Autor Tópico: Qual sua lente favorita?  (Lida 6158 vezes)

Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2022, 22:14:54
É muito bonito mesmo. Olha como fica com a câmera e com a montagem equatorial.



 Se a nossa MPB já tem faz tempo um "segundo sol", por que o Felipe não pode ter um "segundo planeta vermelho"?
 Não entendo nada, mas é uma bela traquitana!!!  :clap:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2022, 01:31:21
Fotografei com câmera APS-C tanto tempo, que tinha me esquecido como é fotografar com distancia focal real, rsrsrs.

Nesse sentido, minhas melhores lentes são as atuais, e talvez por isso, tecnicamente preferidas.
Fotografar uma igreja em 17mm, mostrando todo mundo, desde os músicos na beiradinha da igreja, até o pessoal da leitura do outro lado da nave, é muito bom.
Ter uma tele fodona pra isolar o casal do fundo deixando tudo borrado também é especial.
Nesse sentido, não tô podendo reclamar, rsrs.

Mas não posso deixar de mencionar a Sigma 50-150 2.8 que comprei em 2014, e prestou ótimos serviços por oito anos.

Lembro que quando comprei, fiz um tópico aqui, quase ninguém tinha, não tinha review, nada sobre ela, rsrs.
Comprei "na sorte", e foi um dos meus melhores investimentos. Naquela época, eu meio que revolucionei minha fotografia, pois usava lente curta 17-50, e uma tele daquele padrão mudou pra melhor minha forma de fotografar.
Logo que comprei, fiz um reviewzinho bem mixuruca, kkkkk
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,100238.msg1015442.html

Um dos primeiros trampinhos que fiz com ela:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,101689.msg1033382.html

E mesmo com oito anos de estrada, ela ainda prestava bom serviço na RP, em modo crop, e até em full. Dava uma vinhetinha nas bordas, que cortando no LR ficava com mais resolução que os 10mp do modo 1,6 da RP, kkkkkk
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143926.msg1488800.html

Se não tivesse trocado para FF, tava com ela até hoje.
É, acho que essa foi minha lente favorita.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2022, 14:13:04
Fotografei com câmera APS-C tanto tempo, que tinha me esquecido como é fotografar com distancia focal real, rsrsrs.

Nesse sentido, minhas melhores lentes são as atuais, e talvez por isso, tecnicamente preferidas.
Fotografar uma igreja em 17mm, mostrando todo mundo, desde os músicos na beiradinha da igreja, até o pessoal da leitura do outro lado da nave, é muito bom.
Ter uma tele fodona pra isolar o casal do fundo deixando tudo borrado também é especial.
Nesse sentido, não tô podendo reclamar, rsrs.

Mas não posso deixar de mencionar a Sigma 50-150 2.8 que comprei em 2014, e prestou ótimos serviços por oito anos.

Lembro que quando comprei, fiz um tópico aqui, quase ninguém tinha, não tinha review, nada sobre ela, rsrs.
Comprei "na sorte", e foi um dos meus melhores investimentos. Naquela época, eu meio que revolucionei minha fotografia, pois usava lente curta 17-50, e uma tele daquele padrão mudou pra melhor minha forma de fotografar.
Logo que comprei, fiz um reviewzinho bem mixuruca, kkkkk
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,100238.msg1015442.html

Um dos primeiros trampinhos que fiz com ela:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,101689.msg1033382.html

E mesmo com oito anos de estrada, ela ainda prestava bom serviço na RP, em modo crop, e até em full. Dava uma vinhetinha nas bordas, que cortando no LR ficava com mais resolução que os 10mp do modo 1,6 da RP, kkkkkk
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143926.msg1488800.html

Se não tivesse trocado para FF, tava com ela até hoje.
É, acho que essa foi minha lente favorita.


Mike se tem uma qualidade que admiro na Sigma, Tamron, Tokina é que essas fabricantes muitas vezes têm mais ousadia pra criar projetos de lentes diferentes e até únicos no mercado. Alternativas que não vemos nas fabricantes oficiais. Sobre essa lente, gostei da nitidez e do desfoque dela. Claro que sua visão é o mais importante, afinal só o equipamento em si não faz milagre, mas gostei mesmo dessa Sigma. Já fiz uns 3 jobs, com a Sigma 50-100 1.8 que é pra APSC também. E vou te dizer, é uma lente incrível, na ótica e no autofoco. O ínico contra dela é o peso, chega a pesar o mesmo que uma 70-200 2.8 kkkkk
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2022, 14:13:43 por cheferson »


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2022, 15:00:37
A que eu mais uso é uma Tamron 28-75, pela praticidade. A que eu mais gosto mesmo é uma Yongnuo 35mm f/2.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2022, 12:24:38
A que eu mais uso é uma Tamron 28-75, pela praticidade. A que eu mais gosto mesmo é uma Yongnuo 35mm f/2.

Cara sério que você gosta da Youngnuo 35MM F2?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2022, 14:32:35
Das diversas lentes que usei até hoje, a que continuo usando mais é a tamron 17-50mm (para trabalho), porém a que eu gosto mais, é a helios 44-2 (nítida quando você quer que seja nítida e lindo bokeh)


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2022, 14:33:16
Meus amigos, eu já tive tanta lente na vida que hoje eu posso dizer que resumi meu kit em:

A favoritinha: 24mm 1.4 G
A segunda favoritinha: 85mm 1.4 G

Dá pra fazer de tudo e um pouco mais com essas belezuras, no meu tipo de serviço que é casamento, ensaio e evento.

Já experimentei de tudo quanto é lente existente que pude ter acesso e acabei ficando nesse kit.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2022, 20:28:01
Valendo uma para cada sistema

Canon: EF 40/2.8 STM

Sony E-mount: Minolta MD Rokkor 50mm F2.0

MFT: Lumix G 14-45 3.5-4.5 OIS


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2022, 20:37:51
Das diversas lentes que usei até hoje, a que continuo usando mais é a tamron 17-50mm (para trabalho), porém a que eu gosto mais, é a helios 44-2 (nítida quando você quer que seja nítida e lindo bokeh)

Já fui um feliz proprietário desses 2 clássicos da ótica. Realmente muito bons.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2022, 09:25:57
Mike se tem uma qualidade que admiro na Sigma, Tamron, Tokina é que essas fabricantes muitas vezes têm mais ousadia pra criar projetos de lentes diferentes e até únicos no mercado. Alternativas que não vemos nas fabricantes oficiais. Sobre essa lente, gostei da nitidez e do desfoque dela. Claro que sua visão é o mais importante, afinal só o equipamento em si não faz milagre, mas gostei mesmo dessa Sigma. Já fiz uns 3 jobs, com a Sigma 50-100 1.8 que é pra APSC também. E vou te dizer, é uma lente incrível, na ótica e no autofoco. O ínico contra dela é o peso, chega a pesar o mesmo que uma 70-200 2.8 kkkkk

Cheferson, eu também admiro essa característica das marcas. Lentes fora do padrão, rsrs.

Falando em Sigma 50-100 1.8, se eu fosse montar um kit APS-C hoje, imagina uma R7, ou R10, com 50-100 1.8 e 18-35 1.8. Ficaria top, rsrs.

Das diversas lentes que usei até hoje, a que continuo usando mais é a tamron 17-50mm (para trabalho)

Tamron 17-50 2.8 era o meu kit com a 50-150  2.8, rsrs.

Eu adorava elas, mano.
O mais legal é que elas eram muito parecidas, diâmetro de filtro 67mm, abertura f/2.8, inclusive o anel de zoom girava para o mesmo lado.
Era um parzinho perfeito, rsrs.
Época que fiz mais fotos legais, foi quando tinha duas 60d, e espetava uma em cada. Incrível o resultado, deixava tudo igual: abertura, ISO, velocidade, Kelvin... Batia certinho, rs.

_________________________________________________________


Meio off: incrível como um equipamento mais de "ponta", acaba despertando admiração de alguns profissionais, e despeito em outros, né. PQP.

Fiz um batismo sábado, na Catedral aqui (cartão postal da cidade).
Monte de fotógrafo, e cada um com seus equipamentos, etc. Unico com mirrorless era eu.
Aí dado momento, peguei a 70-200, baixei, fiz umas fotos do casal com a criança, bem bacana. Voltei pra perto da bolsa pra trocar a lente, uma menina novinha, olhou pra mim, puxou papo: "Essa lente é top, né? Morro de vontade comprar uma, mas não aguento ainda, rsrs" Ela tava com uma 6d e 24-105. Bom equipamento, claro.
Conversamos sobre a lente, versão, preço, etc, e aí ofereci pra ela: "Pega aqui, faz umas fotos da sua criança lá, pra dar uma diferenciada."
A muié ficou toda feliz. Foi lá, clicou, fez um monte de fotos em 2.8, desfoque de fundo incrível, ficou apaixonada, rsrs.

Aí quando ela veio me devolver a lente, tinha um fotógrafo velhão, chato pra dedéu, ele olhou pra gente assim, "Num sei pra que, trazer uma lente dessa pra fotografar batismo. Precisa disso aqui não!"
"Olha, sr. Fulano. Eu trouxe, porque eu tenho, e porque sei usar..."
A menina começou rir, o velho ficou com cara de c*, e fui fazer meu serviço. 🤣🤣🤣🤣


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 12 de Dezembro de 2022, 11:03:38
Minha Tamron 17-50 tinha as cores muito diferentes das minhas lentes Canon, e olha que não sou chato com isso.
Mas em casamento era visivel quanto eu via as fotos lado a lado feitas do mesmo momento com outras lentes.
Puxava muito pro amarelo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 12 de Dezembro de 2022, 12:07:51
Minha Tamron 17-50 tinha as cores muito diferentes das minhas lentes Canon, e olha que não sou chato com isso.
Mas em casamento era visivel quanto eu via as fotos lado a lado feitas do mesmo momento com outras lentes.
Puxava muito pro amarelo.

Este era um aspecto que gostava bastante na Tamron 17-50, as cores mais quentes, bom contraste e tinham uma saturação até bem forte, direto no RAW. Isso facilitava muito meu fluxo de edição. A lente é realmente muito boa . Eu percebi isso que uma boa lente torna o fluxo de edição muito mais rápido.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 12 de Dezembro de 2022, 12:12:28
Cheferson, eu também admiro essa característica das marcas. Lentes fora do padrão, rsrs.

Falando em Sigma 50-100 1.8, se eu fosse montar um kit APS-C hoje, imagina uma R7, ou R10, com 50-100 1.8 e 18-35 1.8. Ficaria top, rsrs.

Tamron 17-50 2.8 era o meu kit com a 50-150  2.8, rsrs.

Eu adorava elas, mano.
O mais legal é que elas eram muito parecidas, diâmetro de filtro 67mm, abertura f/2.8, inclusive o anel de zoom girava para o mesmo lado.
Era um parzinho perfeito, rsrs.
Época que fiz mais fotos legais, foi quando tinha duas 60d, e espetava uma em cada. Incrível o resultado, deixava tudo igual: abertura, ISO, velocidade, Kelvin... Batia certinho, rs.

_________________________________________________________


Meio off: incrível como um equipamento mais de "ponta", acaba despertando admiração de alguns profissionais, e despeito em outros, né. PQP.

Fiz um batismo sábado, na Catedral aqui (cartão postal da cidade).
Monte de fotógrafo, e cada um com seus equipamentos, etc. Unico com mirrorless era eu.
Aí dado momento, peguei a 70-200, baixei, fiz umas fotos do casal com a criança, bem bacana. Voltei pra perto da bolsa pra trocar a lente, uma menina novinha, olhou pra mim, puxou papo: "Essa lente é top, né? Morro de vontade comprar uma, mas não aguento ainda, rsrs" Ela tava com uma 6d e 24-105. Bom equipamento, claro.
Conversamos sobre a lente, versão, preço, etc, e aí ofereci pra ela: "Pega aqui, faz umas fotos da sua criança lá, pra dar uma diferenciada."
A muié ficou toda feliz. Foi lá, clicou, fez um monte de fotos em 2.8, desfoque de fundo incrível, ficou apaixonada, rsrs.

Aí quando ela veio me devolver a lente, tinha um fotógrafo velhão, chato pra dedéu, ele olhou pra gente assim, "Num sei pra que, trazer uma lente dessa pra fotografar batismo. Precisa disso aqui não!"
"Olha, sr. Fulano. Eu trouxe, porque eu tenho, e porque sei usar..."
A menina começou rir, o velho ficou com cara de c*, e fui fazer meu serviço. 🤣🤣🤣🤣

Mike, a Sigma 50-100 1.8 foi a lente 1.8 mais incrível que já usei . A nitidez dela em 1.8 em toda faixa de zoom é impressionante . Fechar a abertura por incrível que pareça não melhora a nitidez dela, só tem efeito mesmo sobre a profundidade de campo. Outra coisa que me chamou muito a atenção é que , diferente da 18-35 1.8 que sofre com muita aberração cromática , não é toda aquela nitidez em 1.8 e sofre com problemas de foco nas DSLRS, a 50-100 1.8 é exatamente o oposto: baixíssima aberração cromática, nitidez excelente já em 1.8 e autofoco incrivelmente rápido e preciso, mesmo nas Canon .

Veja eu gosto da 18-35 1.8, mas eu ainda acho as 17-50 da Tamron e da própria Sigma, um custo benefício melhor.

Sobre ter uma Sigma 18-35 e uma 50-100 1.8 , é um kit realmente que faz 98% das fotos muito bem . Mas confesso que é um peso gigante pra se carregar numa tarde toda de trabalho kkkkk


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Dezembro de 2022, 08:07:58
Mike, a Sigma 50-100 1.8 foi a lente 1.8 mais incrível que já usei . A nitidez dela em 1.8 em toda faixa de zoom é impressionante . Fechar a abertura por incrível que pareça não melhora a nitidez dela, só tem efeito mesmo sobre a profundidade de campo. Outra coisa que me chamou muito a atenção é que , diferente da 18-35 1.8 que sofre com muita aberração cromática , não é toda aquela nitidez em 1.8 e sofre com problemas de foco nas DSLRS, a 50-100 1.8 é exatamente o oposto: baixíssima aberração cromática, nitidez excelente já em 1.8 e autofoco incrivelmente rápido e preciso, mesmo nas Canon .

Veja eu gosto da 18-35 1.8, mas eu ainda acho as 17-50 da Tamron e da própria Sigma, um custo benefício melhor.

Sobre ter uma Sigma 18-35 e uma 50-100 1.8 , é um kit realmente que faz 98% das fotos muito bem . Mas confesso que é um peso gigante pra se carregar numa tarde toda de trabalho kkkkk

Tecnologia mudou. Agora é caixão para essas lentes. 

Lente favorita - 50 1.8 d
Mais usada 35 1.8 dx


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Dezembro de 2022, 17:38:17
Favorita / Mais usada: EF 24-70 2.8L II