Autor Tópico: Tubo extensor para Canon T5  (Lida 971 vezes)

Angkor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 01 de Dezembro de 2022, 12:57:27
Prezados amigos,
Eu gostaria de comprar tubos extensores para tirar fotografias em macro, não tenho como comprar uma lente por enquanto.
Alguém poderia indicar algum modelo que seja compatível com a minha T5?

Desde já agradeço.

Obs.: Eu pesquisei sobre isso aqui no forum mas só achei tópico antigo.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 12:58:22 por Angkor »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2022, 13:43:18
Qualquer um que seja montagem EF irá servir.

Quanto ao dispositivo, existem alguns detalhes importantes a se saber:
Ele escurece a imagem - ao usá-lo a leitura de luz ficará alterada, necessitando utilizar tempo de captura mais longo ou ISO mais alto. Cada tubo que é colocado diminui uma certa quantidade de luz que entra, e embora a câmera mostre o diafragma da lente, aquele valor não considera a transmissão de luz. Geralmente os tubos macros vem com uma tabelinha com os parâmetros de ampliação e perda de luz.
Não recomendo usar tubos que sejam de plástico. Tive um da Andoer, que era assim e não gostei. Se colocar uma lente mais pesada ele enverga, escolha modelos com corpo em metal.
Se o interior não for bem fosco (com acabamento tipo escadinha) acaba dando reflexo interno e atrapalhando a imagem, como se fosse um flare na lente.
Tem os que são só tubos mecânicos e os que também tem os contatos eletrônicos. Prefira os com contato eletrônico, pois irá funcionar a abertura da lente, o estabilizador caso tenha, e até mesmo o Autofoco.
Usar lente que não é macro com tubo, amplia as imperfeições óticas da lente. Por exemplo, aberrações cromáticas ficam bem exageradas, a vinheta, bem como a perda de nitidez nas bordas (aberração esférica).


Existe um da Canon Mesmo, chamado Canon Extention Tube, mas é caro e difícil de achar.
Tem os similares chineses, acredito que as melhores marcas sejam Meike e Viltrox.
Tem os que são de fole, mas estes não costumam ter contatos eletrônicos.
Tem também como utilizar um teleconversor, que irá dobrar a distância focal da lente, aumentando assim a ampliação, porém como é um conjunto ótico, ele deve aumentar ainda mais qualquer defeito da lente. Só se acha TC (teleconversor) para lente EF (full Frame) embora existam alguns que aceitem lentes Crop EF-S, mas são bem mais difíceis de achar.
Inclusive, eu estou anunciando um TC 2x da Kenko, se te interessar dê uma olhada na parte de classificados.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 13:43:59 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2022, 14:39:58
Os da Kenko sao muito bem feitos.


Angkor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2022, 12:05:26
Qualquer um que seja montagem EF irá servir.

Quanto ao dispositivo, existem alguns detalhes importantes a se saber:
Ele escurece a imagem - ao usá-lo a leitura de luz ficará alterada, necessitando utilizar tempo de captura mais longo ou ISO mais alto. Cada tubo que é colocado diminui uma certa quantidade de luz que entra, e embora a câmera mostre o diafragma da lente, aquele valor não considera a transmissão de luz. Geralmente os tubos macros vem com uma tabelinha com os parâmetros de ampliação e perda de luz.
Não recomendo usar tubos que sejam de plástico. Tive um da Andoer, que era assim e não gostei. Se colocar uma lente mais pesada ele enverga, escolha modelos com corpo em metal.
Se o interior não for bem fosco (com acabamento tipo escadinha) acaba dando reflexo interno e atrapalhando a imagem, como se fosse um flare na lente.
Tem os que são só tubos mecânicos e os que também tem os contatos eletrônicos. Prefira os com contato eletrônico, pois irá funcionar a abertura da lente, o estabilizador caso tenha, e até mesmo o Autofoco.
Usar lente que não é macro com tubo, amplia as imperfeições óticas da lente. Por exemplo, aberrações cromáticas ficam bem exageradas, a vinheta, bem como a perda de nitidez nas bordas (aberração esférica).


Existe um da Canon Mesmo, chamado Canon Extention Tube, mas é caro e difícil de achar.
Tem os similares chineses, acredito que as melhores marcas sejam Meike e Viltrox.
Tem os que são de fole, mas estes não costumam ter contatos eletrônicos.
Tem também como utilizar um teleconversor, que irá dobrar a distância focal da lente, aumentando assim a ampliação, porém como é um conjunto ótico, ele deve aumentar ainda mais qualquer defeito da lente. Só se acha TC (teleconversor) para lente EF (full Frame) embora existam alguns que aceitem lentes Crop EF-S, mas são bem mais difíceis de achar.
Inclusive, eu estou anunciando um TC 2x da Kenko, se te interessar dê uma olhada na parte de classificados.

Muito obrigado pela aula.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2022, 12:46:00
Ahh um detalhe que esqueci de falar, ser for usar por exemplo um adaptador que não é eletrônico (só o tubo sem contatos eletrônicos) não dá para usar com lentes que sejam acopladas eletrônicamente (as STM por exemplo). Essas têm o sistema de foco totalmente dirigidos por motor.
Eu me lembro que tive uma câmera que comprei pra brincar e usei um adaptador desses sem conexão eletrônica, simplesmente eu não conseguia usar a minha lente do Kit nem a cinquentinha por conta de elas serem modelos STM.
Fotógrafo oficial Foco Radical


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2023, 09:46:51
Mandei MP. Abraço.

Prezados amigos,
Eu gostaria de comprar tubos extensores para tirar fotografias em macro, não tenho como comprar uma lente por enquanto.
Alguém poderia indicar algum modelo que seja compatível com a minha T5?

Desde já agradeço.

Obs.: Eu pesquisei sobre isso aqui no forum mas só achei tópico antigo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2023, 13:25:12
Coloquei o seu texto no CHAT GPT e essas foras as respostas (segundo a inteligência artificial):




Claro, os tubos extensores são uma opção acessível para fotografia de macro. Eles são colocados entre a lente da câmera e o corpo da câmera, e aumentam a distância focal da lente, permitindo que você capture imagens mais detalhadas de objetos próximos.

Existem vários modelos de tubos extensores compatíveis com a Canon T5. Algumas opções populares incluem:

Tubos extensores Canon EF 12 II e EF 25 II: esses tubos são fabricados pela própria Canon e são compatíveis com lentes EF e EF-S.
Tubos extensores Neewer: esses tubos são fabricados por uma empresa terceira e são compatíveis com lentes EF e EF-S. Eles são mais acessíveis do que os tubos da Canon, mas a qualidade pode variar.
Tubos extensores Fotodiox Pro: esses tubos são outra opção de terceiros e também são compatíveis com lentes EF e EF-S. Eles são conhecidos por serem de alta qualidade e terem uma construção sólida.
Antes de comprar um tubo extensor, é importante verificar se ele é compatível com sua lente e se ele se encaixa no corpo da câmera. Além disso, é importante lembrar que os tubos extensores não adicionam quaisquer elementos ópticos à lente, então a qualidade da imagem pode ser afetada. Eles só aumentam a distância focal da lente, o que pode ser útil em fotografia de macro, mas pode não ser tão útil em outros tipos de fotografia.



hahaha até que essa AI não é tão burra, mas deu umas deslizadas aí: nunca ouvi falar do EF 12  e 25 (deve ser o comprimento do tubo). O tubo não aumenta a distancia focal, mas sim aumenta a capacidade de aproximar a distância mínima de foco.
Fotógrafo oficial Foco Radical