Autor Tópico: Qual a sua... Abertura favorita?  (Lida 3420 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2023, 20:26:10
f/1.4
Sou novato.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 02:45:21
Extremos?

Acho que eu uso mais f2 e f2.8 por gostar de retrato com o rosto todo focado, o que pode ser um desafio ja em 1.8, e certamente aparece em 1.4 e 1.2


Do outro lado do extremo, f8 é sempre meu ponto de partida para aberturas mais fechadas e um sweet spot de qualidade
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Jaozeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2023, 18:23:27
Pra ser sincero não vejo muito mais graça em aberturas gigantes que proporcionam aquele bokeh todo. Sei lá, antes me impressionava, mas meio que fui me fartando desse tipo de foto.
Tenho a 50mm f/1.8 e conto nos dedos quantas vezes usei abaixo de f/2.8.

Sei que muita gente ama, mas meio que enjoei desse tipo de look. Com o passar do tempo fui fechando a lente e descobrindo outras texturas que me permitiram explorar outras composições. Hoje em dia nas minhas fotos quero mais coisas em foco, quero mostrar mais.

Não significa que são fotos necessariamente melhores ou piores (sou amador, mal sei fotografar) mas só não me desce muito mais esse tipo de foto em que 99% do quadro está fora do dof.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2023, 12:34:20
Essa questão de abertura na minha opinião está subjetivamente ligada a dois pontos. Uma lente Ideal, e o segundo ponto é valor financeiro.
Não vai ter muita discussão se uma lente mais acessível, na casa dos 300 dólares vale. Mas uma lente que chegue nos 600 dólares para cima, vai gerar discussão, porque valor é subjetivo.
Exemplo... Lentes na casa dos dois mil dólares , eu sendo amador saem do meu radar. Se eu fosse profissional talvez estaria. Eu percebo valor? Sim. Mas dentro da minha competência eu conseguiria justificar? Não.
Na minha opinião as lentes fixas mais sofisticadas são mais claras e caras.
Mas....  Ainda bem que cada um leva do seu modo.