Autor Tópico: Alguma Câmera faz rastreamento em longa exposição?  (Lida 2741 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2022, 07:02:00
Qual é a cor de um pixel? É a combinação do sinal capturado pelo poço vermelho, pelo poço azul e pelos dois poços verdes, assumindo um sensor Bayer. O demosaico é o algoritmo usado pra converter o sinal de cada conjunto de poços (um poço vermelho pode capturar um pouco de luz azul e verde; mas é basicamente um poço vermelho) em pixels. Um artigo bem legal:

https://cloudbreakoptics.com/blogs/news/astrophotography-pixel-by-pixel-part-1

Recomendo a leitura completa. Mas, sobre o que falamos, veja especialmente a parte 5:
https://cloudbreakoptics.com/blogs/news/astrophotography-pixel-by-pixel-part-5-one-shot-color-and-monochrome-sensors

Mas curioso que o escritor começa falando em poços (wells ou buckets, baldes), mas na parte 5, ele fala em pixels.

Aí estou vendo um poço para um pixel.
E o demosaico é um algoritmo, logo no momento da captura os pixels só tem uma cor.
Inclusive é armazenado sem demosaico no raw.
Ficando a cargo dos softwares rodar a sua versão do demosaico no raw.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2022, 11:15:12
Aí estou vendo um poço para um pixel.
E o demosaico é um algoritmo, logo no momento da captura os pixels só tem uma cor.
Inclusive é armazenado sem demosaico no raw.
Ficando a cargo dos softwares rodar a sua versão do demosaico no raw.

Exatamente. Mas um pixel é uma combinação de valores R,G,B. O elemento abaixo é somente R, G ou B. É o tal poço, embora na primeira parte do artigo ele cite os dois nomes (well x bucket, balde) e escolha balde.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2022, 12:00:14


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2022, 21:10:25


Nossa que legal, LE dá umas fotos totalmente diferentonas. Essa parece uma flor rs
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2022, 21:16:08
Note que os sensores atuais têm dois momentos relevantes: a captura e a leitura.

Mano sem querer vc me jogou um balde de água fria.... Uma coisa que eu sempre quis perguntar é pq não tem sensor que faça HDR com somente uma longa exposição... Tipo assim: o sensor ser inteligente que faz uma captura preliminar e em seguida dosaria a sensibilidade individual de cada pixel. Então se houvesse uma parte que estivesse para estourar, o sensor pararia de capturar antes de "clipar".
Mas agora entendi o porque.
Fotógrafo oficial Foco Radical


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2022, 21:53:59
Mano sem querer vc me jogou um balde de água fria.... Uma coisa que eu sempre quis perguntar é pq não tem sensor que faça HDR com somente uma longa exposição... Tipo assim: o sensor ser inteligente que faz uma captura preliminar e em seguida dosaria a sensibilidade individual de cada pixel. Então se houvesse uma parte que estivesse para estourar, o sensor pararia de capturar antes de "clipar".
Mas agora entendi o porque.

Cara confesso que eu pensei a mesma coisa, ter um sensor que pare de captar luz em determinado pixel antes de clipar... mas ta aí o motivo.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2022, 22:11:11
Acho que o mais próximo desse HDR que vocês queriam é o que a Canon fez nesse sensor:



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2022, 06:02:32
:clap: :clap: :clap: :clap:

Nunca tinha visto também.

:clap: :clap: :clap:

Nossa que legal, LE dá umas fotos totalmente diferentonas. Essa parece uma flor rs

opa, só pra deixar claro, não é minha foto, só peguei ela na net pra exemplificar o que o Leandro queria saber....