendas fazendo pelo Fotop (fiz duas uma vendeu 2mil e a outra 1mil).... mas pessoalmente acho um saco fazer corrida de rua kkkkk ... conversando com fotografos do Foco, nessas mesmas provas grandes aí, como a maratona internacional, eles tinham 70 fotografos e a MÉDIA de vendas da galera ficou em 3 paus, muita coisa... pessoal da foco vende bem por aqui, porém no TrilhasBR a gente é uma turma bem unida, pessoal bacana, coisa que não acontece com os amarelinhos, então nunca pensei em virar casaca. Fora que acho muito mais divertido fotografar bike, pelo menos umas 3x por ano tem prova de bike na Serra do Rio do Rastro, é simplesmente sensacional!!!

Essa aqui foi da última lá... usei duas cameras, 7D com a tele e a 5D com a 17-40mm, flash na camera mesmo por causa do contraluz ... vendeu bem este evento.



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2022, 18:48:29

... flash na camera mesmo por causa do contraluz ...


Então eu já pensei em fazer isso de usar o flash (o AD200 fora da câmera do outro lado da rua), eu ficaria em baixo de algum viaduto ou dentro de túnel ou mesmo de noite. Aí colocaria o flash no pedestal de deixaria a Carga fixa em 1/16 (algo assim). Acredito que dê pra fazer umas 5mil fotos com o flash assim, mas não sei se funcionaria... afinal corredor correndo fica com a luz desigual conforme o lado que ele passe.
Também não sei como o conjunto se comportaria, se poderia ser perigoso de algum transeunte tropeçar no suporte, ou se a câmera focaria bem em condição de baixa luz, ou se as imagens sairiam decentes (imagino que teria de usar ISO muito alto para congelar o movimento).

Alguém já teve experiência com corridas noturnas? As que eu corri quase sempre tinham poucos fotógrafos.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 18:48:50 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2022, 20:19:40
Pessoal, ótimo tópico Fernando e espero poder contribuir com os colegas foristas sobre este tema. Bem vou relatar aqui minha experiência que, cujo texto, é difícil aplicar em poucas palavras por isso se você tem preguiça de ler textos grandes, vai assistir Felipe Feto, digo Felipe Neto  :hysterical: :hysterical: :hysterical: , pois penso que aqui é um local para compartilhar experiências de fotografia.

Vamos ao assunto. Eu fotografo corridas de rua, raramente de bike, e outros estilos não fotografei ainda. Vou dividir o assunto nos tópicos: Lucro e Técnica Fotográfica, pois ambos tem conexão, mas as tratativas são diferentes.

No que tange ao faturamento, cobri a Fotop e sempre faço eventos pra eles. O que gosto na plataforma é a simplicidade e transparência do processo. Você ganha por vendas e o segredo é saber usar bem as ferramentas que a plataforma possui. Já tive corridas onde tive 1 venda, porque a dona do evento de bike teve a idéia "genial" (PS: estou usando de sarcarsmo puro)  de colocar os números dos atletas, na parte de trás do capacete  :hysterical: :hysterical: . Não vou detalhes sobre este assunto porque foi o único evento até hoje que fiquei espumando de tanta raiva , pois a organizadora era bem arrogante e eu o único fotógrafo que fui no dia.

O ganho é, no final, das contas um "processo" matemático: quanto mais atletas, mais fotos tiradas e menos fotógrafos maior o seu ganho. Então eu passei a escrever no papel os eventos e regiões que mais tinham essas características. E assim passei a fazer "meu próprio filtro" de eventos que me davam lucro. Cada um tem seu "lucro mínimo esperado". Eu não saio de casa por menos de 300 reais. Minha média hoje varia de 250 a 800 reais. Eventos que faturei acima de 1.000 reais foram poucos.

Há também regiões que dão maiores lucros, onde o pessoal já conhece a Fotop e você não precisa ficar levando cartões. Mas sempre estou com o colete da Fotop. Outro macete também é trocar idéias com outros fotógrafos.

Bem gente este foi apenas um papo inicial, pois acho que é complicado compartilhar toda minha vivência pois faço Fotop desde 2018 e sempre gostei não só pelo dinheiro, mas pela energia positiva das corridas. O principal pra mim é que não tenho stress . Como tenho outras fontes de renda, e as vezes pintam jobs em outras áreas também, fazer a Fotop pra mim é divertido .

Vou responder alguns colegas que já postaram coisas bem interessantes...



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2022, 20:25:23
Então, tirei algumas dúvidas e fiquei com outras.

Uma APS-C com lente 85mm me parece que resolve?

Os atletas correm em velocidade constante, seguindo a dica de se posicionar do meio pro final, precisa mesmo desse fps todo?

Menos esta me parecendo mais aqui.
Menos armazenamento, menos desgaste do obturador.
Uma vez que os atletas parecem buscar a foto e não as fotos?

Fotos de médio plano não vende muito?



Vange na minha experiência as fotos que mais vendem são em modo Retrato. Isso porque as fotos, pelo menos na Fotop, precisam ter 3.000 pixels do lado maior. As minhas já coloco em 3000 ou 3200 pixels o lado maior. Fotos em modo normal, apenas as dos atletas com medalhas em grupo.

Sobre a 85MM , se pegar por exemplo a Canon EF 85MM 1.8, realmente é uma lente excelente pra retratos, mas acho que uma lente fixa não é uma boa opção. Eu mesmo não tenho equipamentos topo de linha (e nem precisa não estamos fotografando Copa do Mundo rs) .

Lentes zoom para esse tipo de evento são melhores, pois você não tem muito tempo pra ajustar enquadramento; são de 3 a 5 fotos por atleta. Eu uso a 55-250, a 75-300 e uma 28-135 IS USM . As 3 lentes me atendem perfeitamente. Em breve vou pegar uma 70-200 mas a F4 sem IS; pegar uma 2.8 está fora de cogitação pelo peso dela, mais um incômodo do que bom resultado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 01 de Dezembro de 2022, 20:31:04
Meu raciocínio é o seguinte, se o corredor vem em "linha reta" na minha direção, fixa resolve.
Naturalmente ele que vai dar o zoom se aproximando de mim, então bastaria começar sempre fazendo o plano mais aberto possivel e deixar ele ir fechando a medida que se aproxima.

Até com uma lente zoom eu faria assim.....

Só mexeria no zoom ou outro corpo com outra lente, se eu precisasse refazer algum plano com o atleta já perto.

Sobre a quantidade de fotos, vamos pensar assim por plano, seriam quantas por enquadramento?
Acho que não precisa de 30 fotos de close, 30 de plano aberto e por ai vai.
To viajando muito?

Cara geralmente o corredor vem na minha direção ou no máximo em um ângulo de 45 graus. Mas fotografar com lente fixa pra mim não rola. Você programa o AI Servo da câmera ou AF_C , dispara 5-10 fotos , e já precisa ir pra outro atleta. O enquadramento variável da uma lente zoom permite essa flexibilidade. Numa lente fixa, preciso esperar o atleta chegar num ponto X pra poder fazer uma boa composição . Limita muito o fluxo das fotos e no fim acaba vendendo menos. Fotografar com uma fixa só faria sentido se o fotógrafo fotografar a chegada, onde ele pode ajustar melhor o enquadramento, mas fotos de largada pelo menos na Fotop não vendiam tão bem , quanto fotos da corrida em si.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 01 de Dezembro de 2022, 20:49:59
Cara geralmente o corredor vem na minha direção ou no máximo em um ângulo de 45 graus. Mas fotografar com lente fixa pra mim não rola. Você programa o AI Servo da câmera ou AF_C , dispara 5-10 fotos , e já precisa ir pra outro atleta. O enquadramento variável da uma lente zoom permite essa flexibilidade. Numa lente fixa, preciso esperar o atleta chegar num ponto X pra poder fazer uma boa composição . Limita muito o fluxo das fotos e no fim acaba vendendo menos. Fotografar com uma fixa só faria sentido se o fotógrafo fotografar a chegada, onde ele pode ajustar melhor o enquadramento, mas fotos de largada pelo menos na Fotop não vendiam tão bem , quanto fotos da corrida em si.

Entendi, eu pensei dos corredores ficarem mais espaçados.

De qualquer forma não é um casamento que temos a responsabilidade de registrar todo mundo que entra antes da noiva. Podemos perder um ou outro corredor.

Eu tenho a 55-250 mas a 85mm seria para tentar um desfoque que desse uma diferença nas fotos, pra ajudar a vender.

Fiquei surpreso de foto na orientação retrato não ser o padrão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #27 Online: 01 de Dezembro de 2022, 20:54:09
Então eu já pensei em fazer isso de usar o flash (o AD200 fora da câmera do outro lado da rua), eu ficaria em baixo de algum viaduto ou dentro de túnel ou mesmo de noite. Aí colocaria o flash no pedestal de deixaria a Carga fixa em 1/16 (algo assim). Acredito que dê pra fazer umas 5mil fotos com o flash assim, mas não sei se funcionaria... afinal corredor correndo fica com a luz desigual conforme o lado que ele passe.
Também não sei como o conjunto se comportaria, se poderia ser perigoso de algum transeunte tropeçar no suporte, ou se a câmera focaria bem em condição de baixa luz, ou se as imagens sairiam decentes (imagino que teria de usar ISO muito alto para congelar o movimento).

Alguém já teve experiência com corridas noturnas? As que eu corri quase sempre tinham poucos fotógrafos.

a questão do flash remoto principalmente de dia é complicado pq precisa usar potência muito alta = ciclagem mais lenta e aí ferra tudo... eu uso remoto somente em trilhas bem fechadas, locais mais escuros... fora isso eu uso ele na camera mesmo e dane-se, e geralmente com a 17-40mm para não precisar potência muito alta... qdo uso remoto é em trilhas então eu prendo ele com fita crepe em alguma árvore... mas já vi quem use no tripe tbm, so é mais uma coisa para levar.

Fotografia a noite fiz poucas, lembro de um de bike... nessa situação usei ele em cima da câmera e exposição lenta (1/20; 1/15) e flash na segunda cortina, era um evento pequeno, eu achei que ficou legal os resultados mas acho que os atletas nao concordaram comigo pq vendi muito pouco  :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:10:25
Só complementando, pra mim não vale a pena usar minhas câmeras principais, desgaste muito alto para pouco retorno.

Eu iria comprar a Canon mais barata que tivesse um fps razoável pra ser a câmera do sacrifício.

https://bestoflens.com/best-cameras-for-sports-under-1000/#Canon_EOS_Rebel_T7_best_camera_for_sports_photography_under_500

Nesse artigo o maluco fala que ganhou premio  fotografando NBA com uma T7, são 03 fps! Eu não teria segurança mas......



Essa M100 é ousada, o chato é trocar as 10 baterias durante a corrida


Cara câmeras boas para o mercado de usados por um preço muito baixo para esses fins. Canon: 7D Mark 1 e 40D (as que eu tenho). Nikon: D7100, D300 , D300s. A D200 é horrível não gostei. Mas a D300 é ótima.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:28:45
Então eu já pensei em fazer isso de usar o flash (o AD200 fora da câmera do outro lado da rua), eu ficaria em baixo de algum viaduto ou dentro de túnel ou mesmo de noite. Aí colocaria o flash no pedestal de deixaria a Carga fixa em 1/16 (algo assim). Acredito que dê pra fazer umas 5mil fotos com o flash assim, mas não sei se funcionaria... afinal corredor correndo fica com a luz desigual conforme o lado que ele passe.
Também não sei como o conjunto se comportaria, se poderia ser perigoso de algum transeunte tropeçar no suporte, ou se a câmera focaria bem em condição de baixa luz, ou se as imagens sairiam decentes (imagino que teria de usar ISO muito alto para congelar o movimento).

Alguém já teve experiência com corridas noturnas? As que eu corri quase sempre tinham poucos fotógrafos.

Cara fiz poucas corridas noturnas até agora, mas nunca usei Flash, metia ISO 3200 ou 6400 , exposição em menos -1 do fotômetro matricial da câmera e foto tirava em preto e branco. Usava a 50MM 1.8 mesmo kkkk , o último que fiz assim deu 450 de lucro. Foi bom, mas eu não faço corrida noturna, e cara usar flash a noite com tanto disparo contínuo é pedir pra dar problema no flash, acho que não compensa não hahahauahau