Autor Tópico: Migrar de Equipamento  (Lida 5556 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 23 de Dezembro de 2022, 21:07:49
Infelizmente é isso que escuto sempre quando converso com muitas pessoas, tipo frase como essa: "essa mudança vai melhorar muito as minhas fotos", mas quando vamos ver o trabalho continua na mesmo linha.

Cara e te falo da maneira mais sincera, desde 2003-2004 não existem DSLRs ruins. Eu raramente vi um fotógrafo que mudou de marca e isso melhorou demais as fotos do mesmo. Há toda uma indústria focada em vender equipamentos. Eles não estão errados, mas eu acredito que o orçamento deve andar de mão dada com as necessidade de cada um. Uma migração de marca custa caro e tem todo um novo aprendizado que pode demorar. Eu não acho que vale a pena.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 23 de Dezembro de 2022, 21:14:43
Acho que melhorar a foto não melhora não... Composição, enquadramento, técnica não muda por causa de equipo.... Entretanto, dependendo a área de trabalho, percebo que as câmeras mais novas permitem uma assertividade maior, permite ao fotógrafo perder menos fotos e assim perder menos tempo na edição. Isso pode ser sim bem válido considerando fluxo de trabalho X tempo


Aí cabe cada um fazer seus cálculos e saber onde o calo aperta.


Dito isso, brinquei com uma R6 de um amigo... Fantástica... Mas ainda tenho cisma com o EVF  8-)


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #17 Online: 23 de Dezembro de 2022, 21:16:25
Qualidade de imagem é praticamente a mesma.
Não houve um avanço muito grande de lentes ou de sensores.
Muitas lentes e muitos sensores ML utilizam os mesmos projetos das DSLRs inclusive.

O que muda, como já foi citado, é principalmente a comodidade.

Menos trabalho na hora de fazer a foto, mais fotos em foco, mais fotos com a composição final, mais fotos com a exposição correta, menos tempo de edição, etc.
Vai de cada um decidir se ter essas comodidades vale a pena e se justifica o investimento.

No mais, o investimento atual é praticamente o mesmo de se trocar de câmera em qualquer época.
Em alguns casos é até mais barato ir pras mirrorless.
Houve aumento de preço nos modelos mais avançados, acompanhando a inflação, mas também chegaram modelos novos mais baratos.
M50 é mais barata que t8i, RP é mais barata que 6DII, R é mais barata que 5DIV, etc.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2022, 21:17:22 por Di Torres »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2022, 05:32:25
Qualidade de imagem é praticamente a mesma.
Não houve um avanço muito grande de lentes ou de sensores.
Muitas lentes e muitos sensores ML utilizam os mesmos projetos das DSLRs inclusive.

O que muda, como já foi citado, é principalmente a comodidade.

Menos trabalho na hora de fazer a foto, mais fotos em foco, mais fotos com a composição final, mais fotos com a exposição correta, menos tempo de edição, etc.
Vai de cada um decidir se ter essas comodidades vale a pena e se justifica o investimento.

No mais, o investimento atual é praticamente o mesmo de se trocar de câmera em qualquer época.
Em alguns casos é até mais barato ir pras mirrorless.
Houve aumento de preço nos modelos mais avançados, acompanhando a inflação, mas também chegaram modelos novos mais baratos.
M50 é mais barata que t8i, RP é mais barata que 6DII, R é mais barata que 5DIV, etc.

      Na Nikon a coisa mudou tanto positivamente como negativamente. O sistema de foco em video melhorou drasticamente, as lentes sao mais nitidas, mesmo as lentes 1.8 sao seladas. As lentes Nikon z mount possuem step motor, as Nikon f mount possuem wave motor.
       Pelo que eu tenho acompanhado, essa inovacao mecanica, permite a lente responder melhor efetivamente ao processador da camera z mount. Esse detalhe contribuiu negativamente  para eu vender minha 24 70 2.8g que eu gostava muito. O fato e que a Nikon sempre foi menos voltada para esportes. Me parece que sempre foram muito mais focadas para o perfil da National Geographic, estudio ou  moda. Canon me parece ter mais enfase popular com fotojornalismo e esportes. Tirando as cameras topo de linha da Nikon, d6, d5, e d850 acho que a únicas cameras mais acessíveis ( por volta de 1500, 2000 dolares)  que fizeram sucesso principalmente com foco e buffer foram a d300 e a d500. Outra camera que deu muito certo na Nikon foi a d750, pela precisão e aquisição de foco no escuro. 
     Se eu fotografasse profissionalmente, eu estaria usando d750 e z6 para situacoes diferentes. ( talvez z5) Teria poucas lentes f mount,(umas duas)  e estaria de olho em algum novo modelo, ou conforme for...  iria para Canon, Sony ou Fuji, procurando sempre o melhor beneficio, a melhor proposta para o que eu estivesse fazendo. Tudo isso que eu falei nao tem nada ha ver com a constante promocao no youtube. Youtube e terra de ninguem.  Alguns poucos youtubers sao extremamente ansiosos com especificacoes, e previsoes de cameras, me parece meio doentio, toxico em alguns casos. Um ou dois , nao tao famosos, que eu percebi, um nivel de especulacao muito frequente. Na real todos os videos que vi eram especulacao e comparacoes de specs.  Parece ritmo de bolsa de valores.
    Consumo e visto como um modo de se ter prazer, e pode se tornar um habito muito forte para compensar situacoes negativas, como isolamento, condicoes climaticas muito ruins, minha intuicao diz que a pessoa acaba consumindo mais.     






« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 05:48:30 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2022, 05:57:07
Acho que melhorar a foto não melhora não... Composição, enquadramento, técnica não muda por causa de equipo.... Entretanto, dependendo a área de trabalho, percebo que as câmeras mais novas permitem uma assertividade maior, permite ao fotógrafo perder menos fotos e assim perder menos tempo na edição. Isso pode ser sim bem válido considerando fluxo de trabalho X tempo


Aí cabe cada um fazer seus cálculos e saber onde o calo aperta.

Dito isso, brinquei com uma R6 de um amigo... Fantástica... Mas ainda tenho cisma com o EVF  8-)


Justamente, muito bem colocado. Acho que varios topicos aqui poderiam ter o titulo " Onde o calo aperta".
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 05:57:58 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2022, 06:05:40
So queria colocar que todas as marcas atuam em todas as areas mas..
Mas me parece que todas empresas oferecem produtos mais acessiveis em determinadas areas,
e procuram comunicar seus produtos para determinados mercados, situacoes com maior enfase.
Por favor, perdoe qualquer erro meu na minha percepção. Apenas tento colaborar.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 06:07:21 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2022, 06:26:48
Estou farto de produtos que custam dois mil dolares, terem problemas no foco ou cabo flat quebrando.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 06:29:22 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 24 de Dezembro de 2022, 10:37:38
Coisas que me vem a cabeça nessas horas...

Será que a maioria da turma de fotógrafos profissionais de hoje conseguiria sobreviver na era da fotografia analógica ? Melhor ainda, na era pré-AF ?

Tendo a pensar que a maioria morreria de fome. Imagina ter que lidar com ISOS 100-400 na imensa maioria das vezes, um absurdo né ! 36 fotos por filme, um sacrilégio ! Sem foco automático, isso é impossível... kkkkkkk

Resumindo reclama-se muito sem tanta necessidade assim. Faziam-se as mesmas fotos, com muita qualidade nessa época, só que a demanda por habilidade, conhecimento e experiência eram infinitamente maiores, assim como a exigência dos clientes.

Imaginem ser um fotógrafo de moda de uma grande revista, como uma Vogue ou de esportes na década de 70-80 ? Definitivamente não era para qualquer um.

Tem muita, muita gente realmente boa hoje em dia e esses equipamentos modernos deram um salto imenso na comodidade, na agilidade e na própria qualidade teórica da imagem, mas a qualidade em si da fotografia não mudou. O que é bom continua bom e o que é ruim continua ruim. Só que a proporção do bom x ruim mudou muito ! 



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Dezembro de 2022, 11:14:32
Coisas que me vem a cabeça nessas horas...

Será que a maioria da turma de fotógrafos profissionais de hoje conseguiria sobreviver na era da fotografia analógica ? Melhor ainda, na era pré-AF ?

Tendo a pensar que a maioria morreria de fome. Imagina ter que lidar com ISOS 100-400 na imensa maioria das vezes, um absurdo né ! 36 fotos por filme, um sacrilégio ! Sem foco automático, isso é impossível... kkkkkkk

Resumindo reclama-se muito sem tanta necessidade assim. Faziam-se as mesmas fotos, com muita qualidade nessa época, só que a demanda por habilidade, conhecimento e experiência eram infinitamente maiores, assim como a exigência dos clientes.

Imaginem ser um fotógrafo de moda de uma grande revista, como uma Vogue ou de esportes na década de 70-80 ? Definitivamente não era para qualquer um.

Tem muita, muita gente realmente boa hoje em dia e esses equipamentos modernos deram um salto imenso na comodidade, na agilidade e na própria qualidade teórica da imagem, mas a qualidade em si da fotografia não mudou. O que é bom continua bom e o que é ruim continua ruim. Só que a proporção do bom x ruim mudou muito !

Voce so esqueceu de falar que a industria estimula isso de modo absurdo.  Quando dizem que determinada empresa esta mal das pernas eu me pergunto como...  Visto que muita gente passa por  sindrome de aquisicao de equipamento. Voce acha que e dificil alguem ver beleza somente em lentes 1.4? Voce acha que e dificil perceber  construcao mais fraquinha em lentes mais baratas?  O problema e que agora, mil dolares, ou dois mil dolares passaram a ser pouco e alguns produtos estao em nivel abaixo do esperado. Dois mil dolares nao e pouco, um fotografo de casamento precisa ter duas cameras. Mil dolares tambem  nao e pouco dinheiro.
Reclamar do que?  De que Canon e Nikon, nenhuma empresa fez uma nova versao da 17 50 2.8 por quase dez anos?
Vou ficar aguentando youtuber me falar que e normal o valor aumentar?
Normal porque ele esta ganhando dinheiro.



 
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 11:20:18 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Dezembro de 2022, 11:39:40
Qualidade de imagem é praticamente a mesma.
Não houve um avanço muito grande de lentes ou de sensores.
Muitas lentes e muitos sensores ML utilizam os mesmos projetos das DSLRs inclusive.

O que muda, como já foi citado, é principalmente a comodidade.

Menos trabalho na hora de fazer a foto, mais fotos em foco, mais fotos com a composição final, mais fotos com a exposição correta, menos tempo de edição, etc.
Vai de cada um decidir se ter essas comodidades vale a pena e se justifica o investimento.

No mais, o investimento atual é praticamente o mesmo de se trocar de câmera em qualquer época.
Em alguns casos é até mais barato ir pras mirrorless.
Houve aumento de preço nos modelos mais avançados, acompanhando a inflação, mas também chegaram modelos novos mais baratos.
M50 é mais barata que t8i, RP é mais barata que 6DII, R é mais barata que 5DIV, etc.
O que de fato aumentou foi o valor das lentes, no exemplo da Canon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 24 de Dezembro de 2022, 11:43:01
Voce so esqueceu de falar que a industria estimula isso de modo absurdo.  Quando dizem que determinada empresa esta mal das pernas eu me pergunto como...  Visto que muita gente passa por  sindrome de aquisicao de equipamento. Voce acha que e dificil alguem ver beleza somente em lentes 1.4? Voce acha que e dificil perceber  construcao mais fraquinha em lentes mais baratas?  O problema e que agora, mil dolares, ou dois mil dolares passaram a ser pouco e alguns produtos estao em nivel abaixo do esperado. Dois mil dolares nao e pouco, um fotografo de casamento precisa ter duas cameras. Mil dolares tambem  nao e pouco dinheiro.
Reclamar do que?  De que Canon e Nikon, nenhuma empresa fez uma nova versao da 17 50 2.8 por quase dez anos?
Vou ficar aguentando youtuber me falar que e normal o valor aumentar?
Normal porque ele esta ganhando dinheiro.


Pior ainda Mike...

Não sou saudosista nem melancólico, pelo contrário sou da área tecnológica. Mas até la por 1980, o kit básico de fotografia profissional era de 3 lentes, no máximo 5 e todo mundo se virava perfeitamente com isso. Se o cara fosse fotógrafo de casamento, tinha um trio 35-50-135 se não tivesse grana, e os mais abastados adicionavam uma 28 e uma meia tele 90 por exemplo. O cara tinha 2 corpos e um ajudante e só. Fotografo de esportes tinha uma ou duas teles e olhe lá, tudo de foco manual !

Depois veio a era do AF, mais automatismos, e as zooms de qualidade. Não pensem que a proporção de fotos em foco melhorou não... O que mudou foi a quantidade de fotos.

Hoje se o cara não tiver tudo top ele acha uma m... põe a culpa no equipamento ou então aquela famosíssima desculpa mega esfarrapada do "eu não me adaptei ao equipamento". Conversa para boi dormir, o cara é que não sabe usar.

Lembro bem da febre que foi quando a Fuji apareceu com a família XT1. Teve uma febre, todo mundo saiu comprando que nem desesperados e falando (aqui mesmo no MF) que o sistema era do ca***** e que faziam casamento só com a XF56 e a XF18. Depois de 6 meses, literalmente quase todos do MF que compraram esses equipamentos colocaram a venda, com essa justificativa do "não me adaptei" kkk Viram que gastaram uma grana preta e a fotografia em si não melhorou NADA, pelo contrário, dava um monte de coisas erradas porque os caras nem sabiam como processar um raw da Fuji naquela época (aliás até hoje poucos sabem fazer isso direito!). Eu mesmo comprei uma XT10 e duas lentes a preço de banana porque o cara se desesperou e queria voltar para Canon, porque era muito mais barato...

Teve a febre do MFT, das full-frame e agora das mirrorless Nikon e Canon.

De uma hora para a outra um monte de gente acha que o equipamento que tem parou de prestar e que precisa de outro, mas não vê que foi exatamente a mesma coisa em uma etapa anterior, que ele comprou o equipamento atual porque achava que o de antes não prestava mais. Pergunto o quanto a qualidade do trabalho dessas pessoa realmente melhorou.

Novamente, seja por farra, por que tem grana sobrando, por curiosidade ou por algo muito específico que a pessoa precise, acho 100% válido. Mas essa de justificar "porque o mercado exige e mudou" é pura desculpa esfarrapada. Mudou sim, mas para um público muito menos exigente em geral, aquele que está feliz com foto de celular...

A NatGeo tem fotos incrivelmente boas em qualquer época da história dela, independentemente do equipamento... A Vogue, PLeyboy e a Magnum idem.

Enquanto isso a mediocridade se expande acima da velocidade da luz mesmo com EOS R7 e as lentes mais exóticas. Hoje em dia qualquer um é fotógrafo.

Tempos estranhos meu amigo !


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Dezembro de 2022, 14:21:40
Então tá amigo.
Feliz Natal

Pior ainda Mike...

Não sou saudosista nem melancólico, pelo contrário sou da área tecnológica. Mas até la por 1980, o kit básico de fotografia profissional era de 3 lentes, no máximo 5 e todo mundo se virava perfeitamente com isso. Se o cara fosse fotógrafo de casamento, tinha um trio 35-50-135 se não tivesse grana, e os mais abastados adicionavam uma 28 e uma meia tele 90 por exemplo. O cara tinha 2 corpos e um ajudante e só. Fotografo de esportes tinha uma ou duas teles e olhe lá, tudo de foco manual !

Depois veio a era do AF, mais automatismos, e as zooms de qualidade. Não pensem que a proporção de fotos em foco melhorou não... O que mudou foi a quantidade de fotos.

Hoje se o cara não tiver tudo top ele acha uma m... põe a culpa no equipamento ou então aquela famosíssima desculpa mega esfarrapada do "eu não me adaptei ao equipamento". Conversa para boi dormir, o cara é que não sabe usar.

Lembro bem da febre que foi quando a Fuji apareceu com a família XT1. Teve uma febre, todo mundo saiu comprando que nem desesperados e falando (aqui mesmo no MF) que o sistema era do ca***** e que faziam casamento só com a XF56 e a XF18. Depois de 6 meses, literalmente quase todos do MF que compraram esses equipamentos colocaram a venda, com essa justificativa do "não me adaptei" kkk Viram que gastaram uma grana preta e a fotografia em si não melhorou NADA, pelo contrário, dava um monte de coisas erradas porque os caras nem sabiam como processar um raw da Fuji naquela época (aliás até hoje poucos sabem fazer isso direito!). Eu mesmo comprei uma XT10 e duas lentes a preço de banana porque o cara se desesperou e queria voltar para Canon, porque era muito mais barato...

Teve a febre do MFT, das full-frame e agora das mirrorless Nikon e Canon.

De uma hora para a outra um monte de gente acha que o equipamento que tem parou de prestar e que precisa de outro, mas não vê que foi exatamente a mesma coisa em uma etapa anterior, que ele comprou o equipamento atual porque achava que o de antes não prestava mais. Pergunto o quanto a qualidade do trabalho dessas pessoa realmente melhorou.

Novamente, seja por farra, por que tem grana sobrando, por curiosidade ou por algo muito específico que a pessoa precise, acho 100% válido. Mas essa de justificar "porque o mercado exige e mudou" é pura desculpa esfarrapada. Mudou sim, mas para um público muito menos exigente em geral, aquele que está feliz com foto de celular...

A NatGeo tem fotos incrivelmente boas em qualquer época da história dela, independentemente do equipamento... A Vogue, PLeyboy e a Magnum idem.

Enquanto isso a mediocridade se expande acima da velocidade da luz mesmo com EOS R7 e as lentes mais exóticas. Hoje em dia qualquer um é fotógrafo.

Tempos estranhos meu amigo !


Sim... Feliz natal amigo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 24 de Dezembro de 2022, 14:39:04
Desculpe, Leonardo !  :doh:
Falha minha !

PS. Aliás minha miquei aqui no teclado varias vezes. "PLeyboy" foi brabooo.


Mas acho que sim, tem gente que curte 1.4 e que sabe usar. Nada contra, pelo contrário. O problema é comprar por comprar sem mostrar algo que justifique. E sim, a qualidade de muitos equipamentos diminuiu pra caramba, ainda mais levando em conta o preço.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2022, 14:43:36 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Dezembro de 2022, 14:45:03
Imagina!
Alles gute!




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 24 de Dezembro de 2022, 14:47:48
O que de fato aumentou foi o valor das lentes, no exemplo da Canon.

Mas isso tem muito a ver tambem com a inflação. De 2010 para 2022 a inflação acumulada nos EUA foi de 36,5% o que não é pouco. Só de 2018 para 2022 foram quase 19%. E isso em dólar.