Autor Tópico: Impressões Canon M6 mk II  (Lida 1232 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 19 de Dezembro de 2022, 11:47:25
Contexto

Acho interessante explicar minha experiencia com câmeras e minhas expectativas, para evitar distorções dos pontos positivos e negativos.  :D
Sou usuário Canon, já tive T3 e 5D original, e salvo a linha 1Dx, tive contato com vários modelos Canon.
Minha câmera atual é a M50 e será a câmera que vou usar como referencia nesse breve review.

Entrei no sistema EF-m pensando em fazer um pit stop enquanto eu decidia se iria para Sony ou esperava pra ver o que acontecia com a Canon R.
Queria um upgrade no sistema de foco, em especial Eye/face AF, e a M50 atendeu isso perfeitamente aproveitando meu set de lentes EF.

Mas dólar alto, economia, pandemia me fizeram fazer uma morada no EF-m.

O que eu fotografo (ou fotografava?)

Quando comprei a M50, eu fazia ensaios e eventos sociais usando 02 5D e 04 lentes fixas EF.
Não me desfiz logo das DSLR por receio de não conseguir atender os casamentos.
Mas em poucos meses eu só queria usar a M50 e percebi que poderia comprar outra M50 e abandonar de vez as DSLR.

06 meses antes da pandemia eu resolvei entrar no mercado de decoração de quadros, unindo 02 paixões, fotografia de paisagem com trilhas.
Parece esse trabalho resolvi manter o formato aps-c com lentes zoom para manter o peso do equipamento leve na mochila.
Então investi em lentes zoom EF-S.
Jurei que não iria comprar lentes EF-m afinal o sistema estava com os dias contados (mais sobre isso depois rs).

O adeus das DSLR

Em 2022 decide vender as 5D.
Então eu precisava de uma segunda câmera para fazer par com a M50.
E gostaria que fosse um upgrade também, logo a M6 mark II despontou como favorita.

M50 VS M6 mark ii

Aqui vou focar nos pontos que usei para decidir entre uma segunda M50 ou uma M6.

Vantagens da M6 mark ii
  • Sensor de 32MP - Me possibilita fazer quadros em tamanho maiores sem me preocupar tanto com interpolação. Além um melhora no DR.
  • Bateria - Serio, a LP-E12 da M50 é inaceitável, não tem porque essa câmera não usar a LP-E17 da M6 e RP, são virtualmente do mesmo tamanho!
  • AF - A M6 é um upgrade, tanto na distancia que se reconhece os olhos/rosto como na velocidade para travar o foco.
  • Botões e Dials - Aqui a M6 supera fácil a M50, são 03 dials contra 01, e 01 botão/seletor extra. Depois de usar 5D ou uma XXD, não tem como ficar sem no mínimo 02 dials.

Vantagens da M50
  • Tela Flip - Ainda considero a melhor solução, apesar da tela tilt da m6 não me atrapalhar.
  • EVF - Eu nunca teria comprado a M6 se existisse a M5 mark ii. Mas a verdade é que uso cada vez mais o LCD, porém o EVF faz falta em alguns casos sim.

90D

Se eu estou usando cada vez mais o LCD, porquê não uma 90D?
Me daria tudo da M6 e um desempenho de bateria melhor ainda.
Tela flip e OVF.
Seria a escolha perfeita senão fossem o peso e tamanho, pontos importantes para mim atualmente.

M6 mark ii - 701g. 141 x 105 x 77 mm
M50  -           408g. 120 x 70 x 49 mm

A T3 que eu tinha de backup já parecia pesada e grande perto da M6, uma 90D então nem se fala.

Cripple Hammer

14 fps e burst de 30 fps numa Canon aps-c e ainda por cima EF-m!
A Canon tinha que nerfar alguma coisa né?

A M6 mark ii não tem EFCS.
A 90D tem, a M6 original tem, todas as Rebels tem, todas as Ef-m tem.
Ou se usa obturador manual ou 100% eletrônico, volto já nesse ponto.

Tem relatos de perda de nitidez por shutter shock por causa do obturador manual, fenômeno acontece em baixa velocidades e em lentes EF-m com IS.
Não acontece com fixas e com lentes IS EF.
Ao que tudo indica o IS das EF-m é uma versão inferior que usa molas para posicionar o elemento estabilizador, as lentes EF usariam outro mecanismo que não sofre vibração.
Não obtive conclusões sobre as EF-s.

O obturador eletrônico é somente Single Shot, não tem opção nenhuma de disparo continuo nesse modo.
Até a 90D tem esse nerf.
A R7 deixa isso mais escancarado ainda porque é o mesmo sensor de 32MP fazendo 30fps no obturador eletrônico! :aua:
Pode ter um limite no processador já que não é o Digic X, mas no mínimo uns 5fps da R seria possível.

O ISO só pode ser atribuído a somente 01 dos 03 dials, serio Canon?

Usabilidade com foco continuo

Isso aqui fez toda diferença pra mim e merece um destaque.
Na M50 o único jeito de controlar o ponto de foco é clicando na tela, e eu não consigo fazer isso rapidamente sem tirar o rosto do EVF.
Ou seja, contava muito com a sorte do algoritmo escolher o assunto que eu queria no modo de rastreio automático.

A M6 tem a mesma opção das R, é possível configurar para escolher o ponto inicial de foco.
E o botão extra serve para centralizar o AF na tela, opção muito util.

O que eu não esperava

Me apaixonei por esse formato de "saboneteira", não consigo me ver sem um camera dessas agora.
As R podem até substituir a M50 mas uma substituta da M6 me obrigaria a mudar de marca, pelo menos com o atual lineup da Canon.
Acho que a Fuji X-E4 e a Nikon Z30 seriam as substitutas mais próximas.

Gostei tanto que comecei a sair com a M6 somente com a Ef-s 24mm STM.
Ao ver uma foto comparando as lentes montadas na M6, lado a lado, tive que comprar a 22mm STM.
Sim, comprei uma EF-m......
A lente é menor que o adaptador EF e é uma joia.
Não sai mais da minha M6.

Conclusão

Estou super satisfeito com a câmera.
Talvez eu compre outra, dessa vez prata, para substituir a M50. 
As vezes fico tentado pela M200 também..... :hysterical:
Abusando da sorte na receita federal, pra quem não acompanhou, comprei ela no Ali Express.


Fotos de um fim de semana que viajei somente com a 22mm:




















"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2022, 12:02:11
Lindas fotos!
Essa 22mm é uma jóia mesmo.
Vendi uma ano retrasado, esse ano me arrependi e comprei outra agora nas promoções de fim de ano.

Na M50 o único jeito de controlar o ponto de foco é clicando na tela, e eu não consigo fazer isso rapidamente sem tirar o rosto do EVF.
Ou seja, contava muito com a sorte do algoritmo escolher o assunto que eu queria no modo de rastreio automático.

Nesse caso a solução da M50 é o touch & drag. Chegou a tentar usar?
Configurei a minha em "absolute right" e consigo fazer as mudanças sem tirar o olho do EVF quando preciso.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2022, 13:32:57
E isso que vc falou do EVF eu acho bem pertinente. A gente que veio de DSLR preferia usar o visor ótico pq era mais nítido, e fácil de focar. Já com o sistema de foco mais maduro das câmeras Mirrorless, não é mais tão necessário ter que ficar arcado olhando uma janelinha de 2cm... a câmera já acha o olho e crava o foco.
Acho que eu trocaria sem problemas a M50 por uma M6, ainda mais sabendo que dá pra usar o EVF avulso.

O que eu realmente não entendo foi pq a Canon demorou tanto para começar realmente a investir em ML, ou melhor, no sistema de Foco. As PowerShots da vida já tinham um sistema de focalização decente (no Live View) muito antes das Rebels, aí me pergunto: Por que a Canon não colocou esse sistema de foco nas  T "alguma coisa da vida"? Lembro que fiquei inconformado quando comprei uma T3i em 2019 (sempre me falavam bem desta câmera, era um objeto de desejo)... até que descobri que ela não fazia foco em vídeo  :doh:.
Parece que depois a Canon lançou a EOS M Clássica que usava o mesmo sensor da T3i e já tinha um sisteminha de foco um pouquinho mais avançado.

Falando de EOS M, o pessoal gosta muito dela, por ter como colocar o Magic Lantern. Tem um tal de ZEEK, que grava vídeos dizendo que ela faz 2.5k RAW... eu realmente não sei se é só um burst ou se  consegue realmente gravar profissionalmente assim nessa câmera.

Eu também tenho a M50, e rapidamente ela passou a substituir a 6D em quase tudo, devido ao tamanho e versatilidade. Com as EF-M se precisar Full Frame, basta comprar o Speedbooster, e todas lentes EF ganham 1 Stop e praticamente o mesmo campo de visão do Full Frame 35mm.

O que acho ruim nesses corpos menores é a questão de usar Flash. Mas no meu estilo de foto dificilmente uso o flash em cima da câmera. Prefiro só o disparador e usar o flash remoto, que neste caso não faz diferença.
Mas se o sujeito resolver fazer foto com o flashão em cima, o negócio ficará bem esquisito (ergonomicamente).

Acho que o sistema M tem câmeras muito bacaninhas, sem dúvida são bem divertidas de se usar. Pra quem é amador ou amante de fotografia, acho melhor uma EOS M da vida do que qualquer DSLR. Por outro lado, pra quem tem um uso diário mais pesado, talvez elas não sejam tão interessantes por questão de ergonomia, bateria e robustez.

Acho que as EOS M ainda vão longe, embora não hajam tantas novidades de marcas grandes em questão de lentes para elas, as fabricantes de "boutique" (Chinesas) tem lançado uma penca de opções manuais de tudo quanto são tipos (UGA, Normal Super Luminosa, Exótica, Macro, etc.).



Vange vc notou muita diferença na recuperação de sombras/highlights da M6II comparada com a M50?
Já usou o Speedbooster? Pensa em pegar alguma dessas lentes manuais Chinesinhas?
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2022, 13:38:46
Cara legal o review de um usuário "não fanboy" da marca. Como digo sempre, ser fanboy de marca é perda de tempo e imaturidade. O que importa é se o equipamento atende as necessidades, sejam profissionais ou amadoras.

Sobre a câmera em si , vi que a M6 Mark 2 é praticamente a 90D em versão miniatura. Procede?

Eu acho uma pena a Canon nunca ter investido tanto no formato EF-M . Agora com a Linha RF-S com certeza ela irá parar de produzir essa linha de câmeras. Até porque mesmo a R10 não é uma câmera "de entrada" como alguns youtobas tem dito por aí. E a R7 já é um nível mais profissional do estilo 90D .

Sobre "Cãmeras pesadas" eu confesso que tenho gostado ultimamente de fazer eventos com minha 7D e 5D mark 2 e a 5D clássica kkkkk . Parece que quando pego uma Rebel da vida, falta algo rs. Mas é aquilo, numa viagem por exemplo, muito peso se torna um saco.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.973
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2022, 13:58:14
Nesse caso a solução da M50 é o touch & drag. Chegou a tentar usar?
Configurei a minha em "absolute right" e consigo fazer as mudanças sem tirar o olho do EVF quando preciso.

É como eu uso, mas está como "relative", não testei "absolute".
Vou dar uma fuçada nisso na próxima vez que pegar ela para sair.


Vange vc notou muita diferença na recuperação de sombras/highlights da M6II comparada com a M50?
Já usou o Speedbooster? Pensa em pegar alguma dessas lentes manuais Chinesinhas?

Olhei uma Kamlan 21mm 1.8 mas ai morreu a historia quando comprei a 22mm STM.
Ela tem uma 15mm f/2 e uma 50mm 1.1!
Além de uma 32mm 1.1.

Estou pensando em vender minhas lentes EF: 24mm 2.8 IS, 35mm IS, 50mm STM e 85mm 1.8.
Acho que só o preço da 24mm já compra um trio de viltrox.
O difícil é desapegar pois são lentes que gosto muito, principalmente a 35mm em apsc.
A 24mm e a 85mm estão meio paradas desde que vendi as 5D.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2022, 14:10:37
É como eu uso, mas está como "relative", não testei "absolute".
Vou dar uma fuçada nisso na próxima vez que pegar ela para sair.

Absolute é mais rápido.
Ideal pra fazer mudanças rápidas em eventos, ensaios, etc.

Relative é mais lento, mas é mais preciso.
Ideal pra quando você quer mais controle, selecionar o ponto exato em um ambiente controlado e tal.
Não vejo muita utilidade pro modo relative, pois nas situações que você precisaria dele você provavelmente não estaria usando a câmera no olho mas sim em um tripé.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2022, 16:25:43
Demorou para vender as 5d  :assobi:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2022, 18:21:42
Demorou para vender as 5d  :assobi:

Não fala isso tô com as 5D Mark 2 e a clássica (que era do Fernando ) aqui , e eu amo elas kkkkk


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.549
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2022, 04:46:21
Lindas fotos...  cores, composição .


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2022, 13:01:58
Não fala isso tô com as 5D Mark 2 e a clássica (que era do Fernando ) aqui , e eu amo elas kkkkk

heheh mas também a câmera tava filezinho... acho que era a 5D clássica mais bem conservada do BR. Camerinha gostosa de usar, sem frescura, direto ao que interessa, somente o necessário.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2022, 20:33:48
heheh mas também a câmera tava filezinho... acho que era a 5D clássica mais bem conservada do BR. Camerinha gostosa de usar, sem frescura, direto ao que interessa, somente o necessário.

Fernando eu levei a Coroa pra fotografar um evento da Fotop (era câmera backup da 7D na verdade), quando eu mostrei pra uma fotógrafa , ela ficou doidinha, pois realmente a câmera tá impecável. Gosto muito da 5D clássica pelas cores e pela simplicidade dela. Posso ser maluco nesse ponto, mas torço pra que a Canon recriasse uma câmera da linha R com as cores da Coroa, seria lindo de ver.