Autor Tópico: Tamanho é documento?  (Lida 3594 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2022, 11:59:07
O que eu penso e o seguinte,
se esta prejudicando seu trabalho, tente mudar sua abordagem ou seu equipamento.

Falando sobre a importância que e dada para arte como trabalho, ainda mais fotografia...

Nao e facil. 














Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2022, 12:29:39
Vou contar um caso em que tamanho de equipamento foi literalmente um documento.

Uma banda que eu gosto ia fazer um pequeno show na minha cidade. Decidi ir e fazer umas fotos.
Na época escolhi levar uma Canon SL2 e uma 70-200 f/4.

Na fila da bilheteria um segurança do evento veio até mim e me apontou pra área de credenciamento, dizendo que era lá que eu deveria ir.
Agradeci, e fui até lá. Chegando na barreira, outro segurança abriu a passagem sem perguntar absolutamente nada.
Cheguei até o guichê de credenciamento, disse "fotógrafo" e me entregaram o crachá de staff.

Curti o show na área dos fotógrafos e cinegrafistas, na frente do camarote, de graça, pois aparentemente meu equipamento virou um documento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2022, 17:05:34
Também.
Não diria "impressionar", mas gerar credibilidade.

Um fotógrafo com um equipamento que se espera de um fotógrafo vai ter mais atenção.
Nas fotos posadas as pessoas vão olhar pra ele e não pros outros convidados com smartphones.
Se ele quiser subir no palco do DJ pra pegar um ângulo diferente ninguém vai achar ruim.
A maquiadora vai pedir ele pra tirar fotos de certas partes do processo.

Etc.

Com um smartphone ou uma powershot você pode simplesmente ser confundido com um convidado qualquer e ter problemas em diversas situações.

E não precisa ser um equipamento super robusto, qualquer câmera que troque de lente e um flash já implica a sua função.
Mas o quão "maior" o equipamento, mais fácil de passar uma imagem de maior importância.

As pessoas sempre vão olhar para o parente com smartphone, não importa o que o fotografo esteja usando.
Já aconteceu comigo com 02 5d penduradas no corpo.

O fotografo vai se apresentar para a maquiadora e vice versa rsrsrs
Ela não vai está numa salão de festas lotado tentando descobrir quem é o fotografo, virou o que agora? brincar de onde está wally?

O exemplo do DJ, nessa altura aí da festa, até as paredes do salão já sabem quem é o fotografo......

Smartphone e powershot acho um pouco fora de contexto.

Pensei mais numa conversa que já teve aqui no forum há alguns anos atras, num topico da Fuji antes das ML dominarem.
Tinha exatamente essa historia que um fotografo de casamento com Fuji não seria respeitado por causa do tamanho do equipamento
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2022, 11:16:33
Vou contar um caso em que tamanho de equipamento foi literalmente um documento.

Uma banda que eu gosto ia fazer um pequeno show na minha cidade. Decidi ir e fazer umas fotos.
Na época escolhi levar uma Canon SL2 e uma 70-200 f/4.

Na fila da bilheteria um segurança do evento veio até mim e me apontou pra área de credenciamento, dizendo que era lá que eu deveria ir.
Agradeci, e fui até lá. Chegando na barreira, outro segurança abriu a passagem sem perguntar absolutamente nada.
Cheguei até o guichê de credenciamento, disse "fotógrafo" e me entregaram o crachá de staff.

Curti o show na área dos fotógrafos e cinegrafistas, na frente do camarote, de graça, pois aparentemente meu equipamento virou um documento.

 :hysterical: :hysterical: esse é daqueles casos que só acredito vendo e depois vendo eu não acredito  :clap:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2022, 18:29:59
Sim, faz diferença. É tipo roupa.
Dependendo da situação, certas roupas dão mais credibilidade.

Um advogado pode te atender de chinelo, shorts e camiseta.
Nada impede ele de fazer isso.
Isso não vai mudar a qualidade do trabalho dele, mas um possível cliente pode não dar tanta credibilidade pra ele por conta disso.

Porém, na fotografia eu já reparei que não precisa de muito pra impressionar clientes com equipamento. É só a lente ser grande.
Pode ser uma 75-300... uma vergonha de lente, mas por ser mais longa já chama atenção. Coloca um hood pra aumentar ainda mais e já era, prepare-se pra ouvir muitos "nossa, essa câmera é boa, hein?".

Eu já entrei em muita área restrita e backstage que eu não tinha acesso passando com um câmera usando uma zoom longa.


 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Faz diferença pra caramba.

Fiz um casamento de freela um dia desses, eu na época só tinha as 80d (lentes tamron e sigma de sempre) e o outro fotógrafo com uma Fuji, das últimas, mas com lentes pequenas, fixas.
Eu era olhado com mais "respeito" sim, kkkkkkkk

É igual o guardinha do banco: o que tá com arma longa mete mais medo que o tiozim de revólver, kkkkkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2022, 19:02:52
Fale isso para a Canon ou para a Nikon, pois as novas lentes 1.2 sao enormes, assim como as lentes zoom 2.8 ou 2 e olhe a Tamron 35 150 2 - 2.8. Ate porque eles nao conseguem fazer menores com qualidade. A fotografia tem uma forte influencia do fotojornalismo. As lentes zoom sempre foram grandes, as cameras para esporte, vida selvagem que ate pouco tempo atras possuiam o foco mais evoluido  tambem tendem a ser grandes. E sao caras, possuem valor.  Essa conversa que o fotografo precisa se reeducar e meio conversa fiada, isso ai e a industria que coloca assim, exceto com as superteles atualmente. Mesmop cameras de formato aps c ou m 4/3 , as melhores tendem a ser um pouco maior.
O quanto importa? Depende do bolso de cada um. O sentimento de satisfacao e gratuito, a contemplacao da beleza e gratuita. E perfeitamente possivel usar uma d3, d700, d750, xt3, 6d, 80d d7000, d7200,  m5, m6II para eventos. E claro que nao recomendo ter um monte de lente dslr em tempos que estao mudando de tecnologia, mas da pra quebar o galho tranquilamente. Uma coisa eu entendi, a internet e toxica. E a conversa sobre equipamento so e legal para quem tem dinheiro no bolso. Se nao tem, entra em negatividade. Bom final de semana para voces. 




Além dessas, você ainda pegou a excelente Sigma 50-100 1.8 que é uma das melhores lentes da Sigma que já usei. O tamanho daquilo transmite "profissionalismo" mas também muito peso pra carregar kkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2022, 19:05:26

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Faz diferença pra caramba.

Fiz um casamento de freela um dia desses, eu na época só tinha as 80d (lentes tamron e sigma de sempre) e o outro fotógrafo com uma Fuji, das últimas, mas com lentes pequenas, fixas.
Eu era olhado com mais "respeito" sim, kkkkkkkk

É igual o guardinha do banco: o que tá com arma longa mete mais medo que o tiozim de revólver, kkkkkkkk

Faz diferença sim. Percebo isso até com câmeras Rebel e as linhas D que eu tenho (5D, 7D, 40D). A lente também dá um outro olhar. Fotógrafo profissional é um arquétipo certo, então , alguém que está com celular, com uma câmera de bolso e uma DSLR mais parruda com uma lente maior , vai chamar mais a atenção, é inevitável a associação do equipamento ao arquétipo do profissional.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2022, 08:29:20
É igual o guardinha do banco: o que tá com arma longa mete mais medo que o tiozim de revólver, kkkkkkkk
Se o do arma longa não tiver boa mira nada adianta  :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2022, 12:34:36
Se o do arma longa não tiver boa mira nada adianta  :hysterical:

Kid Bengala com uma 70-200 2.8 na mão :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2022, 12:58:06
Me parece óbvio que faz diferença, assim como o fotógrafo repara em várias "nuances" de seus diversos clientes. Ou não?  :assobi:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2022, 15:18:53
Se o do arma longa não tiver boa mira nada adianta  :hysterical:

Qualquer semelhança não é mera coincidência! 🤣🤣🤣🤣

Kid Bengala com uma 70-200 2.8 na mão :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Falando em 70-200 2.8, a danada impõe respeito, hein.  :hysterical:

As vezes tô com ela na 80d, e 17-40 na RP. Convidado que é um pouquinho mais iniciado, nem liga pra FF com UGA, sempre fala:
"Essa é boa, hein! Pra buscar lá longe, igual no campo, né?"
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2022, 15:19:23 por Mike Castro »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2022, 16:07:31
Qualquer semelhança não é mera coincidência! 🤣🤣🤣🤣

Falando em 70-200 2.8, a danada impõe respeito, hein.  :hysterical:

As vezes tô com ela na 80d, e 17-40 na RP. Convidado que é um pouquinho mais iniciado, nem liga pra FF com UGA, sempre fala:
"Essa é boa, hein! Pra buscar lá longe, igual no campo, né?"


Bom de certa forma se julgarmos pela aparência estaremos sendo preconceituosos não?

Eu percebo que com as Mirrorless essa questão do tamanho ficou para trás. Pelo menos na capacidade.
Eu não consigo nem comparar, uma DSLR antiga com uma ML recente. Para ser mais objetivo, uma 60D (trambolho) com uma M50, a ML supera em praticamente tudo a DSLR.

Então na minha opinião, essa questão do tamanho acaba ficando mesmo no campo do EGO.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2022, 19:08:26

Bom de certa forma se julgarmos pela aparência estaremos sendo preconceituosos não?

Eu percebo que com as Mirrorless essa questão do tamanho ficou para trás. Pelo menos na capacidade.
Eu não consigo nem comparar, uma DSLR antiga com uma ML recente. Para ser mais objetivo, uma 60D (trambolho) com uma M50, a ML supera em praticamente tudo a DSLR.

Então na minha opinião, essa questão do tamanho acaba ficando mesmo no campo do EGO.

Isso é a mais pura verdade. Para nós.
Quem entende de fotografia sabe desse rolé todo. Mas o tiozão da festa acha que tamanho é documento.

Pra quem não entende nada de equipamento fotográfico, uma 1d de 4mp é mais capaz que uma R5.

Acho que o ponto inicial era esse, não? Se o tamanho do equipamento "impõe/transmite" uma sensação de profissionalismo.

Para o leigo, sim.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 17 de Dezembro de 2022, 23:10:52
Isso é a mais pura verdade. Para nós.
Quem entende de fotografia sabe desse rolé todo. Mas o tiozão da festa acha que tamanho é documento.

Pra quem não entende nada de equipamento fotográfico, uma 1d de 4mp é mais capaz que uma R5.

Acho que o ponto inicial era esse, não? Se o tamanho do equipamento "impõe/transmite" uma sensação de profissionalismo.

Para o leigo, sim.




Pois é , mas hoje em dia o que acontece , até 2017 - 2018, ainda muita gente usava câmeras compactas, Dslrs de entrada tipo Rebel, linha D3000 , D5000, etc. Dai como os celulares praticamente mataram as câmeras mais compactas (aquelas de sensor de 1 polegada ou menor) , hoje em dia qualquer pessoa que é vista com uma DSLR (as vezes pode ser uma Rebel com um grip rsrsrs) , já é vista como profissional.

Falo disso porque no grupo de pedal que participo quando vou sempre levo alguma câmera e lente pra fotografar a galera que adora. E sempre sou chamado pra tirar as fotos. Como eu gosto do que faço, então faço de boa e isso já rendeu inclusive alguns ensaios pagos ;)


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2022, 18:10:11
Joel Meyerowitz, da perspectiva de um fotógrafo de rua, relata que quando passou a usar uma de grande formato, com um tripé, as pessoas passaram a ir até ele para serem fotografadas.
Ou seja o tamanho da câmera muda o comportamento das pessoas.
Elas querem ser fotografadas pela câmera grande. Câmera pequena, todo mundo já tem uma no bolso... ✌🏻🤓