Autor Tópico: Fotógrafo profissional pode clicar no Live View (tela LCD)?  (Lida 4239 vezes)

Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2022, 12:55:23
Com a idade chegando, por vezes sinto falta de uma tela maior pra tocar (e ver também!).

Ah, e esqueci de comentar. A câmera que mais tenho usado não tem nem tela nem EVF nem obturador. Nem foco, nem cartão nem bateria. Pensando bem, deveria ser bem mais barata que as câmeras comuns. Mas não é.  :ponder:  :assobi:



Como assim maninho, explica essa cam ai
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2022, 21:25:52
Como assim maninho, explica essa cam ai

Acho que essa "câmera" na verdade é um sensor de telescópio.

Telescópio meio que são muito similares à um Corpo + Lente.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2022, 01:37:06
Hoje lembrei desse tópico, e dei risada pra caramba  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fui fazer uma formatura, 260 aluninhos de pré-escola, divididos em quatro colaçõezinhas.

Tinha os caras nos estúdios, fazendo família, etc, e eu fiquei "solto", numa área externa, fazendo só individualzinha da molecada.
Como era mta criança, era aquela matada rápida: Capelo na mão, capelo pra cima, coloca o capelo, segura o canudo, etc...
Dava umas cinco ou seis poses, dez fotos, em média por criança.
Como eu tinha que ficar arrumando eles, não podia arrumar um banquinho. Meti o live view, abri o LCD e fiquei fotografando com a câmera na altura da molecada, rsrs.
Veio um véio de formatura:
"Credooo maiqueeee, tem que focar pelo visor, pela tela é ruim"
"Fulano, aqui é mirrorless, pelo visor, pela tela, tudo igual"
Cara veio ver, viu a criancinha de longe, eu fazendo um closezinho em quase 200mm e o foco rastreando no zóio da molecada, tiozão ficou maluco, kkkkk
Cara nem conhecia a tecnologia e veio cagar regra nas minhas fotos, ahueauehauehaeuahe


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2022, 11:42:36
Cara nem conhecia a tecnologia e veio cagar regra nas minhas fotos, ahueauehauehaeuahe
Hahaha.. Só faltou te pedir o filme  :hysterical:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2022, 11:54:47
Hoje lembrei desse tópico, e dei risada pra caramba  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fui fazer uma formatura, 260 aluninhos de pré-escola, divididos em quatro colaçõezinhas.

Tinha os caras nos estúdios, fazendo família, etc, e eu fiquei "solto", numa área externa, fazendo só individualzinha da molecada.
Como era mta criança, era aquela matada rápida: Capelo na mão, capelo pra cima, coloca o capelo, segura o canudo, etc...
Dava umas cinco ou seis poses, dez fotos, em média por criança.
Como eu tinha que ficar arrumando eles, não podia arrumar um banquinho. Meti o live view, abri o LCD e fiquei fotografando com a câmera na altura da molecada, rsrs.
Veio um véio de formatura:
"Credooo maiqueeee, tem que focar pelo visor, pela tela é ruim"
"Fulano, aqui é mirrorless, pelo visor, pela tela, tudo igual"
Cara veio ver, viu a criancinha de longe, eu fazendo um closezinho em quase 200mm e o foco rastreando no zóio da molecada, tiozão ficou maluco, kkkkk
Cara nem conhecia a tecnologia e veio cagar regra nas minhas fotos, ahueauehauehaeuahe

Pois é, como disse na primeira página, esse detalhe faz mais diferença pra percepção de outros fotógrafos.

Tem muito fotógrafo que não acompanhou a evolução das câmeras nos últimos anos e acha que o liveview continua com o foco precário de antigamente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2022, 19:39:30
Acho que essa "câmera" na verdade é um sensor de telescópio.

Telescópio meio que são muito similares à um Corpo + Lente.

Só que são uns dez patamares acima...


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2022, 14:09:22
Usa o Live View (tela LCD) para focar na minha opinião é mais uma facilidade que a tecnologia trouxe, eu não gosto muito prefiro a o modo tradicional, como já foi dito, trás mais imersão.

Mas isso trás uma polemica que ando ouvindo muito, e vem aumentando bastante, que são duas na verdade.

1ª - "Me libertei do ocular, Live View é vida" (frase dita por um fotografo dito profissional)

2ª - "Nunca mais uso flash na minha vida, essas pequenas são top de ISO, pra que flash" (frase dita pelo mesmo fotografo da frase acima)

Essa linha de pensamento está bem presente entre as pessoas que conheço que usam a nova tecnologia.
 
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2022, 17:22:13
Usa o Live View (tela LCD) para focar na minha opinião é mais uma facilidade que a tecnologia trouxe, eu não gosto muito prefiro a o modo tradicional, como já foi dito, trás mais imersão.

Mas isso trás uma polemica que ando ouvindo muito, e vem aumentando bastante, que são duas na verdade.

1ª - "Me libertei do ocular, Live View é vida" (frase dita por um fotografo dito profissional)

2ª - "Nunca mais uso flash na minha vida, essas pequenas são top de ISO, pra que flash" (frase dita pelo mesmo fotografo da frase acima)

Essa linha de pensamento está bem presente entre as pessoas que conheço que usam a nova tecnologia.
Disserto esse não uso do flash é substituído por led?
Pois é meio difícil ficar sem luz alguma em inúmeras situações de um evento e até outros tipos de fotografia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2022, 18:55:15
Como assim maninho, explica essa cam ai

Só vi a pergumta agora, foi mal!

É uma câmera de astrofotografia. O projeto é relativamente simples: o formato cilíndrico é porque alguns telescópios usam a câmera na frente do telescópio, então quanto menor e mais regular, melhor. Elas têm resfriamento de sensor. A minha resfria até 35 graus abaixo da temperatura ambiente, pra reduzir o ruído em longa exposição. Vc conecta a câmera ao PC, e faz tudo pelo PC: ajusta, dispara e grava a imagem.  Têm atrás um hub USB pra conectar a outros dispositivos: motor de foco, câmeras auxiliares, etc. E funcionam com USB e energia externa de 12V, porque consomem bastante energia pra uma bateria comum de câmera.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2022, 18:03:29
(obtenção de imagens, backups, tratamento, etc).


Pelo que eu entendo, o LV te dá um AF mais fidedigno. Mais lento, ok... Mas tira a pulga de trás da orelha (será que cravou o foco?) já na hora do click.



Câmeras,.como 6D II, SL2 etc tem dual pixel no live view. Se isso ajuda a concluir melhor o trabalho, não tem por que não usar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2022, 21:00:18
Só vi a pergumta agora, foi mal!

É uma câmera de astrofotografia. O projeto é relativamente simples: o formato cilíndrico é porque alguns telescópios usam a câmera na frente do telescópio, então quanto menor e mais regular, melhor. Elas têm resfriamento de sensor. A minha resfria até 35 graus abaixo da temperatura ambiente, pra reduzir o ruído em longa exposição. Vc conecta a câmera ao PC, e faz tudo pelo PC: ajusta, dispara e grava a imagem.  Têm atrás um hub USB pra conectar a outros dispositivos: motor de foco, câmeras auxiliares, etc. E funcionam com USB e energia externa de 12V, porque consomem bastante energia pra uma bateria comum de câmera.
pois é eu bem que vi mesmo, bastante simples...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2022, 23:38:03
pois é eu bem que vi mesmo, bastante simples...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

A câmera é simples! Se pensar que não tem algoritmos de economizar energia nem de sistema de foco, nem LCD flip, nem furo pra tripé (:D), não tem IBIS, nem obturador mecânico... Pra ter uma ideia, minha câmera guia (não a câmera principal) anterior era essa aqui:

https://www.amazon.com/Spinel-Support-1920x1080-Compliant-Adjustable/dp/B07L6TPB35



A câmera principal é algo parecido, mas com o refrigerador atrás e uma caixa bonitinha.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2022, 08:13:36
pois é eu bem que vi mesmo, bastante simples...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
O Felipe é o gênio do MF.  :worship:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2022, 17:07:23
Usa o Live View (tela LCD) para focar na minha opinião é mais uma facilidade que a tecnologia trouxe, eu não gosto muito prefiro a o modo tradicional, como já foi dito, trás mais imersão.

Mas isso trás uma polemica que ando ouvindo muito, e vem aumentando bastante, que são duas na verdade.

1ª - "Me libertei do ocular, Live View é vida" (frase dita por um fotografo dito profissional)

2ª - "Nunca mais uso flash na minha vida, essas pequenas são top de ISO, pra que flash" (frase dita pelo mesmo fotografo da frase acima)

Essa linha de pensamento está bem presente entre as pessoas que conheço que usam a nova tecnologia.


Bom esse lance de libertar do ocular eu estou começando a ser adepto rsrs
Agora esse negócio do Flash... até dá pra fazer só no ISO, mas as opções são mais limitadas.... flash tem vários modificadores, desde o flash direto, passando pelo rebatimento e os modificadores propriamente ditos (Softbox, sombrinha, strip, snoot, etc.). Agora luz ambiente não tem muito o que fazer.... a não ser que seja usar um rebatedor 5 em 1, mas aí quase sempre precisa ter alguém ajudando.  Com flash vc escolhe como quer a luz.... Ahh quero uma luz Butterfly... ou quero só uma silhueta, ou só uma luz de contorno... enfim meu ponto é que fica mais fácil inventar com o flash.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2022, 04:00:56