Li um monte de resposta boa, alguma ou outra que não concordei muito, vou dar meus dois centavos, baseados em dez anos como autônomo, tendo que ver o valor investido retornar e bem, rsrsrs.
Quando saí do estúdio onde trabalhava, havia em linha: T3i, 60d, 7d (todas 18mp) e 5d Mark II tinha acabado de ser lançada.
Pensei comigo: "Rebel muito simples, 5d uma fortuna, vou ver entre 60d e 7d"
Eu era acostumado com 50d e 60d, no estúdio onde trabalhava, vindo desde 10d, quando começou digital lá atrás.
Fiz as contas, não precisava de todos os recursos de velocidade da 7d. Com o dinheiro de uma 7d + 18-135, comprei 60d + 17-50 2.8.
Isso em 2012. Fiquei um tempo com ela, comprei algumas mais antigas e/ou simples como backup, até que consegui montar meu set completinho: duas 60d, 17-50 2.8, 50-150 2.8, e uma 18-135 de reserva.
Top demais.
Fiquei com esse set até 2017, quando comecei pensar em substituir. Troquei uma 60d por 80d. Fiquei um tempo assim, até ter duas 80d, mantendo as mesmas lentes, e adicionando uma 10-18. Perfeito.
2021, queria trocar equipamento novamente. 80d véias, cansadas, mais de 200k, empresas de formatura dando preferência para fotógrafos de
fufreme, enfim... Vamos trocar.
Fui ver as 90d. Apesar de serem excelente câmeras, eu tava com a questão do sensor FF, e também pensei: "PQP, vou comprar camera nova, de uma tecnologia que tá morrendo?" Pensei na R, RP... R era perfeita pra mim, a que eu queria na verdade, mas era mais cara que uma RP+lente.
Peguei RP. "Ahh, vou usando as lentes crop nela, não dá nada, 10MP dá e sobra, blablabla" Uma merda. É um quebra-galho para não perder o cliente, kkkkkk.
Fui trocando aos poucos. 10-18 virou 17-40, uma 80d e tele ef-s foram para o saco, e veio a 70-200, e até março vem outra RP (ou R, se o papai noel for bonzinho comigo)
Foram basicamente "três sets" de equipamento, sendo os dois primeiros trocando só o corpo, e o ultimo trocando tudo.
A minha indagação é, vale a pena a loucura para migrar em relação ao valor? Vamos conversar.
Imagine a galera que foi trocar de carro no início dos anos '90, quando o mercado tinha carro carburado e carro injetado. Algo como hoje, temos DSLR e Mirrorless.
Se você já tivesse um Monza 89 com 60 ou 70 mil km, não fazia sentido torrar ele só pra pegar um GLS "injetado"
Mas se seu Monza fosse 84, já com uns 250 mil km rodados, e aí sim, vc fosse pegar um Monza zero km, aí valeria olhar para o GLS. Se sua grana não desse para o GLS zerinho, mas desse para o 89, podia ir nele, que ainda era um excelente carro.
Depois de contar meus causos e metáforas, eu digo: vale a pena trocar por mirrorless,
SE VOCÊ JÁ TEM QUE TROCAR de câmera. Se a sua tá boa, e não tá sentindo falta de nada, fica quietinho com ela, gasta seu dinheirinho em outra coisa e seja feliz.
Fotógrafo tem que fazer a melhor foto possível, com a câmera mais barata possível. Isso dá lucro.
Eu fecho casamento de 2 a 4 mil. Com meu set de equipamentos atual, levo "X" casamentos pra pagar. Se tivesse duas R5 com lentes nativas RF, quanto tempo a mais precisaria trabalhar, pra pagar equipamento?
OU MELHOR AINDA: será que conseguiria cobrar mais caro das minhas noivas? Elas não sabem diferença da R3 para RP. Estão cagando e andando pra isso, na verdade.
Elas querem ver o seu trabalho, confiar que será feito, entregue no prazo, e com preço que elas possam pagar.
O erro já começa em achar que comprar câmera ou lente vai trazer melhora na qualidade das fotos.
Mais ou menos.
Se eu dissesse que a 70-200 2.8 não trouxe melhora na qualidade das minhas fotos, em relação à 50-150, estaria mentindo. Aberrações cromáticas próximas de zero, nitidez superior, enfim. A melhora de qualidade vem, senão o equipamento superior não se justificaria.
Tanta gente que saiu de 5d Mark III pra 5d Mark IV e o negocio nunca se pagou.
Lembro quando eu tinha as 60d, monte de nego me mandando trocar pela 70d, quase nada de diferença kkkkkkkk
Migrar por migrar, só se tiver grana sobrando somado a um GAS absurdo.
Se for para conhecer e testar, desde que não passe fome no final do mês, é válido. Mas aí assuma que é para isso e não por "necessidade"
Existe a desvalorização das dslr, visto que a tecnologia mudou e segue....
Vão surgindo umas incompatibilidades ....
Tem isso também, o receio da desvalorização.
Eu sou dono de Peugeot, então não ligo muito pra isso,
Mas o preço das DSLR usadas tá meio estavel, salvo alguns malucos que colocaram valor sentimental, ou gente que tá com a corda no pesçoco.
Equipamentos NOVOS, aí sim, vai valorizar bastante.
Uma 90d por exemplo, é mais cara que uma RP, mas daqui dois anos, ninguem vai querer 90d pelo preço que vale. Aì pra vender, vai ter que derrubar o preço.
Euzinho aqui, não compraria uma DSLR nova hoje. Assim como não comprei em 27/12/2021, por achar a tecnologia nova superior.
E eu aqui trabalhando até hoje com a minha 7d (primeira versão), se eu soubesse que ela era tão ruim já tinha trocado
O cara que comprou minha primeira 60d, tá com ela até hoje. Faz foto de escolinha, pra vender depois, etc.
Troquei obturador dela com 270k, usei até mais de 300k, ele tá com ela quase beirando os 500k disparos. E tá lá, dando o couro, rsrs.
E segundo ele, não tem necessidade de trocar. E eu acredito e acho válido.
Já me vi nessa cena, procurando saber se valia a pena isso ou aquilo, a gente perde a noção, ficamos fissurados para trocar.
Vontade de trocar, lógico que dá.
Se eu pudesse, colocava todas minhas tralhas numa fogueira, e ia no PY buscar duas R3 com um set de RF novinhos.
Mas tem que calcular, o quanto isso vai trazer de retorno, quanto tempo leva pra se pagar, se vai conseguir cobrar mais com as câmeras novas, enfim...
Sigo de RP,
Coisas que me vem a cabeça nessas horas...
Será que a maioria da turma de fotógrafos profissionais de hoje conseguiria sobreviver na era da fotografia analógica ? Melhor ainda, na era pré-AF ?
Tendo a pensar que a maioria morreria de fome. Imagina ter que lidar com ISOS 100-400 na imensa maioria das vezes, um absurdo né ! 36 fotos por filme, um sacrilégio ! Sem foco automático, isso é impossível... kkkkkkk
Resumindo reclama-se muito sem tanta necessidade assim. Faziam-se as mesmas fotos, com muita qualidade nessa época, só que a demanda por habilidade, conhecimento e experiência eram infinitamente maiores, assim como a exigência dos clientes.
Eu fotografei com filme...
O jeito que aprendi como a abertura influenciava na foto, foi quando comprei um filme por conta, peguei uma maquina velha lá, e fui fazendo fotos aleatórias, e marcando num papel:
1 - 2
2 - 2.8
3 - 4
5 - 5.6
6 - 8
7- 11
8 - 16
Aí fiz com a velocidade. Travei em f/5.6 e fui:
9 - 1 (s)
10 - 1/2
11 - 1/4
12 - 1/8
...
E assim foi, revelei o filme, estudei os negativos, e aprendi assim, rsrs.
Dos véios da empresa onde eu trabalhava, apenas um ensinava as coisas direito. O resto era só "Poe em 1/60 e 5.6"
Fiz casamento, formatura, etc.
Era FODA.
Vejo galera reclamando de equipamento hoje, queria ver essas mundiças com aquela porcaria de REbelzona 300d, ou a 10d, pelamordeDeus, kkkkk.
Aquilo sim era ruim. E na época a gente amava, rsrsrs.